algumas dicas de palco !?!

Autor Mensagem
Slapbass
Veterano
# jan/06 · Editado por: Slapbass
· votar


Uma vez tb passei por isso ...da chuva (diga-se de passagem muito forte) como sou evangélico minha igreja havia realizado um evento de louvor e pregação da palavra na rua .....tudo ok palco grande, iluminação som muito bom, retorno maravilhoso...se num me engano foi patrocinado por um candidato na época (isso explica a aparelhagem boa.....rs) começamos a tocar, muita gente em frente ao palco.... tocamos algumas musicas e tava muito bom...intaum entrou a palavra né com o Pastor... do nada começou a cair algumas gotas ..e pensamos ah da pra continuar....cairam mais umas 5 gostas e depois o Toró...desabou em cima de todos ...a cobertura q até então estava suportando ..num aguentou mais e começou a vazar......corremos como locos pra desligar os equipamentos ....o tec de som sumiu....intaum metemos a mão de levamos tudo pra casa de uma amigo q mora perto de onde foi montado o palco......e o medo de tomar choque.....algumas caixas de Retorno e algums P.As tb molharam mas quem mandou o Tec sumir e num tinha carregadores ... (roldiers?)...rs....nunca tinha visto tanto cabo molhado e enrolado na minha vida....

isaqueras
Veterano
# fev/06
· votar


O Half fez eu refletir sobre a insalubridade na profissão de músico.
Como o tópico é sobre palco em sí, vou sugerir uns cuidados pra que a saúde de vcs n seja prejudicada.
* dando sequência a parada dos refletores, evite focar a luz diretamente (zóio). Tokei 2 anos numa danceteria sob uma fraca luz em tom amarelo. Acho que isso fu ferrou com minha vista. Tenho um amigo guitarrista albino (é sério), vou perguntar o que ele faz nessa hr, depois falo pra vcs.
* eu sei q é massa ouvir o som do bass na frente da coluna, mas isso é bem prejudicial aos ouvidos. Acho q ja falei sobre 3 amigos que tiveram problemas de perda de audição por exposição excessiva a som mecânico.
* Mantenha um bom preparo físico. Normalmente em longas apresentações, por mais jovem q vc seja, seu corpo sente. Procure n fazer sessões muito prolongadas, até carnaval tem intervalo.
Um bom alongamento tmb ajuda. Palavra do Sr. tendinite kkk.
* Se for 1 evento mais sério, seja-o tmb, n consumindo bebidas alcoólicas em demasia. Se fumar, lembre-se que tem mais gente no palco e se fizer uso de substância entorpecente, nem que seja um baseadinho... pô... ai n adianta eu falar de saúde por aki...katzo!
* Normalmente cbs, são instrumentos pesados. Por isso fike de olho na sua postura. nas aulas de conservatórios, isso é ítem obrigatório. Se vc n está sendo orientado sobre isso, reclame com seu professor.
* Mesmo que vc esteja com a corda no pescoço, evite emendar um trampo no outro. Estafa é um mal que atinge muita gente e os músicos n estão imunes a esse malefício.
* Pra dexcontrair... quem usa ribite é camioneiro.
* Manter a harmonia da banda, ajuda pacas. Tokei uns 4 meses com um bando de bosta metido... caí em depressão achando que eu que era o bosta.
* Tokar gripado n vira, princ se vc cantar. O bom é n acertar som pra esse período. Se ja tiver acertado, procure executar um repertório mais instrumental em tons mais baixos. No meu caso, já tokei fazendo back várias x, em todas começou arregaçando com a garganta e até na metade do trampo, meus ouvidos estavam estourando. Mesmo se vc n gosta, conhaque é uma boa nessa hr.
* Tem akela do se beber n dirija... lembra do zêleva que eu n tô legáááuuuu

Se alguém tem alguma recomendação pra complementar o que eu disse, por favor, posta aí...

isaqueras
Veterano
# fev/06
· votar


Em relação a tocar na chuva, tenho pavor de raios. Quem disse que raio n cai 2x no mesmo lugar, dv ser o mesmo idiota que disse q o criminoso nunca volta ao local do clima. Já viram falar de para-raios mal aterrado?!

James Bond
Veterano
# fev/06
· votar


isaqueras

Rapaz, vida de músico é mesmo sofrida!!

Tenho que confessar que já descumpri boa parte dos conselhos que tu deste um pouco acima... Por isso que eu já tô com a minha visão ferrada tb, e meio surdo... :D

Já toquei com uma pontinha de inflamação na mão, que graças a Deus não piorou, já cantei (várias vezes) com faringite, parecendo que eu tinha comido vidro ou engolido um gato vivo...

Também já cantei (quando eu ainda não tocava) com uma banda em que o guitarrista tinha o rei na barriga... O resto da galera era bacana, inclusive foi ali que comecei a me interessar pelo baixo. Mesmo assim, a banda mal durou três meses...

has4
Veterano
# out/07
· votar


MARAVILHOSAS DICAS! Parabéns!

Não quis abrir um tópico outro sobre o assunto, encontrei muita coisa legal aqui!

'repertiTÓRIO' (rsrsrs): Mantenha consigo mais uma cópia de todas as músicas que estão na sua pasta (uma outra pasta) à disposição e com alguém, pois se vc perder a única que trouxe consigo, tudo poderá estar perdido!

BAGS, HARDCASES, BOLSAS com seus equipos, instrumentos, ferramentas, sempre com alguma ficha contendo nome, telefone, endereço, etc... Já fui contemplado com meu próprio equipo esquecido quando o levava para o carro, isto, porque foi encontrado por uma pessoa honesta que ligou e me devolveu... putz que felicidade! Ahhhh ia esquecendo, é óbvio, além de PROTEGÊ-LOS bem! À PARTE: Até foto 3x4 já coloquei dentro de um guitarra... sabe-se lá, provarei dizendo: "pode abrir aí que tem uma foto minha!", ou ainda, "o que então tem dentro dela?" rsrsrsrs Enfim, personalize-os e "cheque-liste-os" rsrsrs!

Cara, FESTIVAL é um festival de cagadas mesmo... nestes, em especial naqueles bem desorganizados, o mais SIMPLES possível poderá sair o MELHOR, acreditem! Arranjos muito rebuscados, muitos músicos e instrumentos no palco, pode ser o fim, a perda... às vezes, um ou dois violões e vozes, serão o suficiente para substituir aquela ORQUESTRA que vc sonhou te acompanhando, mas num FESTIVAL, vale a pena um REARRANJO do seu som! Já que vc não será o único SHOW em um Festival onde a aparelhagem estará disponível a uma cambada de neguinhos! Acreditem!

Emprestar instrumentos... NEM PENSAR, NUNCA MAIS!

isaqueras
Veterano
# out/07
· votar


has4
Véio... achei que só Jesus Cristo tinha os poder da ressucitação kkkk...
Mas já que tu fez o favor de ressucitar esse tópico, vai uma dica importantíssima...
Ontem fui numa "audio pizza", evento realizado por um conservatório musical daki. Um evento pra descaracterizar as sonolentas audições dos conservatórios...enquanto vc assiste a apresentação dos alunos, professores e convidados, manda pra dentro um belo dum rodízio de pizzas e massas (particularmente adorei a parte das massas kkkk), mas voltando ao assunto...
... caras, por pouco a apresentação naum vira tragédia total...
O conservatório contratou uma galera que faz o back de palco (retorno) duns sertanejo e levou uma aparelhagem que só de potência tinha 2 de 800w...
...bom, como ex-rolddie imaginei que ia dar merda quando entrei no salão e ví duas centrais de distribuição de ar condicionado(split) e duas colunas de caixas com as referidas potencias a todo gáiz.
Naum deu outra... era só mandar peso no bass que caia a chave geral do salão.

A resposta pra parada é que o sistema que era bifásico já tava carregadaço com o ar condicionado e a montagem do palco improvisado resultou numa sobrecarga ainda maior botando o disjuntor abaixo toda vez que o som ganhava peso.

Pra naum prejudicar a apresentação, a mesma prosseguiu com o ar desligado. 250 pessoas sentadas comendo massa num salão de 200m2 dá uma acústica do caralho, dai o som ficou 10, mas foi bem foda a falta do ar, devia tar uns 40 graus la dentro.

Bom, depois dessa lenda toda... enfim vem o conselho...
... tocar em lugares estranhos, principalmente improvisados, requer um mínimo conhecimento da instalação eletrica desse local.

Se a tua aparelhagem é pesada (p.a. pra cima), é recomendado fazer a instalação no ponto mais próximo do medidor de energia, para diminuir uma parada chamada DDP, que é a perda de carga, que aumenta proporcionalmente com a distância.

Tomadas de palco são na minha opinião a maior traição... se naum tiver escolha, é interessante ter a mão pelomenos uma dakelas canetas de teste, pra naum torrar por exemplo uma fonte de pedais confiando no "110v" escrito na tomada, que na verdade era 220v.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a algumas dicas de palco !?!