Gravação Caseira!

Autor Mensagem
bebm
Veterano
# nov/04 · Editado por: bebm


Fala galera blz!?

Como eu disse em outro topico, estou montando um equipamento aki pra casa... e dps de muita pesquisa, eu achei como montar um home estudio profissional e "barato", na parte de periféricos é claro, o PC bom é indispensavel... mas não to falando dele...

Com certesa, se querem algo profissional e barato é Behringer a escolha... como eles pegam oq existe de melhor no mercado e copiam o produto, ou pelo menos a idéia... ele conseguem lançar seus produtos com um preço MUITO mais acessível e com uma qualidade excelente... os que não são tão baratos é porque foram eles que desenvolveram...

Bom após um tempo de estudo o que vai nos suprir aki em casa vai ficar em torno de 1500 reais... e se vc quiser comprar um boa placa para gravar 10 canais simultaneos 2800...
Oque compramos foi:

Um Pré-Amp valvulado da Behringer -> TubeUltragain Mic200:

Ele serve para gravar instrumentos na linha, táis como violão, voz, etc... só que como ele é um pré valvulado a qualidade do som que sai dele é incrivel... akele som gordo que vcs já conhecem né.

Um microfone da Behringer -> B-1(ou o B-2 q tem mais opções mas é 200 reais mais caro):

Esse microfone é um microfone Hi-Fi, que capta toda gama audivel 20hz a 20khz... é um microfone condenser que é copia do neumann mais famoso que é o U87... com ele vc vai gravar as suas vozes, violões(se n quiser ligalo na linha), captar o som do seu amp de guitarra, etc...

Uma mesa Behringer -> UB1204FX-PRO

Essa mesa possui 8 canais e um DSP de efeitos de 24bits integrado... ela possui várias opções de roteamento de sinal oq vai ser o mais importante quando se trata de gravação em PC. Escolhemos a de 8 pensando na gravação da batera, que é o minimo de canais que se deve usar pra gravar a batera com uma boa qualidade. Bumbo + Caixa + 2 tons + Surdo + Ximbal + 2 gerais.

Placa de som M-Audio -> Delta 1010 LT:

Essa placa possui 8 entradas e 8 saídas analogicas RCA 24bits + 96khz(padrão adota pelos melhores estudios de gravação digital hoje) mais 2 entradas balanceadas XLR pré-amplificadas... interface midi(in e out)... ou seja essa placa te dar condições pra fazer QUALQUER trabalho em sua casa...

Preço:

350(pré-amp) + 450 ou 620(mic) + 700(mesa) + 1200(placa)!

2700 + ou - e um estudio profissional... vc tira um som profi nesse equipamento...

É com certesa o melhor que se pode ter por tão pouco! Quem meche com estudio sabe que esse valor é ridiculo!

Bom tái a dica quem tiver pensando em fazer o home estudio façam isso, que é o mais barato com certesa! ;)

Flws galera!

OBS: Sites relativos aos produtos:

Behringer - > www.behringer.com
M-Audio -> www.m-audio.com

Para caso vcs queiram saber mais sobre eles! ;)

guschard
Veterano
# nov/04
· votar


bebm
eh 2700 mais o pc neh????
ou issu n precisa d pc?

Thiago ed
Veterano
# nov/04
· votar


guschard
precisa sim..e mto bom por sinal
a naum ser q vc compre um daqules gravadores portateis tipo q a zoom tem..naum sei se eh bom

bebm
Veterano
# nov/04
· votar


É precisa de PC claro... como eu disse acima... mas vc com 2000 monta um PC q guenta o tranco! ;)

glaucius
Veterano
# nov/04
· votar


bebm

eu queria te perguntar um negocio relacionado com gravação caseira então vou aproveitar esse teu topico......

eu baixei no emule varios mp3 de ruido rosa e eu queria saber como q se faz a calibragem do estudio usando o ruido rosa?........se tu pudesse fazer um resumo sobre esse assunto eu agradeceria ;)

CPMALA 22
Veterano
# nov/04
· votar


com isso que se citou acima
ta longe de se 1 estudio
se vai laga todo esse equip aonde ?
se precisa te 1 interface firewire ligando o pre amp
com o computador
tipo PRE AMP -> FIREWIRE -> PC
eskece placa de som ... e mesa de som o
que vc precisa e esse firewire
ele tem as 2 coisa em 1
o bem acessivel e com qualidade foda e o MBOX da digidesing
ele vem com 2 canais pra gravar e e 1 digital
no equip ele so tem 2 canais
mas no software que vem com ele vc tem 32 canais pra gravar
e com ele vem mais compressor ... programa pra mixa ... programa pra masteriza ... e pre amps de microfone e guitarra
cara acho que pra vc assim como eu vo faze quando volta pro brasil
eu tb vi esse pre amp da behringer achei loco
so precisamos disso cara
MBOX
PRE AMP pra voz , violao e tal ( o da behringer )
PRE AMP pra instrumento eu tenho meu pod xt pro ja quebra galho
MICROFONE CONDENSER eu vou pegar 1 MXL 990 ele vem com shockmount case pra evitar ruidos quando gravando e ta 59 dolares e alem de tudo eh bunito huahuahuauh
MONITORES de som pra vc ouvi que se ta gravando( caixinha de som do comp =) )
MONITOR LCD pq os outros monitores dao ruidos quando se grava guitarra..baixo...violao..etc
no minimo 150 gigas no comp
no minimo 512 megabytes de memoria
e 1 otimo processador
e 1 gravador de cd pra gravar o que se fez =)
se tive afimd e conversa melhor pega meu msn ae
nyskazuka@hotmail.com
to doido pra monta 1 home estudio tb

paulgilbert
Veterano
# nov/04
· votar


home studio q gasta uns 5000 conto? se eh loko
cata microfone de PC, abaixa o som, mete no amp, grava, baixa um freeware, mixa, grava em CD e já era

_Rafael_
Veterano
# nov/04
· votar


kra, pra qm vai gravar em cima de soundfonts, tem um vamp II, uma guitar legal, e qr q o som saia + profissional no pc, o qq vc indica?
placa de som(creative pci 128, acho q nao foi um bom investimento), mesa de som,...?
agradecido

CPMALA 22
Veterano
# nov/04
· votar


mas pra te 1 som
ja bem legal
eh mais ou menos isso que precisa

_Rafael_
Veterano
# nov/04
· votar


CPMALA 22
kra... mas minha distorçao sai meio embolada na placa, sem mta definiçao... e eu qria sem ruidos, uma coisa + profi, saca?

fcruzhp
Veterano
# nov/04
· votar


CPMALA 22

FIREWIRE?? qto eh? onde tem? passa um site alguma coisa praeu ler!!! hehe brigado!

falows

CPMALA 22
Veterano
# nov/04
· votar


eu tava vendo esses firewire
ai no brasil eles tao meio fora de mao
tao por volta de 2000 reais
1 exemplo
procura essa marca DIGIDESIGN
nome do produto MBOX
sobre placa de som que o cara comprou foi meu erro falando que era diferente
sao as mesmas coisas
porem esses firewire
sao mais faceis de utilizar pq
fica do lado do monitor pra trocar de cabos e mexer na configuracao sao bem mais faceis do que fica virando o comp pra mexe
aki pra mim nos usa nem ta tao dificl de compra pq da pra cata 1 usada no ebay por 300 dolares e ja vem com tudo que preciso
programa pra mixa..masteriza e gravar
enquanto a placa 128 nao sei se ele ajuda tanto assim
cara e nao adianta ter mesa de som sem 1 bom equip
tipo
esse mbox ja ia te quebrar 1 galho do caralho
guitar-> vamp-> mbox -> comp
ele ja vem com programa pra grava com 32 canais
se pode grava coisa bagarai , programa pra mixa e masteriza
e tudo isso que se precisa
bem eh isso
abraacc

fcruzhp
tenta www.digidesign.com

bebm
Veterano
# nov/04
· votar


Exatamente CPMALA 22...

Tipo vc confudiu! O fireware... é simplesmente uma facilidade... pra quem não quer gastar dinheiro é só VC fazer uma caixa de medusa e colocar mais acessivel assim vc não meche diretamente nos fios que saem da placa...

O sistema é esse mesmo que eu falei... tipo vamo colocar então TUDO pq eu coloquei o eskema mais tranquilo possível né... afinal 5000 já é dinheiro pra karamba pra gente... mais vamo lá o estudio completo, como já disse acima:

350(pré-amp) + 450 ou 620(mic) + 700(mesa) + 1200(placa)!

2700 de periféricos que te dão possibilidade de gravar tudo com qualidade profissional. Ok!?

2000 pra um PC... quem conhece os eskemas sabe que é possivel um PC que da conta do recado por isso ou até por menos que isso...

Um kit de mics para batera bom vc acha por 1700 conto..

Então vamos fechar o home estudio em 6500... isso já com uma margem de erro pra cima dos preços que dei!

CPMALA22...

Cara tipo como eu disse eu tentei achar produtos mais baratos a digidesign(pra q n conhece fabricante do famoso sistema protools) seria a opção mais cara que eu poderia encontrar! Tipo com certesa ai no EUA é bem mais tranquilo tudo, mais tipo eu mecho já a um tempo com estudio aki em Belo Horizonte... e não tem como montar algo melhor custo x beneficio que isso que postei aki!

A unica coisa que realmente acontece é o monitor que gera ruido... mas é só vc se manter o equipamento a ums 2 metros de distancia do pc que já tá de boa! Pq só um LCD é o preço dos periféricos! HEHEHEHEHEHEHEHEHe

bebm
Veterano
# nov/04 · Editado por: bebm
· votar


Sobre o ruido rosa:

Vc deve pegar um MIC Hi-Fi(exemplo oq mic q eu falei ok?!?!) e colocalo na distancia que vc vai ficar das caixas as quais vc vai usar de referencia e na altura do seu ouvido de preferencia tb...

Blz ai vc coloca o ruido rosa pra tocar e abre o spectro analizer do programa que vc tá usando... e colocar ele pra monitorar em tempo real!

Bom feito isso o spectro vai mostrar uma curva... todo programa de gravação legal(ex: vegas, sonar, etc...) tem a opção de vc colocar um plugin no BUS de saida(isso seria a via que mixa os canais para stereo) ai vc abre o plugin de EQ nele... e vai corrigindo até a onda do spectro ficar plana! ;)

Mas vc tem que colocar o ruido pra tocar NO programa que vc vai usar pra gravar oq!??! Leva ela pra um track do programa e poem pra tocar! ;)

Espero ter esclarescido...

Rafael:

Seguinte... eu to me desfazendo o P.O.D pq não consigo um som profissional com ele... sempre acho que tem pouca massa, presença, punch etc... mas o eskema que vc tem é bem legal pra gravar já... não vejo como melhora-lo sem que vc faça uma transição completa do amador pro profissional... uma boa opção seria comprar o pré que falei e liga o v-amp nele e ligar dele pro pc! ;)
A sua placa não é ruim como vc pensa... alias ela provavelmente é muito boa... mas o ideal mesmo pra vc ter 100% de qualidade é uma placa que GRAVE 24bits x 96khz!

Tente isso!

A mesa de som só serve se vc planeja grava mais de 2 canais simultaneos... n muda nada na qualidade...

inthelight
Veterano
# nov/04
· votar


bebm
ae cara, eu tava querendo comprar algum equipamento de gravação, mas por enquanto nada tão caro assim. Tava pensando basciamente num gravador digital, vc conhece algum q seja mais em conta?

Alguem jah viu aquele mini studio da zoom, sabe se é bom?

bebm
Veterano
# nov/04
· votar


Exatamente... a Roland tem ums muito bons... a yamaha tb! Ai vai da sua necessidade e do tanto que vc pode gravar... mas eu acho assim... é mais interessante vc comprar um placa boa para o seu pc... que vc gasta menos e vai ter uma qualidade similar...

Ai vc pega um programa Multi-Track estilo Vegas, q é oq eu mais gosto, fora o protools mais o protools só funciona com placas da DIGI... que são as mais caras do mercado... existe o protools free tb, que roda com qualquer placa mas ele só roda no Win ME e grava só até 8 track de audio! Mas se vc não vai usar muitos ele é uma boa solução pra vc... no site www.digidesign.com vc encontra ele para download... se quiser o vegas... no Kazaa vc encontra ele facilmente... a ultima versão é a 5.0! O Sonar vc acha no Kazaa tb... e tem o Cubase tb!

inthelight
Veterano
# nov/04
· votar


bebm
valeu cara, vou ver esses programas!

_Rafael_
Veterano
# nov/04
· votar


bebm
entendi... eh q eu vejo uns kras q nem o vern q usa uma mesa + vamp + mic + vulcano na placa e fica mo profissional

bebm
Veterano
# nov/04
· votar


Mais calma... ai o cara pode tar microfonando o amp que ele liga o V-Amp... ai é outro eskema... tipo mas a mesa ai taria servido como um pré pra empurrar o mic mesmo... ele deve ligar

O v-Amp no amp... ai microfona o Amp, joga na mesa joga pro Pc!... tipo... mas a mesa n altera nada a qualidade... isso é pratica cara... vc tem que aprender a tirar som tb... isso é com o tempo... gravação é chato mesmo!

C já viu a gravação que fiz!??! Gt-2 + amp, microfonado jogado no pc?!?! Procura o tópico com o nome: "O som do meu set!".

Tipo a mesa quando se está fazendo gravação digital(usando pc por exemplo) só server para roteamento do sinal... ou seja pra jogar o sinal pra dentro do pc... e pra receber o sinal do pc e poder mixa-lo como referencia só... o som real que é oq está no pc em nada é alterado com oq vc meche na mesa no sinal que está vindo do pc... no que está indo se vc passou pela mesa vc pode edita-lo na mesa sim... mas não se usa muito isso n...

Grava-se o sinal o mais limpo e original possível e as edições são feitas no programa multi-track q vc está usando! ;)

Espero ter esclarescido alguma coisa!

CPMALA 22
Veterano
# nov/04
· votar


bem cara
fiz 1 lista do que vou usar
aposto que vou gastar mesma coisa que vc
vou bota ae
Firewire - MBox 300 dolares usado
Mic Condenser - MXL 900 55 dolares com case shockmount
Mic Pre Amp - Behringer VX2496 Digital 130 dolares
Gtr Pre amp - Line 6 Pod Xt Pro 650 dolares
Power Conditioner - Furman RP-8 39 dolares
Compressor - Behringer TUBE COMPOSER T1952 170 dolares
bem se nao me engano eh isso
creio que ja da pra grava com 1 qualidade
bem fodida
e batera quando eu volta pro brasil eu do 1 jeito

bebm

essa placa que vc comprou
vem com algum software pra gravacao ?
ela tem entradas digitais ou so analogicas ?
abracc
bruno

bebm
Veterano
# nov/04
· votar


Tipo c vai gastar ai quase 1500 dolares de periférico...
ou seja c vai gastar 4000 mil reais de periférico... eu vo gastar 6.500 com tudo: computador, mics para batera e o condenser de voz, e periféricos!!

É bemmm mais barato e a qualidade é similar a esse set que vc fez!! E tipo c vai comprar usado né... eu vou comprar tudo zerado... e eu n quero usar mais P.O.D tb... o som dele me desagrada demais!

Quanto a placa... a delta possui S-PDIF sim! Mas é uma outra versão custa um pouco mais caro... eu comprei sem S-PDIF pq eu n vou usa-la mesmo... a placa, se vc compra-la na Quanta vem com o Sonar XL... mas eu n vou comprar lá pq é mais caro e já possuo o Vegas 5.0, o Cubase SX e o Sound Forge 7.0 aki em casa...

Da muita diferença de preço... mas tirando o p.o.d fica ums 500 reais mais caro isso q vc comprou e olha que vc está ai e tem mais facilidade pra comprar... imagina a gente aki!
Brasil é foda! :/

jurandas
Veterano
# nov/04
· votar


oh pessoal algum de vcs sabe onde encontrar material de estudo sobre a utilizacao de softwares de home studio, tipo sonar, cool... por favor respondam, pois gosto muito dessa area, mas sei pouca coisa sobre isso. recentemente minha banda gravou uma musica no meu computer. tudo individual e depois mixamos, mas sei q falta muita coisa para aprender. nosso grupo nao tem tecladista, mas queria saber um pouco + sobre sampler, midi , sintetizador.. valeu pllssslsl

CPMALA 22
Veterano
# nov/04
· votar


cara mas nem vo gasta tanto pq o
compressor valvulado
e o pre amp do mic digital eu ganhei
to irmao da minha mae de intercambio aki hehe
que ele eh baterista profissional
e ele ta renovando o estudio dele
ai ele me deu esses 2 baguio
mas tirano o mbox tudo novo
mas se eu consegui faze 1 eskema de desconto na gutiar center eu compro novo
tipo tudo que to comprando eh com mesmo vendedor
cada vez que eu entro na loja olho do cara ate brilha ...
ai ele sempre me da uns discontos fodassos
ultima coisa que eu comprei foi akeles cases ATA de ferro de 6 espacos todo bunitao
preco cheio era 179
ele falo pera ae que agente faz 1 eskema loco
e me vendeu por 99 dolares

CPMALA 22
Veterano
# dez/04
· votar


mas cara
por mais tosco que eu seja em conheciment osobre estudio
eu sei que tem puta diferencao em qualidade de som
falando em digital e analogico ..
sera que seu pre amp de mic da behringer seja igual ao o digital
tudo bem ele pode ser valvulado
mas pelo que eu tava vendo
os pre amps de mic mais caros sao tudo SS

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


Cara... é assim...

Eu n vo dizer pra vc que o seu pré-amp digital vai alterar o som n... ele provavelmente vai ser muito fiel... mais a valvula tem um som caracteristico que é um som gordo saca?!!? Eu acho assim... tudo q vc puder ter analogico é melhor... mas o pré-amp digital provavelmente é MUITO bom tb... mais acho que vc está enganado o mais caro da Behringer por exemplo é um valvulado:

http://www.behringer.com/T1953/index.cfm?lang=ENG

Que é esse ae... os produtos valvulados e analógicos são sempre mais caros pq o sinal original é sempre melhor estimado por quem meche com essa parada... muito gente tem implicancia com o som que tem o sinal convertido... saca?!!?

TUDO valvulado é mais caro... até mic valvulado é mais caro... pega um MIC Neumann valvulado Vintage... vai custa um preço absurdo! A valvula tem uma caracteristica sonora que a maioria dos caras curtem muito e eu particularmente tb curto muito! Vc vai montar um puta eskema ai! Mais com certesa, se fosse tudo analógico seria melhor... os melhores estudios do MUNDO gravam em gravadores de rolo de 8" ULTRA modernosos e digitais no acionamento... mas o sistema por onde o sinal do som passa é todo analogico e valvulado! E é por isso q vc escuta ums sons tão dukaralhos, com pressão, gordos dessas bandas mais famosas... o sistema de comando é todo digital mais os equipamentos a maioria é analógico...

Mas só um gravador de rolo desses custa 250 mil reais!! N da né...

CPMALA 22
Veterano
# dez/04
· votar


cara eu to com 1 eskema
do pre amp digital pra loja e pago mais 70 dolares e pego o pre amp valvulado esse que mostro
o pre amp e o compressor foram presentes
nao tem o que reclama neh
ai tipo
o compressor como eu usaria ele
seria pre amp---compressor----mbox--comp
ou alguma outra ordem diferente
abracoobruno

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


Po com certesa se vc fizer isso vc vai ver a diferença no som... é muito mais "natural"... mas a ordem é essa mesmo... o negocio é tacar o compressor dps do pré-amp... pq sinaum o som vai entrar comprimido no pré e vc perde dinamica... fora que a propria valvula já da uma comprimida... que pra mim é a compressão mais bonita que tem... mais é isso ae mesmo!

Minha opinião é: Pega o pré-valvulado c n vai c arrepender, c vai notar a diferença no ato...

CPMALA 22
Veterano
# dez/04
· votar


mas o comrpessor se usa pra que
so pra voz ou pode se usar na guitarr..baixo
to com ele
aki tipo
ele eh bonito pra kct hehe
se liga ele as valvulas acemdem isso eh da hora
mas fora isso nem sei como mexe hahuahuahuhau

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


Cara eu uso pouco compressor... e eu só comprimo no PC dps... pq como eu te disse a valvula tem uma compressão natural que pra mim é a mais bonita! É o seguinte... compressor é legal pra voz e pra baixo na minha opinião... e eu uso no bumbo também as vezes mas poco!

Por que assim... o compressor deixa o som mais "linear" o som perde um poco akela variação de altos e baixos ele eleva os soms mais baixos e comprime os mais altos... assim tornando o volume e a dinamica do som linear... o compressor pode ser usado em VÁRIAS coisas mas tem que ser na medida certinha pra n tirar dinamica... eu uso no baixo e na voz geralmente pra nivelar a dinamica mesmo um poco mesmo... e no bumbo mesma coisa... mas sempre uso poko pra dexar natural tb...

Vc com um pré desse faz um estrago que vc n tem noção!! Ele é bonitão mesmo... mas alem de bonito é bom pra kct! Xo te ensinar a mecher nele!

Primeiro ele é um pré de 2 canais... logo tudo nele vai ser dois... pois vc pode ligar 2 coisas simultaneas nele!

As primeiras chaves: Mic/Line é pra vc escolher oq vc está ligando no pré(ex: Baixo é Line, e Microfone é Mic né! hehehehe) e 48v é pq geralmente os microfones mais profissionais(como o B-1 da behringer que citei) são alimentados pelo Phantom Power... o mesmo cabo do mic pro pré, aliementa o microfone com 48volts! NUNCA LIGUE o phantom power c vc não estiver com um microfone que é alimentando por phantom ligado no pré, NUNCA! O Mic Trin seria o quanto de som do microfone vc vai empurrar para o pré ok!?

Segundas chaves: Phase reverse... o phase reverse vai inverter a fase do microfone... o high pass... é uma equalização paramétrica a qual vc vai escolher qual a frequencia de corte, acima dela(ou pode ser ao redor dela, n tenho certesa) todas as frequencias serão atenuadas ok!?

Terceras chaves: Level e Warmth... a valvula é conhecida por dar o warmth no som que é uma saturação quente caracteristica das valvulas, colocar warmth não quer dizer necessáriamente que o som vai saturar e sim que vc vai ter um timbre quente e encorpado em grande quantidade pode-se gerar uma saturação com esse controle... use esse potenciomentro para dozar isso... e o potenciomentro de lever para dozar o quanto de som vai sair do pré para o seu computador ou mesa de som... ou seja lá onde vc estiver ligando ele!

Lembrado q vc tera tudo 2 no pré pois ele é um pré amp de 2 canais...

Espero ter ajudado!

Abraço!

CPMALA 22
Veterano
# dez/04
· votar


po ajudo mesmo valeu

mais duvidas ae aiaiaia
to te alugando neh mas blz
vai a batera eu microfono a batera
ai ficaria assim
bateria -> mesa de som -> comp
eh assim que se ta fazendo
abraaco
bruno

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação Caseira!