algumas dicas de palco !?!

Autor Mensagem
joselopesjunior
Veterano
# jan/06
· votar


Gente!!! Depois de tudo isso estou sem palavras!!! Não sei nem com o que contribuir... Muito bom! Legal Isaqueras! O De onde voce é?

E para os "Toca Raul de Plantão" Vai aqui uma dica:

Nada de tirar Maluco Beleza ou Gita! Tira uma que, se o cara for realmente fã ele vai reconhecer. Aquela lado B legal porém desconhecida?

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/06 · Editado por: Claudio Zotelli
· votar


Gente!!! Depois de tudo isso estou sem palavras!!! Não sei nem com o que contribuir... Muito bom! Legal Isaqueras! O De onde voce é?

E para os "Toca Raul de Plantão" Vai aqui uma dica:

Nada de tirar Maluco Beleza ou Gita! Tira uma que, se o cara for realmente fã ele vai reconhecer. Aquela lado B legal porém desconhecida?


Toca rock da aranhas mesmo! hehehe...
Muito boa essas dicas mês que vem tenho minha 1ª apresentção e jah li o manual neste tópico! Vlw Galera!

asda
Veterano
# jan/06
· votar


Eu uso decotes....


Assim, o pessoal presta mais atencao no decote do que no playback.

joselopesjunior
Veterano
# jan/06
· votar


asda


Mas isso pra vc é facil né!!!! Vc é mulher! Pensou eu de "Decote" Que coisa mais brochante!!! kakakakakakaka

Rachmaninoff
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Eu uso decotes....
Assim, o pessoal presta mais atencao no decote do que no playback.


Posta umas fotos dessa sua técnica.

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/06
· votar


Rachmaninoff
asda
Eu uso decotes....
Assim, o pessoal presta mais atencao no decote do que no playback.

Posta umas fotos dessa sua técnica.


Verdade!

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


joselopesjunior
Sou de maringá-pr.
off - tocaraúúú - uma música que mexia pra caramba com todos em qualquer ocasião era "Tente outra Vez". Isso até o Zézé di Cuamargo ferrar com tudo. Depois disso só os bêbados de plantão pedem.
asda
você aguça nossa imaginação. Só por curiosidade... em que altura vc usa o baixo?

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Capítulo à parte - Barzinhos e seus palquinhos minúsculos
* ao acertar o som, em primeiro lugar veja se o estabelecimento tem alvará de música, para vc n ter seu palco invadido pelos fiscais da prefeitura. Isso é extremamente ultrajante e se a aparelhagem é confiscada, eles n tem o menor cuidado, empilham tudo na kombi, sem contar que dá o maior trabalho pra recuperá-la.
* É interessante que vc estude o local antes de fechar o som. Barzinhos normalmente tem muiro pouco espaço para os músicos. Veja que tipo de aparelhagem vc vai usar prakele recinto. Leve o essencial.
* Acerte o cahê e o numero de horas que vc vai tocar. É comum o bar lotar e vc tocar 2 h a mais, tendo de puxar akeeelas do baú, prejudicando sua permformance. Som extra=cachê extra.
* Deixe bem claro, quem vai pagar o que vc consumir e estipule uma cota.
* Seja cortês com os pedidos (mesmo que o cara grite toca raúúú). Barzinhos batem recordes de músicas pedidas e n executadas. Isso é frustrante. tente pelomenos tocar um pedaço no meio de outra música. É cool e vc se realiza, além de deixar a galera satisfeita.
* Tenha bom senso para escolher o repertório para cada tipo de bar. Não vá tocar "Shiny Happy People" num barzinho no interior do Mato Grosso, pois eu te garanto: Você apanha!
* Se n houver segurança na casa, na hr do intervalo, nunca deixe a aparelhagem sozinha. Além dos pilantras de plantão, ainda tem as crianças que adoram mexer nos instrumentos e a NBA (national bebuns association), que vive sentando na bateria. Nesse caso seja educado. Se n tiver jeito solicite ao dono do bar que resolva a parada.
* Ao final do som, confira minunsciosamente sua aparelhagem, principalmente se vc só levou os instrumentos. As desavenças por acusações de furto de ambas as partes, podem ser extremamente desagradáveis.
Sem contar que vc pode esquecer algo no palco.
Lembre-se que achado n é roubado e uc de bebado n tem dono e jacaré que marca... vira bolsa!!!!

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Essa última tá mais pra manual de sobrevivência!

Outras coisinhas que pode-se incluir no capitulo "Barzinhos":

-Tenha sempre na manga aquelas músicas que você acha que ninguém vai pedir, mas alguém sempre pede. Nunca limite-se a uma unica linha musical;

-Pra facilitar, caso você tenha problemas de memória, como eu, tenha sempre junto a sua "bíblia", com letras, cifras e o que mais for necessário (essa ajuda mais músicos de "voz e violão", mas quebra um galho);

-Não se constranja em não conseguir atender um pedido por não conhecer a música. Se o contato com o público for fácil, tente até mesmo negociar outra no lugar;

-Tenha sempre em mente que você não será o centro das atenções de todos os presentes. Tem gente que está lá para beber, conversar, e de vez em quando ouvir a "musiquinha de fundo". Portanto, não seja pretensioso e deixe quem não está a fim de te ouvir em paz, mesmo que possa ferir seu orgulho...;

-Reiterando o que o isaqueras disse antes:
Tenha bom senso para escolher o repertório para cada tipo de bar.
Isso também vale como: não tente enfiar seu gosto musical goela abaixo aos outros. Saiba que é possível que você, odiando MPB (exemplo), tenha que passar a noite toda tocando Tom Jobim e achando o máximo...

Minow
Veterano
# jan/06 · Editado por: Minow
· votar


editado.

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Hj tô 100 inspiração...
...
...
Se cv é viciado em cifra (acontece), ou vai acompanhar alguém e ainda n tem as manhas de pegar as notas no braço da guitarra, ou ainda vc é ruinhzinho de ouvido, preste atenção:
nunca imprima ou faça anotações em vermelho na " biblia" de palco.
Uma vez, a anta do Tecladista que eu tv acompanhando, me deu uma pasta com letras imprimidas e cifras anotadas em vermelho.
Tocávamos em um palquinho com iluminação colorida. Toda vez que mudava pra amarelo, as cifras somiam. Foi em um dos meus prim sons. Foi cômico e catrasrtófico.
Vc pode usar 1 dakelas lanterninhas de grampo de 1,99 presa na estante.
Ajuda pakas!

FBassist
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras

HUAhueuhhuAUHUHHHUUH q foda man!

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Ótima essa! Agora, cifra em vermelho... me cai os butiás do bolso! Cifra tem que ser em preto, negrito e , se for meio míope como eu, no mínimo em fonte 14...

Outra coisa sobre a "bíblia": procurar ter uma ordem na pasta, seja alfabética, por estilos de música, por tom, o que for. É muito chato ter que ficar no palco, no meio de uma apresentação, procurando a próxima música. Mesmo que esse alguém não seja você.

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Hey... alguém sabe como chama essa seqüência impressa em um papel em letras bem grandes, que a gente coloca no pé ou no retorno?!
Putz eu lembrava...tinha 1 nome tipo cola, sei lá!?
James Bond
Nakela época, mal tinha computador. Até me lembro que 1x batí à máquina 1 pasta interia. Tu é velho em Alvarenga ? kkkkkk
Interessante, que até hj, musicas simples como "A vida n presta", que eu lia em cifra, n consegui decorar. Ai ai ai, o pessoal do Cifraclub que n me ouça (ufs!).
Bom, nesse caso é bom que eles existam.

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Cara, tu tá falando da lista das músicas? Eu chamo de "setlist", mas deve ter um nome mais popular, por assim dizer. Era algo que eu tava pensando em colocar no próximo post...

Putz, agora eu entendi o porque da cifra em vermelho... Nessas horas é que eu sou feliz por ter um computador!!hehehe

Mas é verdade, a cifra é uma "muleta" que a gente carrega pra vida. Mas como eu tb uso pro voz e violão, e não sou só eu que dependo delas, carrego a minha pastinha pra cima e pra baixo...

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


Capítulo "Setlist" (seguindo o padrão do nosso amigo isaqueras...hehehe):

-Tenha sempre no palco uma lista, visível a todos da banda, das músicas a serem executadas na apresentação. Convém posicionar mais de uma cópia, geralmente uma ou duas na frente, perto dos retornos, uma próxima ao baterista e outras tantas quantas sejam necessárias para que todos possam ver o que está escrito.

-Siga à risca o que estiver escrito ali, a não ser:
> que o tempo seja diminuído e você não tenha como executar todas as músicas;
> que alguma das músicas já tenha sido executada por outra banda anterior à sua apresentação;
> quando você notar que alguma das músicas não se encaixa no contexto da apresentação.

-Use de bom-senso na montagem de um setlist. Não adianta, por exemplo, fazer uma lista repleta de músicas lentas, colocar uma lá no meio mais agitada e achar que aquela única música vai levantar o público das cadeiras.

-Uma boa técnica pra fazer setlists de apresentações fechadas (em que o público não pede músicas) é montar no formato parábola: começar com uma música forte, de preferência conhecida, para o público se agitar. Daí vai descendo o "termômetro" das músicas, até chegar às mais lentas, às "baladas". Neste ponto, volta a subir até o ápice no final do show, pra deixar a platéia com gostinho de quero-mais.

-Inclua na lista impressa o bis, e isso não será um ato de preciosismo ou pretensão da sua parte. Se não rolar o bis, sem problemas, mas se rolar, você já se preveniu. Isso poupa tempo.

-Procure montar previamente a lista de acordo com o tempo disponível. Calcule uma média de 4 minutos por música, isso lhe dará tempo de sobra para entrada e saída de palco, e pausas entre as músicas (também conhecidas como aplausos!).

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Uma vez, a anta do Tecladista que eu tv acompanhando, me deu uma pasta com letras imprimidas e cifras anotadas em vermelho.
Tocávamos em um palquinho com iluminação colorida. Toda vez que mudava pra amarelo, as cifras somiam. Foi em um dos meus prim sons. Foi cômico e catrasrtófico.
Vc pode usar 1 dakelas lanterninhas de grampo de 1,99 presa na estante.
Ajuda pakas!


Comédia...huahua

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


James Bond
Boua! Mas o nome é outro. Vou mje informar.
Claudio Zotelli
Trágico-comédia vc quis dizer kkkk!

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


Problemas com iluminação!

Essa do isaqueras catando cifras no meio da música me lembrou de uma situação que é mais frequente do que parece: Já aconteceu com alguém estar no meio do show e de repente o cara da luz põe aquele canhão flash em cima de vc e com a luz piscando, vc mal consegue se achar, ainda mais se precisa olhar para o braço do instrumento? Ou pior, aquela luz piscante causando um mal-estar terrível, que chega a dar vertigem?

Aconteceu num show da minha banda. Logo que começou a música em que eu tinha um solo, a luz começou a piscar (aquele maldito canhão) e eu me apavorei, não conseguia olhar direito pro braço do baixo... Mesmo assim, consegui fazer tudo direitinho, a galera veio abaixo!!

Pior que meses depois, quando falávamos sobre essa apresentação, o nosso batera disse que quase passou mal, ia desmaiando por cima do bumbo e chegou a ver dois vultos do lado dele, uma mulher e uma criança, que certamente não estavam no palco...

Alguém já teve uma dessas experiências sobrenaturais com canhões de luz?

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


James Bond
Deve fazer sentido. só de olhar pro monitor ja me embrulha o stâmago.
Outro fator que deve-se levar em conta, é a exposição contínua a esse tipo de iluminação. Ou vcs acham que câncer de pele é coisa exclusiva do sol?
Isso n ocorre somente em shows de grande monta, em palcos monumentais. Os programas de auditório ou simples gravações de Estudio de televisão abusam da luz.
A recomendação, obviamente é a de uso de protetor solar e ... acredite, os artistas n usam óculos escuros apenas pra pagar de bad boy (girl), é essa a finalidade dos óculos escuros.
Tem um lerinho, além dakela outra finalidade, tmb é uma boa para depois do show, kkk.

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


AI MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Karas, o que eu ví esse dias, realmente me fez levantar uma questão e discutir com vários amigos músicos e não músicos e o que vou lhes contar me deixou um tanto quanto chocado.
Dia quente. Juntei a minha mulher e as crianças e fui passar o dia em um parque temático aki da região.
Chegando lá havia um puuuta palco, com uma aparelhagem de cair o queixo. Tudo muito bonito, aparelhagem potente, etc.
O palco estava instalado sobre um lago artificial de piso de concreto alisado, pintado de azul.
Na hora que começou o som, que por sinal tv divino, a área em frente ao palco lotou em poucos minutos.
Muita gente dançando, outros sentados e... eis que de repente... o lago, que na verdade era uma piscina, começou a encher de água.
Eu que estava tomando minha Skolzinha, deitado em uma espreguiçadeira de plástico, fiquei paranóico.
O palco estava montado sob estrutura metálica. Os p.a., n ficaram 50 cm acima da água quando em minutos a piscina se encheu.
Fikei imaginando akeles cabos de 50mm, mergulhando na água. ou qualquer outra cagada parecida acontecendo.
Gentes, eu n tv acreditando no descaso da direção do parque com a platéia e por sua vez com os músicos e pessoal de apoio.
Eu fikei com medo de descer da espreguiçadeira pra vcs terem idéia.
Mas fui corajoso e sai correndo e pulando como se tivesse pisando em brasa, quenem doido pra longe dakele lugar.
Em porto seco, livre da água que me assombrava, tive a visão do inferno:
Fazia uns 38 graus, daí algum sábio resolveu ligar uns sprinter em forma de arco ao redor do palco.
Eu lhes garanto, quase gritei para que todos saissem da água e por sua vez os músicos do palco, pois os sprinters criaram um denso vapor d'água, que além de refrescar a galera, encharcava parte do palco.
Ao invéz de gritar, preferí confiar em Deus e graças a ele mesmo, nada de mal aconteceu.
Partilhei com vocês essa sofrível experiência para alertar sobre a segurança do trabalho.
Além da galera que tv lá curtindo o som, tinha profissionais, musicos talentosos arriscando suas vidas!!!
Quando forem participar de um evento desse porte, procurem saber se a empresa contratante, tem engenheiro de segurança, ou alvará do corpo de bombeiros para a execução do show.

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Ah! Um detalhe... o baixista era o único que tv descalço. E usava um strinberg.

Half
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
hauhauhauhuah kcete cara, vc eh mto comédia...
Eu não entendi direito uma coisa que vc falou das luzes de palco x câncer de pele x protetor solar... Dá pra explicar melhor!!??!?
E outra coisa... O que eh "vertigem"??

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


Half
Vertigem=tonteira, sensação de "perder o chão" sob os pés...

isaqueras
Cara, que loucura! Bando de gente sem noção! Acredito que eu teria a mesma reação, tanto de pavor quanto a de querer tirar todo mundo dali... Imagine-se que uma simples caixa mal aterrada, em estúdio, em condições normais, já pode dar um puta choque... O que presenciaste foi bem definido como a "visão do inferno"!

o baixista era o único que tv descalço. E usava um strinberg
Se dependesse da qualidade do dito-cujo, o pobre viraria uma tocha-humana!

Half
Veterano
# jan/06
· votar


James Bond
Hummm ok, vlw, registrado no banco de dados!

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Half
As lâmpadas usadas nos canhões, holofotes, tem uma luminosidade muito elevada e para ter esse efeito elas transformam muito rapidamente energia elétrica em energia calorífera. Isso causa uma irrradiação (eu disse isso e não radiação igual a de hiroxima kkkk), que pode em várias circunstâncias causar queimaduras tanto na pele como nos olhos.
A exposição à essa irradiação pode, em demasiadas condições causar malefícios à saude. Um deles é o câncer de pele.
Sabe as luvinhas da Ana Maria Brega? Pois é , n é só frescura não. Ela as usava por n se adaptar à incandesc6encia dos holofotes do estúdio.
Fui kraro?
Bom, eu sou um humilde engenheiro metido a músico amador. Essas dicas, peguei de um colega médico, formado em medicina do trabalho, que é quem manja realmente da bagaça.
Se alguém pode explicar melhor como funciona esse dano à saúde, eu agradeço.

marcioazzarini
Veterano
# jan/06
· votar


Capitulo a parte: CHUVA!!!

Putz... passei por várias dessas... Já perdi as contas de quantas vezes já peguei chuva em cima do palco... E o pior, é que em alguns casos, o palco tinha furos no teto! hehehe

1º - Se achuva ocorrer antes do início do show: após a passagem de som, procure cobrir tudo o que for possível com lonas plásticas! Ao menor sinal de chuva se aproximando., Por isso, sempre é bom ter lonas junto ao seu equipo! Não deixe pedaleiras ou equipamentos elétro-eletrônicos direto no piso do palco! Deixe-os em cima de algum apoio at´w o momento do show!

2º - Se vc está no meio do show, a chuva veio e a galera (público) não ta nem aí pra ela: concentre-se no que está fazendo, e procure lugares mais secos no palco. Caso a chuva esteja muuuito forte mesmo, colocando em risco o seu equipamento e/ou sua vida, explique para o público que a situação ta delicada, e que no palco não tem estrutura pra continuar com a chuva, e de uma pausa mesmo... Só q neste caso, vc corre o risco de mandar a galera embora, pra não mais voltar! Mas vale a pena por seu equipo, e por sua vida!

3º - Após a chuva: seque tudo o q for possível no palco mesmo! Ao chegar em casa, retire tudo dos cases/bags/mochilas, e deixe secando ao ar livre, mas LONGE DO SOL! O que for eletrônico e der para abrir, abra, e deixe secando!

JAMAIS LIGUE UM APARELHO MOLHADO NA TOMADA! Vc corre o risco de tomar um choque e estragar definitivamente seu equipo.

Quanto ao baixo.. Bom... Madeira+ água = empeno!

Isso mesmo... Procure secar bem o intrumento com um pano seco, e deixe-o secando na sombra, em posição neutra (pode ser em cima da mesa, com as cordas para baixo. Cuidado pra não apoiar o instrumento pelas extremidades!!! NÃO SOLTE AS CORDAS!!! Isso causa alívio de tensão, e o braço pode empenar para trás!!!

Evite dar choques térmicos no seu instrumento! Isso que é o maior vilão da madeira!

Bem.. Por enquanto é só... depois posto mais dicas/experiências q já poassei pr aí... hehehe

Abraços!

joselopesjunior
Veterano
# jan/06
· votar


Esta da chuva ocorreu comigo uma vez!!! A sorte (pelo menos para nós da banda) era que todo o equipo era locado! Cara!!! Esta foi comica! Maior sol! Minha cidade (Joinville SC) tem dias que chega facil aos 40 graus! Sabadão... Maior sol.... Vai rolar!!! Fomos todos felizes!!! 3 musicas depois parece que São pedro não gostou do som!!! Nunca vi tanta agua ao mesmo tempo!!! E o mais engraçado!!! Quando a galera foi embora... os Equipos pararam todos... Desmontamos tudo... Saiu o sol denovo!!! Sem comentários!!!

Half
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Putz cara, interessante, minha mãe é médica do trabalho, vou ver se ela sabe alguma coisa disso...
Nunca iria imaginar que holofote de estúdio pudesse causar tais danos, semelhantemente à luz solar... Abração!

James Bond
Veterano
# jan/06
· votar


Bom, não me arrisco a tentar explicar porque a minha área é Direito... Mas que as luzes de palco podem sim causar todos esses malefícios eu até ja sabia. Aliás, basta ficar sob uma delas por uma meia hora, e se você tiver a pele clara, poderá sair de lá um tanto "bronzeado"! Isso já aconteceu comigo! Tá certo que eu não sou nem branco, sou translúcido, mas saí de lá com o rosto vermelho...

Problemas com chuva nunca tive, pelo menos não na hora do show. Se bem que uma vez tive uma apresentação do Grupo Vocal em espaço aberto, e o chão estava molhado da chuva, o palco era alto, mas era daqueles tubulares, modulado, caindo aos pedaços. Sei que não havia aterramento que segurasse, todos os microfones davam choque. Depois eu descobri que a fiação do palco estava mergulhada numa poça sob o palco... Ali é que eu vi o perigo pelo qual passamos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a algumas dicas de palco !?!