Contra-baixo sem corda

    Autor Mensagem
    Thiago Correia
    Veterano
    # ago/06


    ae galera.. surgiu uma duvida.. se o contra-baixo ficar mt tempo sem corda isso poderia danificar-lo de algum modo??

    valeu!

    Frei Caneca
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu fiquei quase um mês tocando sem a corda sol e não aconteceu nada de errado no meu baixo.

    WormKrash
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Thiago Correia

    sim. o braço e o tensor foram projetados de forma que trabalhem como um contra-apoio para a tensão das cordas, como uma compensação pela pressão que exercem. no momento que tira as cordas esse equilibrio não existe mais e o braço pode envergar para trás por não haver mais tensão no outro sentido.
    quando se fazer algum tipo de manutenção que é necessário tirar todas as cordas (como troca da ponte), ou que mesmo se troca todas as cordas juntas (eu sempre troco uma por uma justamente para não "estressar" o instrumento demais), ao devolver as cordas é normal que o baixo trasteje, e é bom deixá-lo em repouso até que a tensão se estabilize e o braço volte ao lugar.
    Existem casos raros de instrumentos que se deve soltar as cordas após tocar, fora essa exceção (eu mesmo já tive um instrumento que o luthier me recomendou aliviar as cordas quando estivesse em repouso) pode comparar o efeito disso como o de um arco.
    Luthiers podem te dar um explicação mais técnica e prática, mas não acho uma boa deixar o contrabaixo sem cordas por longo tempo, ou ainda mais ficar afinando e desafinando (ao menos nas exceçoes que comentei), provocando um efeito sanfona.

    leomezz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Frei Caneca

    A tensão que a corda mais fina causa no braço é pequena. Se vc ficar um mês sem a corda Mi a coisa muda...

    Thiago Correia
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    valeu ae
    Frei Caneca
    WormKrash
    leomezz

    eu to com um baixo ja faz um bom tempo, escostado, sem nenhuma corda acredito q + de 1 mes q ele ta sem corda!

    leomezz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Thiago Correia

    Putz!! Empenou, com certeza...

    Gunther
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Pelo esforço que eu percebo ao girar a cabeça da tarracha eu diria que a corda G tem mais tensão que a E... é um palpite, mas é empírico, pelo menos por aqui.

    Thiago Correia
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    leomezz
    rapaz.. coloquei as cordas nele hj.. e ta normal.. nao trasteja.. nada.. nem as cordas tao altas.. ta do jeito como sempre foi hauhaau

    :P

    WormKrash
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Gunther

    tarracha dura não é necessariamente alta tensão, pode estar muito presa, por exemplo.

    Blue Jazz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Deu sorte...

    WormKrash
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Blue Jazz

    estar "normal" é conceito de cada um. eu sou extremamente chato com regulagem e se noto qualquer coisa diferente já vou catar as allens pra ver o que houve.

    SoBass
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    WormKrash
    Valeu pelas dicas, num sabia de algumas coisas que você falo!!! vlw mesmo

    WormKrash
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    SoBass

    às ordens :)

    XaMBs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    deve ta impenado...
    uma vez deixei o baixo por 20 minutos sem corda e qd botei as cordas d novo ja estava trastejando... tive q levar em um luthier =/

    duduchaves
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ai... impena legal!

    Qualquer instrumento se ficar sem corda impena! Se vc for fazer manutenção, tira corda por corda. Deixa pelo menos uma no instrumento.

    Vlw

    Thiago Correia
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    valeu galera! :D
    vou jogar ele fora hAUHAUUA

    to brincando! :D

    theguitarbass
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Thiago Correia

    ai thiago quer um exemplo ate meio inacreditavel pela marca do baixao

    o ultimo campeao do desafio de contra baixo aki na minha cidade tinha um fender ... cara ele deixou o danado sem as cordas so por uma semana e ele ficou parecendo um "S"
    hehe nao é mesmo aconselhavel nao ficar sem as cordas vlw um abraço


    alex16bass@hotmail.com

    Ozi A CANNA BASS
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    perguntinha besta, mas relevante!

    Qual teu baixo!?

    abraços

    c|:^D

    nukebass
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Thiago Correia: "...se o contra-baixo ficar mt tempo sem corda isso poderia danificar-lo de algum modo??"

    Se o contrabaixo ficar muito tempo sem corda, você é que pode ser prejudicado... ferrugem quando dá nas juntas é osso de tirar. Como já disseram:

    "Abandone teu instrumento por uma semana e ele te abandonará por um mês!"

    Heheheh... :-D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contra-baixo sem corda