Microfone de alta qualidade com problemas de sibilância

    Autor Mensagem
    MateusJr
    Membro Novato
    # dez/21


    tenho um canal de recomendações no youtube e queria melhorar a qualidade do áudio, recentemente comprei um microfone Hyperx QuadCast S pra da um grande upgrade no áudio pq sempre gravei com fone de celular, porém quando comecei a gravar notei q ele capta muito o som de "S" "SS" "Ç" e isso me incomoda muito, vi vários reviws do microfone e não achei nada relacionado, eu posiciono o microfone a 1 palmo da boca, levemente inclinado para trás e um pouco a baixo do meu queixo, alguém sabe como me ajudar ? o meu microfone que veio com defeito, eu estou fazendo algo errado quando gravo ?

    AleHeus
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    Esses sons de sibilância são naturais da voz, toda voz tem e todo microfone decente vai captar.
    Ficam numa frequência normalmente entre 4 KHz à 16 KHz.
    Para resolver isso, recomendo que você encontre a faixa frequencial de sibilância do seu áudio e utilize um equalizador de dinâmica ou um compressor multibanda.
    Você pode apelar para o De-Esser também.

    Ningen
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    Utilizar o microfone "off-axis" pode ajudar bastante. Google.

    MateusJr
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Esses sons de sibilância são naturais da voz, toda voz tem e todo microfone decente vai captar.
    Ficam numa frequência normalmente entre 4 KHz à 16 KHz.
    Para resolver isso, recomendo que você encontre a faixa frequencial de sibilância do seu áudio e utilize um equalizador de dinâmica ou um compressor multibanda.
    Você pode apelar para o De-Esser também.



    Tipo mano, eu vejo outras pessoas fazendo lives ou vídeos com o mesmo microfone que o meu e não tem esse problema de sibilância

    MateusJr
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Utilizar o microfone "off-axis" pode ajudar bastante. Google.


    Quero resolver o problema sem ter q trocar de microfone, consegue me ajuda ?

    ejames
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    MateusJr
    O AleHeus já deu duas dicas bem importantes. Você testou?

    Tenha em mente que áudio é algo complexo, não basta ter um bom microfone, plugar e esperar que saia um resultado profissional de cara. Tem muito material aqui no fórum, no youtube e em outras páginas da internet. Tem que ter paciência e estudar, não tem atalho.

    Quero resolver o problema sem ter q trocar de microfone, consegue me ajuda ?
    Off-axis se refere ao posicionamento do microfone. Não precisa trocar nada.

    Sem ouvir nada fica difícil dizer muita coisa, mas não deixe de cogitar que talvez o problema (ou ao menos parte dele) venha da sua dicção.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22
    · votar


    MateusJr

    De forma bem ilustrativa e simplificada:

    On Axis - Off Axis

    MateusJr
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig

    De forma bem ilustrativa e simplificada:

    On Axis - Off Axis

    Eu uso ele um pouco inclinado para trás e com ele em uma altura um pouco abaixo do meu queixo
    da uma olhada de como tá ficando o áudio: https://drive.google.com/file/d/1m5iMnOsCxMzUFSC3UOo_h6E4eUXqYHNs/view ?usp=sharing

    MateusJr
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig

    O AleHeus já deu duas dicas bem importantes. Você testou?

    Tenha em mente que áudio é algo complexo, não basta ter um bom microfone, plugar e esperar que saia um resultado profissional de cara. Tem muito material aqui no fórum, no youtube e em outras páginas da internet. Tem que ter paciência e estudar, não tem atalho.

    Quero resolver o problema sem ter q trocar de microfone, consegue me ajuda ?
    Off-axis se refere ao posicionamento do microfone. Não precisa trocar nada.

    Sem ouvir nada fica difícil dizer muita coisa, mas não deixe de cogitar que talvez o problema (ou ao menos parte dele) venha da sua dicção.


    Já tentei usar o De-Esser mas sempre fica um chiado fino no lugar da sibilancia quando uso ele

    Da uma olhada de como tá a sibilância sem usar efeitos: https://drive.google.com/file/d/1m5iMnOsCxMzUFSC3UOo_h6E4eUXqYHNs/view ?usp=sharing

    Tipo pra qualidade do microfone que comprei acredito q não deveria ter esses problemas, antes eu gravava com fone de celular e não tinha esse problema, queria melhorar a qualidade pro canal, ai resolvi investir nesse microfone, mas a sibilância está me desanimando muito, já quase desistir de gravar vídeos por conta disso, já procurei muitos vídeos a respeito pra tentar arrumar por isso recorri a pergunta aqui, já to tentando falar com alguns fonaldiologo pra ver se isso resulta da minha dicção, mas em questão de falar as palavras acredito q minha dicção seja boa, mas se conseguir me ajudar de alguma forma eu agradeço muito

    Ningen
    Veterano
    # jan/22 · Editado por: Ningen
    · votar


    MateusJr

    já to tentando falar com alguns fonaldiologo pra ver se isso resulta da minha dicção

    Outra coisa que pode estar influenciando é ter falha/espaço entre os dentes, precisando usar algum tipo de aparelho...

    Tipo pra qualidade do microfone que comprei acredito q não deveria ter esses problemas

    Não é assim que funciona... rsrs

    Outra coisa, tá usando ele em qual modo? Pra gravação de voz de uma pessoa só, o ideal é no padrão cardióide, e off axis, a imagem que o Lelo Mig postou é perfeita. E você também deve usar seus ouvidos e testar posicionamentos diferentes.

    Você precisa estudar processamento de áudio, técnicas de mixagem... Virtualmente ninguém que se propõe a disponibilizar áudio profissional conta só com um microfone. De-essers trabalham de forma diferentes, o ideal seria você testar vários e com várias configurações. Além do mais, você parece estar começando agora, certo? Pode ser uma boa você pagar alguém para criar uma cadeia de efeitos para seu voice-over.

    MateusJr
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Ningen

    Não é assim que funciona... rsrs

    Outra coisa, tá usando ele em qual modo? Pra gravação de voz de uma pessoa só, o ideal é no padrão cardióide, e off axis, a imagem que o Lelo Mig postou é perfeita. E você também deve usar seus ouvidos e testar posicionamentos diferentes.

    Você precisa estudar processamento de áudio, técnicas de mixagem... Virtualmente ninguém que se propõe a disponibilizar áudio profissional conta só com um microfone. De-essers trabalham de forma diferentes, o ideal seria você testar vários e com várias configurações. Além do mais, você parece estar começando agora, certo? Pode ser uma boa você pagar alguém para criar uma cadeia de efeitos para seu voice-over.


    Sim comecei agora, e sim gravo ele no modo cardioide e já usava ele nesse Off axis, só não sabia o nome, mas a sibilância tá muito exagerada, coparado a reviws q vi desse microfone, em nem um eu ví toda essa sibilância, e um colega meu usa um igual tbm, vejo os vídeos dele e em nem um tem essa sibilância

    Ismah
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    MateusJr
    vejo outras pessoas fazendo lives ou vídeos com o mesmo microfone que o meu e não tem esse problema de sibilância

    Talvez porque são outras pessoas... A Amy Whinehouse é muito marcante no seu """problema"""" que são os dentes incisivos superiores BEM separados. Se aliar a dentição, com uma falha na dicção, e um microfone condensador sem windscreen, nem de-esser resolve...
    O que é fato, é que são coisas complexas pra te dar uma única solução acertiva.

    Honestamente, eu não usaria e não recomendaria esse microfone. Toda vez que põe o termo "gamer" o valor triplica, e a qualidade é questionável. Pelo preço que ele está hoje, conseguiria talvez um SM7b da china, ou uma cópia tipo o Superlux D421 por menos. E o SM7b é padrão em broadcasting mundo afora... Ou seja, já sabemos que funciona muito antes de testar.
    Osso é que fica complexo te recomendar algo, pois tudo gira sobre processamento. E live, é live... O custo sempre é muito alto. Logo, a solução seria testar posicionamento, e se não resolver trocar o mic.

    MateusJr
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Ismah

    Talvez porque são outras pessoas... A Amy Whinehouse é muito marcante no seu """problema"""" que são os dentes incisivos superiores BEM separados. Se aliar a dentição, com uma falha na dicção, e um microfone condensador sem windscreen, nem de-esser resolve...
    O que é fato, é que são coisas complexas pra te dar uma única solução acertiva.

    Honestamente, eu não usaria e não recomendaria esse microfone. Toda vez que põe o termo "gamer" o valor triplica, e a qualidade é questionável. Pelo preço que ele está hoje, conseguiria talvez um SM7b da china, ou uma cópia tipo o Superlux D421 por menos. E o SM7b é padrão em broadcasting mundo afora... Ou seja, já sabemos que funciona muito antes de testar.
    Osso é que fica complexo te recomendar algo, pois tudo gira sobre processamento. E live, é live... O custo sempre é muito alto. Logo, a solução seria testar posicionamento, e se não resolver trocar o mic.



    Também pensei questão dos dentes, eu não tenho dentes separados, só que 1 dos dentes da frente é meio torto, talvez esteja agravando o problema, vou ver se consigo uma consulta com uma fonoaudiólogo.

    Mas tem algum microfone que não capta sibilância ?

    Ningen
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    MateusJr

    Apareceu um vídeo no meu facebook gravado com um microfone parecido com o seu e os S's estão bem altos hehehe

    https://web.facebook.com/ignicaodigital/videos/233321938691125/

    Não significa muito mas achei curioso rs

    MateusJr
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Ningen

    Apareceu um vídeo no meu facebook gravado com um microfone parecido com o seu e os S's estão bem altos hehehe

    https://web.facebook.com/ignicaodigital/videos/233321938691125/

    Não significa muito mas achei curioso rs



    Esse microfone é idêntico ao meu, antes de comprar eu vi vários reviws e em nem um deles o som do "S" estava dessa forma, o que me leva a pensar q o problema é na minha voz ou o microfone veio com defeito, independentemente do que seja me deixou bem triste e desanimado em continua produzindo vídeos, pq paguei caro pra melhorar a qualidade dos meus vídeos, fiquei bem feliz quando comprei o microfone, mas quando chego só venho me decepcionando com os sons de "S" quase todo vídeo eu regravo pra tentar melhorar o "S" e nada da certo.

    MateusJr
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Deixa eu pergunta também, é normal sempre q eu gravar ele captar esses sons estranhos ?
    https://drive.google.com/file/d/1Vth8vY7GEdX9ZTJHRsaPedifHUlsg_GP/view ?usp=sharing

    Ningen
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    MateusJr

    Que sons estranhos?!

    MateusJr
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Ningen

    Que sons estranhos?!

    Alguns sons eu identifico como sendo som da saliva da boca eu acho, n sei se todos os sons são barulhos produzidos pela boca, mas se for sabe como evita-los ?

    Ningen
    Veterano
    # jan/22 · Editado por: Ningen
    · votar


    MateusJr

    Cara... falta profissionalismo a você.

    Esses sons surgem 1 - quando você comprime muito a voz, 2 - quando sua voz é muito baixa, de forma que sua fala não se diferencia muito do barulhos da boca (que são baixíssimos), ou 3 - quando você grava muito próximo do microfone.

    Soluções:
    1- Um profissional com experiência sabe manter a voz em um padrão alto e de bom tom, de modo que não seja necessário comprimir demais.
    2 - Fale mais alto... O que pode ser um problema se você não tiver técnica vocal. Quanto mais alto, maior a chance de você machucar a voz.
    3 - Amadores tendem a gravar próximo ao mic para evitar ruídos, ambiência... Profissionais gravam geralmente em um booth, em um espaço tratado e isolado com mais distância.

    * - Um gate/expander pode ajudar a reduzir esses plocs da boca que pra ser bem sincero, não me incomodaram. Você está muito chato, cara. Seu conteúdo não vai deixar de ter uma quantidade relevante de views por causa desses "problemas" minúsculos. Você tá focando no lugar errado IMO.

    MateusJr
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Ningen

    Cara... falta profissionalismo a você.

    Esses sons surgem 1 - quando você comprime muito a voz, 2 - quando sua voz é muito baixa, de forma que sua fala, não se diferencia muito do barulhos da boca (que são baixos), ou 3 - quando você grava muito próximo do microfone.

    Soluções:
    1- Um profissional com experiência sabe manter a voz em um padrão alto e de bom tom, de modo que não seja necessário comprimir demais.
    2 - Fale mais alto... O que pode ser um problema se você não tiver técnica vocal. Quanto mais alto, maior a chance de você machucar a voz.
    3 - Amadores tendem a gravar próximo ao mic para evitar ruídos, ambiência... Profissionais gravam geralmente em um booth, em um espaço tratado e isolado.

    * - Um gate/expander pode ajudar a reduzir esses plocs da boca que pra ser bem sincero, não me incomodaram. Você está muito chato, cara. Seu conteúdo não vai deixar de ter uma quantidade relevante de views por causa desses "problemas" minúsculos. Você tá focando no lugar errado IMO.


    Comecei a gravar tem pouco tempo realmente n sou profissional, por isso estou buscando ajuda pra tentar melhorar, e agradeço pelas suas dicas, eu gravo a 1 palmo de distância entre o microfone e minha boca

    Ismah
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Um exemplo...

    Recado voz de Ismah no #SoundCloud
    https://soundcloud.app.goo.gl/bAxzm

    Note que sem impostação, meu R soa bem mal. Que eu tenho um grande problema com sons nasais, causado pelo desvio de septo. E que existem vícios de linguagem.
    Eliminar? Um dia... Mas acho difícil zerar.

    Ningen
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Ismah

    Hahahhaha muito bom!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    MateusJr
    Tudo que o pessoal falou vale. Recomendo um pop filter, ou windscreen como disse o Ismah (mas windscreen às vezes é difícil achar do tamanho desses mics de podcast grandões). Dá pra fazer um pop filter caseiro com uma meia-calça roubada da patroa. Ou o truque mais gambiarra ainda de colocar um lápis colado na frente do mic, bem centralizado com a cápsula, porque ele bloqueia o ar que vai direto na cápsula e causa sibilância.

    Tipo pra qualidade do microfone que comprei acredito q não deveria ter esses problemas, antes eu gravava com fone de celular e não tinha esse problema, queria melhorar a qualidade pro canal, ai resolvi investir nesse microfone, mas a sibilância está me desanimando muito
    Microfone mais caro tende a ser mais sensível (principalmente em se tratando de condensador) e quanto mais sensível mais ruído vai pegar. Não é questão de comprar o mais caro, mas sim de comprar o que se encaixa mais no que vc precisa.

    O áudio do Ismah tem dicas valiosas. E pra não dizer que é tudo doom and gloom, achei o teu áudio razoável. Vejo podcast bem pior que isso por aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone de alta qualidade com problemas de sibilância