A música exige um raciocínio analítico-matemático ou mais analítico-sensorial?

Autor Mensagem
kevin magno
Veterano
# dez/05


Olá confrades dos sons graves!

Estou ouvindo uma peça de Johannes Bach executada por Davis Grossaman no baixo. É sublime e me parece ter um níel de exigilidade técnica que tangencia o virtuosismo pleno. E aí pensei: A música (principalmente a do gênio Bach) exige [no caso, adaptada para o contrabaixo] um raciocínio analítico-matemático ou mais analítico-sensorial dos baixistas?

WelingtonSR
Veterano
# dez/05 · Editado por: WelingtonSR
· votar


Acho que a complexidade das relações entre as faculdades da mente humana envolvidas na apreciação ou execução de uma peça deste tipo é tanta que não se pode sonhar em reduzir a um destes "raciocínios".

Pense: para poder apreciar conscientemente TUDO o que está sendo feito por Bach é preciso uma educação musical e estética que leva-se anos para adquirir; para executar a mesma peça leva-se outros tantos anos estudando, praticando, acostumando seus dedos, seu cérebro, ouvido, aprendendo a dividir o tempo, mover-se neste tempo que ocorre na sua mente, comandar as mãos a partir disso.

Isso é legal: pense que o movimento dos dedos de um músico que toca cordas é o resultado de tudo isso, sintetizado em uma minúscula ação...
Resumindo: é arte científica, ou seja: lógica+sensibilidade.

Bah... hoje eu tô inspiradão!!!
Conhece aquela do Tom Zé: "Eu tô te explicando prá te confundir. Eu tô te confundindo prá te esclarecer..."

Boas noites que depois dessa só indo dormir...
Até mais!
\o/

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


WelingtonSR
para poder apreciar conscientemente TUDO o que está sendo feito por Bach é preciso uma educação musical e estética que leva-se anos para adquirir

Não é para isso que a música, qualquer música, é feita.

WelingtonSR
Veterano
# dez/05 · Editado por: WelingtonSR
· votar


Concordo com sua afirmação. Não é qualquer música que se presta a apreciação. Tem música que é APENAS E TÃO SOMENTE prá balançar a bunda, sem nenhuma pretenção teórica ou estética. E isso tem o seu valor!!! Pois geralmente são as mais agradáveis, dançantes e divertidas. Mas no caso de Bach ou de um desses gênios, tem muito mais coisa envolvida que não se descobre apenas pondo o disco para tocar.
Quer ver: coloca um Schoemberg para um leigo e pergunta o que ele acha. Agora dá para ele uma apostila de teoria musical e que ele estude por 6 meses, por exemplo, com ajuda de um professor de música. Passados os 6 meses, coloca novamente o Schoemberg e pergunta o que ele acha. Compare as duas respostas...
Ele pode achar uma droga nas duas respostas, mas a segunda será um "uma droga" consciente... consciente de que música dodecafônica, atonal e coisas que tais é uma droga de se ouvir, MAS tem um valor teórico e estético inestimável.

Por isso eu acho que é complexa a resposta sobre o que está envolvido quando se aprecia, dança ou executa uma música. Tem tanta, mas TANTA coisa envolvida que não dá para ser reducionista e dizar: É ISSO E PONTO.
Há componentes lógicos, matemáticos, da física, da sensibilidade, instintivos, de percepção, culturais, sociológicos, antropológicos, filosóficos, históricos e por aí vai...
E POR ISSO É UNIVERSAL!!!

storrecilha
Veterano
# dez/05 · Editado por: storrecilha
· votar


O loco ... a coisa aqui ta interessante...

O curioso é que eu sempre achei, e falei, que tem musicas e musicas, eu acho que existem tres tipos de musica...
1º) musica para se ouvir, contemplar, que não precisa ser musico para gostar, mas tem que ter um minimo de senso estético, acho que mpb, pop, rock seriam exemplos (nem tudo dentro de cada genero é claro...)
2º) musica para dançar, que as vezes nem aquele minimo de senso estetico é necessário hahah, tipo funk carioca, axé, forro e etc (mais uma vez, claro que nem tudo de cada exemplo se inclui)
e finalmente, provavelmente a preferida dos frequentadores deste forum, 3º) musica para musicos e apaixonados por musica, aqui sim, acho que se encaixa o que foi citados nos posts acima, é necessário, se não conhecimento musical, no mínimo um senso estético bastante refinado, exemplos, jazz, blues, rock (progressivo, metal dos bons e etc) instrumental, choro e por aí vai...
Hahaha o legal destas discussões mais filosoficas é que geralmente não se chega a lugar nenhum mas é muito legal comentar...

Half
Veterano
# dez/05
· votar


O que é isso, é uma forma chique de se voltar no assunto mais batido do fórum, Técnica x Feeling???





hehuehuehe brincadeira =)

isaqueras
Veterano
# dez/05
· votar


pô... com a formação musical de um ornitorrinco, n dá pra te ajudar.
mas parabéns pelo texto (apesar de eu n ter fumado nada parecido nos últimos 10 anos)

isaqueras
Veterano
# dez/05
· votar


ôpa...tocado nada

kevin magno
Veterano
# dez/05
· votar


..."...Acho que a complexidade das relações entre as faculdades da mente humana envolvidas na apreciação ou execução de uma peça deste tipo é tanta que não se pode sonhar em reduzir a um destes "raciocínios". ....

WelingtonSR


Tem absoluta razão confrade. É mister entretanto frisar que sou absulutamente desqualificado para um embate argumentativo. Não tendo os qualificativos técnico-teórico para tanto. Apenas deixei "vazar" meu encantamento e deleite intelectual pela execução da peça de Johannes Bach executada pelo Davis Grossaman no baixo. Parabéns pela explicação e respostas do tópico.[/b][b]

xslashinhu
Veterano
# dez/05
· votar


o q acontece e q parece q bach e outros genios sabiam todos os endereços do cerebro humano, e com a musica deles ele fazia cada parte funcionar, tipo o ritimo da musica e a complexidade nao e de acordo com o q costumamos a ouvir

WelingtonSR
Veterano
# dez/05
· votar


kevin magno
Kursk
storrecilha
Half
isaqueras
xslashinhu

Meu negócio não é ter razão, isso é o que menos importa, o bom da festa é discutir, trocar idéias, lembra do Tom Zé?!?!?! Pois é!!!

kevin magno
sou absulutamente desqualificado para um embate argumentativoNão se desmereça amigo!!! Se fosse assim, tu não terias postado o teu tópico. E olha a maneira "desqualificada" com que escreves:
É sublime e me parece ter um níel de exigilidade técnica que tangencia o virtuosismo pleno

Tô dizendo... a discussão vale por ela mesma... Não quero chegar a lugar nenhum...
Até...

Half
Veterano
# dez/05
· votar


Vamos parar com o juridiquês???


heeueehehe

kevin magno
Veterano
# dez/05
· votar


WelingtonSR.

...."Há componentes lógicos, matemáticos, da física, da sensibilidade, instintivos, de percepção, culturais, sociológicos, antropológicos, filosóficos, históricos e por aí vai"...

É bem verdade. Às vezes me detenho a divagar sobre umas coisas muito "bestas" - no dizer de um mineiro típico do interior, falando das vicissitudes da vida. Eles não tinham ao menos um banheiro decente mas a divindade, a providência lhes deu a genialidade para que entre outros nossas vidas tivessem esses lapsos de encantamento e beleza divinais!

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Eu acho que são as duas coisas.

Minow
Veterano
# dez/05
· votar


só no forum de baixo que tem esse tipo de topico....
se postassem isso no de guitarra iam zuar e o topico ia ser fechado. :/

isaqueras
Veterano
# dez/05
· votar


Tenho um amigo do PC do B que fala igualzinho... n entendo nada

kevin magno
Veterano
# dez/05
· votar


Deixe-me explicar melhor.

Eu andava atrás de escalas para six strings e aí veio a pagina do Grossman com essa execução sui generis de uma das mais complexas que ouvi de Bach (Variação nº 1 em G Maior).

Estou que nem criança de excitação esperando a entrega aqui no ES da minha mais nova aquisição - Tagima Tb6.

Já vi algumas posições muito contraditórias e díspares a respeito desse baixo. Mas acho que vou me dar muito bem com ele - à excessão de que estou acostumado, e gosto, da captação EMG pelos timbres com brilho e clareza que espero não encontrar - pelo menos na extensão sonora - do Tagima Tb6. Aceito considerações sobre este Tagima, mais técnicas é claro, a saber: ação, timbre, sonoridade, tocabilidade e por ai vai.....

kevin magno
Veterano
# dez/05
· votar


A propósito...

Quem tiver um tagima desses e que queira discutir alguns aspectos comigo (marinheiro em viagem de batismo) - não dá pra falar de cachaça, tomando grapa, né - por favor me adiciona no msn - magno_santos@hotmail.com

Claudio Natureza
Veterano
# dez/05
· votar


quem lê o que vcs escrevem pensa que pra apreciar uma música clássica o cara tem que fazer um phd em física nuclear.

e mpb ser menos complexa que o blues, rock, e outros estilos musicais populares pra mim não tem nada a ver.

pega uma peça do Egberto Gismonti e compara com qualquer blues que vcs vão entender...

bya
Veterano
# dez/05
· votar


Claudio Natureza
hahahahahhahahahahahahha!

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Claudio Natureza
por isso que eu prefiro escutar hardcore hahahhahaha brincadeira =(

rushrush
Veterano
# dez/05 · Editado por: rushrush
· votar


kevin magno

"...a pulga atrás da orelha de um hermitão é como um ouriço do mar com cri-cris."A música exige um raciocínio analítico-matemático ou mais analítico-sensorial dos baixistas?

Concordo plenamente.

kevin magno
Veterano
# dez/05
· votar


Confrades se a discussão não validade, estejam absolutamente a vontade pra fechar o tópico e até me mandar à m..

Eu apenas queria compartilhar meu encanto e admiração. Entretanto, se considerações não técnicas não forem bem-vindas, vou me recolher ao meu tamanho.

Creio haver espaço e até ensejo salutar que saibamos discutir e comentar coisas que estão fora da ambiência técnica-teórica. Penso que seria reducionismo de nossa parte atermo-nos "apenas" em falar do baixo na música sem a extensão, sem a acuidade que os sons grves despertam em nós.

Podem fechar.

Vou continuar lendo o que escrevem e aprender.

zegotinha
Veterano
# dez/05 · Editado por: zegotinha
· votar


kevin magno

Cara, acho interessante esse tipo de discussão interessantissima.
Pra mim a música bem feita tem que ambos lados: o tecnico, adquirido com esforço e estudos, matematico, exato e a emoção, no casso a arte, o sentimento, a emoção, ( aquela que voê precebe na quele intervalo diminuto que te enche o peito, nos Piu Mosso´s por aí, nos Mf etc...)


Vou continuar lendo o que escrevem e aprender.
cara considero a opinião de todos importatíssima..
espero ter sido claro.

kevin magno
Veterano
# dez/05
· votar


zegotinha

..."Cara, acho interessante esse tipo de discussão interessantissima"...

Eu compartilho da sua opinião, e no mais das vezes tento "enxergar" passagens, modulações e consonâncias e dissonâncias nas músicas que escuto e imagino que seja umas das coisas que me aproximam de Deus.

Foi claro sim, irmão, pode não ser compreendido por ter sido claro. É assim na vida mesmo.

WelingtonSR
Veterano
# dez/05
· votar


kevin magno
O tópico está indo bem, né?! Legal!!!
Tu já viu que tem dois livros na amazon.com que ensinam Bach para contra-baixo? Vou colocar os Links aqui para que vejam. Quem quiser dar uma treinadinha...
1) http://www.amazon.com/gp/product/0634031430/qid=1134543437/sr=2-1/ref= pd_bbs_b_2_1/002-3263068-1607218?s=books&v=glance&n=283155

2) http://www.amazon.com/gp/product/078662843X/ref=sib_rdr_dp/002-3263068 -1607218?%5Fencoding=UTF8&me=ATVPDKIKX0DER&no=283155&st=books&n=283155

BEM LEGAL!!!

kevin magno
Veterano
# dez/05
· votar


WelingtonSR

...."O tópico está indo bem, né?! Legal!!!..."

Obrigado confrade.

Poder-se-ia chamarmos-nos uns aos outros de confrades, isto posto, nos colocaria na mesma dimensão da nossa paixão pela música e pelo contrabaixo, e seríamos, claro - irmanados - por esta paixão, um pouco mais gentis e camaradas.

Obrigado

zegotinha
Veterano
# dez/05
· votar


He hehe! é o topico mais filosófico que eu já vi aqui!!

asda
Veterano
# dez/05
· votar


A música exige um raciocínio analítico-matemático ou mais analítico-sensorial?
Se exigir, eu tô fudida...

zegotinha
Veterano
# dez/05
· votar


Se exigir, eu tô fudida...


=]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A música exige um raciocínio analítico-matemático ou mais analítico-sensorial?