Sobre cursos de mixagem e masterização

    Autor Mensagem
    henriquefranca
    Membro
    # out/19 · Editado por: henriquefranca


    Olá galera, tudo bom?

    Então, eu quero começar a fazer um curso de áudio (na área de mixagem e master) e queria a ajuda de vocês.

    Eu já fiz um curso de áudio em 2018 que foi ótimo, abriu o meu olhar nesse universo e agora eu quero aprofundar cada vez mais, no meu primeiro curso eu vi fundamentos de áudio, conheço de acústica, pelo menos o básico e estudei acústica na faculdade também. Depois vi sobre construção de cabos, alem de conhecer a mecânicas do microfone e técnicas de posicionamento (AB, XY, ORTF, etc) Depois a gente viu o processamento de sinal analógico dentro de uma mesa de som e depois o básico de periféricos de processadores de dinâmicas, frequências e de tempo, básicos de MIDI também que já era que eu já trabalhava antes fazendo pequenas trilhas sonoras e no final vimos um pouco sobre Reaper e Pro Tools.

    Agora eu estou interessado em fazer um curso, de preferência online, na área de gravação, mixagem e masterização e queria que vocês me recomendassem qual o melhor que tá tendo e qual foi a experiência de vocês com esses cursos, se vocês acham que vale a pena ou não vale a pena. Eu estava olhando os cursos de vários lugares e fico meio encucado com algumas coisas e gastar dinheiro a toa, como a universidade do áudio, etc etc. tem aquele curso gratuito da berklee também, e tantos outros milhares, aí queria que vocês me falassem quais são as referências que valem a pena pagar e fazer mesmo, os que tem os melhores conteúdos que não seja apenas enrolação para ganhar dinheiro. Porque agora estou mexendo com gravação de bandas e quero melhorar minhas mixagens e aprender mais sobre masterização que o que eu entendo mas é ainda um pouco precário.

    Se vocês puderem me ajudar eu agradeço muito.

    Obs: o texto pode estar mal escrito porque eu utilizei o microfone do celular para ditar e depois formatei hehe.

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Já mixou alguma coisa? O que sente falta ou dificuldade na hora? Poderia compartilhar algum resultado?

    O Paulo Anhaia dispõe de MUITO material e grande parte gratuito. Já é um bom começo, e pessoalmente acho ele bastante claro.

    henriquefranca
    Membro
    # out/19 · Editado por: henriquefranca
    · votar


    mixou alguma coisa? O que sente falta ou dificuldade na hora? Poderia compartilhar algum resultado?

    Então, banda completa nao (gravar, mixar), apenas mixei usando projetos que a gente tem por aí na internet. Mas já gravei, mixei e masterizei duas músicas que foram para vídeo de divulgação de um Duo que eu tenho na cidade para casamentos e etc... E até gostei do resultado, além de ter gravado e mixado uma trilha sonora para um projeto da PUC na qual me chamaram, mas utilizando tudo em MIDI nesse caso (piano, cordas, sopros e percussão).

    Minha maior dificuldade é perceber as frequências "ruins" ou "boas(aquelas que a gente da um ganho no EQ, eu utilizo o básico de subir uma frequência até o topo com o Q altíssimo até achar algo que me incomoda e retiro alguns dBs nessa frequência X, e cheguei a algumas fórmulas, tem funcionado bem, pelo equipamento eu retiro mais frequências.no equalizador do que adiciono, tento corrigir uns erros né. ainda não tenho uma sala de.controle preparada mas vou investir em uns monitores yamaha para ter uma resposta mais flat em alguns meses. Utilizo o que dá por enquanto.

    E tenho lido sobre masterizacao em geral, principalmente LUFS. Tentando achar as melhores formas de chegar a um som agradável com o que eu tenho. Vou procurar umas coisas do Anhaia. Ultimamente tenho lido as bíblias do áudio também hahah

    Vou fazer um upload de um vídeo no YouTube essa semana e vou colocar aqui.

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Sinceramente, para de ler, e começa a trabalhar... Tendo uma ideia de como funciona, agora é ouvir e ouvir... Se tu tens um duo, provavelmente conhece músicos e sempre tem cara querendo gravar... Faça a preços módicos, porque é mais interessante treinar, do que ficar fazendo qualquer coisa...

    A metodologia é pessoal, mas não adianta em nada sem a prática... Um SM57, uma interface, um fone e muito café...

    henriquefranca
    Membro
    # out/19
    · votar


    Ismah
    Concordo totalmente! Já tenho alguns para gravar, vou agilizar da forma rápida mais rápida, algumas coisas só vem com a prática mesmo né não.
    Um SM57, uma interface, um fone e muito café...

    Ainda bem que ja tenho isso, e o melhor, comprei café ontem rsrs

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Let's go guy!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre cursos de mixagem e masterização