Dúvida uso patchbay

    Autor Mensagem
    Tuzé
    Membro Novato
    # jun/20


    Pessoal, se eu estiver me repetindo, desculpem-me. É o seguinte: tenho um home studio por hobby. Persigo, como todos, qualidade de som e facilidade de operação. Tenho um patchbay Behringer Ultrapatch PX2000 (não balanceado). Pergunto se é possível routear as saídas de 2 amps de potência, de forma que eu possa usar apenas um par de monitores (L & R). As saídas dos amps seriam conectadas no painel de trás, em cima e em baixo, e a conexão com os monitores seria feita com plugs inseridos em cima e em baixo no painel frontal. Isso permitiria que eu usasse, alternando, 2 amps de potência com apenas um par de monitores. A configuração desse módulo seria OPEN, de forma que um amp não influísse no outro, que estaria mesmo desligado. Pergunto também se haveria problemas com os outros dispositivos conectados, todos com sinais de nível de linha e se seria aconselhável ou mesmo indispensável aterrar o patchbay, que, a rigor, já está aterrado pelos shields dos cabos que já estão conectados a ele. Se puderem dar suas opiniões, agradeço calorosamente.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20 · Editado por: acabaramosnicks
    · votar


    Primeiramente, até onde eu sei o patchbay normalmente é utilizado pra rotar sinal, e não potência, como seria a saída do amp. Assim, como vc vai usar em monitores, provavelmente não vai dar problema pq (suponho que) tu vai usar "pouca" potência, mas se der bosta, esteja avisado que o bagulho não é feito pra ficar passando corrente. Normalmente o que o patchbay espera é que um sinal sai de uma saída de impedância menor e vai pra uma entrada de impedância maior, e a corrente é desprezível, e no meio do caminho esta lá teu patch roteando.

    Sobre o aterramento... tem um pouco a ver com o fato de vc estar roteando potência e não sinal. Quando tu passa um sinal de linha ou de instrumento por um cabo, esse sinal é fraco e sofre com interferências. Quando tu passa uma potência por um cabo, normalmente a gente não se preocupa tanto com interferência porque o sinal é forte e vai passar por uma distância mais curta, a preoupaçao maior é só dimensionar o cabo pra potência que tu vai usar.

    Veja então que o cabo adequado pra passar sinal não é o mesmo cabo pra passar potência. Normalmente, o cabo pra saída de amp que vai pro falante não tem shield porque não precisa, e o shield normalmente é a blindagem, que pode ser ou não aterrada, que pode ser ou não o mesmo terra para o sinal e para a a alimentação e segurança, porque a gente chama tudo de terra mas nem sempre estamos nos referindo à mesma coisa, por mais idiota que possa parecer, porque ao mesmo tempo é e não é a mesma coisa.

    ou pode ser que eu tenha entendido tudo errado o que vc falou

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Eu só não vejo sentido nisso. Está cogitando usar um amp valvulado e um SS?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida uso patchbay