aos luthiers: chave DPDT

Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # ago/06

coloquei aos luthiers pra não ficar tão chato: "ao Bertola". (risos)

estou trocando a parte elétrica do meu baixo e surgiu uma dúvida sobre essas chaves:
    estou colocando um BQC Control com dois TW (splitáveis), e como a EMG mesmo recomenda, para splitar com um curcuito é recomendado usar uma DPDT para que o mesmo funcione 100%.
    Os pots eu vou usar os da EMG, mas essa DPDT (duas, no caso) não virão junto, então fiquei em dúvida. qual modelo eu deveria usar? quantos "pinos"? mandei um e-mail pra eles, mas quem conhece sabe como é o atendimento por e-mail deles.
    os captadores são os seguintes: http://www.emgpickups.com/displayproducts.asp?section=Bass&categoryid= 29&catalogid=122

WormKrash
    Veterano
    # ago/06
    · votar

já responderam, nem acreditei. já tenho o esquema de ligação.

fico ainda só em dúvida se há "marcas", recomendançoes, ou pegar qualquer um que aparentar bom acabento está bom.
    pergunta meio idiota mas qualquer tamanho de rosca vai passar pela madeira? o corpo não tem perigo de ser mais "grosso"?

leonardodrummond
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: leonardodrummond
    · votar

WormKrash
    Desculpa aproveitar seu tópico pra fazer uma pergunta, mas é que não queria criar um tópico pra essa pergunta antes porque não é tããão importante, mas agora que surgiu uma dúvida sua tão parecida... hehehe

Meu baixo tem dois EMG's DC eu acho, é um que a única diferença pro TW é que não dá pra trocar de humbucker para single coil. É possível um luthier colocar esse esquema nesse captador? E se for, vale a pena? Não sei se valheria porque, até onde sei, um humbucker tem um som mais aveludade e um single coil um som mais limpo e claro (estou errado?), e o som do baixo já é bem limpo e claro. Qual a opinião de vcs?

WormKrash
    Veterano
    # ago/06
    · votar

leonardodrummond

é um que a única diferença pro TW é que não dá pra trocar de humbucker para single coil
    seguinte, primeiro a nível de curiosidade, o TW não é baseado no DC, ele é baseado no CS e no J. o CS é a "segunda versão" do DC, vamos dizer.
    os únicos splitáveis (que há mais de uma configuração de bobina no mesmo pickup, tanto pra baixo quanto pra guitarra, são da série TW)

É possível um luthier colocar esse esquema nesse captador? E se for, vale a pena?

eu estou colocando essa chave apenas com a finalidade de poder utilizar todos os recursos do BQC, senão eu trocaria entre single/dual pelo potenciometro mesmo, que no caso caso dos pickups "normais" altera o grave/agudo, e nesse alterna entre as bobinas.

do site da EMG:
    When using two of the TW Pickups in the same instrument it is not recommended that BT or BQ Systems be used. Each pickup requires a push/pull pot for switching from single coil to dual coil so the balance control included with the system can’t be installed.

If you want to use the balance control, consider switching single/dual coil outputs with a DPDT toggle switch(s) instead.

fora isso, não muda nada. a única diferença que tu sentiria seria falta de timbre, porque só poderia ou usar o tom no "máximo" ou no "mínimo", sendo impossível um meio termo. Ou seja, é andar pra trás. a moral dessa DPDT é só por essa questão do circuito mesmo.

até onde sei, um humbucker tem um som mais aveludade e um single coil um som mais limpo e claro (estou errado?)

é exatamente isso. eu sou fã do Jazz Bass, mas tem horas que um humbucking faz falta pra mim, por isso se tornou uma boa opção esse set.

Baixista_de_Deus
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Tome cuidado com o comprimento da rosca sim! Uma vez comprei 4 potz pra consertar o circuito do meu bass e quando fui ver a rosca não atravessava até o outro lado do furo e não dava pra prender com a porca. Não sei se com chave DPDT vc vai ter o mesmo problema, mas és sempre bom tomar cuidado pra não jogar dinheiro fora.

leonardodrummond
    Veterano
    # ago/06
    · votar

WormKrash
    Po cara valeu mesmo pelas respostas! Devo ter me confundido então quanto ao captador. Quanto às outras perguntas, vi que estava errado em algumas coisas que pensava em relação a circuito, captador, etc. Pensava que trocar de single coil pra humbucker era como mais uma opção de timbre pra um baixo mesmo com o potenciômetro. Suas respostas foram de grande ajuda!
    Obrigado!
    Abraço!

WormKrash
    Veterano
    # ago/06
    · votar

leonardodrummond

fico feliz que tenha ajudado. encontrei um bom exemplo aqui pra sanar, se ainda tiver mais dúvidas:

http://www.nbspickups.com/downloads.html

nesse link é possível ouvir o sons desses captadores (NBS), e claro, serve como ótima idéia de cada timbre.

abraço!

leonardodrummond
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Po valeu! Tou ouvindo agora! E aproveitando que vc citou os NBS... São bons? Sem contar com o preço e custo-benefício, dá pra compará-los com EMGs e Bartolinis? O som deles parece bom!

WormKrash
    Veterano
    # ago/06
    · votar

leonardodrummond

eu nunca testei, mas o pessoal compara com EMG.

cHiPs
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Eu uso NBS nos meus baixos e nao trocaria por nenhum outro captador, sinceramente...

Eu cheguei a usar Emg antes... o NBS barrou muito em todos os quesitos... alem disso... o preço compensa e muito!

leonardodrummond
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Hmmm bom saber!
    Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a aos luthiers: chave DPDT