Mesa xenix ou arcano?

    Autor Mensagem
    Lumbrigão
    Veterano
    # mai/20


    Olá pessoal. Ja pesquisei no fórum e não encontrei algo que pudesse meu ajudar, então fiz esse tópico.

    Estou com um projeto voz e guitarra (pra começar, depois pode ser que se some baixista e batera) e preciso de uma mesa para conectar meus equipamentos para ao vivo e estou na duvida entre a Xenyx 1202fx e Arcano 1222fx.

    Meu set atual é
    - 1 guitarra, 1 pedaleira boss GT1 ;
    - 1 microfone e 1 pedaleira de efeitos de voz Voicelive Play .
    - Isso eu conecto atualmente em 2 caixas de som Datreal AT8.100, 1 caixa ativa e 1 passiva. A caixa até tem entrada para esses 2 equipamentos, mas to achando que o som não está saindo legal, então penso que a mesa pode me ajudar a melhorar o som de saída.

    Então seguem minhas dúvidas, se os nobres colegas puderem me ajudar:

    1 - Essas mesas me atenderiam bem? Qual seria melhor?
    2 - Teria alguma mesa de menor custo que me atenderia (economizar sempre é bom!)
    3 - Para gravação em home estudio, esses equipamentos atenderiam, ou eu precisaria de algo mais (o notebook eu tenho, e o programa de gravação StudioOne da Presonus)

    Valeu pessoal, sei que são muitas duvidas, mas se alguem souber de 1 assunto desses que possa me ajudar, já serei muito grato!

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Economizar na mesa, é pedir pra cagar com todo o resto...

    Para gravar, precisa da interface. A console no máximo fará uma gravação de stereo do master LR. Algumas em específico fazem isso, mas não custam mil pila...

    Considere esticar e pegar talvez uma X-Air XR12, que vai te dar mais possibilidades. Já vi usadas pra 1k5, e certamente tem grande possibilidades de comprar uma usada, já que o mercado musical caiu num abismo.

    Casper
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Caro Lumbrigão:

    Mesa de som nessa faixa de preço é pedir para ter dor de cabeça. Me mostre uma mesa da Behringer com mais de 4 anos que nunca tenha dado algum tipo de problema que eu te mostro um Unicórnio.

    Lumbrigão
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Ismah
    Caramba, muito acima do que eu estava pretendendo gastar pra ter uma mesa de som boa, essa mesa de som X-Air XR12.

    Lumbrigão
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Casper
    Então, voce teria alguma sugestão de mesa legal?

    Na verdade, minha ideia inicial de mesa e principalmente principalmente a necessidade do retorno auricular, pois no ao vivo eu não me ouço quando o ambiente fica barulhento. Haveria alguma solução sem ter que ter uma mesa própria?

    Outro problema foi que, quando comprei a pedaleira de efeitos de voz, a caixa de som não transmite bem todos os efeitos, em determinados agudos ou drives vocais ela não responde, então pensei que uma mesa de som possa resolver o problema.

    Então, nesse caso, sendo o valor de uma mesa boa inacessível nesse momento, e sendo esses problemas acima os que eu tenho (considerando que o projeto de gravação em home studio não é prioridade) , os nobres colegas teriam sugestões?

    Casper
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Mixer nessa faixa de preço tem os Mackie da série Mix:

    https://mackie.com/products/mix-series-compact-mixers

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Lumbrigão

    A questão é que se comprar por mil a mesa citada, amanhã tu vende ela por 600~700 e olhe lá... E certamente, se a ideia é trazer bateria e tudo mais, em algum momento isso vai acontecer.
    Já está acontecendo com as caixas agora, e não tem o que fazer. Ou aceita que ela tem essa resposta com deficiências, ou troca e isso significa queimar alguns dinheiros...

    E não são poucos dinheiros! O melhor sistema portátil, com ótima resposta, são as JBL Eon 615. Nem olha o preço, pra não sair triste.

    Isso vale para microfones, instrumentos, cabos... Mas sem dúvida NENHUMA, vale mais um sistema deficiente bem acertado, reproduzindo uma boa execução... Que um sistema de som muito bom, que amplifica o som do Gleyfy Brauly...

    Na verdade, minha ideia inicial de mesa e principalmente principalmente a necessidade do retorno auricular, pois no ao vivo eu não me ouço quando o ambiente fica barulhento. Haveria alguma solução sem ter que ter uma mesa própria?

    Alugar ou aceitar a realidade como se apresenta. Eu bato na tecla que o show que se destaca, é o que entrega o melhor pacote, tanto técnico, como performático.

    Outro problema foi que, quando comprei a pedaleira de efeitos de voz, a caixa de som não transmite bem todos os efeitos, em determinados agudos ou drives vocais ela não responde, então pensei que uma mesa de som possa resolver o problema.

    Não é o caso... Se a caixa não responde, dá pra ir processando e otimizando a resposta, mas não tem milagre.

    Ismah
    Veterano
    # mai/20 · Editado por: Ismah
    · votar


    No caso, vai ter que aceitar a mix no fone, com o mesmo timbre do PA e isso costuma ser problemático.

    A resposta do PA é BEM diferente da resposta dos fones. Aí não funciona direito no PA, e nem no fone... Precisa achar um meio termo entre os dois.

    Com a digital, basta criar dobras de canais, e processar de formas diferentes. É uma programação por show no PA, mas teu fone é sempre igual... Em geral vais mexer muito até acertar, e depois é só detalhe... Apertou save, tá lindo... Na próxima vez, já pode arrancar com a cena no estado que deixou ela no último show, nesse mesmo local...

    Lumbrigão
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Muito obrigado pelas dicas, Ismah e Casper

    Então estou chegando a conclusão que não vou comprar mesa por hora, acho que vou trabalhar com o retorno auricular oferecido pela pedaleira de voz. (que é o ponto mais crítico na apresentação para mim), vou colocar uns adaptadores pra ter um fio de uns 5 metros e tá valendo, já que a mesa não vai melhorar a resposta das caixas que eu tenho atualmente.

    E ai posteriormente com a evolução do projeto da pra investir numa mesa e numas caixas realmente boas.

    Quanto ao Gleyfy Brauly, fui pesquisar kkkkkkk realmente ali não tem equipamento que dê jeito. Mas quanto a isso, sim, estou estudando bastante tecnica vocal, harmonia, cursos de guitarrra, etc, creio que a parte tecnica artistica está bem encaminhada, apesar de ter ainda muito ao que melhorar.

    Vou postar um video no youtube com meus equipamentos ligados daqui uns dias aqui no forum, se puderem dar um feedback, fico grato.

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Não foi uma acusação, mas quis dizer que não adianta ter um microfone péssimo, conectado numa caixa Bose S1.
    O melhor resultado, tende a vir pelo caminho oposto. Um bom microfone, mesmo num sistema deficiente, é menos pior.

    Logo, uma boa execução, num microfone péssimo, reproduzida num sistema deficiente... Ainda é uma boa execução...

    Lumbrigão
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Ismah
    Sim, na verdade voce matou uma charada então, meu microfone e muuuuito fraco, foi o mais barato dos profissionais que comprei, um JWL BA40, acho que foi uns 80 pila na época.

    Como cantar é algo de certa forma recente pra mim (uns 2 anos que estudo), tinha ouvido pouco treinado para selecionar microfones quando comprei, então optei pelo mais barato.

    Mas acho que é hora de investir num melhor mesmo, pode ser isso o problema da resposta ruim das caixas, nem ser a caixa,nem a pedaleira e nem uma mesa que vai melhorar, e sim um bom microfone. Ja vi uns topicos legais de microfone aqui no forum, vi uns modelos, parece que o Shure SM58 (casa dos R$700) é um muito bem avaliado, com custo beneficio, acho que cabe no meu bolso, mas um bom mesmo seria o Shure Beta 58 (casa dos R$1100). Enfim, sou receoso em investir tanto em microfone...vcs teriam alguma opinião para isso?

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Pode fazer a varredura de frequência, e aí vai ser "ouvível" se existem buracos na caixa. Pode fazer a partir de vídeos do U2B, alguns é sincronizado junto a frequência até.
    TOME MUITO CUIDADO COM VOLUME! Sugiro que seja a 1/4 do volume ou menos, pois é MUITO FÁCIL QUEIMAR algum componente assim!

    Quanto a mics, é uma questão um pouco relativa. O lado técnico, ajuda o artístico a chegar onde ele quer. Depende do teu timbre, do timbre que tu quer tirar, e de como tu canta. Meio que só na tentativa e erro. Sugiro que alugue um mic ou outro, pra testar. E explore as oportunidades de tocar em alguma feira, e peça pra testar os mics.

    Eu usaria um condensador direcional, no teu caso. Principalmente porque a ideia é ter um vocal pleno. Se pudesse apontar um mic, diria um AKG, série D ou Beyerdynamic, série Oppus.

    Mas são condensadores. E esse é muito mais frágil e sensível a fatores externos, que um dinâmico. Pode realmente dar problema, se não for extremamente cuidadoso.
    Sendo assim, ficaria com um SM7b que é um mic mais voltado para uma voz plena - é desenhado pra uso em broadcast, e as chaves de bass rolloff e presence boost fazem muita diferença...

    Beyerdynamic não é exatamente fácil de achar, e nem exatamente barato (uns 150 USD), mas é uma marca que gosto bastante.
    Sennheiser é outra que me agrada, e custa na faixa de um Shure (100 USD). Trabalho a alguns tempos com a Audix, e tem várias faixas de preço.

    O grande lance, é ver resultados A/B entre um que tu conhece, e outro mic. Foi assim que cheguei no SH55 para um vocalista, que tem uma voz mais brilhante. E num D7 para uma moça que é sopranina, mas canta pop e sertanejo, na noite...

    Se quiser algo estético, o Shure SH55 é ótimo! Usa a casca do Super 55, e a cápsula do Beta58.
    Também rola de algum mic antigo. Quando vê, consegue um mic clássico, de timbre único, por uma pechincha. Um amigo conseguiu um análogo ao Shure Bullet, se não me engano o blue... Usa ao lado do Shure, pra efeitos.

    Realmente, não tem pra onde fugir. Mic é caro mesmo. O SM58 é plug'n'play, pois entrega um som pronto. Porém, isso significa que ele oferece um timbre marcante de SM58. Já o Beta58, permite timbres mais elaborados, porém isso demanda mais processamento. Se bem que, como já usa a VoiceLive, não seja problema o processamento...

    kapusho
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    cara, faço minhas as palavras do Ismah: use a locação, alugue equipamento e teste, aí descubra o q exatamente se encaixa ao trabalho que está desenvolvendo. é muito mais barato gastar em aluguel e ver que não é isso que procura, q investir e comprar, para depois ver q não serviu e vender perdendo $$!

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    O problema não é só a perda de dinheiro, mas conseguir vender.

    Lumbrigão
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    E o tópico de mesa de som vira topico de mic, haha. Muito obrigado pelas dicas, estão ajudando muito, inclusive ja redefini onde vou colocar maior parte do investimento, mas agora vou ter que dividir o valor entre a mesa (acho que vou comprar uma da Mackie que o Casper sugeriu, vi umas de R$500-600) e agora a duvida e o mic, mas o orçamento ja encurtou, penso em gastar uns R$1200 entre os dois equipamentos, então penso nuns R$600 para mic, não sei se da pra achar bom, mas talvez intermediário ja me ajude, e depois com a evolução das apresentações invisto num bom. Tenho que trocar vários cabos também, estão falhando muito.

    Então, pra ter uma idéia do meu timbre e do tipo de som que quero fazer, consigo fazer uns covers com voz bem parecida do Zeca Baleiro, O Rappa (Marcelo Falcão), Pearl Jam, algo do Ze Ramalho, mas também faço uns Tim Maia que fica bom...gosto de um trimbre mais grave, rasgado, fazer uns drives, clamp, cinturão de brilho...mas tambem curto umas vozes sussurradas (whisper) que meu atual mic não capta nada, tenho que deformar o ajuste vocal pra sair algo, mesmo com a VoiceLive (que essa pedaleira, nossa, ajuda demais, com esse mic ruim já me dá cada timbre show, recomendo demais).

    O problema de eu alugar e testar é que, alem da pandemia, eu moro numa cidade pequena, so tem 1 loja de instrumentos e shure nem entra ali, então a compra tem que ser pela internet mesmo, então vai ser algo meio na sorte, então novamente peço ai a ajuda dos nobres colegas entendedores de sonorização...ainda tenho muito que aprender nisso.

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    depois com a evolução das apresentações invisto num bom.

    Esse erro é muito recorrente. Pense que sua apresentação é um prato de comida. Tu vai entregar pro cliente uma carne podre, pra tentar cativar ele?

    Sei que soa fácil, dizer que precisa de uma coisa assim ou assado, e que deve investir nisso ou naquilo. Quando na real, é um dinheiro alto e provavelmente suado. Só que o ponto é mesmo tirar um resultado bom, do que se tem. E se temos pouco, é melhor ir dentro das possibilidades.

    Vai muito da sua proposta e o mercado que pretende atingir, mas cuidado pra não pirar demais nos arranjos, e acabar virando pornô pra vocalista.
    O mercado de voz e violão, é muitas vezes um pano de fundo para um happy hour, abafar o barulho dos talheres. Então é melhor ir com calma, e ir conquistando o público.

    O Gleison Túlio é um cara que faz muito com voz e violão. Conquistou um certo mercado, tocando com solo, em dupla (G.T. e Keilla Jovi) e em banda. São três projetos, derivados do que ele conquistou com um violão, uma pedaleira, um looper e um show bem feito.

    Marcelo Falcão

    Desse eu posso falar alguma coisa a mais. Sou grande fã e conterrâneo do Renato Vidal, e do trabalho dele no seu estúdio, A Casa de Jade.

    O Falcão usa uma Voice Live - ou melhor, o Vidal usa - se não me engano como insert na console. Procure o Vidal nas redes sociais, é um cara bem acessível, e bastante aberto a repassar conhecimento.

    Aí é que está uma grande parte das coisas. Ao vivo existe um ótimo cantor, num bom equipamento, operado por um excelente técnico. Percebe como é uma cadeia de fatores?

    É uma escolha a fazer, mas se ainda te faltam coisas, é de cogitaria deixar pra mais tarde trazer um baixo e bateria. Não porque não possam agregar, mas porque existe limitação técnica.
    Como não tem sub, as caixas não vão empurrar volume do baixo. Vai ter que levar um cubo. Idem para bumbo...
    E não é só adicionar, tem que pensar na logística pra isso. As vezes me passo, pois estou habituado já a muitos anos, a trabalhar com van mista, ou van e reboque. Espaço não é problema. Consigo dobrar a quantia de equipamento, sem problema.

    Então, pensando no contexto de mercado em que já vai estar inserido, não é algo a se preocupar agora. Melhor entregar uma excelente performance, e fazer seu nome no mercado, pra depois investir em um show maior.

    Havia me esquecido realmente da VoiceLive, quando citei uma console digital - apesar de que ela é pau pra toda obra, e te daria muito mais roteamento que o necessário. Também pressupus que teria um mic que atenderia bem, mas não parece o caso.

    Quando a cair na estrada de fato. Aí vai ver o que funciona e o que não funciona na prática. O mic, acho que sim deve ser prioridade, pois são 2 sinais pra mixar, abriria mão da mesa pra focar no mic. Mas se está em dúvida, cogita arrumar uma mesa alugada invés do mic. Nesse tempo de crise, capaz de alugar uma mesa por uma semana, por uma merreca.

    Aí com o trem andando, é que fica mais fácil pra ti te situar... Quando pintar de fazer uns 2 ou 3 apresentações num final de semana, vai lá e aluga um microfone - se for até as empresas, é capaz de conseguir testar os disponíveis e até se aconselhar com eles. Mesmo que gaste uns 200 pila pra ficar com o mic por 3 dias, é menos problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mesa xenix ou arcano?