Dúvida: Baixo desliga ao tocar muito forte ou tentar slaps...

    Autor Mensagem
    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # abr/06


    Então, sou eu denovo, eu e meu sjb75...

    Uma coisa que me incomodou depois de alguns meses após comprar foi que qdo eu dava aquela batida na corda (brincando de slap hehe) o som do baixo sumia, ficava bem baixinho, aí pra voltar eu precisava desplugar e plugar dnovo o cabo.

    Um amigo meu disse que isso pode ocorrer se o volume no baixo estiver no máximo e tal, aí o ampli pode nau maguentar e cortar...

    Só q esses dias testei onde faço aula nos amplis de lá, com o volume sem estar no máximo e deu a mesma coisa, só q em vez de desplugar, toquei a G empurrando ela pra fora do braço, pra dar uma estalada manja (pleeeeemmmm!!!) hehehe, aí na hora o som voltou...estranho né? Ou não?

    Queria saber de vcs o que é...se pode ser alguma coisa na parte eletrica, alguma solda fria, algo desse tipo, se é o volume mesmo q apesar de nau mestar alto demais estava alto suficiente pra gerar esse problema ou se são os captadores dele de fábrica que não aguentam o tranco. Dicas, sujestoes e tal (ajuste de volume no instrumento, no ampli, cabeamento, essas coisas) são bem vindas :D

    Fui!

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Kamui_Sakeu
    isso ta com cara de mal contato... só pode ser mal contato mesmo.

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    onde no caso? na entrada do baixo, na ligação dos caps, no cabo? pq na escola era outro ampli e outro cabo ...

    e isso só ocorre qdo o volume tá vem alto no baixo...pelo menos aparentemente só nessas ocasioes isso ocorreu...

    THE BASSMAN
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Cara, se for mal contato, o mais provavel é q seja no jack da saida do baixo, ja vi casos q uma oxidacao la, e acontecia algo parecido!
    abraco!

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Pelas características parece ser mesmo mal contato no Jack de entrada do baixo.

    Já aconteceu isso com um baixo meu. E nem oxidado estava. A "lingua" do Jack estava fraca e não adiantava abrir o escudo e apertar a "lingua" que ele voltava a ficar frouxa.

    A solução foi trocar a peça.

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Hummm...vlw caras, bom, por enquanto blz, nau mvai dar pra mexer...vou deixar pra fazer tudo de uam vez...trocar caps, ajustar a altura das cordas, braço (caso precise) e tal, ou seja...lá pra depois do meio do ano ou só no final...

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    faça um teste simples, mexa no plug enquanto toca, se for mau contato
    no jack voce descobre facil facil.

    Ðimax
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    [b]Kamui_Sakeu[\b]
    Eu acho q naum eh mau kontato...

    Eu tenho um Condor BX-12 e ele tbm tah kom esse problema
    acho muito provavel q seja um problema kom os proprios kaptadores do baixo q naum suportam o tranko

    Naum sei o seu, mas no meu os primeiros slaps saem ateh normais depois vai fikando mudo
    Vou tentar trokar os kapitadores, se eu tiver uma resposta positiva posto novamente

    flw \,,/

    luciorss
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Olá pessoal!

    Será que nau pode ser a bateria tb?
    Em radios por exemplo se a bateria ta fraca, assim q vc liga ele dá volume mas vai ficando fraco....

    Nao sei se no baixo acontece isso tb.

    talvz nao tenha nada a ver...

    Ernani_Harris
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    tenho um condor bx 12 tb e tb to com o msm prob.. isso eh jack.. dpois d uns 2 anos normalmente eles morrem.. quando sao d baixa qualidade.. um novo da santo angelo ta uns 20 25 reais... eh o trocar... abç!!!

    isaqueras
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eu ja aposto nos pot...

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Opaaaa estão abertas as apostas!!!

    Depositem elas na minha conta, 20% delas fica com o organizador! hehehehe

    Mas então, ontem fiquei mexendo no Jack, colocando e tirando nele(Eitaaaaa)...fiz dar o problema...mas assim, se eu tiro o plug do ampli e coloco, resolve tb...se o problema fosse do jack...naum ia fazer diferença eu conectar e desconectar do ampli...lembrando q desplugando e plugando do jack resolve tb...lembro q algumasvezes desliguei e liguei o ampli...mas o problema naum é o ampli pq deu em outro tb...

    Acho q naum é jack, apesar das características...mas essa semana levo ele na escola e lá dou uma olhada junto com os caras.

    O q mais me fez acreditar q é algo nos cap é qdo toco a corda empurando ela até sair do braço (estalando), o som volta hehehe, sei lá...isso me fez dar a impressão q é captador....mas é só impressão...eu manjo de informática (sou programador), naum de eletronica...

    conehc
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    mas é só impressão...eu manjo de informática (sou programador), naum de eletronica...
    eh... vc ta no mesmo caso que eu... eu manjo de informatica (hadware) e relações internacionais... o resto eh so chute mesmo...

    mas mesmo assim, conhecendo como funcionam as coisas dentro do baixo, vc nao acha que podem ser os potenciometros? tipo se vc falou que da isso so qdo o volume NO baixo ta mto alto, faz uma bateria de testes ai e posta o resultado q deve ficar mais facil, ai a gente elimina o q ta dando certo...

    vamos ver como nos poderiamos fazer um roteiro de testes (a cada um volte às condiçoes iniciais):
    1 - faz dar o problema do jeito q vem sempre dando
    2 - abaixa o volume do ampli muito memso pra ver se continua dando
    3 - deixa so o cap do braço (maximo), fecha o outro e o pot de tone
    4 - idem anterior com o cap da ponte
    5 - repete o 3 e 4 com o tone aberto
    6 - os 2 caps com volume no meio e pot de tone no meio tbm
    7 - se tiver condição, elimina o jack, faz uma ligação direta entre o terra, o negativo e o seu cabo


    sei la, to falando besteira, mas pelo menos qdo tem uma mobo q num faço a minima ideia do q ta dando errado, vou trocando coisa por coisa pra ver o q ta errado...

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Boa cara! hehehe bem pensado...tinha q mexer com hardware mesmo, eu fiz uns testes mas naum eram tão metódicos assim hehee!

    Hj mesmo vou testar e ver os resultados!

    Ðimax
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Ernani_Harris

    Naum eh o jack, tenho kuase certeza... o meu baixo tem soh 8 meses, naum justifika os 2 anos q vc mencionou

    Acho q os kapitadores saum frakos msm

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Ae pessoal! Bom dia!

    Fiz os testes e descobri onde exatamente est'a o problema: CAPTADOR DO BRAÇO.

    Tirei o da ponte e testei só com o do braço...se eu toco com uma pegada mais forte ele perde o som após algumas notas...o da ponte segura de boa o som, sem problema algum, mas o do braço semrpe perde o som, não importa em que volume esteja...a pegada sendo forte ele desliga, aí fico dando umas estaladas na G pra fora do braço e ele volta...então acho q sei lá...p[ode se mau contato lá dentro ou alguma coisa sobrenatural...nau mtentei dar pancada no instrumento pra ver se volta tb hehehe, mas deve ser por aí...q chato meu :-(

    Tipow meu pai é técnico eletrônico...o os cirquitos lá dentro tem algum segredo ou qq técnico saberia dar uma olhada???

    Se tiver algum segredo levo num luthier...

    conehc
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Kamui_Sakeu
    Cara, a eletronica la dentro nao tem segredo nenhum... eh um simples sistema que envolve somente os fios do captador e o aterramento (ja q seu baixo eh passivo)... pega um esqueminha na pagina da seymor duncan pra jazz bass vvt pra vc nao ficar perdido - , tira aquela parte metalica, o escudo e seja feliz... a unica coisa q precisa eh saber soldar, e isso seu pai deve fazer de olho fechado...

    olha se tem alguma solda fria la, qqr coisa, refaz o sistema todo...

    esquema

    joselopesjunior
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eu sinceramente acho que nao tem nada a ver com o baixo e sim com o amplificador.... O que ele esta dizendo é que se ele toda mais alto o som corta e para voltar tem que tirar e colocar o plug??? Eu acredito que o problema seja em algum transistor que esta saturando com o som mais forte vindo do Baixo... Tente trocar de amplificador e fazer a mesma coisa... Se cortar voce terá certeza que é o teu baixo... Se não, leve seu amplificador numa eletronica...

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Heheheh, de olho fechado e até sem solda! ehhehe, zueira. Vlw pela dica, vou ver qdo faço isso, hj tenho aula de baixo, vou trocar uam ideia com o mestre e tal pra aprender trocar as cordas e tal hehe(nunca troquei), entao daí vejo isso, qq coisa se pintar um arrependimento de estar fuçando eu fecho tudo e deixo pra outra oportunidade hehhee. Pq é f...pq meu ampli é fraco...aí eu dou uma pegada mais forte pro volume ficar legal...é aí q costuma dar o problema, lá na aula o ampli é bonzão, aí nem preciso pegar tão forte nas cordas, mas não importa, acho q o instrumento tem q estar bom para ambas as circunstancias...entao vou ver isso hehee, vlw ae galera por tudo! Em breve posto notícias sobre o tratamento da criança!

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Aeee pessoal! Bom dia!

    Resolvido o problema, era no fio q passa do potenciometro do braço pro da ponto pro outro (tone?) e finalmente que vai pro jack...o fio q deveria sair do pot do braço e ir pro proximo estava solto, dando mal contato o tempo todo :D

    Testei tudo e aparentemente está normal, existe algum cuidado na altura dos captadores em relação as cordas? pq meu pai só parafusou eles lá denovo sem se preocupar com isso...aparentemente está tudo normal, mas existe algum padrão?

    conehc
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Kamui_Sakeu
    que bom que deu pra resolver seu problema... achou complicada a eletronica dentro do baixo? aquele esquema ajudou em alguma coisa?

    e sobre a altura, eu ja procurei, alguns dizem q eh bom deixar a uns 4mm... eu deixo a uns 6 mesmo... fiquei 2 horas tocando e deixei o do braço a uns 6 e o da ponte a um pouco mais alto... qqr coisa le esse topico aqui
    que eu abri... num tem mta coisa mas o povo ja fala um pouco

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Ahhhh, n~ao 'e complicado naum, qdo der problemas desse tipo at'e eu consigo mexer, mas qq coisa papai ajuda hehehee.

    Vlw ae por tudo, o e esquema foi de grande valia, tenho ele impresso pra qq eventualidade. :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Baixo desliga ao tocar muito forte ou tentar slaps...