Qualidade gravação microfone dinâmico - (Dúvida específica)

    Autor Mensagem
    Gabriel Chambó
    Veterano
    # mar/18


    Bom dia/noite pessoal!
    Bom, tenho uma dúvida aqui, já tentei achar aqui nos outros tópicos, mas por ser um pouco específica não consegui achar nada..

    Sempre vejo gravações acústicas (ou não) que aparentemente são ao vivo, creio eu que sim, porém eu ouço uma qualidade no vocal que não consigo saber se é possível alcança-la com um microfone dinâmico, e em todas essas gravações ao vivo são com microfones dinâmicos..

    Como exemplo, peguei essa aqui do creed, a qualidade não é tãoo boa, mas comparado com a que eu consigo tirar com os meus equipamentos é bem grande: Creed: "With Arms Wide Open" Acoustic (Stripped)

    Eu tenho um shure sm-58 e uma focusrite scarlett 2i2, e quando gravo o vocal, não fica tão bom, parece que não tem peso nem brilho, meio opaco..

    metal_ofender
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Sou iniciante como vc, e estou tentando aprender a fazer gravações e mixagem, principalmente de voz e violão.

    Não sou a pessoa certa pra te responder, mas acho que o segredo ai está na mixagem, você já tem um equipamento legal que da pra conseguir muita coisa.

    Tente aprender um pouco sobre Equalização, Compressão e Reverb, pois não basta só gravar e jogar sem ao menos mixar, pode ser até com o melhor equipamento do mundo.

    Enfim, aguardando pros mestres das gravações responderem, depois se quiser trocar uma ideia pra gente aprender algumas coisas, me manda seu wpp por mensagem.

    JJJ
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Gabriel Chambó

    O metal_ofender foi na mosca: o grande lance é a mixagem.

    Claro que o mic não pode ser uma merda (e o cantor também, né? rs)...
    Se for muito ruim, nada dá jeito. Mas se for um miczinho legal (dinâmico ou condensador ou fita ou sei-lá-o-quê) sempre vai dar pra equalizar, comprimir, colocar um pouco de eco, reverber, double, o que for cabível na música e o resultado pode ficar bem legal.

    metal_ofender
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    JJJ

    Se podia dar umas dicas pra nós de como chegar no som parecido com o do Boyce Avenue no estilo Voz e Violão (na medida do possível com equipamentos e acústica básica, claro).

    Meu Maior problema é que eu gravo com volume baixo devido ao ambiente, coloco o Gain da interface menos na metade, e depois eu aumento na Track ou com Limiter, mas pra Voz e Violão fica meio estranho depois que faz isso, Limiter não parece se encaixar muito nesse estilo.

    Uma coisa que eu descobri que fica muito bom, mas da muito trabalho, é mexer em "envelopes", Por exemplo, numa parte dedilhada da música vc Equaliza e Comprime de uma maneira, em outra parte vc faz de outra. Mexer nos volumes também manualmente no meio da track, pra ficar tudo bonitinho.

    Tocar bem também é essencial, como vc disse, e se tiver que gravar 30 take e juntar depois, faça ! Qualquer erro fica muito nítido em uma gravação. Se tu ver um video desses caras super produzidos não tem um deslize, nem de trastejamento, e os cara nem são tão bons assim.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Gabriel Chambó

    "Meu Maior problema é que eu gravo com volume baixo devido ao ambiente..."

    Cara, explique melhor o porque disso...

    Um ponto básico é gravar com a melhor qualidade e com o melhor volume (sem clipar ou distorcer) possível.

    Quanto melhor a captação/gravação, menos correção.

    Obs: Mano, vi um video deste Boyce Avenue... Esquece! O cara ta num studio de "1 milhão de dólares"!

    JJJ
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    metal_ofender
    Meu Maior problema é que eu gravo com volume baixo devido ao ambiente,

    Pois é... como disse o Lelo... explique melhor.

    Você canta baixo? Toca o violão baixo?

    Se é isso, ferrou cara... Na hora de gravar, você não pode se "controlar", tem que estar solto... não digo que precise gritar, mas ficar contido não funciona, tem que estar à vontade. Onde tiver que enfatizar, vai ter que "gritar" mesmo...

    Uma gravação pode sempre ser melhorada, mas a FONTE sonora tem que ser boa, senão não se chega a lugar algum.

    PS: não conheço esse tal de Boyce aí, mas isso vale pra qualquer cantor.

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Gabriel Chambó
    quando gravo o vocal, não fica tão bom, parece que não tem peso nem brilho, meio opaco..

    Cara, não entendo muito de voz e violão, mas creio que nesse caso, a EQ seja bem importante pra dar o brilho. Um reverb de leve vai deixar mais natural pra assentar melhor na mix. Quanto ao compressor, acho que é essencial pra voz e violão, mas não sei mexer nesse troço....

    metal_ofender
    Lelo Mig
    JJJ
    Meu Maior problema é que eu gravo com volume baixo devido ao ambiente

    Esse volume baixo deve ter relação com a falta de tratamento acústico do local, não? Se aumentar muito o volume pode começar a captar os sons externos de forma muito evidente. Esse tratamento acústico é um ponto muito importante.

    Já vi muitas versões desse Boyce e de fato a produção atual deles - tanto de áudio quanto vídeo - é profissa. Esperar algo caseiro nesse nível vai gerar muita frustração.

    Um aceno de longe!!!

    metal_ofender
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: metal_ofender
    · votar


    Exatamente, volume baixo devido aos ruídos, é complicado quando se grava em casa, principalmente violão, atualmente estou testando gravar com microfone dinâmico devido a esse problema, e tenho conseguido uma qualidade melhor, mas ainda sim a qualidade deixa muito a desejar, fora o mal uso de Reverb.

    Realmente o Studio do Boyce Avenue é muito bom, e o produtor musical deles também, hoje fiquei testando gravar só o violão pra tentar chegar numa captação legal, mas sem sucesso.

    Minha ideia é

    Um Video, com 2 pessoas, com a seguinte captação:

    Violão = Microfone Condensador + Captação do violão
    Vocal = Microfone Dinâmico


    Vou mostrar uma gravação minha e uma deles pra vcs compararem, coloquei só o violão pois no momento é minha maior preocupação por enquanto, depois passo pro vocal.

    Minha:
    https://soundcloud.com/user-855866079/wherever-you-will/s-KKhAw
    https://soundcloud.com/user-855866079/here-w/s-p3u5u

    Deles:
    https://www.youtube.com/watch?v=s_BU8YCjV1M
    https://www.youtube.com/watch?v=RxWEvV9zYj4

    Você escuta claramente nas minhas gravaões uns zombidos irritantes d+, não é limpa, eu só queria saber onde é o meu erro, ou é só falta de um Studio e uns microfone top de linha mesmo.

    Um outro exemplo bom é a qualidade das gravações atuais do Cifraclub, são muito boas também, eles tem um Studio bacana, mas os equipamentos não parecem ser grande coisa.

    Outra captação que eu acho muito boa :
    https://www.youtube.com/watch?v=ltc5EsuyBh4

    Esse trem de gravação é foda, antigamente eu tocava era 30 músicas por dia, hoje eu fico é o meu tempo livre inteiro por conta de uma só música !!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/18
    · votar


    metal_ofender

    Pois é mano, muita gente investe em microfones bons, interfaces boas, mas não cria (ou não tem como) um ambiente tratado acusticamente.

    Não adianta ter um baita microfone condensador pra captar o cachorro da vizinha.

    Por isso, eu sempre aconselho o "cabra" tentar o possivel e o impossível para isolar o ambiente onde grava. Sem isso, todo processo posterior estará sempre comprometido.

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    metal_ofender
    Cara, pelo que você falava, eu imaginava um chiado pior, rsrs.
    Isso pode ser por conta do microfone ou do ambiente ruidoso. Teria que testar com outros mics se você tiver.

    Se você não investir num tratamento acústico é melhor nem pensar muito em melhores microfones, porque só vão captar com mais clareza os ruídos externos. Infelizmente é essa a realidade.

    De toda forma, se esse é o melhor resultado que você pode ter agora, manda brasa e depois vai melhorando. O próprio Boyce nos primeiros vídeos não tinha a qualidade que tem hoje.

    E... Eu chutaria que nenhum desses vídeos foram gravados e filmados ao mesmo tempo. São gravados os áudios, trabalhados, e depois os videos.

    Aliás, uma outra coisa muito importante pra quem pretende fazer vídeos, é O cuidado com a imagem. Isso tanto pra qualidade do equipamento usado pra captar o vídeo quanto pro cuidado com o cenário. Acho que hoje em dia mesmo tento um som bom, se a imagem for ruim, toda granulada, com o guarda roupas aberto no fundo, roupas jogadas.... fica bizarro.

    Óbvio que nem todo mundo tem um estúdio disponível pra isso, mas o mínimo de organização no local é necessario.

    Um aceno de longe!!!

    metal_ofender
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Pois é, é que eu fico comparando com esses cara que tem um Estúdio e uma Equipe inteira ao seu dispor, além de muito mais conhecimento que eu. Não tem como mesmo. É que na minha ignorancia, quando vejo somente um video de alguém com o violão, com o áudio com tanta qualidade, não imaginamos o que está por trás, o trabalho que teve.

    Eu gravei um solo + base uma vez, só com microfone condensador, sem violão plugado, dando uma leve tratada com cobertor, toalhas,etc, vedando e diminuindo o reverb, melhorou bastante o ruído, nem precisei mexer muita coisa na mix e master. Só que é foda nesse calor vc ficar colocando Edredon pra tudo quanto é lado.

    https://www.youtube.com/watch?v=70zhX-BLd-8

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    metal_ofender
    Legal, cara. Dei até um like lá, haha.
    Então, com esse mic e esse tratamento de edredons ficou melhor mesmo. É o caminho....

    Não sei se foi intencional na base, mas achei meio fechada e sem brilho. Outro ponto é que tive a sensação de tanto a base quanto o solo estarem centralizados na mix.

    Uma coisa que faz muita diferença é gravar dois violões e dar um pan de leve neles... Pode ser um com a base mais reta e o outro com uns dedilhados e acordes jogados....eu costumo deixar cada um a 30 ou 40% de pan, mas é gosto, né.... E o solo mais central mesmo. Fica mais rico, mas dá mais trabalho, claro.

    Um aceno de longe!!!

    MMI
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Voz e violão, devido a dinâmica, é quase mandatório usar compressor. Claro que a situação varia muito, mas equalização beira isso, especialmente gravando em casa sem condições ideias (para mim condição ideal também precisa de equalização e compressão).

    Nada impede de se obter bons resultados, ou algo "aceitável", em ambiente doméstico. Algumas vozes se encaixam melhor ou pior com determinados microfones, especialmente dinâmicos, mas ainda assim dá para sair algo bom mesmo de um microfone dinâmico simples e interface barata num quarto. Eu evito um pouco usar microfones em ambientes "complicados", só se necessário mesmo. Mas microfone dinâmico em violão eu não uso, não me agrada - mas é possível, dá mais trabalho.

    Ismah
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Sempre vejo gravações acústicas (ou não) que aparentemente são ao vivo, creio eu que sim, porém eu ouço uma qualidade no vocal que não consigo saber se é possível alcança-la com um microfone dinâmico, e em todas essas gravações ao vivo são com microfones dinâmicos..

    Ao vivo, ao vivo, nem sempre quando se está presente no show rsrs
    Em vídeo, muita coisa é refeita em estúdio... Não se iluda!

    Mas alguns pontos sempre são importantes, mesmo ao vivo

    - EXCELENTE violão, cabos e amps (se usado)
    - EXCELENTE execução
    - EXCELENTE captação - em linha, como com mics...
    - EXCELENTE acústica

    Isso tudo é quase utópico, aí se precisa achar meios para contornar as situações...

    metal_ofender
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Meu maior problema é que eu sempre acho que o áudio fica ruim quando se escuta no celular ou na caixinha de som do PC. Já quando eu escuto no fone eu gosto do áudio.

    Li que o ideal é mixar com monitor/caixas, e não fones de ouvido, não tenho monitor, tenho umas caixinhas de som de R$ 200,00 e já tentei mixar por elas, mas não fica bom. Quando escuto no fone de ouvido eu gosto, quando escuto no celular ou na caixa de som, não gosto ! Principalmente com volume alto

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    metal_ofender
    Cara, eu acho que você está se preocupando muito com coisas não tão importantes nesse primeiro momento. Certamente a melhor forma de ouvir áudios não é pela caixinha do computador nem pelo celular - embora hoje em dia muita gente realment escute dessa forma. Se guie pelo fone e manda brasa.

    Lembre-se que monitores são relativamente caros e se você for entrar na paranóia de ter o equipamento exato de estúdio pra começar a produzir, nunca vai começar. Até porque pros próprios monitores te darem a melhor referência sonora, você vai precisar tratar o ambiente, calcular a instalação, posicionamento deles, etc.

    Um aceno de longe!!!

    MMI
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Del-Rei

    Até porque pros próprios monitores te darem a melhor referência sonora, você vai precisar tratar o ambiente, calcular a instalação, posicionamento deles, etc.

    Acho questão disso aí é a palavra referência. Pode ser o fonezinho xingling do camelô, pode ser o melhor monitor na melhor sala. A questão é referência...

    Outro dia falávamos dos graves... Eu fiquei ouvindo muito Marcus Miller, Victor Wooten, Nathan East, Speranza Spalding ou mesmo Arthur Maia, Robinho Tavares, Marcelo Mariano... Preste atenção, não é fácil encontrar um som de baixo perfeito. Diga-se de passagem, fui no show da Speranza Spalding com um put@ som de baixo, em seguida entrou uma banda brasileira que ficou até feio, ridículo o som. Você pega o baixo desses caras e consegue ouvir no alto falante do celular até, ou mesmo no notebook. O segredo é um baixo bom, aquele lance que te expliquei na produção. Muitos incautos curtem a "porrada no peito" do grave e vão "mixar" sem referência - resultado é uma porcaria.

    A equalização e compressão precisam de referência. Não dá para fugir daquilo, tem que ficar próximo. Pode ter certeza: se na minha mix, no meu fone naquela hora, meu baixo está soando diferente e melhor que do Arthur Maia, Marcus Miller ou um desses que tomei de referência no estilo da música... É hora de apagar tudo, tomar um café e começar de novo, está tudo errado - num outro aparelho ou em outro momento que for escutar, vai dar vergonha.

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    MMI
    Acho questão disso aí é a palavra referência.

    Hehehe.
    Cara, curiosamente, relendo meu texto depois, eu pensei em trocar o termo "referência", mas não quis editar depois.

    Fui ver esse vídeo do Marcus Miller, e realmente o cara é incrível. O timbre dele não é dos graves porrada. E acho que nem combinaria com o estilo mais suingado dele. O grave do meu último vídeo ainda ficou escroto, estourado, mas eu vou melhorando nos próximos.

    Esses meus vídeos têm servido como uma escola bem legal, e as cabeçadas são inevitáveis. Quanto ao meu equipamento de gravação simples, eu acho que me atende por ora e tenho muito mais a explorar em termos técnicos.

    Creio que na maioria dos casos da galera aqui, é inicialmente divertir. Então as cabeçadas são até interessantes, rs. E eu seguirei na sua cola..... haha.

    Um aceno de longe!!!

    MMI
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: MMI
    · votar


    Del-Rei

    Fui ver esse vídeo do Marcus Miller, e realmente o cara é incrível. O timbre dele não é dos graves porrada

    Coloquei o vídeo muito mais porque acho que pode ter gente que não conhece. Neste vídeo em particular, minha visão é que se trata de um timbre de baixo para solo, slap, botando o baixo na frente da banda toda - até por isso com muito mais médio, a idéia é tomar conta do som mesmo com o baixo, o que não é comum. Porém, além de servir de referência para uma situação dessa, serve para análise do caminho, como botar o baixo mais evidente. Este som de baixo pode não ser exatamente uma referência para a galera mixar em casa um "baixo normal", acompanhando a banda, mas penso que o som do Marcus Miller ainda pode servir de referência se buscar o trabalho dele com Miles Davis, Herbie Hancock, David Sanborn, Clapton, Michael Jackson, Frank Sinatra, George Benson, Aretha Franklin, Elton John, Joe Walsh etc. onde o baixo não é o foco da música, mas soa bem demais eventualmente. É verdade que se você for ouvir o mesmo Miller neste outro vídeo no celular, o baixo some um pouco, apesar de estar na cara e soar bem demais num aparelho decente - dá para sacar por que mudou tudo?

    Falando dele, lembrei de algo que demorei para sacar... Sobre dirigir, levar os músicos a ocupar espaços e gerar uma intenção. Só que a história dele é impagável, melhor ele explicar. kkkkkk

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    MMI
    É verdade que se você for ouvir o mesmo Miller neste outro vídeo no celular, o baixo some um pouco, apesar de estar na cara e soar bem demais num aparelho decente - dá para sacar por que mudou tudo?

    Sim, outra vibe... Mas pqp, que sensacional toda a banda e mixagem. Cada coisa no seu devido lugar, sem conflitos. O baixo desse cara soa lindo demais.


    Só que a história dele é impagável, melhor ele explicar. kkkkkk

    Hehehe. Realmente incrível. A pessoa não perceber que acabou a luz em uma apresentação, é porque realmente os caras no palco são incríveis, rs.
    Ótima história!
    :)

    Um aceno de longe!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qualidade gravação microfone dinâmico - (Dúvida específica)