A música exige um raciocínio analítico-matemático ou mais analítico-sensorial?

Autor Mensagem
zegotinha
Veterano
# dez/05
· votar


desculpa o sarcasmo aew

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Muito bom o tópico mesmo, mas voltando a pergunta do mesmo.. eu considero que pra se entender uma música em sua totalidade exige tanto um raciocínio analítico-matemático quanto um raciocínio analítico-sensorial, não havendo "mais de um que o outro".

storrecilha
Veterano
# dez/05 · Editado por: storrecilha
· votar


pra se entender uma música em sua totalidade exige tanto um raciocínio analítico-matemático quanto um raciocínio analítico-sensorial

um pintor famoso disse:

"a arte é 5% inspiração e 95% transpiração"

ou seja, o analitico-sensorial se adquire, as vezes vem até "de graça", já "nasce" com a pessoa...

mas o analito-matematico precisa de muito trabalho mesmo!!!

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


storrecilha
tem razão.

WelingtonSR
Veterano
# dez/05 · Editado por: WelingtonSR
· votar


Vejam estes dois casos hipotéticos:
1)
SINTOMA:
Aluno para professor na aula de baixo: "entender, eu entendo, mas tocar eu não consigo." O cérebro já sabe o que tem que ser feito, manda a mão executar e ela não obedece.
DIAGNÓSTICO:
analítico-matemático OK!; Sensorial precisa TREINO (ADESTRAMENTO MESMO!!!)
2)
SINTOMA:
Colega de colégio: "prá tocá béte balanço bota esse dedo aqui, esse outro aqui, um tu toca normal, outro tu dá uma fisgada..." Aí o cara vai lá e tira a musiquinha sem saber direito o que está fazendo.
DIAGNÓSTICO:
analítico-matemático fraquinho; Sensorial a toda potência e se desenvolvendo.

fanho
Veterano
# dez/05
· votar


confrade, eu acho que a musica nao esta "diretamente" ligada ao raciocinio, ao grande numero de dados matematicos ou sensoriais processados pelo cerebro em uma determinada apresentaçao classica, a musica classica atordoa a forma de seu pensamento de uma forma inigualavel, um pessoa comum (fã dos pops da vida) escutando um classico, nao ia gostar, mais concerteza ia saber o que o autor estava pensando naquela determinada musica. Muitos nao sabem que tecnica o autor usou, nem em que tom esta a musica, mais em um determinado lado fisico, tais vibraçoes influenciam na maneira de seu pensamento. Musicas que mechem com a forma em que seu cerebro processa tal informaçao, sendo matematico ou sensorial.

raciocinio analitico matematico, tem, mais nao essencial
raciocinio analitico sensorial, no que diz respeito a sentir a musica, é o que esta faltando nas musicas de hoje em dia.

discurção interessante, nao é algo que tenha uma resposta certa, ou melhor, nao há um certo, mas sim, a o que se pensar. Ai onde se encontra a diferença entre os comodistas, e os aplicados.

isaqueras
Veterano
# dez/05
· votar


Sou um completo ignorante. Toco baixo de ouvido, sou meu próprio luthier e pior ainda... n pego num livro de português a 22 anos.
Só faltava eu gostar de sertanejo!

yuri ajala
Veterano
# dez/05
· votar


axo que o raciocinio sensorial acaba tomando conta do matematico, sabe qndo vc sabe todos akeles anos de teoria, muita svezes nao precis ficar pensando naquilo pra fazer a musica boa d se ouvir, qndo se cria com emoçao, sensorialmente por assim dizer creio que inconscientemente você esta aplicndo aquelas leis matematicas - caso contrario (em termos)nao haveria uma harmonia, nao sendo assim la a coisa mais agradavel de se escutar -
mas agor aum solo improvisado, aquela coisa q antes de deitar vc poe o instrumento no colo, esquece de tudo da sua vida e sua unica preocupação é qual será a proxima nota a soltar, você usa todo teu sensorial, aliado inconscientemente ao teu conhecimento solido, matematico e tal..
axo que é por aí ^^'
nao eu nao sei praticamente nada de teoria.. mas eh pr aopinar, ceeert? ^^'''

axo interesante ese tipo de topic =D
mto mesmo!

Frances Farmer
Veterano
# dez/05
· votar


ZzZzzzZZzzzzzzzzzzzzZZzzzZZz!!!!!!!!! q sono me deu kendo esse topico!!

WelingtonSR
Veterano
# dez/05
· votar


Tem uns que já chegam se auto declarando umas toupeiras... Vamo combiná o seguinte: aqui ninguém é ignorante. Se fossemos, não saberiamos usar um PC, a internet, um forum e, muito menos, tocar um instrumento (ainda que mal e porcamente). AINDA QUE SE FAÇA TUDO ISSO INTUITIVAMENTE, SEM TER PASSADO HORAS EM CURSINHOS DISSO E DAQUILO.
Agora demanhã tava praticando digitação e cordenol com o metrônomo (HEHEHE TÔ DE FÉRIAS!!!) e pensei nessa discussão... e pensei no que eu tava mobilizando para fazer o exercício... 1) tem que escutar o metrônomo, 2) se acostumar com a batida, 3) mão direita, 4) mão esquerda, 5) automatizar tudo... 6) ADESTRAMENTO!!!
E PENSANDO NISSO ERREI O EXERCÍCIO, ME INDIGNEI E TÔ AQUI!!!
Tem hora que é bom não pensar muito, o negócio e treino mesmo...

yuri ajala
Veterano
# dez/05
· votar


WelingtonSR

huauhauhahuauahuaauhuauauhahaua
cara raxei o bico qndo vc falo q pensando em td q vc tava fazendo vc errou o exercicio hauhauah
pq eh bem o q eu quis dizer, uam vez q vc ja sabe algo, a coisa flui e teu conhecimento é passado inconscientemente... vc nao precisa ficar pensando e se ficar pensando capaz de errar mais do q acertar... isso q eu chamo de toca com o ouvido, ou cm sentimento (tah, parece meio gay esse negocio mas eh bem assim)...

kevin magno
Veterano
# dez/05
· votar


Confrades

O que eu de fato gostaria de ver em pleno exercício dialogal aqui é a inteligência, polidez e camaradagem, fidalguia.

Se alguém sentir-se instado a me ofender, peço-lhe - gentil e humildemente - que neste caso, me ignore ou me desqualifique como "opinante".

Alguns confrades denotam comportamentos - que ando observando há tempos - que revelam a completa demissão de suas inteligências.

Talvez por isso, camaradas como o Nuke (a quem rendo a mais alta distinção) achem-se pouco estimulados a participar dos fóruns, dada a baixeza e torpeza moral de alguns por aqui.

Detenham-se em analisar a música como uma experiência acústica que elevamos às alturas, como expressão de variadas atitudes que se encerram na mais bonita das realidades sonoras. (existem muitos sons)

E elas são técnicas, humanas, sensoriais, emocionais, cognitivas etc....

storrecilha
Veterano
# dez/05
· votar


WelingtonSR

total

kevin magno
Veterano
# dez/05
· votar


WelingtonSR

...."total..."

É isso confrade.

Vamos dar um puco mais de dignidade a este fórum.

wrath_child
Veterano
# dez/05
· votar


A música exige um raciocínio analítico-matemático ou mais analítico-sensorial?

Os dois... O raciocínio analítico-matemático te ajuda mto no raciocínio analítico-sensorial. Senão, qq um q tenha um bom senso de musicalidade poderia fazer música, mas ñ eh bem assim q acontece. Vc ñ pode fz música sem teoria e técnica.

kevin magno
Veterano
# dez/05
· votar


wrath_child


..."Os dois... O raciocínio analítico-matemático te ajuda mto no raciocínio analítico-sensorial. Senão, qq um q tenha um bom senso de musicalidade poderia fazer música, mas ñ eh bem assim q acontece. Vc ñ pode fz música sem teoria e técnica...."

Confrade, isto posto, como está, está dito!

isaqueras
Veterano
# dez/05
· votar


Para os q nem eu... (pode ajudar)

http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx


http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


tbm acho que um raciocinio completa o outro... na verdade. E se você fica preso em um deles acaba se limitando e perdendo coisas que poderiam te ajudar na hora H.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A música exige um raciocínio analítico-matemático ou mais analítico-sensorial?