Tocar muitos slaps é realmente querer ser exibido?

    Autor Mensagem
    light_gtr
    Veterano
    # set/14


    Essa dúvida surgiu quando estava reunido com o pessoal de uma banda. Não entendo até que ponto isso pode ser realmente relevante, mas teve uma hora que o guitarrista pareceu extremamente irritado com o baixista, e uma determinada hora comentou que ele estava fazendo muitos slaps, e que teve uma hora que ele parou de tocar só para contar o número de slaps, porque já estava ficando irritado, e percebeu que durante pelo menos 2 minutos ele tocou todas as notas com slap, com o baixo configurado da forma mais ativa possível, de um jeito que até o som da cordas batendo era maior que a maioria das notas da guitarra. E que disse que perdeu totalmente a paciência quando percebeu que nem mesmo durante o solo da guitarra ele deixou de fazer slap. A discussão foi ficando pior e ele decidiu que sairia da banda se o baixista não parasse de fazer slaps.
    Vocês já viram algo parecido assim acontecer com vocês ou alguém que conhecem?

    f14gomes
    Membro
    # set/14
    · votar


    tem que respeitar os coleguinhas e deixa-los fazer barulho também. Kkkkk
    Depois dizem que ninguém escuta o baixo kkkkk

    Hambo
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Nunca vi nada do gênero. Achei frescura aliada a falta de confiança, instrumento tem que ser tocado de maneira firme, o cara ficou com vergonha de aumentar a sua guitarra, descer o braço e errar, já fiz muito isso quando comecei a pegar palco. O baixista não tem culpa nenhuma de estar querendo que seu som seja ouvido. Já toquei com baixistas fissurados com slap e nunca me senti ofuscado ou algo do gênero. O prazer de tocar com músicos melhores do que você é fenomenal, ficar com raivinha por causa de volume é frescura.

    Dingwall
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    e o Marcus Miller como fica...

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Tocar muitos slaps é realmente querer ser exibido?
    Exibido não, sem noção é o correto. Tem de fazer onde cabe na musica, e não o tempo todo.

    JJJ
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Em algumas músicas que eu tocava baixo numa banda que tive, quando eu mandava muitos slaps, eu sentia um certo... desconforto... por parte dos demais - principalmente o guitarrista.

    Depende muito do gosto pessoal. E tem música que pede slap, enquanto outras realmente é estranho usar.

    renatocaster
    Moderador
    # set/14
    · votar


    Guitarristas...raça essa que em sua grande maioria costuma pecar pelo excesso. Saber que um guitarrista está reclamando de um baixista devido ao uso excessivo de uma determinada técnica é no mínimo irônico.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Bom, o Flea do red hot toca quase sempre em slap, ou sem ser slap "espancando" o baixo, e isso não deixa em segundo plano a guitarra.

    Talvez seja um problema de equalização do guitarrista, ou até o próprio guitarrista seja o problema kkk

    abs

    Musk_aru
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Acho que, não é uma caracteristica do baixo ser o instrumento da "vitrine" da banda, ela faz parte da cozinha, ou seja, seu trabalho é diferente (pelo menos nas maiorias das bandas), acho que cada um tem que ter seu espaço na banda.

    kiki
    Moderador
    # set/14
    · votar


    o problema nao é o slap, é o conjunto
    cada instrumento deve aparecer ou nao pelo conjunto da musica.
    baixo é um instrumento de "cozinha" a principio, que nao aparece muito, faz mais base. mas pode ser linha de frente se quiser.

    também é possivel fazer slap mantendo uma certa discrição, tudo depende do conjunto.

    nesse caso me pareceu que o slap foi só uma desculpa pro guitarrista reclamar que o baixista estava querendo aparecer demais. não foi só o slap, foi tambem a timbragem e o volume, e falta de entendimento das duas partes.

    não conheço esse guitarrista, não posso julga-lo. mas concordo com o
    renatocaster, é muito mais típico de guitarrista querer aparecer - pela tecnica, pela timbragem, pela potencia sonora - do que pra um baixista. sou baixista e ja sofri bastante com isso. existe a possibilidade dele ter se sentido ameaçado, principalmente quando feriu o solo dele.

    em suma: a banda tem que funcionar como um grupo. tem que rolar confiança mútua.

    Cinne
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    O guitarrista em questão parecia estar em um dia muito ruim, para ameaçar sair da banda.
    Acho que o slap não cabe em todos os estilos e que deve ser usado com moderação, senão acaba ficando enjoado.

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Cinne
    Acho que o slap não cabe em todos os estilos e que deve ser usado com moderação, senão acaba ficando enjoado.

    O mesmo vale para bends, sweeps e sei lá mais o quê.

    Musk_aru
    Acho que, não é uma caracteristica do baixo ser o instrumento da "vitrine" da banda, ela faz parte da cozinha, ou seja, seu trabalho é diferente (pelo menos nas maiorias das bandas), acho que cada um tem que ter seu espaço na banda.

    Ah, sim. O guitarrista é o pavão! Esse tem o direito (e até dever) de se mostrar sempre. É isso? Também acho que cada um deve ter o seu espaço, mas o baixista não precisa ser tratado como um instrumentista de segunda classe. Tem música que o baixo merece aparecer mais, tem música que pede mais guitarra, em outras, mais bateria, teclado etc.

    Tião Carreiro
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Procurem Mark King - Level 42 | Mark King Ms Pink

    Musk_aru
    Veterano
    # set/14
    · votar


    entamoeba
    Entendo, mas também depende da música em que o baixo se destaca. Músicas como Highway to Hell por exemplo, do AC/DC, o baixo é discreto, e não aparece muito, talvez fosse uma boa dar uma destacada nele de algum.
    E eu também sou contra guitarrista chato que fica querendo fritar e se aparecer toda hora, um bom músico sabe que hora deve aparecer na música.

    Cinne
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    entamoeba

    Concordo, e musico pavão é quase um sinônimo de musica ruim. Tem haver equilíbrio.

    Buja
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Todo instrumento é assim.

    Não se toca uma música inteira solando na guitarra, não se toca uma música inteira fazendo viradas de bateria, nem se toca uma música inteira slapando igual um louco.

    Existem musicas assim, eu até ouço muitas, mas no geral, a música foi feita desse jeito, a bateria e bem mais amena e a guitarra, geralmente é um wah wah bem reggae discreto ou so alguns preenchimentos, feito para o baixo slapar mesmo.

    Agora o musico tem que ter a sensibilidade de saber tocar dentro do um conjunto, e sobretudo o baixista, que geralmente é uma figura mais back na banda.

    gaffrox
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Buja
    Não se toca uma música inteira solando na guitarra, não se toca uma música inteira fazendo viradas de bateria, nem se toca uma música inteira slapando igual um louco.

    Concordo plenamente! A questão toda gira em torno do famosos espírito de equipe. A banda é um time, tem que saber tocar a bola...
    Só não concordo com esse negócio do baixo ser background/base/"cozinha"/etc... Acho que todos os instrumentos têm que agregar valor à música, e todos devem ser notados, se o cara precisa ficar 'slappando' o tempo todo para ser notado, que seja... porém, apesar disso, não é interessante ofuscar os outros instrumentos.

    é muito mais agradável ouvir vários instrumentos em harmonia do que um único solando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar muitos slaps é realmente querer ser exibido?