Qual o melhor Windows para audio?

Autor Mensagem
morenomatias
Veterano
# jun/05


Tenho ouvido dizer que os melhores para audio são o windows 2000 e o XP. Alguns dizem que é relativo e outros afirmam. Alguem que tenha experiencia poderia me dizer? Obrigado !!!

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


morenomatias
Windows 2000

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


segundo pesquisei por ai dizem que eh o 98se, mas ate agora nao vi diferenca nenhuma, tenho tres computadores, no mais mais veloz so uso o windows 95 porque ligou, pronto ja abriu, nao tem aquelas frescuras do inicio do windows. (ainda que a imagem nao fique 100%).

Igor Martins
Veterano
# jun/05 · Editado por: Igor Martins
· votar


2000 e xp, não só para audio, mas para praticamente qualquer coisa.

Esses sistemas velhos (95, 98, NT4) são ineficientes no controle de memória,
assim como em seus drivers

emanuel macedo
Veterano
# jun/05
· votar


alguns plugins do sonar não funciona no 98 ficam ausentes , o 2000 da muito bug ,o xp ainda e o melhor mais tiraram alguns aplicativos que faz falta como o gerenciador de arquivos que era muito util no 98...

_Vinícius Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Igor Martins
2000 e xp, não só para audio, mas para praticamente qualquer coisa.
Concordo, plenamente com o Windows XP, pelo simples fato de os melhores programas de gravaçã-edição de audio e video, serem feitos para Windows XP. Não tem outro... Fora o XP, só um MAC.


Abraços

abdo_
Veterano
# jun/05 · Editado por: abdo_
· votar


morenomatias
Os Windows nao sao programas de audio, mas sim sistemas operacionais(digamos, a "mesa" onde vc poe/sustenta seu som (wave) de qquer marca de equipamento pra ouvir. (Quanto melhor e mais sofisticado é o sistema, mais ele suporta um "maior" som). Os player ou programas de som em que se toca as musicas, sao o Windows media player(versao 10 é o melhor), RealOne, QuickTiime, etc. Ainda assim dependem em 95% da tua PLACA DE SOM no Pc que dependendo da marca, pode ter um som pessimo ou bom. Vc pode num WMP7 com Win98 numa boa placa ter um som melhor que num WMP4 com WinXP na mesma placa. Sobre tocar midis nos players, praticamente todos tem os mesmos timbres e do mesmo "padrao" que todos sao, q perfazem só 128 determinados por convençao pelos fabricantes, ou seja, ouvira muito pouca diferença de um player para outro no mesmo Pc. Diferença sim se ouve num teclado ou modulo, dependendo da marca. E lembre-se q programas como o Sonar ou Cakewalk, pra tocar os midis usam os plugins do WMP (ativeX), portanto tais programas nao tem qualidade de som proprio, só montam as musicas mas usam demais funçoes como volume, graves, agudos, equalizador, etc, do WMP. E qto + novo melhor, e claro, a versao 10 só é instalada no winXP.
Abç

fernando tecladista
Veterano
# jun/05
· votar


ja tem programa de audio que só roda em XP

wernegher
Veterano
# jun/05 · Editado por: wernegher
· votar


morenomatias

O XP, dos Windows existentes, é com certeza o mais estável sim. Mas o Sistema Operacional não trabalha sozinho. Outras coisas são essenciais para o "sucesso" do S.O.:

1) Placa Mãe
2) Memória
3) HD (O ideal é ter um exclusivo para áudio com velocidade acima de 7200 )
4) Sincronismo entre cada periférico no micro. Sem conflitos....

No entanto, se você tiver a fim de gastar uma grana legal, compre um MAC. As diferenças de performance entre o OSx e o Windows diminuíram muito com o lançamento do XP, mas pelo fato do MAC vir com arquitetura fechada, as possibilidades de conflito entre os componentes de hardware são muito menores. Sem falar no visual do PANTHER e do TIGER (últimos S.Os lançados pela Apple). O XP vira DOS perto deles...

Se você for nos grandes estúdios dos EUA, Inglaterra e outros países que utilizam tecnologia de ponta você só vai encontrar MACs (no geral é claro)....

Apenas como informação adicional, eu recebi um DVD da Roland com o catálogo 2005. Numa das demonstrações, o tecladista conecta o Fantom X6 a um Power book (MAC).

OBS: antes de qq. coisa, sou usuário dos dois, trabalho com Windows XP e OS e sei da utilidade de cada um. Só que pra gravaçao de áudio eu ficaria com o MAC.

Abraço ae... Qq. coisa me fala

Igor Martins
Veterano
# jun/05 · Editado por: Igor Martins
· votar


_Vinícius Augusto
Realmete, e já testei isso, e não é "achômetro". A mesma máquina com win98, 2k e xp, rende bem mais no xp.

A não ser q tu não tenha nada de ram, e teu processador seja ruim.
E nesses casos, ainda assim recomendo testar antes uma instalação,
a não ser q seja um Pentium II... bom daí é querer demais.

emanuel macedo
o 2000 da muito bug
Nem tanto. Trabalhei bastante com o 2000, e nunca tive problemas.

Mantenha sempre o SO atualizado.
Os services packs não só tem correções para bugs de segurança, mas outros tipos. Em um dos service packs do 2k tinha até correções para compatibilidade.

É mais lucro procurar uma versão nova de um plug-in, software, etc... do q manter esses sistemas ultrapassados. Sempre tem alguma alternativa.

Mas em questão de compatibilidade, o xp + service pack 2 é muito bom, e é minha escolha entre eles.

ROTTA
Veterano
# jun/05 · Editado por: Moderador
· votar


morenomatias
Tenho ouvido dizer que os melhores para audio são o windows 2000 e o XP. Alguns dizem que é relativo e outros afirmam. Alguem que tenha experiencia poderia me dizer?

Os Windows 2000 e Windows XP são baseados na mesma plataforma, e são os mais estáveis. Estou desconsiderando o Windows 2003 Server que, como o nome sugere, destina-se a servidores e não ao uso doméstico. Já os Windows 95, 98 e Me são baseado em uma plataforma mas antiga e instável, não recomendada para aplicações "sérias".

Utilizo tanto o Windows 2000 quanto o XP e sou testemunha de sua estabilidade, não apenas para música, mas para qualquer aplicativo. Claro, isto falando apenas de sistema operacional, que é importante, mas não é o único fator a influenciar a performance.

Abraços.

Ken Himura
Veterano
# jun/05 · Editado por: Ken Himura
· votar


XP Professional (de preferência o de 64 bits, com um processador de 64 bits) ou 2000.

Leandro Barbosa
Veterano
# jul/05
· votar


bom, pra edição de midi o 98se me serviu melhor q o xp-pro

_Neo_
Veterano
# nov/17
· votar


Ressuscitando o tópico por aqui...

Tenho um notebook Acer
I5
4GB ram
1Tb

Ele tá no Windows 10...
Mas não sei, tenho a impressão de gostar mais do Win7.

Alguém sabe me dizer qual windows é melhor (exige menos processamento, memoria, etc) para usar vst e vsti ao vivo?

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


Olha, a diferença principal que percebi entre os windows 7 e 10 é que o último tem mais integrações online.
Eu não acho que vc sentirá muita diferença para rodar os programas, ambos são sistemas bons que demandam basicamente a mesma quantidade de processamento (pelo menos na minha opinião). Eu atualizei de 7 pra 10 e não me arrependi e nem vi nada de extraordinário.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


_Neo_
O Windows 10 foi um puta avanço em muitos campos para muitos tipos de usuários, porém, o preço pra isso foi justamente o aumento da necessidade de desempenho. Ou seja, se a sua máquina é nova, atende aos padrões mais atuais de tecnologia, têm capacidade de processamento muito boa, o Windows 10 é o melhor que há. Caso vc tenha um computador não tão bom assim, provavelmente o Windows 7 vai servir melhor.

Seu pc tem um bom processador, dos mais novos e atuais, então provavelmente a CPU aguenta. O Problema está na memória RAM. O Win10 consome muita memória RAM, e tem muitos VSTs que também usam muita memória RAM, ou seja, se vc pretende fazer som ao vivo pode dar merda das grandes. Se teu computador tá aguentando legal teu set que será usado ao vivo tanto em processamento (provavelmente sim) quanto em memória (talvez não), então pode ficar no Win10 mesmo, tá tudo certo. Se alguma dessas coisas estiver próximo do limite, eu aconselho vc a usar o Win7.

Eu tenho um note com processador bem mais fraco que o seu e ele aguenta bem, mas comigo não deu certo porque o plugin de bateria pegava tudo a memória RAM e cagava na poha toda. Hoje uso o note da minha mulher que é bem mais forte com Linux.
Aliás, se vc for muito nerd e gostar de fuçar tudo, eu indico fortemente o Linux (Ubuntu Studio) em dual boot, pra ir se acostumando aos poucos.

Se vc tiver mais grana, a melhor solução (sempre) é usar um Mac, ProTools, e a interface da Avid que foi feita pro Mac e ProTools. Nesse caso a estabilidade é garantida hehehe

Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


XP

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Bota mais 4GB de RAM (se for possível) e fica no 10 mesmo.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Dando pitaco aqui...se tiver errado me corrjam por favor.

Acredito que o melhor a se fazer se usa computador no palco, é dedicar um pc EXCLUSIVAMENTE pra isso.
Nao navegar na internet com ele, nao baixar fotos, nao usar pra ver seriado. Tambem nao usar pra mixar em casa.

É instalar o sistema operacional limpo, desativar os servicos inuteis.
Instalar o necessario pro palco, tudo original, testar belezinha, e pronto.
O pc vira um equipo, como uma pedaleira, que so serve pra isso.
Eu inclusive fecharia as portas usb, vga etc.
So serve pra esse fim. Servir de equipo no palco, pra guitarrista, tecladista, o que for.

Assim a chance de ficar dando pal, ficar pesado, rodando porcaria, é infima.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Buja
Acredito que o melhor a se fazer se usa computador no palco, é dedicar um pc EXCLUSIVAMENTE pra isso.

Vc está coberto de razão. A diferença aqui no meu caso é que pra separar a máquina em duas, digamos assim, eu uso dois sistemas operacionais diferentes (Linux pra música e Windows pra uso doméstico). Funciona bem. Agora que posso usar o da copine exclusivamente pra música, vou deixar o meu exclusivamente pra uso doméstico, daí fica tudo certo.

Wade
Membro Novato
# nov/17
· votar


Acredito que o melhor a se fazer se usa computador no palco, é dedicar um pc EXCLUSIVAMENTE pra isso.

Pra home studio também. Mais importante que o sistema em si é a quantidade de lixo que a gente acumula nos discos com o uso cotidiano.

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Buja
acabaramosnicks
Wade

Já fiz muito isso. Mas hoje em dia não acho mais necessário, desde que não se exagere nas porcarias (nada de pirataria, claro) e se tenha um computador razoavelmente atualizado. Não separo mais nada aqui há anos (internet, games, word, excel, etc. no mesmo windows do "áudio") e não tem grilo nenhum.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


_Neo_
Alguém sabe me dizer qual windows é melhor (exige menos processamento, memoria, etc) para usar vst e vsti ao vivo?

MAC... É o mais confiável e estável SO. Existem versões Linux dedicadas, que rodam BEM mais leve que o Ruindows...

JJJ

Não é necessário, mas CONVÉM... Principalmente pra ao vivo, porque se travar, f...

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


acabaramosnicks
dois sistemas operacionais diferentes (Linux pra música
Tb uso dois SO nas maquinas.
Linux pra tudo. Windows pra audio.
Mas queria saber fazer tudo de audio no Linux.
Rola de me dar uma moral?

Podemos trocar uma ideia, sem avacalhar o topico?

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Qual Linux é a pergunta inicial... rs

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Ismah
Qualquer distro. Uso debian, mas red hat ou madriva based tb serve. Uso até cent os se falar que funciona!
Mas ontem passei uma briga feia com o alsa pra fazer ele reconhecer meu guitar link.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Fedora, Ubuntu Studio e KXStudio (se dominar o uso de pads e sequencer), AVLinux (Áudio Vídeo)... EU daria boot de pendrive com cada uma dessas...

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Ubuntu Studio
É baseado em Debian do qual ja to bem habituado.
Vou pesquisar sobre os requisitos.
Sabe me dizer assim num tiro o que ele tem de melhor sobre um Ubuntu puro?

Valeu mano.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Todos eles tem de melhor que são distro's específicas... Quase uma equivalência em software, a um hardware dedicado: mais eficiente.

EduJazz
Veterano
# nov/17
· votar


Meu PC do estúdio roda W10 finamente. I5, 8GB Ram... mas pra mim o diferencial é o HD SSD. Sugiro investir nisso.

Sobre máquina dedicada, assim como o Jota, larguei mão disso há tempos. Não me lembro da última trava que experienciei, mesmo usando alguns plugins "pesados".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor Windows para audio?