【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]

Autor Mensagem
marcioazzarini
Veterano
# ago/05


1º - Defina o quanto de grana você está disposto a investir;

2º - Tenha em mente o tipo de som que você pretende tirar do baixo. Por exemplo, um som mais vintage (antigão, tipo rock dos anos 70) nestes casos baixos modelos Jazz Bass ou Precision se encaixariam bem; ou então um som mais "modernoso"...

3º - Faça um levantamento das marcas acessíveis dentro da faixa de preço estipulada (não se esqueça de pesquisar por usados, pois muitas vezes encontramos algumas barbadas), e das sonoridades que mais te atraem.

4º - Procure TESTAR em lojas ou com os amigos os intrumentos relacionados;

5º - Fique com o que VOCÊ mais gostar! Se você comprou um Tonante porque gostou dele, e você acha q o timbre dele é exatamente o que vc está procurando, então vai fundo! Seja feliz com ele!

6º - Lembre se de uma coisa: quando vc compara baixos dentro de uma faixa de preços, é difícil falar qual é o melhor, pois cada modelo possui uma característica diferente do outro (q não quer dizer q um é melhor que outro), como por exemplo, Baixo A e Baixo B custam 700 reais, mas o baixo A tem um som mais Grave, e o Baixo B tem um som mais médio. Nenhum vai ser melhor que o outro, simplesmentem possuem qualidades diferentes, e cada um vai corresponder melhor ao som que vc gosta (ou mais grave ou mais estalado).

7º - Evite pegar um instrumento pensando nas "melhorias" que vc pode fazer nele, pq geralmente com a grana que vc irá gastar pelo baixo, + novos componentes (captadores, por exemplo) + mão de obra em alguns casos acaba ficando quase o preço de um instrumento top (com exceção dos casos ondem existe valor sentimental ou vc tem grana pra investir e não lhe fará falta)

Bom... Acho q é isso.

Em breve pretendo criar uma Lista de marcas e qualidade sonoras por faixa de preços... Se alguém estiver disposto a ajudar, ótimo!

Mais dicas, por favor, acrescentem neste tópico

Abraços, e boa sorte!

Marcio Azzarini
www.marciobasspage.cjb.net

FBassist
Veterano
# ago/05
· votar


Uma dica, evite levar amigos com você para a loja na hora da compra, você pode acabar levando uma coisa completamente diferente do que você estava planejando.

Rafael Walkabout
Veterano
# ago/05
· votar



Uma dica, evite levar amigos com você para a loja na hora da compra, você pode acabar levando uma coisa completamente diferente do que você estava planejando.

HAhhahahahhaha

FBassist
Veterano
# ago/05
· votar


Alguns fabricantes de Contrabaixos Acessiveis ao consumidor

Condor - http://www.condormusic.com.br/
Strinberg - http://www.sonotech.com.br/
Shelter - http://www.habro.com.br/
Aria Pro - http://www.ariaguitars.com/
Giannini - http://www.giannini.com.br/
Crafter - http://www.crafterguitars.com/
Eagle - N/A
Michael - http://www.jmichael.com/
Phoenix - N/A
Samick - http://www.samick.co.kr/
Tagima - http://www.tagima.com.br

Caobelli
Veterano
# ago/05 · Editado por: Caobelli
· votar


1) Se o baixo que vc quer é caro, orçe um semelhante de luthier. Com alguma economia em peças, vc pode sair com um intrumento que te acompanhe por um maior tempo e, assim que entrar uma grana maior, vc dá um upgrade na parte elétrica por exemplo.
2) Cuide bem a madeira destes intrumentos mais baratos, muitas vezes, os braços são de madeira verde e empenam com facilidade. (novamente o de luthier torna-se superior neste ponto)

Acho que este tópico merece stick!

FBassist
Veterano
# ago/05
· votar


Explicação Sobre ''baixos Ativos x Passivos''

Bom, primeiramente o termo ''baixo ativo'' é completamente errado.
O Ativo do baixo é seu circuito ou captadores.

Como diferenciar um baixo com circuito Ativo
Uma caracteristica dos baixos com circuito Ativo é uma bateria de 9v aclopada em seu corpo, alem disso os circuitos ativos costumam a ter mais knobs (botões) do que os baixos passivos, pode ser de graves, medios, agudos, os passivos ja não tem, possuem apenas volume e tonalidade

Características de um circuito Ativo relacionado ao Passivo
Como disse no topico acima a qualntidade de knobs em um circuito ativo é bem maior se comparando a um baixo passivo.

Os circuitos ativos costumam a ter mais ganho de saida, necessitando em alguns casos ligar o baixo na entrada Low (menos ganho) do amplificador

Eles podem ser mais Agudos ou mais graves por causa do circuito de equalização (EQ)

Custo beneficio
Não acredito muito na diferença de preço entre um baixo com circuito ativo comparando a um baixo normal passivo, a diferença é muito pouca.

Tempo de duração da bateria
Normalmente um tempo bomd e uso completod e uma bateria varia de 3 a 6 meses, ja vi casos de bateria durando cerca de um ano, mas isso varia muito pelo tempo de uso do baixo

Lembrando que: enquanto o cabo estiver conectado no baixo, o baixo esta ligado e gastando bateria.

FBassist
Veterano
# ago/05
· votar


Texto retirado de www.rbonelli.hpg.com.br

COMPRANDO INSTRUMENTOS USADOS
Raphael Mr.IO Bonelli - www.rbonelli.hpg.com.br
Aut.: Doug Steinschneider - dougs@futuris.net


Eu, assim como a maioria de vocês, já comprei ou vendi intrumentos usados. Os que ainda não o fizeram, provavelmente o farão em um futuro não muito distante. Mas alguns cuidados tem que ser tomados para não cairmos em certas armadilhas e conseguirmos o preço mais junto o possível no item comprado. Este artigo foi criado por Doug Steischneider e traduzido por mim, como forma de esclarecer alguns detalhes importantes sobre a compra de usados.


COMPRAS LOCAIS
- Não faça uma viagem e mais de 2 horas para olhar um equipamento. A viagem é tão cansativa que você comprará, mesmo estando inseguro, apenas porque não irá querer fazer a viagem denovo.

- Antes de ir, pergunte:
Condições do equipamento?
A que tipo de uso ele foi submetido?
Por que você está vendendo ele?
Qual é seu preço nas lojas?
Você vai considerar minhas ofertas?

Você ficará surpreso com o quanto um vendedor honesto poderá informar. Este tipo de perguntas dão a você uma idéia do tipo de vendedor com o qual você está lhe dando. Se for evasivo ou vago ou você não gostar do tom das respostas dele, esqueça este equipamento. Se o vendedor estiver interessado e a conversa se mostrar esclarecedora e interessante mostrará que ele é direto e provavelmente tem um bom motivo para vender o equipamento.

Eu procuro por este tipo de vendedor:

1. Que usaram o equipamento em estudio ou em casa. (o equipamento está quase novo).
2. Comprou o equipamento e nunca usou. Pq: Continuou usando o antigo que tinha; não tocava tanto quanto devia; Não soava direito; era muito pesado.
3. Usou muito pouco por só tocar como hobbie.
4. A banda está terminando e ele vai precisar de dinheiro.
5. Vendedores que guardam a caixa e o manual de seus equipamentos, o que prova que ele é cuidadoso com as coisas.

Eu uso as seguinte guias quando explico ao comprador minhas ofertas. Eu digo a ele que este equipamento está valendo X na loja Y neste exato momento, independente do que ele tenha pago por ele a um ano ou um mês. Se aquele piano Rolando P-55 que custava $495 está agora custando $239 eu ofereço ao vendedor $165 (70 porcento do preço original).

Eu ofereço de 70% a 40% do preço atual como compensação pelo risco de comprar um equipamento usado sem garantias. 70% por alguma coisa relativamente nova e em ótimo estado; 60% por um equipamento que esteja em médias condições e não parece muito bem. 50 ou 40% por um equipamento de show que não pareça muito bem visualmente. Eu explico que se eu for vendê-lo daqui a 6 mêses que vou ter problemas por ele estar em más condições. Eu estou tentando conseguir o melhor preço e não roubar o vendedor.


COMPRANDO O EQUIPAMENTO

Se eu não estiver 100% confortável com a localização e a personalidade telefônica do vendedor leve então alguém com você. Eu nunca levo o dinheiro que o vendedor quer pelo equipamento, apenas o quanto eu quero pagar.

Eu levo junto o que for necessário para testar o equipamento a meu contento. Se estiver comprando um gravador de 4 trilhas e leve uma fita virgem, microfone e fones de ouvido. Eu gravo em cada uma das quatro faixas e toco com todos os recursos possíveis para checar se funcionam.

No caso de um ampli ou gabinete eu levo meu instrumento, (cabeçote ou caixa se estiver comprando um cabeçote ou uma caixa) e cabos, então toco no maior volume que irei utilizar o equipamento para ver se ele aguenta. Faço a checagem para ver se os falantes são originais de fábrica ou tento conseguir uma boa explicação de porque eles foram trocados. Se o ampli estiver visualmente feio não compro a peça a não ser que o vendedor faça um bom desconto.

No caso de comprar um contra-baixo, pergunte ao vendedor se ele tem, em casa, um ampli no qual você possa testar o instrumento... faça as regulagens, teste cada um dos potênciometro para checar por ruidos e coisas assim. Bate com um metal em cada um dos captadores para vê-los funcionando. Cheque as ferragens por pontos de ferrugem, a pintura e o braço. Cheque por trastejamentos e tente identificar os problemas que possam ou não serem sanados com regulagens.


COMPRANDO EQUIPAMENTO VIA INTERNET
Todos os anteriore e mais....

Pegue o telefone de casa e do trabalho do comprador. Se for uma grande compra, tente o número do serviço para ver se realmente existe e se ele é honesto.

Se a pessoa não responder as questões acima (não discuta muito via e-mail) desista. Eu dessiti uma vez de comprar um cabeçote porque o vendedor respondia todas as minhas perguntas via e-mail com a seguinte: “Continua a venda - $400.”

Peça para por o equipamento na caixa original e depois dentro de uma caixa um pouco maior com material de empacotamento (uma especie de bolinha de isopor), e depois que escreve frágil e cada lado da caixa. Se ele não tiver a caixa original, peça para por uma caixa dentro de outra caixa.

Eu não compro falantes e instrumentos de corda pelo correio, pois temo que o preço do transporte devido seja extremamente caro.

Uma ultima nota - Sempre confie na intuição quando avaliar um vendedor. Se alguma coisa parecer estranha, desista imediatamente. Este é o grande problema com comprar equipamentos usados, você precisa da paciência de um santo para conseguir uma boa compra... as vezes é necessário esperar anos para que o vendedor certo apareça.!

Mas é melhor do que passar o resto do tempo se arrependendo.!

“See you, in the morning!”

- Raphael Mr.IO Bonelli

Guto EADG
Veterano
# ago/05
· votar


FBassist
o site da eagle eh www.eagleinstrumentos.com.br

MaurícioLeite
Veterano
# ago/05 · Editado por: MaurícioLeite
· votar


Uma dica, evite levar amigos com você para a loja na hora da compra, você pode acabar levando uma coisa completamente diferente do que você estava planejando.


concordo plenamente, a galera faz a cabeça d+

galera coloca esse tópico como definitivo, eh uma boa para os iniciantes

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


Boa iniciativa. Tá no topo.
:)

marcioazzarini
Veterano
# ago/05
· votar


Boa galera!

Este Tópico ta ficando com um excelente conteúdo!

AstonBarret
Veterano
# ago/05 · Editado por: AstonBarret
· votar


Tem um link muito interessante que aborda esse assunto tb, de maneira bem detalhada. É do site Macca Rock Bass Page, mantido pelo Macca (baixista do US4):

http://www.baixaria2000.hpg.ig.com.br/page/mao/mao1.htm

Abraços!

Half
Veterano
# ago/05
· votar


Uma dica, evite levar amigos com você para a loja na hora da compra, você pode acabar levando uma coisa completamente diferente do que você estava planejando.

Outra dica... Nunca escute o que um vendedor diz. Você deve saber que ele está lá apenas pra ganhar o salário e a comissão dele, logo é RARÍSSIMO encontrar vendedores honestos. Toque e escolha aquele que mais lhe agradou.

rushrush
Veterano
# ago/05 · Editado por: rushrush
· votar


Half

O meu nada ver. Eu já fui vendedor e... ah é verdade eu era desonesto mesmo. huahua. Nunca se baseie em um vendedor e nunca confie em quem maltrata um garçon. Felizmente hoje sou uma pessoa honesta e trabalho como paranormal atendendo à domicílio.

Adolfo Fernandes
Veterano
# ago/05
· votar


Gostei da dica de vcs que são experientes e tem uma bagagem muito grande quando o assunto é baixo. obrigado.

Adolfo Fernandes
Veterano
# ago/05
· votar


Gente eu aconselho comprar o baixo da yamaha o rbx fretless porque é um instrumento ótimo de timbre ele consegue te conrresponder a várias técnicas e com um preço custo/benefício muito bom.
Comprei o meu na loja fox trot.
www.foxtrt.com.br

jrcintra
Veterano
# ago/05
· votar


Adolfo Fernandes
"Gente eu aconselho comprar o baixo da yamaha o rbx fretless porque é um instrumento ótimo de timbre ele consegue te conrresponder a várias técnicas e com um preço custo/benefício muito bom.
Comprei o meu na loja fox trot."

Isso se encaixa no q o marcio falow: "Uma dica, evite levar amigos com você para a loja na hora da compra, você pode acabar levando uma coisa completamente diferente do que você estava planejando.
"

Rss

FBassist
Veterano
# ago/05
· votar


jrcintra
Isso se encaixa no q o marcio falow: "Uma dica, evite levar amigos com você para a loja na hora da compra, você pode acabar levando uma coisa completamente diferente do que você estava planejando


=(

Ngm
Veterano
# ago/05
· votar


Ahn... eu não sou tão iniciante assim mas também não tenho quase nenhuma experiência, então eu gostaria que vocês me respondessem uma coisa:

Todos os baixos (instrumentos em geral) novos vêm em caixa e tal? Eu sempre vejo aqueles instrumentos pedurados nas paredes das lojas e tal, e quando eu comprei o meu baixo há alguns anos, eu levei ele sem caixa, então eu sempre fiquei com essa dúvida. Ah, e também sempre tem manual? Ou essas coisas variam de marca?

Mais uma baixista
Veterano
# ago/05
· votar


[b][/b]Olá, vou me iniciar no baixo, e já estou pensando no modelo XB500 da Wash burn, o q vcs acham? E sobre o cubo, pensei num meteoro com 4 falantes, mas naum sei nome de modelo, alguém sabe me dizer qual? Agradeço muito!

Até mais! ;)

FBassist
Veterano
# ago/05
· votar


Ngm
O correto é cada loja ter seu estoque e sua vitrine com amostras.
Sobre o manual e chaves varia de cada marca, se eu não me engano a Ibanez vem com um manual...

Ngm
Veterano
# ago/05
· votar


FBassist
Então quando eu vou comprar um instrumento eu tenho o direito de pedir um do estoque com a caixa?

FBassist
Veterano
# ago/05
· votar


Mais uma baixista
Esse washburn é um otimo baixo ainda mais pra começar...
É um baixo de 5 cordas ativo.

Agora esse meteoro com 4 falantes é apenas uma caixa, você precisará tambem de um amplificador (cabeçote) para ligar na caixa ou você pode estar falando do Bass In Concert que é um combo de 4 falantes de 10'' que tambem é um otimo amp!

FBassist
Veterano
# ago/05
· votar


Ngm
Se a loja tiver estoque sim, a loja da minha cidade por exemplo não tem! =/

mas a caixa é obrigatorio a loja fornecer

Ngm
Veterano
# ago/05 · Editado por: Ngm
· votar


FBassist
Mas a loja não é obrigada a ter estoque? Tipo, pra evitar que eu tenha que levar um instrumento de amostra?

Ronin
Veterano
# ago/05
· votar


FBassist
Poxa, eu nem lembrava que este meu site ainda existia, rsssss. Ùltima atualização foi anunciar que Ulisses Guimarães havia morrido. Mas é bom saber que o material que está lá ainda é útil para o pessoal. Valeu por postar aí.

Uma coisa sobre o lance de não levar amigos. Tudo bem, concordo que o amigo errado por "manipular" você a levar algo que ele goste, mas não você. Mas ao mesmo tempo, levar um amigo que entenda do instrumento pode evitar que vc leve gato por lebre ou que seja "engabelado" por um vendedor espertinho (que, infelizmente, existem muitos). ALém de que um amigo que entenda do assunto, pode ver problemas nos instrumentos que podem passar desapercebidos por um iniciante como problemas no braço, ruidos e etc.

marcioazzarini
Veterano
# ago/05
· votar


Ronin

Concordo... Se for para lwvar alguém no momento de escolher um instrumento, que seja alguém que entenda bem do assunto!

Cuidado com os "primo do irmão da cunhada da tia do papagaio da vizinha que toca violão de vez em quando no boteco da esquina"... hehehehe

BaSs_17
Veterano
# ago/05
· votar


eh verdade tinha um vizinho meu que se acha va o kra do violão e logo quando comecei na musica ele dici que o violão da KASHIMA era bom execelente como ela mesmo falow 1 mês depois o braço do violão descolou porke eu tinha colocado corda de aço que ele dici que era bom pra quem estava começando
KkKkKkkkkkkKkKkk
eu era um otario mesmo

Mais uma baixista
Veterano
# ago/05 · Editado por: Mais uma baixista
· votar


FBassistEsse bass in concert entaum é completo? Vc pode me passar o modelo completo, é q sou "leiga" no assunto...
Agradecida!

FBassist
Veterano
# ago/05 · Editado por: FBassist
· votar


Mais uma baixista
entre em www.amplificadoresmeteoro.com.br para mais informações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]