algumas dicas de palco !?!

Autor Mensagem
isaqueras
Veterano
# jan/06


Lendo alguns tópicos tipo o de arrebentar as cordas, pensei em criar esse tópico pra discutirmos providências indispensáveis para uma boa performance em palco.
Peço a galera mais experiente ou que já passou por alguma saia justa por causa de uma falha, postar sua experiência e respectivamente seu sábio conselho.

FBassist
Veterano
# jan/06
· votar


1º Quando errar, continue tocando, não faça caras feias ou olhar para outro integrante.

2º Em um solo ou linha, caso errar alguma nota, insista nela! faça do erro um previlegio!

3º Passe o cabo sempre atraz da correia, pra galera que gosta de soltar a franga nao correr o risco do cabo sair.

4º Tenha o repertorio sempre em vista

5º Mantenha sempre um afinador ao seu alcance.

6º Faça alongamentos, não fique nervoso.

7º Passe o som antes do evento, sem estresse, com calma e qualquer coisa peça aux para o tecnico de som.

8º Mantenha sempre um jogo de cordas, uma bateria (no caso do instrumento ser ativo) e uma chave de fenda no bag do baixo.

9º Tenha carisma, olhe para o publico, sorria!

10º Não faça nada que você não tenha certeza se vai dar certo ou não!

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


vai a í a minha primeira contribuição:
* Você n é piloto de F1 para confiar totalmente na sua equipe e os Holdies n são os mecânicos da Ferrari, portanto, se vc faz uso desses valiosos profissionais (já fui 1), teste a aparelhagem e instrumentos antecipadamente. Shit Heappeness!!!!
* Tenha sempre a mão pelomenos uma corda G, um cabo reserva e um estojo de ferramentas para uso no seu instrumento (chave arlen, alicate, fenda, fita isolante...). Seria interessante se alguém levasse tmb um soldador, pois n esqueça que vc n tá sozinho no palco.
* Se vc é perfomático e gosta de ficar pulando e dançando ao tocar, n esqueça do que o nosso amigo Bertola falow sobre passar o cabo pelo talabarde.
* Entre em sintonia com os colegas de palco. Por muitas vezes, fikei um tempão tentando olhar para o braço da guitarra em várias apresentações.
Você pode até n olhar pro baterista, mas n tire o olho do bumbo, isso ajuda muito principalmente quando o retorno n tá la akelas coisas.
* Não se intimide com bêbados, invejosos, seguranças, padres (casamentos), pais da noiva (idem), dono do bar, crianças (que sobem no palco) ou qualquer outra pessoa. Vc pode até n ser um profissional, mas quando tá tocando n deve ser incomodado. Já viu alguém palpitar pra 1 médico durante uma operação siderurjika? Nessa hr o kara é o kara. Mesmo que o paciente já esteja morto, como é o caso dos legistas.

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Ótima idéia, camarada! Até pq aquela da corda merecia entrar pra história! :D

Bom, conselho agora não me ocorre nenhum importante, mas saia justa passei por uma há pouco tempo: além da minha banda, canto em um grupo vocal ligado a um colégio marista, e fomos a uma obra social com esse grupo fazer o lançamento de um CD do qual participamos. Uma puta estrutura, baita banda atrás, e a galera deslumbrada com alguns artistas famosos q estavam por lá... Bom, como já tínhamos chegado atrasados, não deu tempo de passar som, mas outro grupo tinha usado o palco antes, beleza, sem problemas... Subimos e fomos fazer a nossa parte, era só uma música. Quando eu tava em cima do palco, reparei q não tinha retorno... Cacilda, e agora? Tudo bem, segue o baile... Começa a música e um cara da banda base vem cantar com a gente, ele começa cantando sozinho, isso não tava ensaiado, mas "tá no inferno, abraça o capeta", né? Só q quando chega a nossa parte, eu não consigo ouvir a minha voz... e nem a de mais ninguém do grupo. Olhei pro mic, tava ligado. Virei pra mesa e gesticulei:"não to me ouvindo" Fiz isso, uma, duas, três vezes, e nada. Terminou a música, aplausos, descemos e ainda veio gente nos cumprimentar dizendo: "a apresentação de vcs tava muito legal, só q não deu pra ouvir nada"... É mole?

Bom, então o conselho é: nunca deixe de passar som, e se caso acontecer alguma merda, finja q é parte do show!!

FBassist
Veterano
# jan/06
· votar


O amigo isaqueras citou uma coisa que acontece muito, gente ignorante, bebados de final de festa, invejosos que adoram criticar e falar asneiras, para essas pessoas o repertorio nunca está bom, não fique nervoso, em um evento é completamente impossivel agradar todos os gostos, tem sempre um ou outro que adora criar intrigas e confusões, o maximo que você tende a fazer é ignorar e manter o espirito de profissional, isso faz parte de nossas vidas, é chato mas devemos ficar quetos porque dependemos dessas pessoas para comprar nosso pão.

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
sobre passar o cabo pelo talabarde.

O que é isso?

Slapbass
Veterano
# jan/06
· votar


talabarde mas achu q na verdade é Talaberte..ou não??? é a alsa

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


Eu conheço tb como talabarde, embora só conheça uma pessoa q chama assim. É a famosa correia. O q o isaqueras disse é, quando conectar o cabo no instrumento, fazê-lo prendendo-o à correia, para que fique uma sobra que, caso vc ou alguém pise sobre o cabo, ele não se solte do baixo, pois ainda tem uma "folga"... Isso pra mim já virou hábito, como usar o cinto de segurança ao dirigir.

bya
Veterano
# jan/06
· votar


Eu tenho 1 dica... Seja sempre bem legal com o técnico de som...


Hehehhehe! Bjo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


Minhas dicas:
1- Tente não se dominar pelo nervosismo
2- Erros acontecem, siga tocando
3- Cheque TODO o seu equipamento antes do show e confira a afinação
4- Construa um pedalboard para evitar fios de um lado para outro, com ele, é "plug & play"
5- Lave bem as mãos antes de tocar, e limpe bem o instrumento depois
6- Cuidado com copos d'agua ou de cerveja em cima do amp ou perto de pedais
7- Sorria sempre, e mais ainda para sua namorada(o) ou "paquera" da noite
8- Seja calmo e ducado, mas insistente, com o técnico de som
9- Coloque os amplificadores o mais alto possivel
10-Não fique "duro", divirta-se, mexa-se, "balance", dance, etc (se tiver espaço)
11- Tenha sempre um instrumento de reserva. Trocar corda arrebentada no meio do show "corta" todo o "barato" seu e da banda

bya
Veterano
# jan/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Nossa, Bertola... fechou...

Mas acho que o tópico que vc deveria sublinhar era o "10-Não fique "duro", divirta-se, mexa-se, "balance", dance, etc (se tiver espaço)"

Odeeeeeeeio ver show de estátuas... 50% do show é imagem, então... Se não tiver espaço, vá para o meio da galera, se vira!

(e a do técnico é importante... Sério. Não adianta o quanto vc toque, se o técnico estiver afim de te boicotar, vc está ferrado...Heheheh!)

Bjo!

Simonhead
Veterano
# jan/06
· votar


FBassist
isaqueras
James Bond
Mauricio Luiz Bertola

Muito boas dicas. Gostei! :D

elvisinbrain
Veterano
# jan/06
· votar


ter a namorada na banda

a melhor dica de todas :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


elvisinbrain
Não concordo. O bom é arrumar uma namorada depois do show! (ou antes) Ah,ah,ah,ah,ah,ah.....
Abç

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Essa do "pedalboard" é muito boa, não tinha me ocorrido essa pq eu não uso pedal, mas conheço guitarrista q chega a se perder no meio de tanto pedal...

bya
Técnicos de som podem ser pessoas bem legais, se não estiverem contra nós...hehehe
Tenho alguns de extrema confiança, que já me tiraram de muitas frias e ajudaram a fazer ótimas apresentações; em compensação, tem uns que seria melhor que nem estivessem lá... São minha sina!! :D

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Capítulo a parte: Os casamentos - convencionais

Casamentos são na maioria dos trampos os onde ocorrem as situações mais inusitadas. Digo isso de experiência, pois tokei no mínimo uns 100 em minha curta carreira de músico pré-profissa.

* Se vc vai tocar na Igreja e na festa, com a mesma aparelhagem, contrate um holdie de confiança, pois ele é indispensável tanto pra carregar a aparelhagem como montar o som.

* Ao montar o repertório, não esqueça de sugerir para igreja hinos temáticos e extremamente emotivos. É uma ocasião para ficar lembrada como singular.
Já na festa, n esqueça que normalmente é dividida em em:
"Tô perdido e vou sentando", aí vc manda instrumentais, mpb, baladinhas;
"Tô me achando e reconhecí minha galera", vc manda uns rock nacionais, reggaeszinhos, bem light
"Hora do rango", pode tocar qualquer coisa que a sapaiada n tá nem ai com a banda, mas sugiro intrumentais de bandas internacionais. Soam bem ao ouvido e fazer bem à digestão.
"Viemos pra festar", aí vc dá o melhor de sí, partindo pra sons mais apimentados e dançantes, tipo os Axé do FBassist, Rock e Pop Nacional atual, depois vc pede 5 min pra comer ou decansar. Ah! N esqueça de levar ap para o som ambiente enqt vc descansa.
"Pai e Irmão da Noiva bêbados". Tenha sempre 5 músicas Sertanejas no bag. Mas só toke as 5, senão vc se fode!
"Todo mundo Agitando e vc começando a querer ir embora". O controle da animação do salão indiscutívelmente é feita pela música. Reduza gradativamente essa animação, inserindo temas mais cansativos tipo Le Gibi, Easy, Maluco Beleza... (putz essa última é pra mandar embora mesmo kkk!)
"El gran Finalle". Seja cortez, despeça-se com ar de nos vemos na próxima. Taí uma boa hr de vc mostrar algo da sua banda.

PelamordeDeus, n faça apresentação dos músicos da banda, pois isso ja caiu de moda desde o RPM de 1985 e vc n é o Astro da festa.

Pô tem 1000 coisas, mas n dá pra falar tudo.

* essa regras n valem para casamentos estilo Rave, muito comuns no Interior de São Paulo e inserção aki no Paraná.

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Excelente a dos casamentos... É bem por aí mesmo...

Maluco Beleza... (putz essa última é pra mandar embora mesmo
huahauhauhauahuha... Sem contar que invariavelmente surge alguém lá do fundo que grita: "Toca Rauuuuul!"

n faça apresentação dos músicos da banda
Putz, o vocal da minha banda adora apresentar a banda... até em ensaio ele faz isso!!hauhauhauahuha

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


James Bond
kkkkkkkkk! Esse tóca rauúúú é crássiko!

Deixando de lado o aspecto comportamental, afinal, cada banda tem a sua performance, alguém poderia postar sobre Mapa de Palco?!

Taí a minha curta contribuição:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/41422/

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


Opa, acho q foi o link errado, isaqueras... Ou será q era só isso mesmo?

Manticore
Veterano
# jan/06
· votar


PelamordeDeus, n faça apresentação dos músicos da banda, pois isso ja caiu de moda desde o RPM de 1985 e vc n é o Astro da festa.

Faz tempo que não vejo as bandas se apresentarem, tipo...falam o nome do cara, ele faz um solo e passa pro próximo...sempre achei da hora isso :)

Mr Moses
Veterano
# jan/06
· votar


Seja sempre bem legal com o técnico de som...

Isso é muito importante. Ter o técnico de som 'no seu time' ajuda muito. Se puder, pague até uma cerveja pra ele depois do show...hehehehheh... ; )

As dicas até agora estão muito boas e cobriram quase todas as possibilidades deacontecimentos em shows. O problema é que Murphy é muito criativo e sempre rola algo inovador!!

Pensei numas outras aqui que podem ajudar.

- Algumas vezes, ainda mais quando vc está começando, é normal tomar uma ou duas cervejas pra relaxar. Cuidado com o excesso. O cara bêbado acha que tá arrebentando, e as vezes tá é destruindo a apresentação toda.

- Bem antes de começar a tocar, vá ao banheiro e dê uma boa mijada. Começar a tocar e 10 minutos depois ficar morrendo de vontade de ir ao banheiro é f#@$... Ainda mais se vc ainda tem horas de som pela frente... Não dá nem pra se concentrar.

- É de praxe chamar músicos conhecidos da platéia pra fazer uma jam. Muito cuidado nessa hora. Só chame caras que vc sabe q vão garantir, pergunte se o cara SABE tocar a música, e não apenas conhece, se o cantor garante cantar no tom que está ensaiado, avise ao cara se alguma parte é tocada diferente pela banda,
e nunca, NUNCA, deixe um desconhecido subir ao palco, nem q ele tenha um selo de "Aprovado pelo Inmetro"... nunca se sabe.. outro dia desses, o vocalista da minha banda chamou um cara q conheceu na aula de canto pra subir ao palco... pqp... era melhor q eu tivesse cantado e eu sou um terror no microfone!! Maior queima pra banda!

- Se jogarem uma garrafa e ela pegar em vc, cheque se não sangue jorrando em profusão, e continue tocando!! A galera vai ao delírio!!

- Sempre tem um bêbado chato pedindo uma banda ou música que vcs não ensaiaram . Não seja grosso, mande logo uma música parecida pro cara e prometa que da próxima vez rola, mesmo que vc tenha a intenção de nunca tocar "Sandra Rosa Madalena"... o cara para de encher o saco!!

- Acontece de rolar briga onde tem muito álcool, mulher bonita e pit-boys. Nessa situação, queria saber o q vcs fazem. Qdo rolou com minha banda estávamos tocando Ana Carolina, na maior paz, e o couro comendo, ao redor da festa... hehehehu... se ainda fosse um Led ou Sabbath...hhehehe
Que é melhor fazer??
a) Parar a música e pedir paz?
b) Continuar tocando, pois a música acalma as feras?
c) Cortar a música se ela for lenta, e enveredar na hora pra um Pantera ou Slayer pra ver o sangue jorrar?!? Hhheheue...

Abraços

Claudio Natureza
Veterano
# jan/06
· votar


tem algumas dicas que acho importante:

1 - não empreste seu equipamento pra ninguém abrir show seu.

(eu fiz isso e me lasquei feio, os caras tocaram com um som que parecia o do Pink Floyd, tudo microfonado, perfeito, e na minha hora eu fui ligar a guitarra na sexta música, onde faço as bases e vocal, e o som do ampli tava ridículo, tudo fuçado, grave pra caceta, uma merda, e não tinha como ficar acertando som no escuro e na frente de umas mil pessoas).

claro que a inexperiência pesou, pois eu tinha mais é que parar tudo, mandar um caô pra plateia e equalizar a porra do ampli direito).

2 - Não fique no meio da galera bebendo antes do show, pois isso vai te estressar, vai te deixar nervoso, pois a energia que rola no meio da galera não é a ideal pra vc se concentrar no show.

3 - Não aceite tocar tarde demais, pois vc vai estar cansado e isso pesa na sua concentração no palco.

4 - Não mude nada na hora em suas apresentações, pois o ensaio é exatamente para fixar todo o desempenho que vai rolar no show.

abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


Claudio Natureza
Boas dicas!
Abç

marcioazzarini
Veterano
# jan/06
· votar


Já foi comentada, mas vale a pena reforçar:

Caso sua banda não tanha técnico, seja o mais cordial possível com o(s) técnico(s) de som do local onde irá se apresentar!

Se possível, providencie um Mapa de Palco e Input List com antecedência, para evitar surpresas desagradáveis, como falta de microfone, cabos, ou back-line incompletos, por exemplo.

Maurício_Expressão
Veterano
# jan/06
· votar


Aqui vão as minhas (e que não estão listadas)

1) Cabos (bons) de reserva é fundamental.
2) Estante para os instrumentos. Fundamental tb. Já pensou se o tiozinho de 134 kg pisa no braço do baixo e quebra?
3) Levar o instrumento certo na gig certa. Nada de levar o baixo Fender 1958 numa festa de casamento. Leva o Condor Bx12... Ninguém vai perceber a diferença no som mesmo.
4) Se for tocar no Sesc, dai pode levar o Fender 1958 e o Rick 4001 (para tocar Smoke on the Water e aquela música do Yes...)
5) Tenha sempre uma música do Raul na manga. Se alguém gritar toca Raul....
6) Ao final do show agradeça e vá para o backstage sem desligar o ampli.
Vai que peçam bis. Se você desligar e religar logo em seguida, pela lei de Murphy, o ampli vai dar pau.

Maurício_Expressão
Veterano
# jan/06
· votar


Ah! Um check list (por escrito) de todo o set. Pra não esquecer nada em casa ou no palco após o show.

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


Maurício_Expressão
Leva o Condor Bx12...

Pô, q preconceito!!hehehehehe

5) Tenha sempre uma música do Raul na manga. Se alguém gritar toca Raul....
Ah, pois é... Mais um confirmando a verdade. Sempre tem um bebum pra gritar isso. Aliás, eu tenho um amigo que é o meu "Personal Toca Raul Tabajara"...

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Capítulo a parte: O translado
Devemos fazer uma separação importante nessa hr: Instrumento é instrumento e aparelhagem é aparelhagem.
É logiko q cada 1 tem seu meio de transporte, carro, kombi, van (ui mamãe!), onibus, metrô...o katzo!
mas vamos supor que vc tem 1 transporte próprio, mesmo q seja o Chevette 78 do seu tio Osvaldo, cabe salientar uns conselhos:
* Ao acondicionar as caixas de som, cubos, retornos, dê pref para os bagageiros de teto, com a proteção necessária para o lado não musical de São Pedro;
* Potências , amplificadores, como são pesadaços, lojkamente na parte mais baixa (assoalho) - levar pot. sobre os bancos além de poder rasgá-los, tem o risco da vibração fazer uns baterem nos outros, podendo dar alguma kagada. Pode ver que bolo e ovo, todo mundo carraga no assoalho.
*Ferragens em geral, tais como pedestais, estantes de partitura, rack de teclado, podem ser facilmente acondicionadas proximas às laterais, deixando o espaço mais no centro para outros afins
*Bateria - cara, se vc tiver essa cruz pra carregar, peça ao baterista pra fazer o acondicionamento. Acho muito fácil estragar tudo, princ o suporte dos tontons. Pratos só no kasie.
*mesa de som, sacola de cabos, microfones, pedaleiras, podem agora ser acondicionados, sem peso em cima.
*instrumentos - JAMË carregue seu bass sem pelomenos uma capa de proteção. Tem um tópico que fala sobre o acondicionamento dos instrumentos no translado.
Aki estou expressando minha humilde opinião de ex- músico pré profissional aposentado (caraleo, essa eu forcei)
Se vc tem uma carga feita, e n tem condições de reservar o banco do karona pro seu amigão, faça com que quem estiver sentado no lugar dele, carregue-o com o corpo apoiado no assoalho e no banco, com o braço entre as pernas.
Se n der, derrepente é o guitarrista que já tá com a guitarra, escolha 1 local de superfície uniforme. De modo que n fique apoiado no braço.
Uma boa sugestão é atrás dos bancos da frente, no chão sobre os amp.


Bom, se alguém tiver mais 1 idéia ou discordar de algo que falei aki, posta ai... vamos discutir a relação kkk!
ps. Isso tudo "cabeu" num chevette 78, incluindo 1 piano eletromecânico Fender de 36Kg, mais velho q a ****** da minha **, q dava o maior sonzaço.

Ronin
Veterano
# jan/06 · Editado por: Ronin
· votar


1 - não empreste seu equipamento pra ninguém abrir show seu.
Genial... isto é muito engraçado, pois sempre que vc empresta seu instrumento depois de ter tocado, tudo rola tranquilo, mas se emprestar antes, na hora do seu show alguma coisa sempre acontece... tipo, corda arrebentada ou algo assim.

* Se vc é perfomático e gosta de ficar pulando e dançando ao tocar, n esqueça do que o nosso amigo Bertola falow sobre passar o cabo pelo talabarde.
Isto eu sempre faço... mas maldito show que toquei pouco tempo atrás e no palco tinha uma DirectBox com o jack completamente frouxo... tive de me ajoelhar no palco umas 5 vezes neste show para plugar devolta.

* Tenha sempre a mão pelomenos uma corda G, um cabo reserva e um estojo de ferramentas para uso no seu instrumento (chave arlen, alicate, fenda, fita isolante...). Seria interessante se alguém levasse tmb um soldador, pois n esqueça que vc n tá sozinho no palco.
Um penal ou caixa de ferramentas, em nome da banda, já seria suficiente... faça uma vaquinha com a geral e compre o necessário e carreguem para todos os shows... uma coisa que incluo sempre (além do que já foi colocado) é plugs sobresalentes e SilverTape (que salvou minha vida depois reconectar meu baixo no DirectBox 5 vezes no mesmo show).

5- Lave bem as mãos antes de tocar, e limpe bem o instrumento depois
Eu recomendaria também FastFret, que é um produto que deixa as cordas melhores de tocar e os dedos deslizando... dura uma vida e não custa nenhum absurdo. Tem a vantagem ainda de proteger as cordas.

6- Cuidado com copos d'agua ou de cerveja em cima do amp ou perto de pedais
Evite ao MAXIMO!! De preferência, compre uma daquelas garrafas de água utilizadas pelos ciclístas e tudo fica tranquilo... se necessário, deixa a cervejinha para depois do show. Ninguém merece um ampli em chamas por curto circuito de cerveja. Outra razão para evitar cerveja no palco é que ela é diurética... e nenhuma banda merece músico saindo do palco no meio da música para ir mijar.

9- Coloque os amplificadores o mais alto possivel
Talvés minha única discordância... eu prefiro os amplis no palco com um volume moderado desde que os PAs não influenciem no som do palco... prefiro o som do palco (retorno) mais baixo pois assim embola menos. Claro que isto varia de lugar para lugar... dependendo da acústica do ambiente você tem de atolar o volume para evitar de ficar escutando o eco ao invés do retorno.

- É de praxe chamar músicos conhecidos da platéia pra fazer uma jam. Muito cuidado nessa hora. Só chame caras que vc sabe q vão garantir, pergunte se o cara SABE tocar a música, e não apenas conhece, se o cantor garante cantar no tom que está ensaiado, avise ao cara se alguma parte é tocada diferente pela banda,
Eu evito deixar isto a todo custo... quando é para rolar um "convite" sempre tratamos de conversar com a pessoa antes e ensaia-la dentro da banda... bom ou não, cada banda tem sua forma de tocar e o ensaio se faz necessário. Jam é outra história, pois neste caso os "atropêlos" são esperados e parte do show... mas em shows o público vai para ver sua banda, e não algum convidado especial atravessando o seu som.

2 - Não fique no meio da galera bebendo antes do show, pois isso vai te estressar, vai te deixar nervoso, pois a energia que rola no meio da galera não é a ideal pra vc se concentrar no show.

De preferência se retire para um camarim, busão da banda, ou qualquer outro lugar tranquilo e faça um aquecimento com o instrumento... nada cansativo, apenas exercícios básicos e simples para soltar os dedos. Isto é ainda mais valioso quando existem horas de interválo entre a passagem de som e o show.

Só quis resaltar algumas dicas, acho que o pessoal foi bastante conciso e inteligente nas opinião e conselhos. Vou tentar lembrar de mais algum e postar:

- Se possível (e a grana permitir) tenha o acondicionamento certo para o translado certo. Cases são ótimos para carros, vans, ônibus com bagageiros e aviões, mas ter um comum (ou um bag/case) é ótimo para lugares aonde vc terá de caminhar muito ou para ônibus de linha, pois são menos espaçosos e você pode levar junto de você com mais tranquilidade e conforto.

- Evite problemas, não se afaste do seu instrumento. Curtir a festa é legal, mas acima de qualquer outra coisa você está ali como profissional, para tocar. Deixar o instrumento no palco ou no camarim, sem ninguém cuidando, e ir curtir a balada é um prato cheio para encontrar só o cheiro do seu instrumento. O ditado já diz: "Acredite em deus, mas tranque o carro."

- No caso de deixar instrumentos no porta-malas ou dentro do carro tome certos cuidados. Primeiro: pessoas que possam estar por perto vendo o que vc está guardando no carro... instrumentos e equipamentos são caros, e chamam a atenção. Segundo: de preferências por locais do carro aonde o equipamento em questão não fique à vista de quem passa. Terceiro: Cuidado com sol e janela... ninguém quer ver seu ampli suando nem o braço do seu baixo torcido e moreno depois de um tratamento de pele à base de luz solar incidindo através da janela.

- Viajando com a banda, sempre leve uma grana na carteira... vc sempre acaba precisando de algo e terá que comprar. Também é legal, se vc não conhecer o local, se informar sobre locais como padaria, lanchonete, posto de gasolina, farmácia e etc.

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Capítulo a parte - Os Festivais
Esse tipo de apresentação talvez seja a pior das ocasiões para dar cagada.
Festival: "Festa Artística em que se exibem várias obras de COMPETIÇÃO"
Essa é a palavra Mágica.
Inúmeras bandas, cada uma com uma regulagem pré determinada em passagem de som.
Uma carrada de instrumentos utilizados na mesma aparelhagem de base.
Reunião de cabras bons, maus, solidários, invejosos, deuses humildes, endeusados, auto endeusados...
Vamos la, ver se consigo partilhar a minha feliz experiência...
* Seja leal e correto ao inscrever uma música em um festival, principalmente se for de músicas inéditas. (acho q ja disse tudo sacam?!)
* Durante a passagem de som oficial, onde será regulada a aparelhagem para sua apresentação, esteja atento ao tempo. Todos tem o mesmo tempo pra fazer isso, mas sempre tem um engraçadinho que quer fazer isso mais de uma x.
*Lembre-se de que a passagem de som está sendo feita com o recinto vazio, por isso a reverberação pode te atrapalhar um pouco e na apresentação, pode ser que o som suma um pouco.
*Durante a apresentação, ao pegar o instrumento, enquanto vira a saudação confira a afinação e a regulagem do cubo e microfones.
Execute a música com seriedade, nada de fumar ou beber. Isso te descredibiliza e desmoraliza e muito perante os membros da comissão jungadora.
Ao final, agradeça e saia imediatamente. Tem mais gente pra se apresentar.
*O primeiro a se apresentar, sempre se dá mau, pois o juri está em aquecimento. (Se bem que ganhei 1 festival sendo o prim)
*O último a se apresentar, já sofre com a espera e a "desregulagem" progressiva com o passar das bandas.
* Se vc perder, n estresse, mesmo que a banda que ganhar for uma bosta. Outras oportunidades virão. Cuidado com as críticas nessa hora.
* Se vc ganhar, festeje, agite na apresentação da vitória, mas n esqueça dos outros, que como vc, se prepararam e lutaram por um resultado, que nesse momento é sofrível pra eles.
* IN OFF -
1)respeite os concorrentes durante as suas apresentações
2) Tente aprender com os outros, o que é certo e o que é errado.
3) Faça interação com outras bandas, discuta sobre instrumentos e técnicas
4)Se tiver apresentação de algum artista famoso, que em festivais normalmente são cabras bons, tente ao máximo entrar em contato com ele. Convença-o a ver as apresentações. Fui muito feliz em uma ocasião dessas.
5) Curta a festa (principalmente)
Em minha curta carreira, participei de pelomenos 15 festivais, saindo vitorioso de 2, dos quais n esquecerei jamais.
A experiência de tocar em um palco bem estruturado, com técnicos de som, holdies, diretor de som, iluminação e principalmente uma galera gigantesca é indiscritível.
Eu recomendo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a algumas dicas de palco !?!