Autor |
Mensagem |
XaMBs Veterano |
# jul/06
oq vcs axam de usar açao das cordas alta, para consegui uma pegada forte??
Conheco 2 pessoas q ultilizaram esse artificil e conseguiram uma pegada incrivel!!!!
Se eu usar uma acao bem alta, isso poderia danificar meu baixo?? (tipo uns 1,5 cm de distancia da corda p a ultima casa....)
vlw
|
marcioazzarini Veterano |
# jul/06
· votar
XaMBs
A ação das cordas deve ser regulada EM FUNÇÂO da sua pegada, e não regulada para obter determinada pegada.
Primeiro, q se vc usar uma ação de 1,5cm, vc não só detonará seu baixo, como sua mão tbm... em menos de 1 mês vc terá estourado todos os tendões de sua mão...
O negócio é o seguinte.. Regula com uma ação confortável, e vai tocando... se vc achar q pra sua pegada ta bom, ótimo... Senão, tenta outra regulagem. Eu considero que tenho uma pegada boa, e mesmo assim uso ação relativamente baixa.
Abraços
|
XaMBs Veterano |
# jul/06
· votar
mas como assim, pq vai estragar o baixo????
Cara esse lance de estourar a mao nem sei se rola, meu amigo toca normalmente com essa tencao, e a pegada dele era fraca....
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/06
· votar
XaMBs
Cara, isso que vc disse é muito variável, mas o que vc deve fazer é levar seu baixo a um luthier parea uma regulagem geral, daí, e a partir desta regulagem (cuja ação será a mais baixa possível), vc mesmo definirá a sua "pegada". Aliás, 1,5 cm de distância da corda p/ a última casa é COMPLETAMENTE ABSURDO, e o baixo de seu amigo está empenado e ele correndo sério risco de adquirir uma tendinite incapacitante. Detalhe, além de luthier sou baixista (ou tento ser), e a ação do meu baixo na última casa na corda Mí é de 3 ou 4mm!
Abç
|
# jul/06
· votar
XaMBs
Cara... Na boa... Vai nessa de 1,5cm q vc vai estourar sua mão, e nunca mais vai poder nem tocar p*****.
Não é brincadeira cara. O simples fato de vc fazer sempre o mesmo movimento já é preocupante... Esse movimento somado ao esforço físico é muito pior. Pegada forte não quer dizer tocar igual a um troglodita... Sígnifica saber aplicar a força, bem dosada, com dinâmica.
Abraço!
|
XaMBs Veterano |
# jul/06
· votar
humm
tipo... a na corda SI, a distancia é de 6 mm na SOL é de 4 mm...
|
conehc Veterano |
# jul/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
sera que uns 6-7mm na corda mi na ultima corda de um shelter sjb-75 ta muito? to gostando bastante dessa altura, nao tenho dificuldades nenhuma pra tocar, e posso variar minha pegada desde uma coisa bem suave ate descer o dedo no baixo....
|
|
# jul/06
· votar
conehc
Se te agrada ótimo, no meu caso gosto mais baixo, pois tenho as mãos pequenas apesar do meu 1,80 m. de altura e de calçar 43/44, eh,eh,eh...
Abç
|
nukebass Veterano |
# jul/06
· votar
Se eu pudesse setava minhas medidas não em milímetros... e sim em nanômetros! Hauehuaehuahea!!! :-D
|
WormKrash Veterano |
# jul/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
cara, imagina eu, tenho 1.93m, calço 47 e se pudesse colocaria as cordas mais baixas que os trastes, hehe.
deixa aproveitar e te fazer uma pergunta, não sou luthier mas sempre regulo meus baixos, como já deu pra notar eu sempre tento ficar com as cordas mais baixas possíveis, até por usar bastante tapping, mas algumas cordas trastejam apenas entre o traste 14 ou 10 (isso em 6 cordas). isso é normal ou pode ser algum desnivel na escala ou no traste? eu olhei bem e tanto a escala como os trastes (mandei refretar com trastes mais finos e retificar toda escala, mas isso há uns 2 anos) parecem estar perfeitos.
ah, aproveitando que estamos aqui... sobre regulagem do tensor, eu sempre li em dar apenas 1/4 de volta em sentido horário, ou seja, considerando o tensor como um relógio, eu mexo ele "15min", mas aqui vi um luthier dizendo isso só que o cara deu 4 voltas ("1h") num baixo e eu não entendi se interpretei mal esse 1/4 de volta. Disse também que o tensor sempre deve ser movido com o baixo em posiçao, como se estivessemos tocando. Eu particularmente faço isso e depois deixo o baixo no tripé, com apoio só no corpo pro braço se acostumar, e depois de algumas hora apenas que vou tocar.
nukebass
nanometros seria perfeito, hehehe
cara, aproveitando que temos o mesmo baixo, com mais ou menos quantos milimetros tá conseguindo deixar a açao das cordas? tá usando que calibre?
|
|
# jul/06
· votar
WormKrash
Cara, talvez um nivelamento e um polimento dos trastes resolva seu problema.
O ideal, principalmente para quem não tem experiência - que não é o seu caso- é girar a chave aproximadamente 1/4 de volta mesmo, deixar "descansar" e mexer de novo caso necessário. Mas, com o tempo a gente pega a manha e aprende a "sentir" o que o braço está precisando, e passa a girar a chave um pouco mais ou menos conforme as circunstâncias, só o tempo e a experiência proporcionam isso (e muitas outras coisas também).
Pode ser que para regular um braço adequadamente vc tenha que ser meio radical sim, eu mesmo já fiz isso algumas vezes.
Abç
|
XaMBs Veterano |
# jul/06
· votar
gostaria de saber se cordas com acoes diferents sao aconselhaveis ou n.... pq a Si e a Mi eu deixei bem mais altas q as demais pcausa q ficam batendo mto no traste...
oq axam?
vlw
|
WormKrash Veterano |
# jul/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
obrigado pelas respostas! só uma dúvida, teria alguma medida ou coisa do tipo que poderia ver se é necessário fazer um nivelamento ou polimento no traste, ou tem que ser na raça mesmo pra saber? Cara, eu moro na Bolívia, já to me cagando de medo do luthier que vai fazer a furaçao pra por meus EMGs no fim no mes, mexeu na escala eu já me apavoro, por isso tento ao máximo resolver até onde minha pequena experiencia ajuda.
|
WormKrash Veterano |
# jul/06
· votar
acho que achei o probleminha. é só no 10º traste, logo o 11º está um pouco alto e pega nele. posso então pedir pro luthier lixá-lo um pouco pra planificar. tudo pra grudar as cordas nos trastes...
|
|
# jul/06
· votar
WormKrash
Basta bater nele com um martelo de borracha e depois conferir.
Abç
|
nukebass Veterano |
# jul/06
· votar
WormKrash
Cara... o set que tenho usado ultimamente é aquele Gianinni comum (rounds) .30
Faz tempo que não meço minha ação... mas notei que ela aumentou nos últimos meses.
Apesar de estar com uma ação baixa, pra mim poderia estar ainda mais ;-)
|
XaMBs Veterano |
# jul/06
· votar
gostaria de saber se cordas com acoes diferents sao aconselhaveis ou n.... pq a Si e a Mi eu deixei bem mais altas q as demais pcausa q ficam batendo mto no traste...
oq axam? (2)
|
WormKrash Veterano |
# jul/06
· votar
nukebass
o meu tagima foi retificado e "refrettado", fica meio difícil comparar.. to colocando dois EMG 45TW nele, quero ver como vai ficar o ronco agora.
|
# jul/06
· votar
XaMBs
Não é o normal usar cordas com alturas diferentes (com grande diferença), mas se pra vc ta bom.. vai fundo
|
maquiro Veterano |
# jul/06
· votar
Comprei um jazzbass SX, que por ser cópia do Fender 75, tem a escala com raio pequeno, ou seja, a escala é meio "arredondada", mas os captadores são planos.
Então, qual seria o ajuste correto da ação das cordas??
Se acompanhar a curvatura do braço, as cordas E e G vão ficar mais próximas dos captadores do que as A e D.
Se regular as cordas na mesma altura em relação aos captadores as cordas E e G vão ficar mais altas do que as outras em relação à escala.
Qual a regulagem mais usual para esse tipo de escala?
|
WormKrash Veterano |
# jul/06
· votar
maquiro
meu baixo tem uma sutil curvatura. Particularmente sempre regulo as cordas o mais próximo dos trastes, e obedeço a curvatura (mas no meu instrumento é minima coisa). Acho que isso é também questão de gosto, mas pra mim instrumento que está com as cordas em alturas diferentes em relação à escala fazem eu perder boa parte da tocabilidade.
|
|
# jul/06
· votar
maquiro
Esqueça isso, se os capts não tem regulagem (os polos em parafusos Allen), não há como fazê-la, ademais a diferença é muito pequena.
Abç
|
maquiro Veterano |
# jul/06
· votar
WormKrash
Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pelas respostas.
Estou usando as cordas alinhadas com a escala, pois acho mais confortável. Contudo, dá pra sentir que as cordas E e G têm mais volume de som, mas realmente a diferença é bem pequena. Acho que só noto porque estava encanado com isso.
|