Preciso de umas dicas com capacitores e tal

Autor Mensagem
Krist Novoselic
Veterano
# dez/06


é o seguinte. estou com um monte de auto falantes, twiter, medios e tal sobrando, vou fazer mais caixas com eles... E usalas no estudio..

MAs.. eu pretendo fazer as caixas com duas entradas... para separar os agudos do grave... usarei um amplificador para os auto falantes de 15. e um receiver muito pontente da philips para os agudos; uhauha

Quem souber ae me diz oq eu devo por nos super twiter e nos medios para eles funcionarem perfeitamente e nao queimarem.

A caixa q eu ja tenho pronta, tem uma corneta e um super twiter (selenium) para os agudos , so q a caixa tem aquela placa dentro pra dividir as frequencias.. eu vou desligar ela.. pq nao precisarei..vou fazer entradas separadas na caixa e por capacitore e tal como disse..

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


Eu nao sei nome/valores de capacitores e tal

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


PQP>> UHAUHA um PEQUENo erro... moderadores.. movam para o forum amplificadores por favor..

conehc
Veterano
# dez/06
· votar


Krist Novoselic
eh.. no forum de amplis eles explicariam bem melhor isso pra vc hehehe

mas já te adianto: capacitores servem como filtro de frenquencia... vc fara um crossover passivo com eles para que nao chegem nos falanes frenquencias que eles nao suportam muito bem...

como construir e calcular?

http://www.carinfo.com.br/materias/mat_s10.htm

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


caramba.. achei complicado nao tirou minhas duvidas. uhahu

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


pelo q lí umas coisas e tal... Se eu não for usar o crossover, é interessante usar capacitor nos auto falante tb?
esse caso eu nunca vi

conehc
Veterano
# dez/06
· votar


Krist Novoselic
é o seguinte: pra tweeters, cornetas, mid ranges, vc tem que colocar um capacitor em série com ele pra cortar as frequencias mais baixas (o valor do capacitor vai ser dado pelos calculos doidos naquele site)....

pra auto-falantes vc nao precisa tanto usar um filtro, mas se quiser, pode usar uma bobina em paralelo com os falantes pra cortar os agudos...


achei um outro site mais explicativo aki... da uma olhada:
http://www.autosom.net/artigos/crossovers.htm


ps: se nao entender, muda o topico pro forum de aplis e pergunta o carlos adolphus... ele com certeza vai responder

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


o foda q até hoje nao sei oq é paralelo e em serie

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


por exemplo, quando boto um capacitor no twiter, pego o fio positivo e ponho um capacitor antes de ir pro twiter.. isso é em serie?

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


ele no meio como se estivesse emendando o fio e tal. isso é em série?

conehc
Veterano
# dez/06
· votar


Krist Novoselic
exatamente... o capacitor fica entre o positivo do tweeter e o positivo do amplificador....

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


PAralelo seria no seguinte caso:
Tenho dois falantes....
Pego o positivo do cabo. ligo no polo positivo do falante "A" ,
pego o negativo do cabo , ligo no negativo do falante "B"
ae os polos q sobram nos falantes eu ligo de um pro outro.?

conehc
Veterano
# dez/06
· votar


nao... isso aí é uma ligação em série de auto-falantes... pra se ligar dois falantes em paralelo, vc o negativo do ampli no negativo de um falante, e depois puxa um cabo do negativo desse falante e liga no negativo do outro... o mesmo pros positivos... em resumo: ligue todos os negativos juntos, depois todos os positivos juntos...

pergunta: vc ta ligado nos lances de impedancia ne?

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


sim.. intendi agora

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


se eu ligo dois falantes com impedancia 8 ohms em série, vira 4 ohms e tal.
Se eu ligo em paralelo vira 16..
ISSo?

To com um probleminha aqui na caixa do baixo..
TA funcionando .. MAS>>>>
Quando toco ta acendendo o overloud(nem sei escrever)

o amplificador tem duas saidas, diz la q tem 8 ohms em cada uma.>
eu to usando uma caixa com dois falantes de 12. novik.. (acreditava q eram de 8 ohms) ligados em paralero em uma saida só;;;; 16 ohms supostamente entao..Como o ampli é transistor. nao deveria ter problema né.. era pra aguentar folgado 16 ohms?

Se a impedancia for alta de mais.. so vou ter queda de volume ou pode dar problema tb?
To pensando q esses falantes podem ser de 16 ohms sei la..ou algo do tipo. será q posso tentar liga-los em série so pra testar como fica? se tiver errado vai queimar na hora? ou se eu por pouco volume e ir aumentando de vagar rola?

conehc
Veterano
# dez/06
· votar


Krist Novoselic
esta dando overload pelo seguinte motivo...

a formula pra se acha a impedancia final é:

em série: Rf = R1 + R2 + R3....

Em paralelo 1/Rf = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3...


Quando voce liga os 2 falantes de 8ohms em parelelo temos: (provavelmente os falantes sao de 8 ohms... deve ter escrito neles...)
1/r = 1/8 + 1/8
1/r = 2/8
1/r = 1/4
r = 4

Ou seja, a impedancia final ai esta sendo de 4 ohms... se o amplificador tem uma saida de 8 ohms, vc esta ligando um sitema com o dobro da impedancia que ele suporta... a saida esta entrando em curto...

Pode queimar o amplificador isso... mesmo sendo transistor... ele esta trabalhando acima da capacidade....

Daí vc tem 2 modos de resolver isso?
1 - liga um auto-falante em cada saída de 8 ohms...
2 - liga os falantes em serie: (+ do ampli no + de um falante, - desse falante no + do outro falante, - do outro falante no - do ampli)

O certo mesmo seria a primeira...

PS: que amplificador que é? Porque dependendo do amplificador, o problema pode ser nele mesmo... Se for um pra instrumentos mesmo, cmo 2 saídas de 8 ohms, ele deveria aceitar na boa uma caixa de 4 ohms ligado em apenas uma das saídas, pq geralmente nesses casos essas 2 saidas estao em paralelo...

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


aaaaaaa, eu sempre achei q fosse ao contrario, em paralelo samava e tal.. entao em série q soma? vou ligar sem série.. nunca soube.
Se eu ligo eles em série quanto vou ter de impedancia?

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


o amplificador é um wattsom bem potente;; uhauhuah

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


tem escrito em cada saida 8 ohms?As saidas nao devem ser paralelas nao entao se nao ta aguentando

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


me explica essa formula direiro... oq seria R.. e de onde vc tirou esse 1? jjiauha

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


up

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


tentei ligar em série hoje e quase queimou,, hua. agora liguei um em cada saida.. o som ficou melhor, mais ainda acende quando toco forte<
acabo entao entendendo aquele overload como uma sobrecarga nos falantes e nao no ampli..

Jfactor
Veterano
# dez/06 · Editado por: Jfactor
· votar


Krist Novoselic


Fala brother, simplificando:

paralelo diminui 8 + 8 = 4
serie soma 8 + 8 = 16 (quando se liga em serie vc almenta a bobina de campo nos falantes em consequencia a impedancia aumenta.

Quanto aos capacitores e o seguinte:

se vc quer aquele agudo bem filtrado use 4,7 microfarad
se vc quiser um drive com um pouquinho de médio 3,3 microfarad, ou seja quanto maior o valor, mais o capacitor filtrara o som deixando passar somente os agudos, sendo que o limite máximo e o de 4,7, geralmente para médios se usam os de 2,2 microfarad.
se vc tiver um twetter bem forte use um de 3,3 microfarad, e mais legal vc usar um divisor de frequencia, tem de duas vias (agudo e grave) e de tres vias (grave, medio e agudo), eles já vem com os capacitores adequados ao que vc quer, não se deve esquecer que os divisores são comprados pela potencia que se vai usar 100W, 200W, etc...pois eles muitas das vezes usam capacitores e bobinas balanceadas de acordo com a potencia que eles vão trabalhar.
Agora tem tb os crossover que nada mais são do que divisores profissionais estes e que são os melhores pois vc liga os falantes em saidas independentes, (saidas de twetters(agudo), mid ranges(medios) e woofers(graves)).
não esqueça de medir as bobinas (saida) do falante primeiro, pois as bobinas podem estar roçando e alterando a impedancia, ligue e meça a impedancia antes de ligar.

Se o seu amp tem duas saidas de 8 ohms e porque ele trabalha em 4, dentro do amp ja e chaveado para paralelo, tome cuidado porque ate um certo tempo atras a maior parte dos falantes so eram de 8 ohms, agora ja inverteram a maior parte são de 4 ohms, e se vc ligar dois de 4 dara 2 ai e distorção, curto, fumacinha, cheirinho de queimado, etc...efeitos especiais rsrsrsrsrsrs

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


Pode crê. Valeu. esses falantes sao antigos, e tem escrito q é uma serie para instrumentos.. entao é quase certo de ser 8.

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


so n entendi pq quando liguei em série quase queimou;

Jfactor
Veterano
# dez/06
· votar


Krist Novoselic

não vai pelo que esta escrito, vc tem que medir e ver se realmente são 8 ohms, se os falantes são de 8 em paralelo daria 16 ohms então:

se o amp tem 100 Watts de potência em 8 ohms, com 16 ele cai para 50, mas se vc colocar 4 ai ele vai para 200, como ele não foi projetado para isso ai ele torra!!!!!!!!!!!

Da uma olha nos fios, plugs e nos falantes, não ligue nada invertido, preste atenção na ligação em serie o negativo do amp no negativo do falante, positivo do falante ligado no negativo do outro falante e positivo do falante ligado no positivo do amp.

pegue emprestado um multimetro e meça a impedancia em cada falante e depois no final das ligações (se vc conseguir um emprestado quem tem sabe medir)

conehc
Veterano
# dez/06
· votar


Jfactor
pergunta: tem como medir impedancia com multimetro??? eu acho que nao viu... se vc colocar um multimetro pra medir um falante, vai medir a resistencia da bobina... a impedancia é dinâmica, envolve mais coisas... nao me lembro muito bem como se mede, mas tem uma outras grandezas lá que entram no processo tambem...

se os falantes são de 8 em paralelo daria 16 ohms então:
certeza? num seria 4 nao?

Krist Novoselic
Qual que é a série do seu amplificador? eu ja tive uns wattsom... conheço um pouco eles hehehe

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


Acho q ele disse errado sem querer..acho q ele disse errado sem perceber... ahah rapaiz serie so olhando... alguma coisa 620

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


observem. os cabos q to usando sao gambiarrados.. metade cabo de guitarra.. metade fio pra auto falantes,,,,,, so se os cabos estao invertidos...(nao fui eu q fiz)
no cabo de guitarra, o fio q vem por fora trançado é o positivo ?

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


rapaiz,, sempre fico cabulado com esse lance de impedancia..
la em casa tem um receiver muito potente da philips.. com uma saida so funcionando..(choveu nele e a outra queimou)

Meu irmao ligava duas caixas em uma saida só.. cada caixa tinha um falante de 12, um medio, e um super twiter tudo de 8 ohms;; e quase derrubava a casa.. q maldição de um amplificador é esse? iaaijhuhua IMPEDANCIA NEGATIVA????? DUAS CAIXAS em paralelo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preciso de umas dicas com capacitores e tal