Problemas com a qualidade da gravação.

    Autor Mensagem
    dbemcee
    Veterano
    # jun/10


    Estou com alguns problemas na hora de gravar. Eu tô montando um pequeno home studio e por enquanto tenho um mixer Xenyx 1002fx, um Microfone Behringuer B2 Pro e to usando um Imac.
    Os dois programas que eu tenho são o Garageband, que já vem de fábrica e o Logic Pro.
    Todas as vezes que eu tento gravar no Garageband, não é que estoure nos p's e nos f's, mas a qualidade fica muito ruim, como microfone de webcam. Ela distorce completamente e grava um zumbido horrível, como se a voz estivesse explodindo e mesmo assim sem o volume estar alto. Já notei que o microfone embutido me dá melhores resultados do que usando o B2. Quando eu uso o Microfone com a Mesa de som, o resultado do vocal parece duplicado, como se eu tivesse uma segunda voz com um atraso e ainda por cima distorcida, eu não consigo aquela voz clara e precisa, com qualidade e presença que eu necessito.
    Quando eu tento gravar no Logic, o som fica muito baixo, inaudível e também com a qualidade péssima. O que eu posso fazer pra melhorar isso?
    Se eu baixo o nível na mesa de som, o som fica muito baixo e difícil pra gravar, se eu aumento o nível, ele distorce, se eu aumento o Main Mix, ele grava o silêncio com um zumbido terrível e a voz com pior qualidade ainda, e se eu modificar os graves, dá aquela sensação de abafado na voz, falta a presença e ainda não me resolve nada.



    To desesperando, achando que joguei quase mil reais fora. : /

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    dbemcee

    Calma lá amigo ... vamos decifrar isso:
    Vc usa alguma interface de audio, ou está gravando com a placa de som onboard. Isso ta com cara de que com alguma configuração mais fina resolve o problema em partes!!

    dbemcee
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Po, eu uso o onboard do iMac. Indicações de amigos diziam que ela dava conta do recado, agora já to meio em dúvida. E é mais uma dúvida que eu tenho, pra usar uma placa de som externa no iMac eu preciso instalar alguma coisa ou é só Plug&Play?

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    dbemcee

    Bom, creio que Plug&Play, mas sempre eh bom da uma pesquizada, se existe um driver compativel com o teu sistema neh.

    E quanto ao teu caso ... isso deve ser mais de configuração mesmo. Duro que eu nem manjo nada sobre MAC, o bom seria esperar alguém que saiba com propriedade do que está falando!!
    Tu já tentou no BUSCA encontrar alguma situação semelhante com a tua, ou algo sobre configuração da placa onboard, do MAC?? talvez ache algo.

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    dbemcee
    E é mais uma dúvida que eu tenho, pra usar uma placa de som externa no iMac eu preciso instalar alguma coisa ou é só Plug&Play?
    pesquise sobre interfaces, que sao placas de som externas.
    elas precisam ser instaladas sim, inclusive tem drivers proprios, mas são simlpes. em geral usb, ou firewire.
    com uma interface possivelmente voce pudesse descartar a mesa, e plugar o mic direto nela.

    nao conheço esse equip seu, mas provavelmente voce consegue um resultado melhor sim, mas tem que estudar bem os esquemas de ligação e configurações.
    nao conheço esse mic, mas acho que ligar ele direto na placa onboard é furada. passar pela mesa é melhor
    .
    esse som duplicado é estranho, deve dar pra resolver. se tá duplicado, tem dois sons, um indo "mais rapido" e um indo com atraso.
    veja se nao tá saindo o som da mesa duas vezes, uma com efeito e outra sem, por exemplo. alias, acho que pode evitar os efeitos da mesa, e botar eles direto no software, depois de gravar. use a mesa só como preamp, e mande a saida pelo line do pc.

    o que acontece é que um mic mais profissional nao "casa" com uma coisa mais amadora, como uma entrada de mic de pc. pode ser impedancia, volume de saida, sei lá o que mais, que dá resultados ruins. o mic do proprio computador está em sua melhor performance, pois esta devidamente configurado e conectado.

    nao se desespere, acho que deve dar pra fazer sair coisa boa dai, mas seu erro foi comprar antes de ter certeza do que precisava.

    dbemcee
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Pois é, foi burrada. Bom, agora que vc falou que um pode estar indo mais rápido que o outro... Geralmente a voz se grava em Mono ou Estério? Por que pra gravar, eu plugo o Mic na mesa de som e a mesa direto no Mac, só, mas a saída do Main Mix é estério, então o plug que eu uso é de um lado 2 P10 e do outro 1 P2. Se eu desplugar um canal, só o direito no caso, que na minha mesa o auxiliar sempre é o direito, será que melhora? Vou testar aqui e falo!

    dbemcee
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Po, tentei gravar no mono e também não funcionou. Vou gravar uma acapella e colocar aqui, pra vocês entenderem o lance da qualidade.

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    dbemcee
    a voz pode ser mono sim, mas nao deve ser isso, ou nao só isso.
    verifique se o som da mesa ja sai assim duplicado (ouça com um fone, ou grave por outros meios).

    dbemcee
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Então, independente de preconceitos, é rap, avaliem a qualidade, a letra também ajuda UIHAEIHUEAHIU
    É que o pessoal aqui já tá dormindo, n posso me soltar.

    Bom, tentei gravar pelo mono também, aqui tem dois links, um gravado pelo mono e outro pelo esterio:

    Esterio:
    http://www.4shared.com/audio/ZoUjjoOD/Acapella_Esterio.html

    Mono:
    http://www.4shared.com/audio/bM4NpXpp/Acapella.html

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    dbemcee
    o correto é estéreo

    hm, esse som nao é duplicado de atraso nao.
    nao é duplicado, parece que tá com algum outro problema. parece falta de resolução, falta de qualidade. algo assim, não sei dizer.

    verifique a qualidade do audio, é bom estar com algo em torno de 44 KHz e 16~32 bits (acho que é isso).

    sei lá, vamos ver se mais alguem sabe...

    mas acho que da pra tirar um som bom sim, eu usava um mic meia boca (shure lyric) e uma mesa parecida (xenyx 512) na placa onboard e saia razoavel.

    dbemcee
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Como eu verifico a qualidade do áudio?

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    dbemcee
    no software que voce estiver usando, deve estar escrito em algum lugar.
    mas acho dificil ser isso, as configurações padrao são essas...

    dbemcee
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Opa galera! To postando aqui pra dizer que eu resolvi o problema! Nada mais era que um pequeno problema no meu transformador, que não tinha potência suficiente pra sustentar a mesa. Descobri ao acaso! Muito obrigado pela ajuda de todos aqui! Grande abraço!


    Volto depois com novidades!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com a qualidade da gravação.