summing usando mesa analogica

    Autor Mensagem
    ricardosomat
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: ricardosomat


    Galera, tenho uma interface focusrite com 8 canais pré amplificados. Porém, sinto falta de um "hot" analógico pois gravo rock n roll. Estou querendo comprar uma mesa para fazer summing. Em pesquisa, ouvi mta gente dizendo que a mesa tem que ser boa, senão não vale a pena. Aí pensei: "vou pegar uma com um pré de qualidade", tipo uma Mackie. Mas minha placa já tem prés de qualidade. Neste caso, oq faço?
    1-) Somo os dois prés, da mesa e da interface (oq ouvi dizer que não é bom)?
    2-) Se tiver a opção de não usar o pré da mesa (que nem sei se é possível), o summing fica ruim/comprometido? Ainda vale a pena?
    3-) Desativar o pré da interface é melhor? Pq?

    Valeu

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: NINO_D.BOB
    · votar


    Acho que vc esta confundindo na questão dos prés. Pra Summing vc não vai utilizar os pres da interface, pois vai usar somente a saida da interface entrando nos Prés da mesa.

    ricardosomat
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Sim, mas depois da mesa? Sai amplificada pela mesa e entra na interface, e soma os prés. Acho que é isso?

    makumbator
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    ricardosomat

    O ideal seria você retornar para a interface através de entradas de linha (que dispensam o pré interno) ou digitalmente. Mas obviamente pra isso a interface tem que ter entradas de linha e ou conexão digital na interface e mesa.

    Eu prefiro usar plugins tops de simulação de pré de mesa, de fita, etc... (como os da Slate Digital) do que passar por mesas comuns.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ricardosomat

    Eu não vejo muito sentido ou resultado "analogizar" algo que se tornará digital depois.

    Uma mesa analógica num tape de rolo é muito diferente de uma mesa numa interface digital.

    Com o dinheiro que gastará numa mesa boa, poderá comprar simuladores de "analógicos", pluggins de prés e etc., como citou nosso amigo makumbator.

    Estudaria bem sobre o assunto e partiria para essa opção.

    Casper
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Caro ricardosomat:

    Summing analógico só faz sentido com
    um mixer que tenha alguma saturação que seja
    interessante para a mixagem. Por exemplo:

    https://rupertneve.com/products/5059-satellite/

    Summing em uma Mackie não adiciona nada,
    eu faço isso em um mixer Alesis de 12 canais e
    ele não contribui nada (exceto a facilidade de acesso
    para equalizar rapidamente) para o timbre. Aliás o
    defeito (ou qualidade) maior do Alesis é que tem que
    cair um raio na entrada para saturar.

    A topologia interna dos Neve, com transformadores
    de isolação nas entradas e saídas adiciona algo
    interessante para o timbre, algo que mixer normal
    simplesmente não faz.

    ricardosomat
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Mas, Casper, tem a questão dos harmônicos tbm, não? DE qq forma, muito obrigado pelas respostas, que me esclareceram bastante...

    makumbator
    Moderador
    # abr/18
    · votar


    ricardosomat
    Mas, Casper, tem a questão dos harmônicos tbm, não?

    Em mesas simples comuns? Provavelmente só vai adicional ruído de fundo e dar mais trabalho pra você. As diferenças positivas nesse cenário devem ser mais fruto de placebo que qualquer coisa real. Mas nada impede que você mesmo teste isso (desde que tenha equipamentos com os requisitos de entradas e recursos necessários) e tire suas próprias conclusões.

    Ismah
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Casper

    Tu não sabe brincar! kkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a summing usando mesa analogica