【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Gusta.Madeira
Cara, trocar porque?
Se o seu baixo for um da série Affinity ou California, uma troca de capts e uma visita a um luthier competente já melhoraría um pouco...
Ademais, você podería mantê-lo, pois, para quem tem banda e toca com certa regularidade, ter 2 instrumentos (ou mais) é OBRIGATÓRIO...
Se vc já tem outro instrumento, mantenha esse de "reserva".
Abç

Crazy bass
Veterano
# jan/16
· votar


Opa galera,

Fiquei um bom tempo afastado do mundo musical (e do fórum), mas pego meu baixo de vez em quando pra dar umas brincadas.
Ainda mantenho um antigo Condor BX-12 e tava querendo dar um up no equipamento.

Queria saber sobre aquele modelo "Music Man" da Tagima, o TBM 4. Se a construção/qualidade dele é boa ou se fica na média do meu condor mesmo. Pensando nessa marca nacional porque a maioria de baixos que eu curtia antes estão com o preço um pouco salgado, talvez pelo atual preço do Dólar.

Abraços!

Gusta.Madeira
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Gusta.Madeira
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu pela a dica, eu vou ver com um luthier competente e ver o que podemos dar uma melhorada. Um capt Fender Jazz Bass Custom 60 é valido?

Mas, você acha que vale a pena eu comprar um Cort B5 ou um Ibanez SR605?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Gusta.Madeira
Cara, gastar grana num Fender Custom 60 para esse baixo é ultrapassar a relação custo-benefício.
Instale capts Cabrera ou Sound/Malagoli, ambos nacionais, de excelente qualidade ( e linha completa), e MUITO mais baratos.
Quanto a comprar um baixo de 5 cordas, as opções são muitas. Eu gosto muito dos Cort, pois é uma marca de ótimo custo-benefício.
Abç

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Gusta.Madeira
O B5 sinceramente eu nunca toquei, mas uma vez experimentei o A5 em uma loja e gostei muito, ele é bem robusto, e particularmente achei o timbre muito bom.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


alan.bassplayer
Concordo plenamente...
Já tive um antigo Action V, e era um baixo bem legal pelo que se pagava por ele...
Abç

Der1ck
Membro Novato
# jan/16
· votar


cara, queria umas dicas sobre baixolão, queria um em média de 1300 ou um pouco mais pra fazer pequenos shows

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Der1ck
Na minha opinião, como baixista e como cara que tem banda e toca regularmente, baixolão é perda de grana... Sempre terá que amplificar como um baixo comum...
Abç

Der1ck
Membro Novato
# jan/16
· votar


Mas Mauricio Luiz Bertola vc acha que pra estudo, ou então pra tocar na rodinha de amigos, compensa? ou nem assim?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Der1ck
Nem assim cara...
Faça a experiência: Chame uns camaradas com violões, viola, cajón, pandeiro e etc e use o baixolão sem amplificar...
Ninguém vai te ouvir, e nem você mesmo....
Ou seja: A proposta do baixolão é inútil...
Abç

Der1ck
Membro Novato
# jan/16
· votar


Vlw Bertola

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Der1ck
Concordo com o bertola, não compensa, o Baixolão não "dá som" o suficiente para sentar em uma rodinha acústica e tocar.

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


Baixolão pra mim é um instrumento diferente, pra um proposito ligeiramente diferente tambem.
Tem ocasiões que eu gosto do timbre dele. Depende da música. Tem musicas que ficam melhor no timbre do baixolao.

Mas realmente. NAO compensa estudar tecnicas no baixolão quando se quer aplicar estas tecnicas no baixo eletrico. Se acostumar, vai ter um pouco de dificuldade. Nesse caso ai, nao compensa.

Outra é o som. Nao da pra tocar desplugado em rodinha de amigos, quando ta todo mundo cantando, batucando, sentando a mao no violao. Ai so plugado.

Mesmo assim, dependendo do som que vc quer, é melhor plugar o baixolão.
Mas na grande maioria das vezes o baixo comum resolve.

Em resumo, nao recomendo ninguem a comprar um baixolão quando o cara quer aprimorar tecnicas do baixo eletrico, quando quer tocar em rodinhas de amigos, etc.

So recomendo que se compre um baixolão quando se quer o timbre do baixolao. O jeitão dele. Quando se quer tocar baixolão. Ai sim, nada substitui. É muito bom. Fora isso....fique no baixo comum mesmo.

paulo_guitar19rx
Membro Novato
# fev/16
· votar


Boa noite galera, preciso de sugestões de contra baixo, gostaria de um baixo relativamente leve, pois toco muitas horas em pé e sempre saio com uma tremenda dor nos ombros/costas. Tenho 500 reais pra investir, pode ser usado mesmo.

Pensei em um Condor XB225 . È um bom baixo?

Desde já agradeço a todos.

alan.bassplayer
Membro Novato
# fev/16
· votar


paulo_guitar19rx
Com este valor é praticamente impossível conseguir um baixo realmente bom, a não ser que você dê muito sorte de encontrar alguém vendendo um usado muito abaixo do seu preço.
Bem, se este é o máximo que você pode investir, e quer um baixo leve, recomendo o Condor BX12, é uma boa opção para iniciante, tem uma timbragem razoável e é extremamente leve.

BrunoRodrigues
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

"Na minha opinião, como baixista e como cara que tem banda e toca regularmente, baixolão é perda de grana..."

Depende do ponto de vista e necessidade. Há casos que "o peso pena" ajuda bastante e pode ser um diferencial. Por isso nunca devemos generalizar, pois, cada caso é um caso.

Abç mestre ! ! !

#BrunoRodrigues

MvsfsDM
Veterano
# fev/16
· votar


Alguem pode me recomendar um baixo na faixa dos 1000? Tinha dado uma olhada no Cort GB 34, Tagima Special TJB4, Ibanez GSR 200 e Yamaha TRBX 174. Mas estou aberto a qualquer opção que represente um melhor custo beneficio.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


MvsfsDM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715501321-baixo-tagima-4-cordas -precision-jazz-bass-woodstock-tw65-wv-_JM

MvsfsDM
Veterano
# fev/16
· votar


Então Mauricio, esse dai seria uma melhor aquisição do que o TJB4? Até achei interessante, mas não gostei da combinação de cores, visto que preferia algo natural. Mas se mesmo sendo mais barato tiver mais recomendações, posso pegar ele.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


MvsfsDM
Eu acho esse baixo mais versátil e mais bonito (IMHO), o TJB é legal também, mas é um pouco mais caro e não tem o design original Fender (é um pouco menor e mais "delgado"). Conheço bem ambos, pois, como luthier, já os regulei.
Aliás, a 1ª coisa que vc deve fazer ao comprá-lo é compra um jôgo de cordas novas de qualidade (Ex.: D'Addario 0.45) e levar à um luthier competente para a regulagem geral inicial.
Isso é imprescindível!
Abç

Schivo
Membro Novato
# fev/16
· votar


Baixo millenium 4 tagima , é um baixo bom para iniciantes ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Schivo
Qualquer baixo é bom para iniciar. Quem decide isso é o seu bolso...
Abç

alan.bassplayer
Membro Novato
# fev/16
· votar


Schivo
Eu sou suspeito para falar destes baixos por não gostar de baixos com captação ativa. Diz aí, quanto você pode/quer gastar, e de repente podemos dar sugestões em cima disso, baseado na nossa opinião é claro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


alan.bassplayer
Eu sou suspeito para falar destes baixos por não gostar de baixos com captação ativa.
Também não...
Aliás, acabei de regular um Tagima TBM4 e o pré dele é bem ruinzinho...
Abç

BrunoRodrigues
Veterano
# fev/16
· votar


Schivo ::: alan.bassplayer ::: Mauricio Luiz Bertola

Gosto é gosto e blá, blá, blá...

Mas tratando-se de ativo com pré "meia-boca", é money jogado fora. Por isso que para iniciantes não recomendo ativos "de entrada". Apenas se a coisa fluir e futuramente investir em um Bom.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

highvoltage
Veterano
# fev/16
· votar


Galera, já tive um Strinberg que por uma burrice, vendi ele. (Era desses baratões mas cumpria sua finalidade)..

Agora estou de volta procurando um baixo pra comprar...
Tô direto na OLX mas me aparece Memphis, outros Strinberg, Samick, etc... sem contar que são uns bichos feios, queria um baixo mais "normal" esteticamente, como o Strinberg, que era bonitão...

Aí apareceu um Yamaha RBX350 bege, só que tem uma mancha feia perto do braço que parece café... tentei contato com o vendedor mas nada ainda.
De vez em quando eu acho um Tagima Millenium também...

Afinal, o que procuro é um baixo ativo de até uns 600$. Existe algo novo por esse valor ainda e que preste, ou seja, não trasteje etc? ou tenho que ir nos usados mesmo?
Também estava em busca de pedais, talvez uns 2 ou 3... queria tocar metal então um overdrive e talz. Já tenho um amp da Meteoro. Coisas que eu gaste no total perto de 1000$.
Outra coisa... pedais precisam de fonte? porque eu sempre achei que a corrente elétrica do amplificador passava pelos pedais! XD

alan.bassplayer
Membro Novato
# fev/16
· votar


Coisas que eu gaste no total perto de 1000$
Um baixo + 2 ou três pedais com este valor, é muito difícil.
Procure por usados. Pedais behringer são bons em termos de funcionaldiade, embora sejam frágeis, mas se não ficar pulando em cima deles, dá para usar tranquilo.
Com R$600,00 eu te aconselho a procurar mesmo um bass usado.

pedais precisam de fonte?
Sim, precisam de fonte, de preferência uma fonte com qualidade, pois fontes com blindagem vagabunda podem causar ruídos bem chatos.

BrunoRodrigues
Veterano
# fev/16
· votar


highvoltage

"pedais precisam de fonte?"

Precisam de energia, que pode ser oriunda de uma "fonte" ou de bateria.


"eu sempre achei que a corrente elétrica do amplificador passava pelos pedais!"

Hoje em dia há essa possibilidade, com mais oferta em Amp's para guitarra. Só ligar um cabo apropriado (sempre abaixo do limite - 80% em média - e na voltagem correta) que "quebra um galhão".


Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Schivo
Membro Novato
# fev/16
· votar


alan.bassplayer
Eu to pensando em gastar até uns 700 reais

alan.bassplayer
Membro Novato
# fev/16
· votar


Schivo
Tem uns modelos Condor bons para iniciante. Dá uma testada em alguma loja. Como eu disse, não recomendo os Tagima Millenium por não gostar de captação ativa, mas isso é uma preferência pessoal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]