Fiação, capacitores e potenciômetros...

Autor Mensagem
Bico
Veterano
# jan/06


Tô montando toda parte elétrica de um baixo (passivo mesmo)... Comprei novos captadores (Dolphin =P ....um P e um J) e olhando esquemas por aí, ví q algumas vezes, para o capacitor do tone, pedem o valor de .022 e outras de .047... Tô sem saber qual eu compro. Esse valor depende do potenciômetro? Estou para comprar os três potenciômetros de 250k. São os mais recomendados mesmo?

Bico
Veterano
# jan/06
· votar


os esquemas q vou seguir (primeiro pde capacitor de .022 e o segundo de .047):

http://www.seymourduncan.com/support/schematics/p-j_bass.html

http://www.riograndepickups.com/bass_pj.htm

FBassist
Veterano
# jan/06
· votar


Quanto maior o valor do capacitor mais grave ele ficará... eu fico no .047

Bico
Veterano
# jan/06
· votar


FBassist
Ah, saquei! Então a escolha do capacitor depende do gosto da pessona, né... Nesse caso eu fico com o .047 tb. =) Valeu!

Agora, sobre os potenciômetros, usa-se os de 250k mesmo?

FBassist
Veterano
# jan/06
· votar


Bico
Acho que o .022 ficará muito agudo quando o tone ficar todo aberto...

quanto aos pots usa-se
250k Mini

Bico
Veterano
# jan/06
· votar


FBassist
Valeu! Vou procurar por esses componentes.

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/06 · Editado por: Claudio Zotelli
· votar


Dolphin kra!? na boa é ruim heim! poem uns melhores kra (Kent Armstrong,Shadow,blackbug) paga um pouco mais e é bem melhor!
Agora não entendo bem sobre potenciometros pq uns são 250k e outros como a linha SX é 500k?

Bico
Veterano
# jan/06 · Editado por: Bico
· votar


Claudio Zotelli
Hahaha! Se eu te falar q o baixo era um Jennifer Magnus com uns caps q MUITO mais toscos q os da Dolphin, vc vai me entender. Não compensa eu colocar caps bons num baixo q é ruim por natureza, não. =P Seria mais negócio comprar um baixo novo. Mas só tô mexendo nesse por hobby mesmo, só uma experiência luthierística, hehe... Vai ser meu fretless. =P Peguei os caps Dolphin pq foram os mais baratos q encontrei, com aparência de caps normais, haha!

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/06
· votar


Bico
Hahaha! Se eu te falar q o baixo era um Jennifer Magnus com uns caps q MUITO mais toscos q os da Dolphin, vc vai me entender. Não compensa eu colocar caps bons num baixo q é ruim por natureza, não. =P Seria mais negócio comprar um baixo novo. Mas só tô mexendo nesse por hobby mesmo, só uma experiência luthierística, hehe... Vai ser meu fretless. =P Peguei os caps Dolphin pq foram os mais baratos q encontrei, com aparência de caps normais, haha!

Hehehe.. desconsidere!..rs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


Bico
Cara, use os potenciômetros de 250K e o capacitor cerâmico de 0.047.
Abç

moog
Veterano
# jan/06 · Editado por: moog
· votar


Mauricio Luiz Bertola
curiosidade....

pq cerâmico?

vejo mtos baixos por ai com cap. de poliéster....

qual a diferença?

se for uma diferença legal vou trocar aqui


Bico
depois de fazer o serviço, grava um sonzinho pra gente, ok?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


moog
Cara, vc está certo, eu me confundi!!!!! Desculpe, é poliéster mesmo.
Obrigado, e abç

Bico
Veterano
# jan/06 · Editado por: Bico
· votar


moog
depois de fazer o serviço, grava um sonzinho pra gente, ok?
Gravo sim! =) E acho q apesar da qualidade baixa do baixo, não vai sair tão ruim, não. Acho q vai ficar um instrumento tocável, hehe.

Mauricio Luiz Bertola
Agora eu fiquei curioso...
Qual a diferença entre o de poliéster e o cerâmico?
Para baixos só serve mesmo o de poliéster?

E esses valores (.022 e .047) são oq? K?

FBassist
Veterano
# jan/06 · Editado por: FBassist
· votar


Bico
Faraday

.047 mF = microfaraday

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


Bico
Cara, em principio não há diferença, mas o de poliéster é que é usado.
Abç

Bico
Veterano
# jan/06
· votar


FBassist
Mauricio Luiz Bertola
Valeu, gente! =)

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06 · Editado por: Baixista_de_Deus
· votar


Olá a todos!! Vou usar esse tópico pra num ter q abrir outro que fale do mesmo assunto....

Minha dúvida é a seguinte:
Tenho um Tagima B5 (Captadores passivos e circuito ativo) e vou colocar 2 captadores EMG 40HZ, aí o Gabriel Simões (aqui do forum...) recomendou que eu usasse um Preamp transparente (sem equalização) pra poder aproveitar o timbre original dos captadores, aí eu achei aqui um preamp do moog http://www.geocities.com/soldatbrasil/preamp.htm e estive pensando em montar o circuito todo normalmente como um baixo passivo e colocar o preamp do moog. Sei que normalmente se usa 3 pots Volume-Volume-Tone, mas no meu baixo existem 4 pots volume-balanço-agudo-grave (por causa do circuito), aí ia ficar um furo (ou um potenciometro com knob desligado de tudo e sem utilidade). Achei esse esquema em PDF http://www.emginc.com/downloads/wiringdiagrams/EMGHZ-35-40-45.pdf no site da EMG, o diagrama 6 usa 4 potenciometros, um volume e um tone pra cada um dos captadores, só não entendi muito bem o que é aquele switch... seria pra escolher entre um captador ou outro?? Será que dá pra fazer sem esse switch (pra não ter que abrir outro buraco no baixo)?? Não entendo bem disso e ficaria muito agradecio de alguem me ajudasse!!

Valeu galera!! Até mais!!!

moog
Veterano
# fev/06
· votar


Baixista_de_Deus
bom... pelo q eu tava vendo, é uma chave pra escolher entre um captador e outro mesmo...
ja q estão indo os dois fios de cada captador nele e saindo um p/ o jaque de saida... e um fio terra ligado na chave....

cara... acho q essa opção (diagram 6) é o mais indicado ja q vc tem 4 potenciomentros .... assim naum fica nenhum furo ou potenciometro inutil...

só naum sei o q vc achou da chave... será mto util pra vc? eu usaria sem a chave (switch)....

abç

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06 · Editado por: Baixista_de_Deus
· votar


moog
Então cara, eu tb prefiro sem a chave, só não sei se sou capaz de fazer o esquema eletrico sem esse switch... pq num entendo bem dessas coisas. Já fiquei olhando tentando ver que fios eu teria que colocar ou tirar ou soldar junto no esquema pra eliminar aquele switch e até agora não cheguei a nenhuma conclusão... se vc puder me ajudar :)

Um abraço!!

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06
· votar


moog
Será que é só ligar os dois fios brancos que saem dos pots de volume direto no jack, ao inves de liga-los no switch????

moog
Veterano
# fev/06
· votar


Será que é só ligar os dois fios brancos que saem dos pots de volume direto no jack, ao inves de liga-los no switch????

isso aew
facil

Veja Aqui

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06
· votar


Valeu moog!!!! Muito obrigado!!!!! Acho que já vou testar esse esquema com os captadores que eu to usando atualmente, só preciso providenciar os pots de 250k e aquele seu preamp.

Agora, esses pots de 250k são lineares ou logarítmicos??? E quanto custa + ou - pra eu fazer um preamp desse seu aí??

Valeu cara!! Até mais!!!

moog
Veterano
# fev/06
· votar


Baixista_de_Deus
cara,, na época eu usei os potenciometros originais no baixo... naum me lembro se eram lin ou log... mas sai menos q 10 reais fora os pot... pra montar...

Claudio Zotelli
Veterano
# fev/06
· votar


Qual a diferença entre usar potenciometros de 500k e usar de 250k?
dizem que para caps single o mais apropriado é de 250k, mas os originais da linha SX são de 500k que tbm são caps single!?????

Bico
Veterano
# fev/06
· votar


Claudio Zotelli
Qual a diferença entre usar potenciometros de 500k e usar de 250k?

Tb não entendi isso... Comprei pots de 250k pq em todos os esquemas q vi e pelas dicas do pessoal aqui do fórum, eram mais recomendados, mas todos os baixos q já abri para ver, os pots eram de 500k. =/

Mayzen
Veterano
# fev/06
· votar


moog
Moog, é vc msm! tu topa trocar uma ideia sobre o pre-amp da MM com um cara, chato, perfeccionista, q tá montando um MM mas q ñ sabe nada sobre eletrônica (EU)?!

obs: já tenho uma base do circuito q quero..tenho o esquema..tenho dúvida em relação a freqüências...

Claudio Zotelli
Veterano
# fev/06
· votar


Bico
Qual a diferença entre usar potenciometros de 500k e usar de 250k?

Tb não entendi isso... Comprei pots de 250k pq em todos os esquemas q vi e pelas dicas do pessoal aqui do fórum, eram mais recomendados, mas todos os baixos q já abri para ver, os pots eram de 500k. =/


Quem pode tirar essa duvida!?

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06
· votar


moog
E aê cara... vou te encher o saco de novo... fui comprar os componentes pra fazer o preamp e não encontrei capacitor de poliester de 1uF, comprei o eletrolitico mesmo. Tem problema??? Vai dar pau no circuito?? To com tudo aqui, mas resta essa dúvida aí pra eu poder terminar o preamp!!

Valeu moog!! Até mais!! Um abraço!!!

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Baixista_de_Deus
não encontrei capacitor de poliester de 1uF, comprei o eletrolitico mesmo.

acho que o eletrolitico tem polaridade.

urubull
Veterano
# jan/12
· votar


qual a diferença se eu colocar o capacitor do volume pro tone ou colocar o capacitor so no tone da perninha ( sou leigo, não sei o nome certo) pra carcaça dele?

guitarra Sx les paul custom hb neck , 777 ponte.

detalhe: o Cap neck ta com mais volume q o da ponte...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fiação, capacitores e potenciômetros...