Dúvida sobre tamanho do buffer X Uso dos VST's

Autor Mensagem
janick
Veterano
# mai/10


Opa galera! Beleza? Seguinte, meu PC ta um pouco, mas nada demais. Hoje vou formatar, mas acho que tem outra coisa que ta afetando a performance dos plugins como amplitube e cia quando uso eles no Cubase. Dai vi uma coisa e queria perguntar para vocês se era isso mesmo:

Na placa de som, tem como eu escolher o tamanho do buffer no Asio Toneport GX, que é a minha placa. Hoje em dia eu uso o tamanho do Buffer em 1024. Será que se eu diminuir esse tamanho vai sobrecarregar menos o processamento feito por esses vsts? Pq tem hora que o meu VST Performance bate no talo sempre e fica dando uns lags malditos no meu cubase. E não era pra dar isso, pq:

4GB Ram
2.6ghz Dual Core
Cachê L3 de 3MB
HD de 300GB
Video 256MB Geforce
Placa Toneport GX

Alguém tem uma solução aí pro meu problema? É essa mesmo a solução ou nada haver?

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


janick

Na verdade é o contrário. Se voce diminuir vai sobrecarregar mais.

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr
Sério? Olha que coisa... eu taquei o tamanho do buffer em 1024... e sei la, quando eu usava ele em 512 eu tinha a leva impressão que ele aguentava mais, eu usava até um amplitube a mais sem maiores problemas!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janick

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/221834/p1#6786370

Abs e boa sorte!

janick
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
http://www.cubase.net/phpbb2/viewtopic.php?p=895137&highlight=&sid=adb 2def7c3788b5bafd938f91034c92e
Veja só! É isso mesmo que tu falou! Mas e ai, aumentando o buffer MUITO, tipo pra 2048, quais serão os pontos negativos?

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


janick
Mas e ai, aumentando o buffer MUITO, tipo pra 2048, quais serão os pontos negativos?

Quando voce grava, existirá um atraso grande, aí voce tem que ajustar na mão a track até acertar o delay causado por essa latência.

O que eu acho que pode ser o seu problema aí, é o fato de voce ter apenas uma HD, pois o seu PC é muito bom.

A própria Digidesign recomenda usar 2 HD's, pois o que acontece aí é que o programa lê informações e grava tudo na mesma hd, ou seja, como ela é mecânica, ela não consegue ler e gravar ao mesmo tempo, aí deve travar, e consequentemente voce é obrigado a aumentar o buffer pra nao travar. Creio que colocando uma outra HD, pro seu DAW ler informações de uma e gravar na outra, seu problema seria resolvido, e voce conseguiria gravar até 256... eu gravo na 128 que minha placa tem disponivel e tenho um pc parecido com o seu. Abs!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janick: Mas e ai, aumentando o buffer MUITO, tipo pra 2048, quais serão os pontos negativos?

Até onde sei, quanto maior o buffer, mais atrasado você ouvirá o som que sai da sua guitarra. Isso é algo muito inconveniente, pois vc não se ouvirá em tempo real.

Acho que esse é o ponto negativo.

Iversonfr: O que eu acho que pode ser o seu problema aí, é o fato de voce ter apenas uma HD, pois o seu PC é muito bom.

Acho que não hein... Eu tenho só um HD!

Abs

janick
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Hm.. saquei! em 1024 fica tranquilo. Mas se eu botar 5 amplitubes por exemplo, acontece isso que o cara falou, congela o cubase e da uma distorcida no som geral, e demoram alguns segundos para voltar!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


janick: Mas se eu botar 5 amplitubes por exemplo, acontece isso que o cara falou, congela o cubase e da uma distorcida no som geral, e demoram alguns segundos para voltar!

Mas com 5 Amplitubes eu também começarei a ter problemas de performance. Vc precisa ser "econômico" ! hehe

Abs

janick
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
hehehehe o foda é gravar uma produção inteira sem fazer isso.

Até pq quando você duplica tracks você tem que abrir mais uma track com inserts. Como tu faz quando precisa duplicar várias tracks e fazer overdubs Bahia?

Aquele tópico lá de comprar uma G2.1NU, seria mais por causa disso. Irônicamente, os VST's tão sendo menos práticos para gravar por causa dessa sobrecarga. Ao vivo roda tudo lindo, mas pra gravar, quando mais tracks eu ponho mais complica. Com uma pedaleirinha dessas nem precisa né, só eu guardar os sons nas memórias dela gravar direto mesmo. Mas ai eu perco a possibilidade de poder editar os sons no Cubase, como é possível no AT3!

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Acho que não hein... Eu tenho só um HD!

Retirado do site da Digi, creio que valha para outros DAWs tb, Abs!:

IMPORTANT! You MUST use a secondary hard drive (not your main OS drive) for recording and playback of audio in Pro Tools. Recording or playback from the OS drive is known to be problematic and the cause of many different error types. If you are using your system drive and encountering errors, the first thing you should do is get a compatible drive. USB drives are not supported and are known to be problematic, so please do not use them with Pro Tools. If you're recording or playing back from a USB drive and are getting errors in Pro Tools, please switch to using a compatible external firewire drive or internal SATA/ATA/IDE drive and disconnect the USB drive.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janick: "Como tu faz quando precisa duplicar várias tracks e fazer overdubs Bahia?"

Depois eu explico com calma... Talvez, depois do seu PC formatado, melhore radicalmente essa performance pq o HD lotado e fragmentado atrapalha quando você tem muitas trilhas abertas.

Ahhh... evite instalar muitos programas que ficam residente na memória (tipo os que monitora seu sistema). Instale só o essencial. Tem gente que instala 3 antivírus... hehe Um só basta!

Iversonfr

Pode ser isso também no caso do Pro Tools! ;-) Acredito ser o ideal ter 2HDs mesmo, mas não é crítico, tanto que uso 1 só.

Flw!

janick
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Iversonfr
Hm! entendi galera. então uma pergunta rápida:

Se eu criasse uma partição do meu HD usada APENAS para isso, daria certo? Eu não tenho grana agora para um HD Externo, infelizmente hehehe

Mas fazendo isso, dedicando uma unidade apenas para esses audios processados, rola?

Gostaria de um conselho de vocês amigos entendidos da arte!

Vou deixar só o básico mesmo então... e eu devo instalar o Windows 7, que segundo o meu técnico, é o que menos vai alugar o desempenho da minha máquina!

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


janick

Creio que já melhore, mas por outro lado, mesmo separando em 2 partições, será a mesma agulha da hd que continuará gravando e lendo ao mesmo tempo.

Eu tinha esse problema. Comprei uma hd e particionei ela e continou travando, aí eu fui no site da Digi e encontrei essa informação que postei, aí depois de um tempo, fui e comprei outra HD. Bom, hoje eu gravo 8mics da batera ao mesmo tempo em 256 de buffer (128 pra isso num da), antes sempre travava por muito menos, depois que coloquei a segunda HD, meu problema foi resolvido 100%.

Eu não tenho grana agora para um HD Externo, infelizmente hehehe

Pega um Hd desses de menor capacidade mesmo só pra deixar o windows instalado, programas, etc, e usa tua hd que deve ser maior para jogar os arquivos, HD hoje em dia ta a preço de banana, no ML tem de 1.5tera por 280reais... as menores de 100-200 giga devem ta bem em conta hoje em dia. Abs!

Ricardo Yuji
Veterano
# mai/10
· votar


Pode ser isso também no caso do Pro Tools! ;-)


não, isso independe do software, é questão "mecanica" como disseram, é fisica.


é como você ao fazer uma cerca, usar 1 pessoa só para cortar a madeira e pintar, ela vai ter que ir la buscar um pouco de madeira, pintar um pouco, buscar mais madeira, depois pintar


usando 2 pessoas, 1 fica encarregada de sempre trazer a madeira, e a outra fica focada só em pintar, assim alem de sobrecarregar menos a pessoa, o trabalho é feito de forma mais rapida.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ricardo Yuji

Perfeito. Mas se ter dois HDs fosse a solução dos problemas, eu não poderia fazer minhas gravações, pois só tenho um HD.

Por isso disse: "Pode ser isso também no caso do Pro Tools! ;-) Acredito ser o ideal ter 2HDs mesmo, mas não é crítico, tanto que uso 1 só."

Abs

Ricardo Yuji
Veterano
# mai/10 · Editado por: Ricardo Yuji
· votar


MauricioBahia

ter um HD ou usar somente 1 pessoa BOA pra fazer o trabalho de carpintaria é melhor do que usar 2 pessoas preguiçosas pra fazer cada um seu trabalho, e mesmo que seja um pouco pior, o trabalho será feito.


Talvez usar 2 HDs não seja a solução dos problemas de forma significativa, mas nao podemos descartar que é uma grande ajuda, pois questões de milésimos de segundos para o computador é como se fosse quilometros para nos

abrazz

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ricardo Yuji: mas nao podemos descartar que é uma grande ajuda,

Concordo, tanto que NUNCA descartei. Apenas citei que ter dois HDs não é requesito para que você possa fazer gravações. É apenas um recomendação, conforme foi mencionado pelo Iversonfr.

No meu modo de ver, não adianta o janick comprar um HD agora. Eu acho que é isso é um segundo passo. Antes ele deve priorizar a otimização do seu sistema e avaliar se como que tem já está atendendo suas necessidades, resolvendo os problemas que ele cita.

Abs! ;-)

janick
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Opa! É Bahia, vou fazer isso mesmo:

Separar uns 30GB pra audios que vão ser processados.
Separar uns 40GB pra arquivos de programas
Separar os 220GB restantes para meus arquivos comuns.

E com todos meus Programas e arquivos VST's ta batendo 20GB, então acho que ta de boa né, +20GB de segurança!

Que tu acha meu caro Bahia? heheh

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janick

Cara, acredito que particionar não vá resolver seu problema. A não ser que queira organizar seus arquivos.

Veja que acima é citado: "IMPORTANT! You MUST use a secondary hard drive "

Ter um segundo HD significa que você tá um processamento paralelo e isso pode ajudar na troca de arquivos. No caso de particionar, o disco será acessado por um mesmo "BUS" ou canal, da mesma maneira com se não fosse particionado.

Bom, deixo isso pros especialistas. hehe

Abs

ps. eu não goste de partições....

janick
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Infelizmente eu acho que eu acabei de comprar um HD da Samsung! huahuahuahua acredita?

Meu técnico trouxe um HD externo aqui né? Beleza. Dai ele abriu ele aqui em casa pra fazer backup dos meus arquivos e tudo mais, dai eu to olhando pro bixo e to quase dando um cheque pro técnico pra pegar esse HD com ele!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


janick

Cara, HD Externo? HDs esternos, só pra backup hein.

Velho, lê isso aqui que o Iversonfr postou: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/234584/#6817312



Abs

janick
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Então melhor ainda, deixo o HD principal só pra audio e guardo todos os outros arquivos no HD externo.
E outra, isso ai é de USB normal. Um HD USB 2.0 tem uma velocidade de transmissão superior ao Firewire, por exemplo, o que me da uma velocidade ainda maior. O negócio é testar.

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


janick
MauricioBahia

Pode funcionar sim, o texto diz pra jamais usar HD USB mas vai saber né, realmente ele tem uma velocidade boa de transmissão.

Mas voltando ao HD interno, se fosse algo de mil reais é uma coisa, mas tamo falando de coisa de 80 REAIS no máximo, uma ida no shopping com a muié, come alguma coisa e assiste um filme ja da esse valor. Pro problemão que isso resolve e pelo valor que é hoje em dia, eu ainda acho interessante comprar um hdzinho interno só pra colocar o sistema operacional. Abs!

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr
Ta, mas eu tenho Note cara. Impossível né, tem que ser HD externo mesmo. Hoje eu vou ver se eu comprei ou não esse HD.

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


janick

ah é notebook, nem sabia! intaum ta resolvido o problema rsrsrs abs!

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr
heheheheh pq seria até melhor um HD HD mesmo! hehehe sairia mais barato :/

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


janick

heheh verdade, por isso que eu sou adepto dos desktops! rsrsrs eu comprei um note uma vez achando que ia ser legal e tal, mas mal usava ele em casa, pois no trabalho uso o pc de lá e em casa uso pc também, aí acabei vendendo e montando um desk bem mais potente pelo mesmo valor...

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr
Mas é pq meu set inteiro é virtual, eu levo o note pra tocar nos lugares, então um desktop não ia rolar MESMO né manolo? :P

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Iversonfr: Pode funcionar sim, o texto diz pra jamais usar HD USB mas vai saber né, realmente ele tem uma velocidade boa de transmissão.

Velho, vc tá sendo muito "bonzinho". O texto diz que drives USB não são suportados e são conhecidos por serem problemáticos.

USB drives are not supported and are known to be problematic, so please do not use them with Pro Tools.

Tradução:

"Drives USB não são suportados e conhecidos por serem problemáticos, então porfavor não os use como Pro Tools."

Transmissão USB é muito mais lenta que a de um HD interno. Pra processmento de informações intenso, em tempo real, provavelmnete vai dar problema.

Se vc quiser testar, vá em frente! :-)

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre tamanho do buffer X Uso dos VST's