Autor |
Mensagem |
ricardosomat Membro Novato |
# mar/18 · Editado por: ricardosomat
Galera, tenho uma interface focusrite com 8 canais pré amplificados. Porém, sinto falta de um "hot" analógico pois gravo rock n roll. Estou querendo comprar uma mesa para fazer summing. Em pesquisa, ouvi mta gente dizendo que a mesa tem que ser boa, senão não vale a pena. Aí pensei: "vou pegar uma com um pré de qualidade", tipo uma Mackie. Mas minha placa já tem prés de qualidade. Neste caso, oq faço? 1-) Somo os dois prés, da mesa e da interface (oq ouvi dizer que não é bom)? 2-) Se tiver a opção de não usar o pré da mesa (que nem sei se é possível), o summing fica ruim/comprometido? Ainda vale a pena? 3-) Desativar o pré da interface é melhor? Pq?
Valeu
|
NINO_D.BOB Membro Novato |
# mar/18 · Editado por: NINO_D.BOB
· votar
Acho que vc esta confundindo na questão dos prés. Pra Summing vc não vai utilizar os pres da interface, pois vai usar somente a saida da interface entrando nos Prés da mesa.
|
# mar/18
· votar
Sim, mas depois da mesa? Sai amplificada pela mesa e entra na interface, e soma os prés. Acho que é isso?
|
makumbator Moderador
|
# mar/18
· votar
ricardosomat
O ideal seria você retornar para a interface através de entradas de linha (que dispensam o pré interno) ou digitalmente. Mas obviamente pra isso a interface tem que ter entradas de linha e ou conexão digital na interface e mesa.
Eu prefiro usar plugins tops de simulação de pré de mesa, de fita, etc... (como os da Slate Digital) do que passar por mesas comuns.
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar
ricardosomat
Eu não vejo muito sentido ou resultado "analogizar" algo que se tornará digital depois.
Uma mesa analógica num tape de rolo é muito diferente de uma mesa numa interface digital.
Com o dinheiro que gastará numa mesa boa, poderá comprar simuladores de "analógicos", pluggins de prés e etc., como citou nosso amigo makumbator.
Estudaria bem sobre o assunto e partiria para essa opção.
|
Casper Veterano
|
# mar/18
· votar
Caro ricardosomat:
Summing analógico só faz sentido com um mixer que tenha alguma saturação que seja interessante para a mixagem. Por exemplo:
https://rupertneve.com/products/5059-satellite/
Summing em uma Mackie não adiciona nada, eu faço isso em um mixer Alesis de 12 canais e ele não contribui nada (exceto a facilidade de acesso para equalizar rapidamente) para o timbre. Aliás o defeito (ou qualidade) maior do Alesis é que tem que cair um raio na entrada para saturar.
A topologia interna dos Neve, com transformadores de isolação nas entradas e saídas adiciona algo interessante para o timbre, algo que mixer normal simplesmente não faz.
|
# abr/18
· votar
Mas, Casper, tem a questão dos harmônicos tbm, não? DE qq forma, muito obrigado pelas respostas, que me esclareceram bastante...
|
makumbator Moderador
|
# abr/18
· votar
ricardosomat Mas, Casper, tem a questão dos harmônicos tbm, não?
Em mesas simples comuns? Provavelmente só vai adicional ruído de fundo e dar mais trabalho pra você. As diferenças positivas nesse cenário devem ser mais fruto de placebo que qualquer coisa real. Mas nada impede que você mesmo teste isso (desde que tenha equipamentos com os requisitos de entradas e recursos necessários) e tire suas próprias conclusões.
|
Ismah Veterano |
# abr/18
· votar
Casper
Tu não sabe brincar! kkkk
|