como gravar com menos sibilância?

Autor Mensagem
    André_89
    Veterano
    # mai/12

fala pessoal! tenho um grande problema quando gravo minhas músicas... o maldito "ssss" quando eu pronuncio o fonema "S" enquanto canto.

Aqui eu estou usando um CAD GXL2200, junto com a minha fast track.... será que é o pré ampli da fast track ou o mic? ou os dois? alguém aconselha um setup melhor?

já faço uso de técnicas que reduzem a sibilancia, mas não resolvem! (inclinar o microfone uns 15~~30º, não cantar "apontando" pro mic, mas um pouco pro lado,uso de plugins d-esser , uso do pop filter pra reduzir outros problemas, etc)
    Tiago Nogueira
    Veterano
    # mai/12
    · votar

André_89

Cara, eu tinha postado um tópico sobre isso a bastante tempo atrás mas não encontrei.
    Alguns caras diziam que o sibilado é normal mesmo e que eles iam de sibilado em sibilado e abaixavam as frequências um por um.

Bem, eu tenho a impressão às vezes quando estou gravando que a voz tá muito sibilada, mas depois ouvindo denovo percebo que não está.

Faz o seguinte, posta o aúdio aqui pra gente dar uma conferida.

Abraços!
    Homem Cueca
    Veterano
    # mai/12
    · votar

André_89
    DeEsser.
    El_Cabong
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar

André_89
    Antes eu tinha um equipamentozinho bem barato que realmente dava bastante sibilância.
    Depois adquiri um equipamento melhor (microfone e interface) e as sibilâncias ficaram normais.

Pelo que você falou, você tem um bom equipamento. Cuidado pois as vezes as sibilâncias já estão normais, e a gente entra numa paranóia de querer reduzí-las, e acaba reduzindo demais.

Sibilâncias muito reduzidas fazem com que a letra da música fique de difícil compreensão (não se entende o que o cantor está cantando).

Fonemas: "S" "Ç" "F" "X" "CH" ... são importantes.
    Brandon
    Veterano
    # jun/12
    · votar

Experimente prender uma caneta no microfone de frente, no meio! Parece loucura mas já me ajudou bastante!
      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   

Tópicos relacionados a como gravar com menos sibilância?