Problema com pegada e volume

Autor Mensagem
Revenant
Veterano
# dez/05


Ae galera blz? é o seguinte ensaio passado o batera da minha banda me disse que as vezes não da pra ouvir muito o baixo e o volume dele sempre esta alto. Então fiquei pensando e acho que o problema mesmo é com a minha pegada talvez =/ não sei se é isso mesmo ou alguma outra coisa.. gostaria que vocês comentantassem isso, se ja aconteceu ou acontece com algum de vocês, alguma dica??

LuizBass
Veterano
# dez/05
· votar


nop,nunca reclamaram da minha pegada (sem duplo sentido) sei la cara,mete força nesses dedo ae =] mais nada de extrapolar pra nao pega nenhuma tendinite ae


abraços =]

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


LuizBass
Pois é cara eu até acho que tenho uma pegada boa e talz mas o lançe é
Pegada x Volume tipo acho que não consigo manter o mesmo volume de som.. acho que é esse o meu problema =/

Paulin90
Veterano
# dez/05
· votar


Revenant

manda o batera toma nu cú
o baixo eh seu e vc quem toka
vc q tem q ve c tah bom seu som c fod4 o reesto

LuizBass
Veterano
# dez/05
· votar


po q estranho cara,bom,nao sei qual tipo d som vc toca,mais eu procuro dexa o "botaozinho" do ampli q controla os agudos na metade,o grave tbm (na verdade um pokito mas q a metade),e os medios mais ow menos 3/4,,,,e procuro toca sempre perto da ponte,onde o som eh mais definido e tal,qdo eu quero um som mais embolado toco mais no meio.


num sei cara,as vezes isso pode c erro de técnica,mais nada q um bom estudo e treino nao resolvam =]


bom sei la,nao sei qual pode c a solução,mais tentei =/


abraços

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


LuizBass
Valeu cara acho que deve ser esse o caminho mesmo...
toco hardcore melódico.

hell_boy
Veterano
# dez/05
· votar


kra qual a potencia do seu ampli?

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Paulin90
rsrsrsr que isso cara não precisa ser tão extremo assim =/

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


hell_boy
Cara o ampli do estudio que a gente ensaia é aquele da meteoro que tem a assinatura do Celso pixinga.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


Revenant
Cara, experimentem tocar mais baixo. Tocar em volumes muito altos é prejudicial em vários sentidos e prova de amadorismo. Reveja também o posicionamento dos amps no estúdio e não fique na frente dele pois o corpo humano absorve o som. Bateristas inexperientes geralmente "baixam a mão", esquecendo-se que o tempo e a dinâmica das músicas é mais importante que "esporro".
Abç

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu cara! esteja certo que me ajudou sim e tuas dicas não vão ser desperdiçadas! \o/
Obrigado

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas tipo, a equalização tbm influencia nisso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


Revenant
Claro que sim. E deve ser algo a ser pesquisado com toda a banda junta, pois não deve haver conflito de frequências sonoras entre os instrumentos para que o som fique claro e definido. O ideal para isso é que um musico mais experiente compareça aos seus ensaios e dê uma dicas sobre a equalização geral, execução, timbres específicos dos instrumentos, andamentos e dinâmicas.
Lembre-se que "fazer um som" qualquer um faz, mas tocar com clareza e precisão é o que faz a diferença entre uma banda soar como um bando de moleques amadores ou alguém a ser ouvido (e curtido).
Só pra vc ter uma idéia, minha banda demorou uns 5 anos para soar profissional.
Abç

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pow cara valeu ai pelos concelhos acho que esse é mesmo o caminho pra banda toda neh.. vou tentar melhorar
abraço!

polakinho
Veterano
# dez/05
· votar


tbm tenho a pegada muitu leve hehe...mais depende muitu a musik ;P
(compra um ampli mais potente ai tu num precisa muda sua pegada!) ;D

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


polakinho
Eu tbm tenho uma pegada um pouco leve mais nem tanto.. eu toco de palheta tbm e algumas baladinhas em pizzicato normal mesmo mas acho que é mais isso do que o ampli.

marcioazzarini
Veterano
# dez/05
· votar


Revenant

Muitas vezes não é nem questão de volume, e sim de presença.
Isso vc controla através da equalização. Muitas vezes uma reforçada nos médios dá um destaque excelente pro baixo, e muita gente se engana, achando que é o grave que faz o baixo "aparecer".

Experimente várias combinações de equalização, e como o Bertola comentou, verifique o posicionamento dos amplificadores dentro do seu local de ensaio, pois cada instrumento tem uma propagação diferente.

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


marcioazzarini
ah ta saquei como é.. tipo se eu colocar um pouco mais de medio pode atrapalhar? e isso?

rodrigo_bass
Veterano
# dez/05
· votar


Revenant

Cara isso que o Bertola falou sobre o volume é a pura verdade, sou a prova viva disso. Minha banda sempre tocou com o volume no talo e o resultado disso sempre era ruim. Não rolava uma sintonia, o som sempre tava uma bosta. De uns tempos pra cá a gente tem tocando baixo, e o resultado foi assustador. Ficou muito bom, todo mundo escuta tudo e facilitou muito o improviso. Baixa o volume de tudo no ensaio cara.

Ronin
Veterano
# dez/05
· votar


marcioazzarini
Muitas vezes não é nem questão de volume, e sim de presença.
Isso vc controla através da equalização. Muitas vezes uma reforçada nos médios dá um destaque excelente pro baixo, e muita gente se engana, achando que é o grave que faz o baixo "aparecer".


Acho que já foi dito tudo que havia de ser dito... mas vou adicionar uns comentários. Este lance da presença é a maior verdade... inclusive até mesmo o seu instrumento pode influenciar nisto. Eu tive um Cort Curbow (pick Bartolini MK1) que tinha um ótimo timbre, mas o som sumia sempre que tocava com a banda... até que troquei em um IBANEZ Ergodyne, que era um baixo cujo o timbre eu não curti muito (muito pesado) mas em compensação o som "rasgava" o som da banda e sempre aparecia, por mais baixo que estivesse.

Outra coisa é que Pegada, Volume e Força na hora de tocar, são coisas diferentes. Pegada tem muito mais a ver com saber utilizar a dinâmica durante as músicas do que simplesmente esmurrar o baixo até sangrarem os dedos.

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Ronin
Valeu cara! entendi como devo fazer muito obrigado.
abraço!

isaqueras
Veterano
# dez/05
· votar


Liga não velho... todo mundo no palco acha que o baixo tá alto, menos o baterista, que sempre manda aumentar.
Vou te sugerir umas idiotices, mas que no fundo sempre surtem efeito:
1 - manda ele fazer 1 exame de audiometria - kara isso é sério, a perda de audição começa com as baixas freqüências e 0s 3 bateristas que tiveram esse problema que conheço começaram reclamando do baixo.
Se seu kamaradas n está surdo...
2 - Aumenta o retorno da bateria, se vcs usam ponto (eu abomino), separa um canal só pra ele. Se o retorno tá legal...
3 - Se vc marca o surdo, não o q tá tocando e sim o surdo da bateria, ás vezes, realmente n dá pra ouvir algumas notas, ou elas embolam com o bumbo....
4 - Esquece esse negácio de pegada, pois se vc tiver com ela ruim, quem iria reclamar é o guitarrista kuakuakuakua

Slapbass
Veterano
# dez/05 · Editado por: Slapbass
· votar


isaqueras

4 - Esquece esse negácio de pegada, pois se vc tiver com ela ruim, quem iria reclamar é o guitarrista kuakuakuakua 02

Revenant

tem bateras q num tem dinamica nenhuma ......

se num for o caso.....passa algumas musicas so vc e ele......e ve se é ele q larga o braço e num ouve mais nada........ ou intaum passa as musicas todos vcs juntos e pede pra alguem q saque de musica (num um qualquer ouvinte .........) e pergunte a ele se esta legal se todos os instrumentos estao com o volume regulado de forma a serem compreendidos......

é melhor que essa pessoa num seja da banda......

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Slapbass
É verdade sempre alguem de fora vê melhor as coisas.. vou tentar fazer isso. Pedir pra alguem analizar com cuidado a minha situação de perto e da sugestões onde posso melhorar. muito obrigado pelo conselho!
Abraço.

Slapbass
Veterano
# dez/05
· votar


Revenant

sempre q eu puder ajudar........

slapbassplayer@hotmail.com

Nando Bass
Veterano
# dez/05
· votar


veja se isso resolve o seu problema: http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/116154/

cara, é isso aí q o pessoal ja disse... só uma pergunta, isso tudo é num estúdio?

FBassist
Veterano
# dez/05
· votar


Nando Bass
uhuhuhuhu boa!

Nando Bass
Veterano
# dez/05
· votar


FBassist
eu aindo nao consegui acreditar q é isso tudo mesmo... rsss

aproveitando o topico do amigo, pessoal, é o seguinte, eu toco com um B5 plugado numa bass power da staner. eu nao sei se foi impressao minha, eu sempre dxo o volume do ampli com sobra e no bass eu dxo pela metad. reparei q quando dxo o vol. do bass no maximo e regulo a altura no ampli o som fica bem melhor... será só impressao minha e é isso mesmo... ja tem um tempinho q precebi isso mais ainda nao consegui tocar assim, eu sempre abro o ampli generosament e vol controlando no bass...

isaqueras
Veterano
# dez/05
· votar


Nando Bass
Normalmente toko com os pot. do bass todos abertos, se eu abaixar 1 pokinho q seja, perde o ganho pra caramba, e olha q os meu pot são novinhos.

marcioazzarini
Veterano
# dez/05
· votar


Revenant
ah ta saquei como é.. tipo se eu colocar um pouco mais de medio pode atrapalhar? e isso?

Não cara... Os médio é que fazem o som do baixo aparecer, mas precisam ser bem dosados.

O Ronin citou uma coisa bem interessante tbm, que é o timbre do inetrumento. Eu tive um Aria ProII Avante Series (um dos tops da Aria Pro), tinha um timbre bem legal, porém não tinha poresença... O som sumia no meio da banda. Aí peguei o Ibanez SR885, e esse problema acabou. Verifique se seu baixo responde bem aos Médios e médio-graves, pois são estas frequências que dão o destaque ao baixo, como eu já disse, e não apenas o grave... Os graves vem depois, pra dar o peso, mas a presença são os médios mesmo!

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema com pegada e volume