Equalização de Valvulados x Simuladores

    Autor Mensagem
    Bilelo
    Veterano
    # jul/17


    Fala, galera!
    Estou estudando e testando bastante esse lance de simuladores e me surgiu a seguinte dúvida:
    Os valvulados tbm precisam de cortes nos agudos?
    Sempre que gravo usando simulação(principalmente de amps hi-gain) preciso colocar um low-pass filter em torno de 6khz(algumas vezes 5khz) pra cortar as frequências que deixam o som duro(o famoso "fizz"), e só assim que o som fica mais orgânico. Nos valvulados de verdade tbm é preciso fazer esse corte de agudos ou é um problema exclusivo dos simuladores?

    Abç!

    luckneto
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Bilelo

    Não entendo nada de simuladores, mas tenho alguns valvulados e 2 deles são high gain (mesa boogie mark v e soldano hot rod 25).

    Oque sei é que a geração dessas altas frequências já é esperada quando vem muito ganho das válvulas de preamp. Isso ocorre com mais ou menos intensidade dependendo do modelo do amp.

    As vezes da para corrigir isso com a equalização do amp, mas existem outras coisas que ajudam e acabam atuando como filtro desses agudos...

    Uma delas é o "dust cap" dos falantes (não sei como isso se chama em portugues....mas é aquele domo que fica no meio do cone do falante olhando ele de frente). Falantes mais vintage tendem a ter esse dust cap pequeno. Falantes mais modernos geralmente tem o dust cap maior e isso já filtra agudos...ajuda bastante na minha experiência. Geralmente uso falantes com o dust cap maior em amps high gain.

    Outra coisa q também ajuda é colocar válvula de preamp que ja tem uma equalização com menos agudos...principapmente na posição V1 (mas isso depende do circuito de cada amp). Para isso eu recomendo as NOS Mullard long plate (mc1, f91 e f92) ou short plate I61...pena que elas tem se tornado caras e difíceis de se encontrar.

    Especificamente no Mark V, da pra colocar uma 12at7 em V4 que ajuda bastante também...