mixagem de musicas mais antigas valorizava mto mais o baixo e a bateria! jah perceberam?

    Autor Mensagem
    Guto EADG
    Veterano
    # abr/06


    vcs jah perceberam q as musicas mais antigas (80 pra baixo) seja em qual estilo fosse, a mixagem valorizava mto mais o baixo e a bateria. hj em dia.. praticamente nao se escuta baixo e bateria. por que será?

    Bass_Bio
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    naum concordo, ainda acho q o baixo continua aparecendo e a bateria nunca vai parar de aparecer.....
    O baixo naum aparece quando vc escuta um heavy metal que exige mais das guitarras... mas um poprock tipo jota quest aparece mto...

    isaqueras
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Guto EAGD

    Realmente, ouvir as músicas da época, principalmente nos bons e velhos LP, reproduzidos em jóias mecânicas, tais como os Toshibão, traziam um prazer hemorrágico.
    Não só a cozinha como os outros instrumentos. '
    Se vc tiver a oportunidade, ouça um disco do Commadors (Lionel Ritchie).
    O baixista era fera. Tudo marcado em ciminha do bumbo, pore'm com um swing inigualável.
    Recomendo à garotada (por mais chato que seja), é uma escola.

    Guto EADG
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Bass_Bio

    eu nao quis dizer q valorizava mais em detrimento de outros instrumentos. bom... mas dai vc pegou dois estilos extremos, não é? e pra mim jota quest nao eh pop rock..... eh uma coisa bem black music. eu digo qualquer som dos anos 80 q vc pegar ,os instrumentos eram mais bem definidos.... hj em dia tudo soa muito igual...

    FBassist
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Baterias com reverb anos 80.... ahhh q saudades!

    subgrave
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    É pessoal, embora "ultrapassada" a ADAT tem mais qualidade do que PROTOOLS, coisas da digitalização...

    Bass_Bio
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Guto EADG
    hoje em dia o pop rock tah englobando qse tudo, pq criou varios estilos é qse imposivel saber todos.... mas eles tem "influencia" black music, eles naum são totalmente black music.... los hermanos mesmo soa o baixo perfeitamente.

    FBassist
    é mesm... Withsnake mesmo tem umas bateras assim (eu acho, faz tempo q num escuto.. hehe)

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    não concordo com isso não....

    antigamante tem certas gravações em q o baixo é inaudivel....
    o problema é q atualmente tão se colocando tantos efeitos e "extras" nas musicas q quase num da pra ouvir instrumento nenhum....

    mas tem certas gravações atuais q estão mais do q perfeitas como por exemplo a gravação de Keeper of the Seven Keys - the legacy, vc ouve todos os intrumentos perfeitamente inclusive a bateria tem um som lindo....

    antigamente tem certas gravações q só tem baixo msmo... como as do Black Sabbath....

    FBassist
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: FBassist
    · votar


    vai dizer que vcs preferem um cd do que um Vinil???
    sou mto mais um vinil..esses dias eu tava escutando o ''..and just for all'' do metalica num 4 em 1... pqp... q tesão...

    isaqueras
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    FBassist
    Acho que a maioria da garotada já pegou a era do cd, por isso n consegue ver a sensível diferença entre as gravações de ambos.

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    as gravações dos anos 60 e 70, eu acho que sim. os instrumentos soam bem mais secos, e voce ouve todos muito bem.

    leomezz
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Querem ver gravação tesão para se ouvir num vinil, ouçam Raul Seixas dos anos 70, o disco Eu Nasci há Dez Mil Anos Atrás....dá saber até a idade da corda do baixista só pelo timbre. Outra jóia é o Disco Fruto Proibido do Tuti-Fruti. O Lee, que hoje está no Titãs, fazia um som animalesco junto com a banda toda.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Hoje em dia se usa muita maquiagem.
    O cara toca uma música com 3 powerchords e uma tonelada de efeito.

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eu acredito que hoje a coisa está muito "perfeita"... Os instrumentos soam limpos até demais.. Em alguns casos fica impossível deifinir se o timbre real do baixo mesmo, ou então pior: não dá pra saber se é um baixo mesmo, ou algo sintetizado.

    Saudades das gravações black musics dos anos 70 e dos rocks progressivos, onde dava pra sentir até os trastejados do baixo!

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eu acho que é mais por ai mesmo.

    Eu consigo identificar se é um Jazz Bass ou um Precision nessas músicas de rock dos anos 70.
    O Rick 4001 então é inconfundível.
    Mesmo em Motouwn (sei lá se é assim que se escreve) que eu não curto, dá pra perceber um monte de coisas.

    Trastejamento, pegada do baixista, palheta correndo pela corda e coisas assim dão um colorido para múisca que hoje em dia está faltando.

    Gravando gingle uma vez fiz a gravação de metade a música. A outra metade era repetição exata das frases do baixo, então eu tinha bolado umas variações. O cara do estúdio gravou a primeira parte da música de todos o instrumentos e dobrou tudo para a segunda parte.

    Só o vocal mesmo e a locução era diferente....

    Coisas do Pro-tools.

    Antigamente era pauleira o tempo todo. Não tinha isso de copiar e colar a linha instrumental na segunda parte...

    Guto EADG
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    marcioazzarini
    Maurício_Expressão

    consegui ser entendido!!

    isaqueras
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rachmaninoff
    Hoje em dia se usa muita maquiagem.
    concordo, mas os karas do Secos e Molhados e do Kiss tmb usavam.

    brgodie
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    ei mas não tem mais haver com o fato de q essas músicas antigas serem nos bolachões........ e os vinils naturalmente valorizarem mais as frequencias médias.. e tals... e dai destacar os graves.......

    hehe sei lá. .só chutei haha.rs


    concordo, mas os karas do Secos e Molhados e do Kiss tmb usavam.
    haha os do klb, rebelde, angra e companhia... continuam com a tradição haha.rssss

    tdm
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Tópico Inútil!

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    da pra comparar como guitas.
    single coils mostram todas as tuas cagadas
    humbuckers nao.

    realmente, antigamente, o baixo era mto mais valorizado, hj em dia é a guitarra, a bateria nunca mudou, com excessao dos triggers...

    hj tu grava uma guita tira us ruido tudo copia umas 4X e poe nu cd, tudo perfeito.

    isso é bom, e ruim ao mesmo tempo, depende do ponto de vista.

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    tdm
    Tópico Inútil!

    Mais inútil do que vc upando isso não tem...
    ...e se era tão inútil assim, pq upou?

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    leomezz
    dá saber até a idade da corda do baixista só pelo timbre.

    Não é a idade da corda, é o hiss do vinil mesmo! heheheuheu

    marcioazzarini
    ou então pior: não dá pra saber se é um baixo mesmo, ou algo sintetizado.


    Não é isso, é que a qualidade dos baixos "sintetizados" cresceu muito, e com isso, fica cada vez mais dificil ver a diferença...

    Maurício_Expressão
    Motouwn

    É Motown

    Antigamente era pauleira o tempo todo. Não tinha isso de copiar e colar a linha instrumental na segunda parte...

    Vc que pensa...desde que o mundo é mundo, cortar e colar faz parte do trabalho de edição! Só que na época, a musica era mais trabalhada, não precisava ficar cortando e colando pq o orçamento era grande e o tempo de estudio tb. Hoje em dia, o cara tem q gravar o CD em uma semana de estudio...ai tem q apelar pra praticidade mesmo (infelizmente)

    tdm
    Tópico Inútil!

    Assim como seu comentário....

    MINHA TESE: a culpa é da COMPRESSÃO! Peguem um cd de uma banda de antes de 94 e abram uma faixa no seu multipista, e façam o mesmo com uma banda mais recente...vc vai ver o crime que se comete em busca de volume....
    Pra mim, isso acaba tirando a dinamica da musica, e parece mesmo que nenhum instrumento tem um "destaque"...fica tudo pasteurizado...

    DotCom
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Sobre a falta de dinâmica: Antigamente, parava-se para escutar música.
    Hoje em dia, se escuta música em tudo quanto é lugar, graças aos mp3 players e cds nos carros.
    Mas são ambientes muito ruidosos, logo não tem muito headroom para dinâmica. Logo, compressão é necessária pra se ouvir a música.

    Tenta ouvir um cd de música clássica no carro, com o barulho do trânsito no seu lado.
    Viva a compressão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a mixagem de musicas mais antigas valorizava mto mais o baixo e a bateria! jah perceberam?