Autor |
Mensagem |
Rednef2 Veterano |
# fev/14 · Editado por: Rednef2
· votar
AllanGouveia Cara não sei se entendi certo os estudos que venho fazendo sobre isso.
Mas digamos que temos a seguinte progressão no tom de D
D7M F#m7 G7M Ebº D7M
No Acorde D7M (Iº grau) toco a escala de "D Jonio" que teria como nota evitada o quarto grau (Sol) e suas notas de tensão: Mi, Dó sustenido
No acorde F#m7 (IIIº Grau) posso o usar o modo frigio que teria a nona menor evitada (Sol), e a sexta menor evitada (Ré). E como nota de tensão o quarto grau (Si).
Mas geralmente a galera usa o modo dórico em acorde m7. Então no caso do F#m7 na escala dorica teria a sexta como nota evitada (D#).
E como notas de tensão a nona (G#) e a quarta (Si)
No acorde G7M (IVº) usar a escala lidia. Que não possui notas evitadas. E como notas de tensão a nona (Lá) a quarta aumentada (Dó Sustenido) e a sétima maior (F#).
No Ebº toca a escala diminuta tom-semitom Eb-F-Gb-Ab-A-B-C-D-Eb ------ Eu aprendi assim. Mas nunca penso na hora do improviso.
Qualquer erro, avisem que eu edito.
|
AllanGouveia Membro |
# fev/14 · Editado por: AllanGouveia
· votar
Só um detalhe que esqueci de avisar: eu sou guitarrista, mas como as vezes eu toco baixo na igreja preferi usar esse tópico para não criar outro! hehe Rednef2 Cara, não sou um expert, mas ao meu ver seu pensamento está correto, porém, acho que soará como tonal do mesmo jeito, você só estará mudando o desenhos da escala, mas usando as mesmas notas (se eu entendi certo o que você explicou hehe)... Mas as vezes eu pensar a forma que você falou e uso isso como uma forma mais fácil de achar as notas de uma escala...
Geralmente (como toco em igreja e a maioria das músicas são tonais) eu uso a boa e velha penta, ou o modo jônio, mas quando vem algo que me dá oportunidade de explorar melhor os modos, eu tento fazer isso! Exemplo: Uma música que tem "C" como tônica, e a progressão é C7M-D-Bm7-Em7
Estou sem a guitarra em casa para analisar melhor, mas pensando rápido (como tem que ser em uma situação de improviso) eu procuraria toca e hora do C um C Lídio, no D um D mixolídio, no Bm7 um B frígio e na hora do Em um E eólio! E sempre tentando explorar as notas características dos modos para tentar soar um pouco diferente!
Deu para me entender mais ou menos?
PS: Me perdoem qualquer erro, como eu disse antes, não sou um expert, sou apenas um amador :D
|
Lelo Mig Membro
![Top User FCC](/img/badge_medalha.png) |
# fev/14
· votar
"E aí, como vocês pensam na hora do improviso?
Não penso! Se eu pensar.......deixa de ser improviso!
|
dibass Veterano |
# fev/14
· votar
sei lá, eu imagino uma progressão melódica e toco ela hehe
|
dibass Veterano |
# fev/14
· votar
...por isso gosto de tocar e cantar (as notas) ao mesmo tempo.
|
AllanGouveia Membro |
# fev/14
· votar
Lelo Mig Não penso! Se eu pensar.......deixa de ser improviso!
Que bruxaria é essa?! hehe Brincadeiras a parte, eu compreendi o que você quis dizer... Acho que pela sua experiencia , você já consegue ir criando improvisos naturalmente (se eu tiver nem que seja o mínimo de tempo de raciocinar, eu tento raciocinar... se não tenho tempo, nem penso e sai metendo a mão hehe!)
dibass É, cara, esse é um dos modos mais bacanas de improviso ao meu gosto pessoal... O cara conseguir expressar algo na guitarra exatamente com está pensando... Como eu falei antes, nem sempre tenho o mínimo de tempo para pensar, eu já vou criando a ideia melódica enquanto toco (mas já dei cada ratada hehe)...
Valew pela contribuição, caras! E aguardo mais gente falando sobre o assunto :D
|
AllanGouveia Membro |
# fev/14
· votar
Up! Vamos lá , galera! Vamos enriquecer o tópico!
|
dibass Veterano |
# fev/14
· votar
AllanGouveia No baixo, no caso kk..
Pois então velho, a minha dificuldade sempre foi "solfejar" no instrumento aquilo que eu imaginava, acertar de primeira a nota que eu pensava..Principalmente em harmonias mais complexas. Mas com o tempo e prática isso tem se tornado menos difícil.
|
AllanGouveia Membro |
# fev/14
· votar
dibass Velho, com certeza eu nunca tive uma dificuldade tão grande quanto com o solfejo... eu acho absurdo... tipo, se alguém fizer perto de mim eu sei dizer, mas eu não consigo executar com minha própria boca, deu pra entender? Acho que se eu soubesse solfejar, a minha vida seria muito mais bonita! hehe :D
|
AllanGouveia Membro |
# fev/14
· votar
up... fala aew , galera!
|