Condor VB 40 é um bom investimento?

    Autor Mensagem
    T.Franzoi
    Veterano
    # mai/06


    Alguém já usou ??? como é o som, acabamento ? Compensa o invetimento ??

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    T.Franzoi
    Cara, se tua banda toca apenas Beatles (ou algo neste estilo), sim. Achei até que esse Condor tem um som melhor que o Epiphone Viola Bass.
    Agora, se vc toca em uma banda que exija maior amplitude de sons eu recomendaria um Jazz Bass mesmo.
    Abç

    peter.forc
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Olá. Gostaria de reativar este assunto pois tb. estou pensando em adquirir um VB-40, mas tenho algumas dúvidas ainda. O estilo de nosso grupo, creio, é bastante apropriado p/este instrumento (POP/ROCK anos 60 e 70, com destaque p/Beatles, Beach Boys, etc.). No entanto, experimentei um baixo desses e achei-o exageradamente leve e (presumivelmente) frágil... Ok, ok, não vou usá-lo para pôr pregos na parede, nem como "arma branca", mas tenho medo de sua integridade física no dia-a-dia. O que vcs. acham ? O viola da Epiphone pareceu-me mais robusto... Outra questão: vale a pena colocar aquelas cordas lisas nele para ter um som mais próximo aos setup dos anos 60 ? Grato !!!!!!!!!!!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    peter.forc
    Sim, ele é mais frágil dada a sua construção semi-sólida. A que ser ter cuidado com pancadas, coisa que num sólido é irrelevante.
    Recomendo o uso de um encordoamento "half-wound", que é um intermediário entre o (normal) "roundwound" e o (totalmente liso) "flatwound".
    Outra questão é que a medida da escala é 30,5pol., mais curta que a Fender (e a grande maioria dos baixos), que é 34pol. No que resulta um som mais grave, encorpado e com "menos definição".
    Abç

    peter.forc
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Valeu. Grato pelas dicas. Mais uma dúvida: o Viola, da Epiphone, tb. é semi-sólido ou maciço ? Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    peter.forc
    Também é semi-sólido.
    Abç

    thauan oliveira
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    amigo, tm,bm tenho dúvidas entre a escolha de que instrumento comprar, já toquei em um vb 40 e achei muito bom o som dele, porém me indicaram o epiphone(neste aind nao toquei), entao queria saber qual seria o melhor para comprar? toco na minha igreja e estava procurando um baixo nesse estilo ou entao um baixolão, quais as indicações?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    thauan oliveira
    No caso o viola mesmo.
    Já "baixolões" eu não conheço muito, mas já toquei num Epi "El Capitan" e gostei muito, até porque ele tem boa projeção desligado (vc deve observar isso ao testá-los).
    Abç

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    thauan oliveira
    Há alguns meses atrás eu tb. estava procurando um baixo semelhante, para uma banda estilo anos 60, com muito Beatles, BeachBoys, Kings, etc.
    Experimentei ambos instrumentos (o Condor VB40 e o Epihone Viola). Gostei do som de ambos, mas achei a relação custo/benefício do Condor (bem) melhor, pois (com alguma procura) vc. vai achá-lo custando de 50% a 60% do preço de um Viola... O Epiphone, em minha opinião, tem um acabamento melhor e aparenta ser mais robusto tb, mas realmente é mais caro.
    O conforto e ergonomia de ambos tb. são semelhantes.

    De qq. forma, no final acabei optando em utilizar meus baixos "comuns" (um Precision e um Gretsch) e uma pedaleira com alguns efeitos de simulação (e cordas half-wound, conforme dica do Bertola) para um som neste estilo. Achei que a aquisição de um baixo tão específico assim não valeria a pena. Sei lá, fica a opinião e a dica.

    Abraço.

    thauan oliveira
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    vlw pelas dica só qtenhos outras,
    tenho um strimberg ativo 5 e um crafter passivo de 4cordas, quais os melhores encordeamentos para ambos? e devem ser 40 ou 45?

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: peter.forc
    · votar


    Bom... Aí é difícil, vai depender muito...
    Depende do estilo de música que vc. toca, do conforto que deseja com o braço do instrumento, etc.
    Posso citar minha experiência própria. Como nosso som é bastante anos 60 (pop / rock inglês) as cordas halfwound estão caindo bem.
    As flatwound (lisas) perdem muito do brilho, o som é um grave meio "abafado", já as roundwound soam "modernas" demais p/nosso estilo, mas geram um som muito bonito, com bastante brilho e definição. As halfwound são um meio termo que me agradou bastante, volto a citar, para nosso estilo particular de som.

    Quanto a ser 0.40 ou 0.45, tb. é difícil opinar, já que o uso do músico é que vai definir. As 0.45 dão mais som, mais alto e com mais presença, ótimo para estilo mais pesado e marcante (heavy metal, funk, etc), mas a tensão é maior. As 0.40 são mais confortáveis, ficam menos tensionadas na escala. Só vc. experimentando, mesmo... Eu, particularmente, me acostumei muito bem com as 0.40.

    Espero ter sido útil. Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    thauan oliveira
    Eu NUNCA uso 0.40.
    Abç

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    thauan oliveira
    Se tiver oportunidade, a seu tempo, experimente ambos encordoamentos (0.40 e 0.45), antes de mais nada. É comum vc. ouvir opiniões que, apesar de pessoais, são tidas como verdades absolutas para quem as emite.
    Não haveria razão dos grandes fabricantes manterem várias linhas de produtos (com preços semelhantes) se houvesse um que fosse melhor que outro - são diferentes em suas características, apenas isso.
    Apenas não se esqueça - e isso, sim, é importante - que, se vc. optar por encordoamente diferente do que atualmente utiliza, deverá regular o braço novamente (através do tensor), em função da tensão (menor ou maior) do novo encordamento. Isso não é difícil de ser feito, mas se não tiver prática, procure um luthier.

    Abraço.

    Gui
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Eu NUNCA uso 0.40.
    Abç

    (2)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Condor VB 40 é um bom investimento?