【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# mar/16
· votar


El_Cabong
Disse tudo. Eu nao recomendo esses tagimas millenium justamente por causa disso. Som Abafado. O slap nele fica feio. O pizzicato, morto. Nao gosto desse baixo. Ele so tem beleza.

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


Buja

"Som Abafado. O slap nele fica feio. O pizzicato, morto. Nao gosto desse baixo. Ele so tem beleza."

Em alguns instrumentos a habilidade do músico pode contornar vários "probleminhas", mas esse não é o caso. E como você bem citou e "como vovó já dizia" (Raul), beleza não se põe a mesa.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

P.S.: Nesse mesmo barco temos os Violões da Strinberg.

El_Cabong
Veterano
# mar/16 · Editado por: El_Cabong
· votar


marcelosz
Eu fiz um review aqui.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/322018/

Eliabner
Membro Novato
# mar/16
· votar


Galera queria saber quanto ta um baixo INICIANTE MESMO com kit ??? ajuda ai é para meu irmão que quer aprender

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


Eliabner
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721607213-kit-baixo-phx-precisi on-ampli-sheldon-20w-acessorios-_JM

Eliabner
Membro Novato
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obg você é demais cara O/

joyzelito
Membro Novato
# abr/16
· votar


Estou muito em duvida entre guitarra e baixo, sei uma duvida besta. Mas o que voce poderia me recomendar? Nunca toquei nenhum dos 2, eu tenho um violino porem parei no meio, queria tentar um instrumento novo, gosto do som do baixo, mas um pouco ''morto''. alem de baixo ser mais caro.

Queria gatar ate uns 600 utopia?

Que dicas podem me dar?Grato

alan.bassplayer
Membro Novato
# abr/16
· votar


A dica que eu te dou é que escolha o que quer tocar, e depois peça opinião para comprar um instrumento.

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


joyzelito
Baixo e Guitarra, sao instrumentos completamente diferentes. Defina um pra comecar, e te damos dicas.

mas um pouco ''morto''.
Nao necessariamente.

alem de baixo ser mais caro.
Nao necessariamente.

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/16
· votar


joyzelito

Complicado brother...

Mesmo assim, além de decidir, lembre-se que precisará acrescentar no orçamento, no mínimo, um Amp para prática e estudo.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

joyzelito
Membro Novato
# abr/16
· votar


Mas esse é o problema não sei o que tocar, tenho uma certa tendencia para o baixo porem queria testar um pessoalmente para ter certeza.

Poderiam me dizer um modelo ''barato'' e bom para estudos? A principio nao ia comprar AMP nao, pois ia jogar o rocksmith o qual nao precisa, mas claro iria comprar um.

Sei que e´chato fazer esses tipos de perguntas, mas estou um pouco perdido, e queria muito aprender a tocar um instrumento. E estou em duvidas nesses 2 ,mas como disse com uma leve tendencia para o baixo.

Vocês tem algo que pode complementar a minha escolha? Claro que colocando no corpo e testando o equipamento não há coisa melhor.

Peço desculpas pela inconveniência

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/16
· votar


joyzelito

"A principio nao ia comprar AMP nao, pois ia jogar o rocksmith o qual nao precisa (...) Peço desculpas pela inconveniência"

Agora eu que peço desculpas, mas como não entendo instrumento para jogo, apenas para musica de verdade, me retino da conversa e deixo para os que entendem seu prepósito.

Mesmo assim, desejo-lhe boa sorte na escolha.

Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues

joyzelito
Membro Novato
# abr/16
· votar


Agora eu que peço desculpas, mas como não entendo instrumento para jogo, apenas para musica de verdade, me retino da conversa e deixo para os que entendem seu prepósito.

Mesmo assim, desejo-lhe boa sorte na escolha.

Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues


Mas a ideia é começar no rocksmith e depois estudar para valer, mas antes queria começar pelo rocksmith porque 2 amigos começaram desse jeito e hoje em dia estão ''craques'' e gostando muito do instrumento , um com baixo outro com guitarra kkkk

Na verdade jogo ou musica de verdade dá na mesma, porque pelo rocksmith nada mais é do que musica de verdade porem com ''tutorias'' constantes e o jogo acompanha sua dificuldade aumentando ou diminuindo conforme voce mostra para o jogo

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/16
· votar


joyzelito

"queria começar pelo rocksmith porque 2 amigos começaram desse jeito e hoje em dia estão ''craques'' e gostando muito do instrumento"

Só imagino ! ! !


"Na verdade jogo ou musica de verdade dá na mesma"

Santo Deus, como queria não ter lido isto, Lamentável...


#BrunoRodrigues

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


joyzelito
Cara, nesse caso ai é testando mesmo. O resto é gosto pessoal. Eu toco os dois, guitarra e baixo, e muita gente aqui tambem (apesar de reiterar que sao dois instrumentos muito diferentes).

Vai na loja, bota os dois no colo e testa o que vc ja sabe, a sonoridade. Veja o que mais bateu contigo, o timbre grave e aveludado do baixo, ou agudo brilhante da guitarra. Nada te impede de tocar os dois. Mas as tecnicas e o proposito sao diferentes. Tem que olhar suas referencias, o que voce mais gosta na musica, que posicao vc gosta de ocupar.

Mas so uma questão: Nao aprenda pelo rock smith nao cara. Ele facilita, acredito que sim. Mas voce pode aprender a tocar as notas, sem tecnica alguma. E pior, tocando tudo errado, mascado, sem punch, sem noção harmonica, lendo musica do jeito errado, com ma postura, enfim.
Rock smith é diversao. Jogo é jogo. Tocar musica de verdade é outra coisa.

Se nao for comprar amp por agora, treine pelo computador. Aqui tem varios topicos ensinando isso. E invista em aulas. Mesmo que sejam online. Um metodo de estudo focado no instrumento. Teorico e pratico.
Nao cai nessa de aprender a tocar pelo jogo nao, que vc vai ficar craque na habilidade de tocar na frente do console. Mas na hora de improvisar, participar de uma jam, tocar outras musicas de outros estilos, tocar tecnicas mais elaboradas, enfim, nao vai sair de um pizzicato mascado (no baixo) ou uma palhetada sem felling na guitarra.

AlexGNavarro
Membro Novato
# abr/16
· votar


Ainda existe esse tópico na ativa?
Ainda contrabaixo está escrito contra-baixo? kkkk
Nossa.. quanto tempo sem passar por aqui...

O resumo da resposta à pergunta é.. olhe, toque, se gostar é o teu baixo ..

Baixo ou guitarra?
Instrumento de jogo?
Que isso?
Algumas coisas mudaram tanto que eu nem estou entendendo rsrs..

Falcon guitar
Membro Novato
# mai/16
· votar


E ae galera, um amigo meu tá querendo comprar um baixo e está em duvida entre um ''Precision Bass Classic Vibe 60's Squier'' com captação Dimarzio e um ''Precision Jazz Vintage Modified Squier''. Qual o melhor? Vocês sugerem outros modelos passivos na faixa de preço de até R$2500?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Falcon guitar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761002983-frete-gratis-squier-v intage-modified-contrabaixo-pj-bass-sb-_JM

Kuro
Membro Novato
# mai/16
· votar


Salve, pessoal.

Eu estou pensando em comprar um Yamaha RBX170 ou RBX260, além de um Condor Bx12, um Yamaha TRBX 174 e um SX SJB 75.
Não quero que me ajudem a escolher não, mas sim a testar.

Eu nunca toquei num baixo e não tenho nenhum amigo que toque baixo, portanto estou só. O que eu devo fazer para testar os baixos, sendo iniciante e não tendo nenhum conhecimento?
Me dizem para ver se o instrumento trasteja, se tem lasca no lado dos trates, se o braço está empenado e etc, mas eu não faço a mínima ideia do que seja trastejar ou como faço para perceber esses detalhes.

Dicas?

E repito, não tenho nenhum amigo ou conhecido que toque baixo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Kuro
Se vc não sabe nada de contrabaixo, e não tem nenhum amigo que tenha um, vá fazer aulas primeiro, e depois peça ajuda a seu professor.
Aliás, se vc não sabe nada, e quer comprar um instrumento mesmo assim, compre o mais barato, leve a um luthier habilitado para a regulagem geral e vá fazer aulas.
Abç

Kuro
Membro Novato
# mai/16
· votar


Agradeço a dica, Mauricio.
Eu tenho estudado sobre baixo na internet, cada dia adquiro uma nova informação, mas contatarei um professor em breve, obrigado.

Mas gostaria de uma ajuda sua ou de algum membro, se possível:
A utilização de um captador single coil na ponte e um split coil no braço altera em que no som do baixo?
Ouvi dizer que o single coil deixa o som mais brilhante e limpo, apesar do ruído, e o split coil é como se fosse um single, só que com a eliminação do ruído. É isso mesmo?

Buja
Veterano
# mai/16
· votar


Kuro
A utilização de um captador single coil na ponte e um split coil no braço altera em que no som do baixo?

Praticamente nada que o ouvido nao treinado consiga detectar. É o seguinte:
um captador single, desses que tem nos baixos modelo jazz bass, tem um som um pouquinho mais brilhante, mais agudo, mais estalado.
Mas é um pouquinho so mesmo. Nao é nada de absurdo, como se comparasse um carro 1.0 com uma ferrari. O captador humbucker, como nos modelos music man, tem o som um pouquinho so mais grave, mais aveludado, mais robusto.
Mas repito, se voce pegar os baixistas mais experientes e colocarem eles para so ouvir o som de um captador humbucker e de um single, muitos mesmos nao saberiam a diferença. Nao é coisa pra ficar grilado nao.
Qualquer baixo toca qualquer musica.

Ouvi dizer que o single coil deixa o som mais brilhante e limpo, apesar do ruído, e o split coil é como se fosse um single, só que com a eliminação do ruído. É isso mesmo?

Nao é bem por ai nao. Split coil é um humbucker (que tem duas bobinas) e se adiciona uma chave no circuito eletrico para separar as duas bobinas, fazendo somente uma trabalhar ('split' em ingles, separar) ('coil' em ingles, bobina). Portanto, 'split coil' = 'separar bobina'.

O single comum, feito de apenas uma bobiba possui o ruido (hummmm).
De regra geral, todo captador com uma bobina so possui ruido, saldo algumas excecoes especificas. O humbucker, duas bobinas, nao possui esse ruido porque uma bobibna dele cancela a outra, e assim nao ha ruido.
Porem, quando vc 'splita' o humbucker, fazendo com que ele trabalhe com uma bobina so, ao inves das duas, ele passa a se comportar como single, e volta a ter o ruido.

Portanto, split coil nao é um single com eliminacao de ruido. É simplesmente um humbucker que pode ser usado como single apenas com o acionamento de uma chave (com ruido).

Mas desencana amigao, o ruido nao é nada demais. Coisa comum é normal, nao é nada exagerado. Se tiver exagerado, é porque a parte eletrica está ruim, com mal contato, ou falta a blindagem, que qualquer luthier bom pode fazer.
Tambem quando se toca com muita distorcao, o ruido fica mais evidente. Mas normalmente, nao se toca baixo com muita distorcao assim nao. So nos estilos metais.

Kuro
Membro Novato
# mai/16
· votar


Obrigado pela resposta, Buja, foi excelente! Me ajudou muito, incrível.
Obrigado pela gentileza.

E valeu pessoal, apesar de nunca ter tocado baixo propriamente, estou adquirindo bastante conhecimento, já sei o bastante pra poder entender qual tipo de baixo funciona bem com qual tipo de baixista e etc!

Thalis M.
Membro Novato
# mai/16
· votar


Olá pessoal! Estou começando agora no mundo da música e pretendo tocar baixo, porém estou em dúvida entre os modelos Clb 45a da Strinberg ou o Tb 540a Memphis da Tagima, qual dos dois é melhor? E o porquê?

Conto com a ajuda de vocês!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Thalis M.
Minhas dicas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-681554045-baixo-auburn-preto-el etrico-4-cordas-standart-frete-gratis-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719582753-frete-gratis-phx-pbs- baixo-modelo-precision-4-cordas-bk-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-740907013-baixo-tagima-woodstoc k-modelo-fender-precision-pj-tw65-_JM

Thalis M.
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obg pelas dicas!

Eu estava com desejo de um baixo de 5 cordas e ativo! Tem algum que possa me indicar? Até 1100. O Tagima Millenium 5 vale a pena?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Thalis M.
Se vc está começando, sugiro um de 4 cordas mesmo, tais quais os que postei acima...
Abç

LucasBass99
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: LucasBass99
· votar


Qual baixo comprar até 800 reais?
Fala galera, queria uma ajudinha, sou iniciante e quero um baixo pra poder estudar em casa, queria uma indicação de um modelo, pode ser um pouco mais que 800. E se puderem também, indicar um cubo que possa usar tranquilamente em casa.

alan.bassplayer
Membro Novato
# jul/16
· votar


LucasBass99
Cara, nessa faixa é difícil conseguir coisa boa. Se você é iniciante, eu recomendo Condor BX12. Digamos que é um bom "primeiro baixo".
Sobre o amplificador, depende da tua pretensão. Tipo, você pretende ficar usando só em casa para sempre? Imagino que não, então compensa guardar uma grana para comprar um bom no futuro, assim quando você decidir "sair de casa" para tocar publicamente, não precisará trocar de amplificador.

LucasBass99
Membro Novato
# jul/16
· votar


alan.bassplayer
Mas é realmente pra estudo mesmo, por isso botei essa faixa de preço, e em questão ao cubo, no momento é só pra usar em casa mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]