Opinião : Jaco Pastorius

Autor Mensagem
hfneto
Veterano
# ago/05 · Editado por: hfneto
· votar


o Celso Pixinga tem o slap mais rápido do mundo? Pode ser... mas fazer um slap rápido como o dele enquanto faz a melodia de 'Donna Lee', como fez o Victor Wooten, aí eu quero ver... de que adianta o carro ser rápido se não faz curva direito? Bem... o assunto aqui é Jaco... eu acho que hoje tem caras melhores do que ele... mas na época dele sim, ele era um dos melhores... mas não dá prá comparar tanto assim... tem uma pancada de coisas que o Stanley Clarke fazia na época do Jaco que ele e muitos outros nem sonhariam em fazer hoje - um exemplo é o Victor Wooten no Bass Extremes vol1, onde ele diz que usou a técnica de double thumb+pluck em várias músicas pq não conseguia ser tão rápido como o Stanley no staccato - e olha que o Vitor Wooten às vezes enjoa por querer fazer tudo a 1000 por hora.... mas tb, é tudo questão de gosto... tem até gente que acha o Flea o melhor (vai entender)... ele revolucionou o baixo dentro de sua especialidade (fretless no Jazz), mas falar que ele era o melhor, ah... sei lá... eu prefiro ouvir as músicas em que o Jaco não sola... é bem mais legal e menos viagem... ele fazia muitos solos maestrais... mas no fim da carreira dele ele dava muita nota fora, errava no tempo e todo mundo aplaudia, achando que aquilo era 'criatividade'... sei que é meio chato comparar musica com outros assuntos, mas só prá ressaltar a minha idéia: só pq Henry Ford criou o carro quer dizer que os Ford são melhores, ou quem criou o conceito de carro sport tem os melhores esportivos do mundo? Acho que isso acontece com Jaco tb... ele foi talvez o melhor de sua época sim, mas hoje não dá prá dizer que ele continuaria sendo o melhor, até mesmo pela sua personalidade que o impediu de ser o baixista mais rico e famoso da sua época - visto que hoje ele é bem mais famoso que antes... um exemplo de que nem sempre o cara arrebenta mais e mais com o tempo é o Rocco Prestia, do Tower of Power... as gravações antigas dele destroem as mais novas... (prá quem assistiu o Bass Day 98, vai saber do que estou falando)... hoje prá mim o Victor Wooten é o melhor baixista, e acho que o Jaco vivo hoje não estaria no seu nível, mesmo achando que o Victor não seria tão bom se não tivesse existido um 'Jaco dos anos 70' prá ele ouvir...

Gabriel Simões
Veterano
# ago/05
· votar


Eu ate entendo não considerar o Jaco o melhor baixista de todos os tempos, entendo pensar que ele não era um baixista tão completo quanto alguns hoje em dia, mas o Pixinga? Slap / pop / slap / pop tuda vida ate morrer, qual a criatividade disso? Não basta ter tecnica (e olha que muita gente considera ele sujo), a genialidade envolve coisas muito além da tecnica. Com todo o respeito ao pixinga, um baixista que ta ai a anos batalhando, passou por problemas sérios e voltou pesado, tocando e lutando pelo espaço dele.
Agora é muito facil hoje em dia, quando muito ja se foi criado para o contrabaixo (e muito ainda será pois o instrumento é novo) imaginar que o cara não era completo porque não fazia x , y , z ,w. Imagina que não época dele um monte de coisas ainda não existiam, e muitas coisas passaram a existir por influencia dele, ou do que ele criou, ou do que ele desenvolveu. Por exemplo, ele não criou a tecnica do pizzicato rítmico com ghostnotes, porém elevou a um novo patamar, como o baixista do tower of power. Ele criou o fretless e o tocou como ninguem.
So não vou dizer por exemplo que ele criou as ideias de harmonizar no baixo ou coisas assim, porque , por exemplo o Nico foi da mesma época dele praticamente e fazia isso muito bem , talvez ate melhor que o Jaco, e foi um puta virtuose velocista e grande improvisador, e por 90% dos baixistas brasileiros que idolatram o Jaco, o nico é um nada, passa batido , despercebido.
É impossível afirmar que alguem eh o melhor do mundo. Sempre vai existir um cara trancado num quarto escuro, estudando, fazendo coisas estrondosas e que nunca vai ser conhecido porque vai passar o resto da vida fazendo as coisas do pra ele, ou dando aula, e tocando no bar ali da esquina pra matar o dinheiro do frango assado de amanha.
Espero que entendam o que eu quis dizer, e parrar com a ideia de melhor, vamo entender o que é bom e isso já basta.
Abraço

Adriano Medeiros
Veterano
# ago/05
· votar


o primeiro grande baixista q surge no universo, uma figura inesquecivel

Half
Veterano
# set/05
· votar


Sinceramente, eu acho que só podemos opinar sobre o Jaco depois de uma certa "experiência" no baixo (digo experiência relacionada a anos tocando). Isso, pra não se arrepender depois do que falou antes. Comparar o Jaco com o Pixinga é absolutamente irracional.
Assim como comparar Jaco com Marcus Miller por exemplo.
Não estou falando de melhor ou pior, mesmo porque isso não existe.

juninho bass
Veterano
# mar/08
· votar


fabiomaster27 discordo de vc antes de falar q o jaco não era tão bom assim procure saber mais sobre ele, estes baixistas q vc citou tiveram influência do jaco esse video q vc falou foi em 82 justamente na época q ele estava com disturbios mentais devido ao uso exessivo de drogas e bebidas nessa época ele fazia os shows totalmente drogado o q comprometia sua execução, procure os trabalhos dele que tem a música dona lee, used to be a cha- cha disco solo e a música havona que faz parte do grupo weather report grupo instrumental onde ele integrante pra mim essas são as melhores dele se vc ouvir tenho certeza q vai se surpreender

juninho bass
Veterano
# mar/08
· votar


concordo plenamente com vc half comparar o pixinga com o jaco é um absurdo até por q eu to cansado desse negócio de ficar comparando um com o outro cada tem seu estilo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinião : Jaco Pastorius