Dúvida eterna sobre patchbay - E os microfones?

    Autor Mensagem
    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14


    Galera, eu já entendo basicamente o uso de um patchbay em estúdio profissional, todos os prés, compressores, racks de efeito, são ligados nele pra serem usados como inserts na mix, na pós produção.

    Minha questão é, e durante a captação? Se eu quiser usar um dos meus prés externos para captar, como vou ligar o microfone nele se ele estiver ligado no patchbay? Via p10? O patchbay consegue mandar um sinal de linha com phantom power pra minha placa? Não entra na minha cabeça isso, que tipo de conexão se faz quando vou usar meus pres pra CAPTAR e não pra MIXAR?

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Outra: O cara espeta o microfone lá na sala de gravação, ele vem pela medusa e a outra ponta, que sai na sala de controle é um p10? (que teoricamente iria direto pro patch?)

    BJKGUITAR
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Alfa polar
    Brother, é muito relativo a sua duvida. No meu patchbay (Behringer) eu uso ele na função normal e coloco na parte de cima tudo o que insert (placa de áudio, amplificadores, mesa, etc) e na de baixo tudo o que é out (saídas da placa de áudio, saída line ) e uso a parte da frente só para levar uma coisa na outra sem ter que ficar futricando os fios lá atrás e me dou super bem. Não necessariamente ele tem que ser para inserts dos prés.

    Quanto aos prés, eu uso assim:

    MIC > PRÉ > PATCHBAY > LINE IN DA PLACA

    nada mais..

    []'s

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Alfa polar

    Cara, você fez as normalizações?

    Você consegue configurar esse tipo de ligação de forma interna, pela normalização.

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    BJKGUITAR


    arte de cima tudo o que insert (placa de áudio, amplificadores, mesa, etc) e na de baixo tudo o que é out (saídas da placa de áudio, saída line )

    E seus prés vc não usa como insert quando vai mixar? Vc só usa eles durante a captação? Daí sim eu compreendo como funciona.

    Minha dúvida é, e se eu quiser gravar com o pré, e depois disso usá-lo também como insert na mix?

    Vou tentar ser mais claro, por ex:

    No seu estúdio, sua medusa vai e é distribuída pros seus prés externos, ou seja, sua ligação já está feita, vc já sabe que entrada 1 e 2 pré X, entrada 3 pré Y, entrada 4 e 5 pré Z certo?
    Até aí tudo bem, daí vc liga as saídas do seus prés no patch, e manda pra onde quiser na placa.

    E depois na mixagem, se eu quiser usar por ex, um dos prés que tem um compressor legal junto como insert na caixinha da minha bateria por exemplo, como eu faço isso? Pq na prática eu teria que mandar uma saída da minha placa pra entrada do pré, depois sair do pré e voltar pra placa, só que se a minha entrada do pré está ocupada pelo cabo que vem pela medusa, eu vou ter que ir lá atrás trocas as conexões certo?

    Vcs entenderam a dúvida? É foda falar dessas coisas sem estar junto né... Valeu ae!

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Po galera ninguém???

    Scharpf
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Scharpf
    · votar


    Cara por exemplo aqui, uso um PatchBay soh para inserts, fones, saida e entrada linha, efxs, etc e tenho um outro xlr patch, que uso pra conectar os mics inputs, como tenho 2 salas, 2 medusas, e nem sempre quero usar os mesmos pres em uma sala, as vezes quero trocar, simplismente conecto no xlr patch quando preciso.
    Um exemplo de xlr patch http://www.sweetwater.com/store/detail/P16/

    Edit: Outra coisa, vamos pegar uma ua 610 como exemplo, atras dela voce tem Mic, Line In, Line Out. Para gravar voce soh tem que conectar no MIC IN, se depois voce quiser trabalhar sei la com o comp em cima da caixa que voce gravou, voce conecta Line IN - Out na sua placa, se for um cabo insert voce concta no mesmo lugar IN-OUT, voce vai usar MIC In para gravar, e para brincar depois na sua daw ou mixer voce usa os Line in out,

    BJKGUITAR
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: BJKGUITAR
    · votar


    Alfa polar
    Brother.. ta meio estranho.

    Vou tentar compreender sem ter os equipamentos para saber. Vamos lá.

    E seus prés vc não usa como insert quando vai mixar? Vc só usa eles durante a captação? Daí sim eu compreendo como funciona.

    Isso. Eu só uso pra captar. Se eu preciso de alguma coisa tipo compressor, etc.. ou é plugin ou é na hora da captação ou é equipamento separado (específico), mas nesse ultimo caso fica ruim, pq eu tenho que sair com o áudio do PC, passar pelo efeito e voltar para o PC depois. Eu só faço isso quando passo pra fita k7, 1 vez só na mix.

    Se você tiver um pré separado, sei lá, faz como eu. Coloca os inserts dele na parte de cima e as saídas na parte de baixo. Ai você liga a saída da placa de áudio no pré. Se eu não me encano cabo de insert é stereo com 2 fêmeas na outra ponta. Coloca a ponta de entrada em cima e saída em baixo and be happy!

    abs

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    BJKGUITAR

    Se eu não me encano cabo de insert é stereo com 2 fêmeas na outra ponta

    É mas não é bem esse tipo de insert que to dizendo. É quando vc CRIA inserts no pro tools, e usa sua placa pra isso, daí vc não usa um cabo Y, vc usa dois cabos mesmo, pq um sai da placa e vai pro processador, e o que sai do processador volta na placa por umas das entradas de linha. Sacou?

    Se você tiver um pré separado, sei lá, faz como eu. Coloca os inserts dele na parte de cima e as saídas na parte de baixo

    Acho que vc tá misturando "insert" com "input" No caso vc se referiu aos inputs né....


    Eu só faço isso quando passo pra fita k7, 1 vez só na mix.

    Para para para para para para kkkkkk (joão kleber)....... Vc passa sua mix na FITA CASSETE? conte-me mais

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Vc passa sua mix na FITA CASSETE? conte-me mais

    Essa tambem quero saber mais...

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Voltando ao tema principal do tópico, os gringos me disseram no Gearslutz que o ideal seria ter um patchbay XLR e um p10. no XLR ligar tudo que é sinal de microfone e no outro tudo que é sinal de linha. Parece interessante.... Mas um outro disse que a maioria dos estúdios usa apenas os patchs p10, continuo sem saber como ligam os microfones nos patchs.......

    BJKGUITAR
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: BJKGUITAR
    · votar


    Alfa polar
    É quando vc CRIA inserts no pro tools, e usa sua placa pra isso, daí vc não usa um cabo Y

    Realmente, isso eu não faço e não vou poder te ajudar até por que não faço e nem tenho equipamentos, ou seja, não sei responder.. heheheh ^^

    Alfa polar
    Para para para para para para kkkkkk (joão kleber)....... Vc passa sua mix na FITA CASSETE? conte-me mais


    Vc passa sua mix na FITA CASSETE? conte-me mais

    Essa tambem quero saber mais...




    ahUAHUhauAHua Claro pow! Como não tenho um akai de rolo, peguei um gravadar k7 da gradiente e faço uma "masterização" com ele... ehehhe

    A intenção é dar aquele tchã analógico na situação e aquela grudada no som, sacomé...

    PC > insert 8 canais da mesa > entrada LR do gravador. Ai você grava na fita k7 do roberto carlos

    Depois:
    Fita k7 > Se rolar uma compressão beleza, senão > 1 e 2 da placa

    Isso é meio clássico por aqui na minha cidade, mas como eu tenho meu estúdio para a minha banda. Nunca ouvi reclamação. Faz um teste ae!

    abrs

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    BJKGUITAR

    Cara eu gostaria de ouvir muito uma de suas mixes passadas na fita, quando puder posta pra gente

    BJKGUITAR
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Alfa polar
    Claro man! Mas não espere muita coisa não..da mesma forma que não da pra esperar muito dos akai. O efeito é psicológico.

    Assim que eu terminar o meu ultimo trabalho ou resolver postar um teste eu posto nesse post aqui..

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    BJKGUITAR

    Pô legal, fica sussa eu sei que não vai vir com som de studer ou scully kkkkkk
    Só por curiosidade mesmo, fiquei interessado! Curto essas experiências doidas. Abs

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    BJKGUITAR

    Assim que eu terminar o meu ultimo trabalho ou resolver postar um teste eu posto nesse post aqui..

    Manda ai cara....

    BJKGUITAR
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    NINO_D.BOB
    Calma negada! Semana que vem eu vou pra sampa buscar minha mesa. Ai eu vejo isso. hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida eterna sobre patchbay - E os microfones?