Teste: EW Hollywood Strings + Waves L2 -> Piratas do Caribe

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Adler3x3
Veterano
# nov/17 · Editado por: Adler3x3
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Ismah

Quando eu escrevi que o complexo vira simples é mais ou menos por aí.
A repetida prática leva a isto, muitas vezes pelo mouse mesmo instintivamente vamos fazendo os ajustes.

A lembrar que o sampler de determinada articulação é uma gravação de um músico no instrumento, e na sequência da música se ele fosse tocar de verdade, tocaria diferente do que tocou quando gravaram o sampler, por isto que temos que compasso a compasso ou nota a nota criar variações.

Só que uma coisa é tocar de verdade, outra é tocar no sequenciamento.
Ou usamos um teclado como controlador, ou simulamos pelo mouse, por aí dá para se imaginar o grau de dificuldade de se fazer soar bem.

E quando usamos um teclado como controlador e o timbre por exemplo é de um violino, na hora que tocamos no teclado temos que imaginar que estamos tocando um violino, e não um piano.
O violino não é fácil, tem hora que o sampler engasga ou o som fica muito estridente e irritante aos ouvidos.

Não somos maestros e nem conhecemos tão a fundo todos os instrumentos de uma orquestra, mas para podermos ter um certo sucesso um mínimo de conhecimento sobre o instrumento que estamos simulando temos que ter.

Estas gravações que fazemos não são reais, as vezes com sorte e capricho soam bem, mas não são reais, e um ponto que trai isto é o estéreo, o som fica muito bom, com um estéreo que uma gravação de verdade de orquestra não tem, mas o que importa no final é que soe bem, e assim pode ter estéreo.

Quem não estuda e não pratica em instrumentos virtuais não se importa, e nem tem esta percepção, para o ouvinte em geral o que interessa é que a música o leve a imergir mais nas cenas do filme.

E nos dias de hoje este som faz parte do muito que ouvimos principalmente por aí que é tudo instrumento virtual, mas a maioria não sabe.

Quem pratica este arte de sequenciamento, tem os ouvidos mais treinados, e sabe distinguir uma gravação real de uma gravação simulada, e mesmo assim as vezes ficamos na dúvida ao ouvir alguma peça, isto numa audição comum a que estamos sujeitos todos os dias e conforme o ambiente que estamos, mas se ouvir atentamente nos detalhes vai perceber que é virtual.

A própria afinação muito perfeita também trai a gravação, e assim uma pequena variação na afinação também faz parte da humanização.

Pé de chinelo
Veterano
# nov/17 · Editado por: Pé de chinelo
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Jabijirous

Minha ideia era cada um sequenciar o mesmo trecho e ouvirmos o que cada um tem de instrumento virtual e aprendermos juntos sobre sequenciamento, mix e etc!

Tipo cada um grava a mesma parte e depois comparamos os resultados?

Adler3x3

Estas gravações que fazemos não são reais, as vezes com sorte e capricho soam bem, mas não são reais, e um ponto que trai isto é o estéreo, o som fica muito bom, com um estéreo que uma gravação de verdade de orquestra não tem, mas o que importa no final é que soe bem, e assim pode ter estéreo.

Verdade, a minha ideia é usar os samples de alta qualidade pra compor os temas, onde eu consiga, a partir do meu PC transmitir o máximo de expressão de uma forma que seja possível a execução desse tema por uma orquestra real. A grande vantagem desses plugins com som mais realista, na minha opinião, é que torna o processo de criação/composição mais claro, se o produtor conhece bem como os instrumentos tocam, suas faixas de frequência, etc, é uma excelente ferramenta que vc pode usar no conforto do seu home-studio pra projetar como isso vai ser executado por instrumentos reais.

O Junkie XL faz isso:



Quem pratica este arte de sequenciamento, tem os ouvidos mais treinados, e sabe distinguir uma gravação real de uma gravação simulada, e mesmo assim as vezes ficamos na dúvida ao ouvir alguma peça, isto numa audição comum a que estamos sujeitos todos os dias e conforme o ambiente que estamos, mas se ouvir atentamente nos detalhes vai perceber que é virtual.

Exatamente, muitas pessoas, principalmente as que não estão tão envolvidas no mundo da música, teatro, cinema etc não vão saber diferenciar

E temos que pensar também que muitas vezes o som desses instrumentos ai aparecer como plano de fundo, por exemplo numa cena de filme em que haja diálogo e apenas um violino tocando em legato no background

Ismah

Nesse último teste que fiz, a barra do atennuation já ta pulsando em alguns momentos

Jabijirous
Veterano
# nov/17
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Pé de chinelo
Tipo cada um grava a mesma parte e depois comparamos os resultados?

Exatamente!!

Adler3x3
Veterano
# nov/17
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Pé de Chinelo


Este JunkieXL tem um super estúdio.

Gosto da técnica dele

Pé de chinelo
Veterano
# nov/17
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Jabijirous

Pode ser, alguma sugestão?

Adler3x3

Dá pra aprender muita coisa vendo os videos dele aí

Ismah
Veterano
# nov/17
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Pé de chinelo

Está pulsando, o que quer dizer que está podando algum pico... Removendo dinâmica...

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