Como improvisar slaps e grooves no baixo?

    Autor Mensagem
    CuteBassistGirl
    Membro Novato
    # ago/13


    Oi gente sou nova aqui no fórum, e queria começar fazendo uma pergunta que há tempos eu venho tentando desvendar: como improvisar slaps e grooves(no baixo)?
    Eu já toco baixo há um tempo e até já toco eu uma bandinha, mas eu não sei muito umproviso e aí fica aquela coisa chata de tocar só base... Poxa, eu queria fazer uns solos(e pior que tem umas musicas que eu até vejo que cabe alguma coisa) mas eu realmente NÃO CONSIGO! sempre quando eu invento fazer eu erro e fica horrível, eu coloco dó onde tem lá e por aí... Tem alguma escala específica para se improvisar? Ah, já no embalo da pergunta, vocês podem me passar alguma coisa para que eu possa...digamos assim... impressionar as pessoas? Algum slap, ou mesmo groove, já que quando vamos tocar em algum lugar, quando todos vão testar o som, fazem umas "estripolias"(bateria, guitarra), e os carinhas do som ficam "pagando pau" e eu fico só na poker face --'
    Eu tô começando a fazer slaps agora, entao manerem aí ok? Haha, então é isso(desculpem se escrevi muita coisa ;))

    vinibassplayer
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Eu tô começando a fazer slaps agora

    Respondido.
    com tempo e estudo, vc desvenda os padrões e vai percebendo formas diferentes de usar a tecnica.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Um bom jeito de começar a fazer grooves é pegar a nota e alternar com a quinta e a oitava acima. Pelo menos foi assim que eu comecei. Quando acostumar com isso, tenta umas pentatônicas, mas sem nunca esquecer que o mais importante é tocar sólido, garantindo o ritmo e a base.

    vinibassplayer
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    CuteBassistGirl

    http://www.youtube.com/user/gutojaco
    esse kra ensina bastante coisa sobre criação de grooves e improvisos.
    dá uma procurada no canal dele aí

    da minha parte, estude um bom posicionamento da mão para se sentir confortável na execução. treine tocar em oitavas, quartas e quintas, que já ajuda mto qdo se esta começando. treine esse padrões seguindo bumbo e caixa da bateria ou separe por clicks no metronomo.
    não se preocupe com firulas, essas melhoras vem com o tempo ;)
    concentre-se em manter uma base sólida, que jogue para o time, e não acima dele!!

    CuteBassistGirl
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Vlw pelas dicas galera, mas tenho outra duvida... quando o guitarrista tá solando, é hora de fazer um solo tbm ou fico na base mesmo?

    smarth
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Não cara, na hora q o guitarra sola, tu so faz a base.Tudo tem sua hora.

    Renato Weigester
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    CuteBassistGirl

    cara Bass como já foi dito a você aqui, mantenha uma base firme e jamais atravesse o solo de outro instrumento, se não vira uma bagunça terrível e ninguém intende nada, não são todas as músicas que se consegue um bom espaço para solos, principalmente de baixo, mas se decidirem fazer é preciso que seja ensaiado, como vc esta começando aconselho que o elabore muito bem o solo antes da execução.

    algo que pode te ajudar bastante a valorizar o Bass na música são os arpejos que vc pode fazer nos finais das fases, eu dou preferencia em escalas menores dando maior enfase na terça menor, na minha opinião a sonoridade do acorde menor é mais agradável.

    os videos indicados pelo vinibassplayer realmente são bons, o cara explica bem e mostra técnicas que vc pode aplicar a qualquer música.

    se vc gosta de Grooves tem um vídeo do Jacó que ele explica Ghost notes, cara pra suingar esta técnica é muito boa...

    bom, espero que minha contribuição seja válida... abraço e boa sorte!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como improvisar slaps e grooves no baixo?