Procuro uma Placa mãe para PC do Home Studio

Autor Mensagem
PorcoDoMar
Membro Novato
# ago/20


Gostaria que me indicassem uma placa mãe adequada e que não seja tão cara para o computador que estou montando no meu primeiro home studio.
Estou montando um Home Studio de baixo orçamento e tenho dúvidas sobre o que é realmente ESSENCIAL no PC para a execução, gravação, mixagem etc.

Exemplo: portas USB quantas são necessárias para no mínimo poder conectar com caixas de som e a interface de audio?
E o que mais é necessário que uma placa mãe tenha que eu não sei?
Sou cauteloso e não quero cometer erros.
(Já escolhi os outros componentes, processador, HD SSD, memória, gabinete, etc...)

T-Rodman
Veterano
# ago/20
· votar


pelo menos qual processador e memória? lol

PorcoDoMar
Membro Novato
# ago/20
· votar


Processador Intel i7, 4.2 ghz
Memoria 8 GB DDR4

T-Rodman
Veterano
# ago/20
· votar


placa mãe sendo de marca confiável, está ok. vendo por cima, essa aqui 'é das mais em conta'.
MSI Z390-A Pro, Intel LGA 1151, ATX, DDR4 (acima dessa, tudo acima de R$ 1000).
- agora, eu até pegaria um processador mais barato e colocaria 16GB de memória.
uma fonte confiável que toque o sistema é uma boa.

O negócio é ter memória, SSD e um sistema confiável num todo.

amplexos

T.

macaco veio
Veterano
# ago/20 · Editado por: macaco veio
· votar


Eu também pegaria um processador mais barato, tipo um AMD de 4 ou 6 cores, e investiria na placa mãe Gigabyte ou Asus (nenhuma outra) e 16GB de memoria. Fonte boa não, tem que ser muito boa. Já discordo de SSD, não é tão confiavel assim como pensam não, eu colocaria o tradicional de disco (os modernos com um disquinho pequeno) de 1T (os SSD mal chega a 250gb o que não da pra nada ).

PorcoDoMar
Membro Novato
# ago/20
· votar


O processador é bom, mas agora estou pensando num Intel i5 2.5 Ghz...
Então para studio, normalmente se usa placa mãe nessa faixa de 1000? Eu não entendo muito essa parte técnica, mas pelo o que entendi, tenho que ter um PC que possa suportar e rodar tranquilo os softwares, sem ter nenhum problema.
Você saberia uma placa que ajude nisso mas que não passe de 600/700 reais?

T-Rodman
Veterano
# ago/20
· votar


nem precisa ser a de 1000, mas tem de ser compatível com seu processador e confiável. Hoje em dia, uma boa marca (Asus, MSI, Gigabyte) que sirva com o processador (verificar pinagem do processador e memória), vai servir bem.

macaco veio
eu não consigo voltar mais do SSD. é muita diferença de velocidade, mas em tese, eu usaria 256/512GB de SSD pra SO e programas, enquanto continuaria usando HD tradicional para storage.

Para jogos e mining eu não pensaria 2x em usar AMD. No entanto, para home studio, eu ainda sou pé atrás com AMD, justamente porque ela sempre teve um probleminha ou outro em compatibilidade com interfaces, ora simplesmente com as portas USB.

Também importante ter um gabinete bastante espaçoso, ventoinhas grandes para circulação de ar e pouco barulho. Não adianta o possante ter o processador mais veloz do mundo que ele vai precisar de uma fonte grande e quando tudo estiver funcionando o barulho das turbinas vai fazer você ter vontade de colocar o PC em outra sala. Essa seria outra questão importante - justamente porque colocar uma fonte de 600w vai causar algo do gênero. Então é melhor usar coisas mais 'discretas' pra não ficar com aquele barulho de secador de cabelo ligado, rs.

amplexos

T.

macaco veio
Veterano
# ago/20
· votar


Tudo pra Intel é mais caro, para AMD é sempre um pouco mais barato e o desempenho é o mesmo. A placa mãe não precisa ser grande, uma microATX com som onboard satisfaz e o gabinete fica pequeno e então mais barato. Mas tem que ser uma microATX boa porque se pegar uma muito barata vai ter poucas entradas pra placa of board, poucas saidas usb, o som onboard vai ser ruim etc. Se pegar uma miniATX ou ATX é uma placona de todo tamanho e vai ser cara. Melhor uma pequena boa do uma grande ruim. Tem que ver o tipo de soquete que a placa vem para acertar o exato processador. Um processador 4 cores roda qualquer coisa, afinal voce não vai rodar jogos. A melhor placa a meu ver é a Gigabyte, depois a Asus, depois vem MSI, e a asrock, qualquer outra sem ser essas é furada. Põe uma placa ruim depois voce vai ver o pau que fica dando toda hora. Placa muito grande é furada, vai encarecer tudo, gabinete, fonte (puxa mais), peso, etc.

macaco veio
Veterano
# ago/20
· votar


T-Rodman
não creio que incompatibilidade seja o processador, eu acho que é problema de placa mãe, eu não gosto de placa mãe muito grande cheia de PCI, uma porção de entrada e saida, etc. Por isso acho que placa mãe tem que ser a melhor possivel. Pequena não precisa de tanta ventoinha.
Tem mais de 10 anos que não monto um computador, o meu é AMD quad core, Gigabyte microATX, 8g de memoria não da problema não. Recentemente comprei um HD externo 500G, ele tem o disco pequeno e é uma mistura SSD com disco, não é lento e supersilencioso (nem parece que tem disco). Um amigo meu usa um laptop Mac no estudio dele, por isso acho bobagem aquelas torres enormes. Não posso dizer atualmente pois tem 10 anos que não compro nada pra desktop. Tenho dois laptop intel I3 (acho o processador meio safado) um HP e um Toshiba ambos bem parecidos com as mesmas caracteristicas, o Hp é bom, já o toshiba é uma merda.

PorcoDoMar
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: PorcoDoMar
· votar


T-Rodman
eu usaria 256/512GB de SSD pra SO e programas, enquanto continuaria usando HD tradicional para storage.
Eu já faço isso, mas concordo que só um SSD compensa muito mais. Porém como vou armazenar bastante coisa, então ainda quero manter dos dois tipos.

@macaco veio Em relação ao HD tradicional, qual você me diria de custo benefício?

T-Rodman
Veterano
# ago/20 · Editado por: T-Rodman
· votar


sim, nunca o problema da AMD está relacionado diretamente ao processador (a Intel tem muito mais problemas no processador ultimamente). E também, não é na placa mãe em si. O problema sempre está relacionado ao chipset, desde que a AMD não conseguia fazer uma southbridge decente porque a Intel tem as patentes principais das ligações secundárias (vamos dizer, desde os Athlons e os Pentium III). Nessa época, quando o chipset usava north e southbridge a Intel corria liso, e a AMD tinha de usar outras conexões não intel em suas motherboards. Vem daí a 'lenda' que Intel não tem incompatibilidades enquanto AMD volta e meia tem.
Hoje em dia, não existe mais 'northbridge' nas placas mãe. Está tudo no processador. Então praticamente o chipset de uma motherboard é a southbridge, que ainda a Intel tem suas patentes e não abre mão, enquanto AMD convive com o mesmo fantasma de sempre.
Esse ano eu vi um video de um povo montando uma workstation para estúdio, e ainda em 2020 o pessoal ainda opta por Intel nessa área, ainda por causa desse episódio. Então não tem o que relatar o contrário ainda, talvez, porque a 'lenda' ainda existe.

como não mexo muito com home studio, minha workstation tá no quarto servindo de tocador de mídia (Xeon), enquanto meu PC de jogo também é um velho amd X4. Se recentemente já usei alguma coisa nele e tive problemas? hum, eu tenho uma Line6 UX2 conectada nele, que de vez em quando ela desliga e não liga mais. Depois de um tempo desconectado, ela liga e por ai vai. Também como é o PC que mais uso em casa, eu tentei conectar uma Eleven Rack nele, e só da pau com ela. Então eu posso dizer que pelo menos com o que tenho aqui disponível, eu tenho esses episódios. A Eleven eu até cheguei a usar ela só 'standalone' porque achava que era algum pau nela, mas ai lembrei que era no PC AMD que ela tava ligada (ela funciona até como interface tb).
De outro lado, eu tenho um iMac abajur core i5 aqui ligado na firestudio que nunca deu um pio nesse sentido. O que para de funcionar naquele canto é porque queimou (como um HD externo firewire que usava nele, depois de 5 anos de uso). A workstation Xeon também. Ora com windows 7 na época, ora com hackintosh, ela nunca deu um pio com o que espetei nela.

amplexos

T.

macaco veio
Veterano
# ago/20
· votar


PorcoDoMar
Seagate laptop thin SSHD ST500LM000 500GB 2.5 Sata III hybrido hard drive, barato e bom. Geralmente os Seagates são confiaveis.
T-Rodman
é tudo isso que voce disse, Se o problema não for grana, o melhor mesmo era ir de i7 ou na pior das hipoteses de i5 O colega acima é que terá de decidir, terá que ver o preço, costumavam os AMD serem quase a metade do preço e depende do que ele vai achar no Brasil.

PorcoDoMar
Membro Novato
# ago/20
· votar


Olá novamente! Já estou quase montando o PC, mas tenho algumas dúvidas...
O que vocês me dizem dessa máquina que estou comprando pra home studio:
Memoria A-DATA 4 GB 1600MHZ DDR3 CL11 DIMM
Processador INTEL OEM CORE I3-4130 3.40 3MB LGA1150
SSD HIKIVISION SATA C100 240GB
Placa mãe ASROCK H81M-HG4 (LGA1150/DDR3/HDMI)
Esta placa mãe tem 04 portas USB, sendo elas duas 3.0 e duas 2.0, é suficiente?
E "processador i3" é indicável para rodar perfeitamente os softwares FL Studio, Studio One, Reaper, Ableto, DAW... isso tem sido a minha maior preocupação

LeandroP
Moderador
# ago/20
· votar


PorcoDoMar

Soca memória nisso daí, o máximo que puder.
Em geral tá bem legal. Mas, pra um desempenho bacana quanto mais memória melhor. Processador pesa na escolha, mas a memória é sempre o gargalo de todo o sistema.

HortaRates
Membro
# ago/20
· votar


LeandroP
Sendo assim, 4GB de RAM não tá pouco demais não?
Eu não recomendaria só 4GB nem se fosse só pra usar Internet/Office, só se o orçamento estivesse extremamente limitado mesmo...
Tem que ser pelo menos 8GB.
Essa placa mãe aí aguenta só 16GB de RAM. Não sei se é o suficiente pra maioria das DAWs, mas tem muita aplicação pesada que precisa de até mais que isso.

T-Rodman
Veterano
# ago/20
· votar


poxa. começou com i7 e tá indo de i3?
i3 é dose. muito mais lento que o i5.
i5 é um bom meio termo.
e memória RAM eu colocaria 16GB. não precisa ser da mais rápida, mas 16GB seria recomendado para home studio.

ejames
Membro Novato
# ago/20
· votar


Cara... Vai no fórum Clube do Hardware, lá tem um subfórum só para consulta de configurações, com várias já prontas em diferentes faixas de preço. Vai lá, pesquise, leia bastante.

Tem muita coisa errada desde a tua dúvida inicial e principalmente nessa nova config. 8GB de RAM já não é muito, 4GB é inviável. Não consegui entender como você foi de i7 para i3 num pulo só.

PorcoDoMar
Membro Novato
# ago/20
· votar


T-Rodman
Realmente i3 é foda... Foi o orçamento que ficou meio salgado, mas eu vou no i5 mesmo. Pior foi o atendente da loja tentando me convencer a pegar o 3, sendo que expliquei para o que eu queria... que eu não teria uma experiência boa e tal.

Leandro P
A questão do processador foi que eles não tinham mais na loja, mas vai ser: Processador i5, a placa mãe eu vou encomendar aquela Asus ou asrock, SSD 240 GB (o 480 está caro). E a memoria vai ser 8 GB total (4GB + 4 GB), vi que ter apenas um SSD mesmo vai ser mais vantajoso.

ejames
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: ejames
· votar


PorcoDoMar
Cara, só 240GB? Num PC montado para produção? Não faz sentido!

Repito: vá no Clube do Hardware e pesquise mais. Entendo o orçamento estar limitado, mas não adianta você sair cortando de um lado sem compensar no outro. Vai acabar com um PC limitado e tendo que gastar mais dinheiro depois.

PorcoDoMar
Membro Novato
# ago/20
· votar


ejames
Então nesse orçamento foi um pulo monstro mas foi porque eles só tinham i3. Dane-se vou fazer o pedido do i5 mesmo, a memória é 8 GB sem pensar.
Isso tudo aí é o que tinham a me oferecer na hora, mas pra Studio de música chega a ser piada. Mas obrigado de qualquer forma.

Mas como eu disse, é o básico do básico para eu conseguir gravar música, criar vídeos, etc. Agradeço a todos pela ajuda!

ejames
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: ejames
· votar


PorcoDoMar
Tem uma porrada de lojas online, cara. Por que você está se prendendo numa só?

Além disso, esse LGA1150 é um soquete já ultrapassado. Não vale a pena montar um PC do zero com ele, pois as opções de upgrades futuros serão muito limitadas. Sério, pesquisa mais...

T-Rodman
Veterano
# ago/20
· votar


eu já parei há alguns séculos de cotar preço em loja. simplesmente não conseguem bater uma kabum da vida.
Se quiser montado, tem muita config já montada assim na própria kabum, ou se quiser melhor tem o https://www.pichau.com.br/
(dei uma olhadinha rapida nos dois lugares. Pichau tá meio vazia de PCs 'básicos')
mas daria pra começar com esse:
https://www.kabum.com.br/produto/88074/computador-ntc-com-intel-core-i 5-7400-8gb-hd-1tb-powered-by-asus-8106
e adicionar um SSD nele pra rodar o sistema operacional e os programas, mantendo o HD maior para storage dos projetos já finalizados.

por pouco mais tem até um i7
https://www.kabum.com.br/produto/104946/computador-brx-corp-intel-core -i7-3770-8gb-hd-3tb-windows-10-pro-bri737703000w10

bem por cima é isso que tem disponível por aí (a preço de mercado)

amplexos

T

LeandroP
Moderador
# ago/20
· votar


HortaRates
Sendo assim, 4GB de RAM não tá pouco demais não?


Sim. Por isso mesmo disse pra ele socar memória nesse sistema.

LeandroP
Moderador
# ago/20
· votar


PorcoDoMar

O processador tá bacana. Se puder usar 16Gb de RAM melhora radicalmente o desempenho. Memória é tudo!

HortaRates
Membro
# ago/20
· votar


PorcoDoMar
Essa questão de i3 ou i5 depende muito da geração e do tipo de processador. "i3 é melhor que i5" só é uma frase válida se tivermos falando de processadores da mesma geração e da mesma categoria, então fica esperto com isso. Tem geração que do i5 pro i3 muda 200MHz a mais na frequência de turbo-boost... isso, pra mim, muitas vezes não vale a diferença de preço. Agora, tem geração que vai mudar o número de cores, o que impacta bastante.

Que nem o ejames falou, esse socket está super ultrapassado, e essa placa usa DDR3 que é bem antigo também.

shoyoninja
Veterano
# ago/20 · Editado por: shoyoninja
· votar


CORE I3-4130

5 anos atrás quando essa era a última geração da Intel, já não seria uma idéia muito legal, é um processador dual core.

Se você pegar um Ryzen 3 3300x, já vai ser muito melhor até que os i7 dessa geração.

Hoje, se eu montasse uma máquina para estúdio e pensando em custo benefício, um Ryzen 5 3600 seria minha escolha. Se a grana estiver curta até um 1600 (duas gerações atrás, dá conta).

Cuidado aí com o que estão te empurrando. Esse i5 tem cara de ser da mesma época (pelo 2.5 ghz).

LeandroP
Moderador
# ago/20
· votar


shoyoninja
Esse i5 tem cara de ser da mesma época (pelo 2.5 ghz).

Pois é. Ainda tem essas. Tem muita diferença entre as gerações dos processadores i3, i5, i7, onde um i3 pode ser muito melhor que um i7.

É uma caceta mesmo rs

PorcoDoMar
Membro Novato
# ago/20
· votar


LeandroP
Então qual é a melhor geração? Não tem a menor noção de qual é a geração pro processador.
O processador da Intel, core 5 que eu escolhi no momento está de 1.624,00 e me disseram que é muito rápido e durável, estou quase fechando aqui.

PorcoDoMar
Membro Novato
# ago/20
· votar


Comprar na internet não está sendo vantajoso pra mim galera, pois o frete está pesando, quando eu vejo em lojas físicas o preço está batendo/superando com o da net + frete

T-Rodman
Veterano
# ago/20
· votar


vi que vc é de BA.
Não procurou por ai quais as maiores lojas do ramo que vendem pela internet?
A gente não costuma atravessar mais de 1 estado pra comprar qualquer ítem de informática - tipo, eu só cheguei a comprar em SP (onde moro), RJ e PR.
Certeza que tem por ai loja competitiva. Teve até um polo de informática ai nessa região.
Tentando ver pelo google, a única loja que lembro desses lados que existia há 20 anos atrás, era essa http://odisseiainformatica.com.br/orcamentos/
Pra não falar que nunca comprei nada do seu estado ai, teve um cara que vendia um watercooler aí em Salvador, chamado "Moringa". Foi venda entre PF, mas foi a única coisa que lembro de ter comprado por esses lados.

amplexos

T.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Procuro uma Placa mãe para PC do Home Studio