Capacitores do meu baixo explodiram?

    Autor Mensagem
    Maarcolla
    Membro Novato
    # jan/22


    Fala gente.

    Dia 29/12 chegou na minha casa o tagima millenium 5 top que comprei pela Internet, já tinha testado nas lojas. Mas a preguiça de sair de casa foi maior e comprei pelo mercado livre, chegou direitinho, todo embalado, sem nenhuma avaria. No dia seguinte estava na sala e escutei um barulho de estouro, e de fato veio da direção onde o baixo estava. Mas não imaginei que seria ele e como não achei nada ignorei. Hoje que chegou o afinador fui pegar o baixo para finalmente voltar a praticar depois de uns anos. E achei a fonte do estouro. Isso já aconteceu com alguem? A garantia cobre isso?
    Quando abri a bag já notei que as cordas estavam todas soltas, inclusive a ponte foi arrancada.

    Segue as fotos.
    https://imgur.com/a/m7yeiCo

    JJJ
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Ele é ativo? Acho que só capacitores eletrolíticos explodem e acho que eles só existem em circuitos ativos. Mas posso estar totalmente enganado.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Capacitores ou ponte???

    Cara, se tiver garantia acione! Caso não tenha procure um luthier. Mas como foi pelo ML, dá pra devolver.

    Como diz um colega meu: "Isso é Padrão Brasil" (mesmo que tenha sido feito na China...)

    Maarcolla
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Ele é ativo? Acho que só capacitores eletrolíticos explodem e acho que eles só existem em circuitos ativos. Mas posso estar totalmente enganado.
    Sim ele é ativo.

    Capacitores ou ponte???
    Cara, se tiver garantia acione! Caso não tenha procure um luthier. Mas como foi pelo ML, dá pra devolver.

    Como diz um colega meu: "Isso é Padrão Brasil" (mesmo que tenha sido feito na China...)


    Tem 5 dias que recebi, mandei mensagem pro ML e tô esperando resposta da loja.

    makumbator
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Maarcolla

    Vendo as imagens não tem nenhuma relação com a captação. Pelas fotos o que soltou foi a ponte. É instrumento novo ou usado? Soltar a ponte é algo muito sério. A madeira pode estar verde (ou podre) e por isso os parafusos se soltaram. Pode ser também hardware ruim (parafusos com problema ou muito vagabundos). E em último caso ter sido aplicada uma força muito excessiva pelas cordas estarem muito acima da afinação correta. Mas esse último cenário é mais improvável, pois o mais fácil são as cordas romperem antes ao se afinar errado (muito acima) e não a ponte toda se soltar.

    Maarcolla
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Vendo as imagens não tem nenhuma relação com a captação. Pelas fotos o que soltou foi a ponte. É instrumento novo ou usado? Soltar a ponte é algo muito sério. A madeira pode estar verde (ou podre) e por isso os parafusos se soltaram. Pode ser também hardware ruim (parafusos com problema ou muito vagabundos). E em último caso ter sido aplicada uma força muito excessiva pelas cordas estarem muito acima da afinação correta. Mas esse último cenário é mais improvável, pois o mais fácil são as cordas romperem antes ao se afinar errado (muito acima) e não a ponte toda se soltar.


    Ele é novo, ao menos foi anunciado como novo kk.
    acho que foi fiação mesmo, pois se der zoom na primeira imagem é possível ver fios arrebentados e saindo pra fora da madeira, acho que de fato deu algum curto e com o impacto arrancou a ponte.

    ejames
    Membro Novato
    # jan/22 · Editado por: ejames
    · votar


    As cordas exercem tensão sobre a ponte do instrumento. Por essa tensão, parece que os parafusos que a prendem se quebraram e ela soltou completamente. Esse foi o barulho que você ouviu, não teve "explosão", foi simplesmente o barulho mecânico da ponte se soltando. O fio que você viu (não dá para perceber com muita clareza nas fotos) provavelmente é apenas o fio terra, que costuma ficar preso da ponte.

    acho que de fato deu algum curto e com o impacto arrancou a ponte.
    O seu baixo, mesmo tendo um sistema eletrônico ativo, funciona com apenas uma bateria de 9v. Você pode literalmente encostar os dois polos de uma bateria completamente carregada na sua língua para fechar circuito e sentirá apenas um choque leve, não tem chance nenhuma de curto ter sido a causa da ponte do seu baixo se soltar, muito menos "explodir".

    Maarcolla
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    As cordas exercem tensão sobre a ponte do instrumento. Por essa tensão, parece que os parafusos que a prendem se quebraram e ela soltou completamente. Esse foi o barulho que você ouviu, não teve "explosão", foi simplesmente o barulho mecânico da ponte se soltando. O fio que você viu (não dá para perceber com muita clareza nas fotos) provavelmente é apenas o fio terra, que costuma ficar preso da ponte.

    acho que de fato deu algum curto e com o impacto arrancou a ponte.
    O seu baixo, mesmo tendo um sistema eletrônico ativo, funciona com apenas uma bateria de 9v. Você pode literalmente encostar os dois polos de uma bateria completamente carregada na sua língua para fechar circuito e sentirá apenas um choque leve, não tem chance nenhuma de curto ter sido a causa da ponte do seu baixo se soltar, muito menos "explodir".


    Entendi, então de fato foi a tensão das cordas que arrancou a ponte, pelo visto um defeito de fabrica, pois eu afrouxei as cordas e guardei, então se eu afinasse era capaz de arrebentar comigo usando.

    makumbator
    Moderador
    # jan/22 · Editado por: makumbator
    · votar


    Maarcolla

    O fio solto, conforme já falaram é a ligação do terra da captação com o fundo metálico da ponte. Ele é apenas soldado nela, e se rompeu pois a ponte saiu voando.

    Mas esse baixo foi vendido por loja ou particular?

    E não faça essa coisa de afrouxar as cordas para guardar se pretende ficar tocando com ele (a não ser que o instrumento vá ficar anos parado ou para envio por transportadoras). Mas no uso normal mantenha ele afinado e guarde normalmente sem afrouxar nada.

    ejames
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Maarcolla
    Entendi, então de fato foi a tensão das cordas que arrancou a ponte, pelo visto um defeito de fabrica, pois eu afrouxei as cordas e guardei, então se eu afinasse era capaz de arrebentar comigo usando.

    Chuto que o problema sejam os parafusos usados, já que eles quebraram de uma forma que não é nada comum. Parece que um deles se soltou e, pela tensão ter sido distribuída para o resto, eles quebraram juntos. Mesmo tensionando as cordas acima do normal e apertando demais os parafusos não é normal isso, esse tipo de falha "catastrófica" é mais comum quando são usados parafusos inadequados (seja por especificação errada ou problema de fabricação). Essas fábricas de instrumentos de entrada não costumam ter fornecedor "fixo" para esse tipo de componente, compram grandes lotes de onde acharem o melhor preço. Deve ter vindo um lote defeituoso e você foi o azarado da vez. Mas tudo isso é apenas achismo, enfim: acione a garantia. Eu inclusive seria um pouco mais incisivo e entraria em contato com o fabricante diretamente, dando detalhes mais precisos sobre o ocorrido. Mesmo sendo um instrumento de entrada, esse tipo de falha não é aceitável e poderia até provocar ferimentos.

    Ah, reforço o que o makumbator disse: não há necessidade de afrouxar as cordas para guardar. Seu instrumento possui uma peça regulável chamada tensor, a função dela é exatamente equilibrar a tensão que as cordas provocam no braço através do ajuste de sua curvatura. Afrouxar as cordas toda vez que for guardar só vai prejudicar a regulagem e estabilidade do braço, portanto é pior o do que simplesmente manter o instrumento afinado quando for guardar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Capacitores do meu baixo explodiram?