Som para quarto, KRK Rokit 8?

    Autor Mensagem
    RogerioF27
    Membro Novato
    # jun/17


    Bom dia,

    Pessoal, eu tinha um mini system da LG 2.1 aqui no quarto para ouvir o som que sai do computador. 90% músicas e os outros 10% YouTube e demais sons.
    Ele tinha um Subwoofer de 10 polegadas e era bem forte os graves. Pancadão mesmo. Mas mesmo sendo forte, nunca fui de erguer o som. Apenas gosto do grave definido e bonito, e esse som me proporcionava isso.

    Pois bem, o som queimou... e como era antigo não tem peça.
    Estou caçando e pesquisando caixas de som para colocar no lugar.
    A princípio pensei numa Edifier S530D por causa do sistema 2.1
    Mas me falaram que estas caixas perdem feio para os Monitores de áudio KRK ROKIT 8.

    Preciso de uma ajuda de quem já tem esses monitores ou similares à eles...
    Para ouvir música eles são bons?
    Será que vou sentir MUITA falta dos graves que o subwoofer proporcionava?
    Estou com medo de gastar 2 mil reais nesses monitores e o som deles ser "fraco". Eu li que monitor é bom pra quem faz gravações e mixagens...
    Não sei se pra uso como caixas de som de computador eles vão se comportar bem..

    Estou pensando em comprar 1 par de Rokit 8 e uma placa de som externa pra ligar os RCA.

    Ajudem por favor!

    Ismah
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Eles são bons para ouvir música, desde que tu espere soar dentro da proposta deles...

    Vais sentir falta do EXCESSO de graves que tu tinha. A maioria dos sistemas de som comerciais, do ponto de vista técnico, não valem nada hoje em dia. Sonoramente, a diferença é que tu vai ouvir Phil Colins, dando um passo para a melhor qualidade possível. Agora se tu pretende ouvir Eletro-Funk Brasil, vai com toda certeza achar um excesso de médios...
    O fato é simples, por pior que sejam, monitores buscam ser flats, ou seja planos, e isso quer dizer que tu vai ouvir coisas que antes tu não ouvia.

    Além de que, sentem falta dos excesso de problemas técnicos dos sistemas, e consequentes limitações em vários sentidos, que dão o que se chama de TIMBRE. Coisa que se tenta eliminar ao máximo em monitores de referência - como dito se espera que soem FLAT.

    Eu quero ouvir a gravação tal qual ela foi concebida. Com a melhor resposta para o que o produtor fez. Eu sou o cara que escuta Phil Collins e quer ouvir até o som da respiração dele com nitidez.

    Acompanho som " altomotifo ", e já mostrei sistemas de som fieis, de várias dezenas de milhares, e a tendência é o pessoal não gostar. Simplesmente porque se referenciam em cima do som do carro, que geralmente tem um excesso mais nos extremos do espectro sonoro (leia-se agudo e grave), e peca nos médios...

    Creio que vai gastar 2 mil e achar ele " fraco " possivelmente. Dizer " levantar o som " é subjetivo demais. Pra mim som alto é BEM diferente do que é som alto pra ti. O SPL máximo é de 109 dB de pico, supondo que tenhamos uma música eletrônica, a média deve ficar nos 103~106 dB - o que não é muito alto não! Agora se for uma dinâmica, como Bro's in arms do Sultans of swing, não deve chegar a 90 dB a média, o que é um volume razoável.

    Monitores são projetados para emitir som com fidelidade, numa distância próxima (near field), em números menos de 3 m, a distância eles não são eficientes. Além de que é meio senso comum, que o sweet spot de pressão sonora é por volta de 95 dB para gravação e mixagem. Salas de técnicas, não costumam ser muito grandes.
    Essa eficiência a distância, é maior nos aparelhos comerciais, e os buracos no espectro são por isso: mais SPL, com menos potência aplicada... Dá para dizer que eles são otimizados para soar alto.

    Todo modo, o tamanho do seu quarto influencia, já que SPL é uma pressão, o que se traduz como força em função d'área. Logo, há uma variação significativa no tamanho do lugar e quantidade de caixas e potência necessárias...

    RogerioF27
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: RogerioF27
    · votar


    Eles são bons para ouvir música, desde que tu espere soar dentro da proposta deles...

    Vais sentir falta do EXCESSO de graves que tu tinha. A maioria dos sistemas de som comerciais, do ponto de vista técnico, não valem nada hoje em dia. Sonoramente, a diferença é que tu vai ouvir Phil Colins, dando um passo para a melhor qualidade possível. Agora se tu pretende ouvir Eletro-Funk Brasil, vai com toda certeza achar um excesso de médios...
    O fato é simples, por pior que sejam, monitores buscam ser flats, ou seja planos, e isso quer dizer que tu vai ouvir coisas que antes tu não ouvia.

    Além de que, sentem falta dos excesso de problemas técnicos dos sistemas, e consequentes limitações em vários sentidos, que dão o que se chama de TIMBRE. Coisa que se tenta eliminar ao máximo em monitores de referência - como dito se espera que soem FLAT.

    Eu quero ouvir a gravação tal qual ela foi concebida. Com a melhor resposta para o que o produtor fez. Eu sou o cara que escuta Phil Collins e quer ouvir até o som da respiração dele com nitidez.

    Acompanho som " altomotifo ", e já mostrei sistemas de som fieis, de várias dezenas de milhares, e a tendência é o pessoal não gostar. Simplesmente porque se referenciam em cima do som do carro, que geralmente tem um excesso mais nos extremos do espectro sonoro (leia-se agudo e grave), e peca nos médios...

    Creio que vai gastar 2 mil e achar ele " fraco " possivelmente. Dizer " levantar o som " é subjetivo demais. Pra mim som alto é BEM diferente do que é som alto pra ti. O SPL máximo é de 109 dB de pico, supondo que tenhamos uma música eletrônica, a média deve ficar nos 103~106 dB - o que não é muito alto não! Agora se for uma dinâmica, como Bro's in arms do Sultans of swing, não deve chegar a 90 dB a média, o que é um volume razoável.

    Monitores são projetados para emitir som com fidelidade, numa distância próxima (near field), em números menos de 3 m, a distância eles não são eficientes. Além de que é meio senso comum, que o sweet spot de pressão sonora é por volta de 95 dB para gravação e mixagem. Salas de técnicas, não costumam ser muito grandes.
    Essa eficiência a distância, é maior nos aparelhos comerciais, e os buracos no espectro são por isso: mais SPL, com menos potência aplicada... Dá para dizer que eles são otimizados para soar alto.

    Todo modo, o tamanho do seu quarto influencia, já que SPL é uma pressão, o que se traduz como força em função d'área. Logo, há uma variação significativa no tamanho do lugar e quantidade de caixas e potência necessárias...


    Fala meu amigo.
    Entendi partes do que você disse.
    Meu quarto é pequeno e as caixas eu vou ouvir a uma distância a menos de 1 metro dos meus ouvidos.
    Volume acho que não é problema pois não quero tremer o chão, mas o medo é gastar 2 mil e poucos reais e não ter um grave no mínimo decente (sub graves nítidos, graves longos).
    Não sei como funcionam essas caixas, mas um alto falante de 8 polegadas é pra fazer um estrago (tem alguns subwoofer/woofers de 8 polegadas pra carro por exemplo que tem som melhor que alto falantes de 12 polegadas dependendo da marca).
    Por isso queria arriscar, pelo que vi são 100 rms por caixa, vai dar 200 rms.

    Não vou ouvir música a distância. Somente quando sentado no computador...

    O que você acha?

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Não precisava ter citado tudo que eu disse hehehe
    Se puder dizer o sistema 2.1 que tu tinha posso entender melhor sobre o que tu vai te referenciar. Do resto, vamos por partes...

    um grave no mínimo decente (sub graves nítidos, graves longos)

    Isso é distorção se a música não contém isso - salvo rap, hiphop, alguma coisa de reggae, as demais não tem. Acontece que o amp não consegue frear o cone, que por inércia, tende a continuar em movimento, o que deixa o "tum" de um bumbo reverberando no alto-falante.

    Os monitors em questão não vai fazer isso como seu aparelho fazia, se não existir na música original.

    Outra coisa é que frequências baixas precisam de caixas grandes. O Rokit 8 responde de 35Hz em diante. Ele vai ser melhor que o que tu tinha, disso eu não duvido, todavia minha preocupação é que o que tu tinha (e vai se referenciar em cima) não é plano, não é ideal... E teu GOSTO impera mais que fatores técnicos nessa. Sugiro que tente ouvir o equipamento.

    um alto falante de 8 polegadas é pra fazer um estrago (tem alguns subwoofer/woofers de 8 polegadas pra carro por exemplo que tem som melhor que alto falantes de 12 polegadas dependendo da marca)

    Qualidade é um fator muito amplo. Qualidade sonora já pende para um fator subjetivo, e acaba . Começa a ficar cada vez mais difícil comparar.

    Woofer e subwoofer não é a mesma coisa, muito cuidado! Um sub geralmente responde de 20~40 Hz até 100~150 Hz. Um woofer responde de 100~250 Hz até 1~5 kHz...

    Não vá atrás da marca JAMAIS, porque não é viável fisicamente, produzir um AF de 6, 8, 10, 12, 15, 18, 21... ou de n polegadas, com as mesmas características.
    Eu conheço sub de 4" que toca o mesmo que a maioria de 15" comercializado por aí. Só que precisa de uma caixa do mesmo tamanho que o de 15!!!

    RogerioF27
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: RogerioF27
    · votar


    Não precisava ter citado tudo que eu disse hehehe
    Se puder dizer o sistema 2.1 que tu tinha posso entender melhor sobre o que tu vai te referenciar. Do resto, vamos por partes...

    um grave no mínimo decente (sub graves nítidos, graves longos)

    Isso é distorção se a música não contém isso - salvo rap, hiphop, alguma coisa de reggae, as demais não tem. Acontece que o amp não consegue frear o cone, que por inércia, tende a continuar em movimento, o que deixa o "tum" de um bumbo reverberando no alto-falante.

    Os monitors em questão não vai fazer isso como seu aparelho fazia, se não existir na música original.

    Outra coisa é que frequências baixas precisam de caixas grandes. O Rokit 8 responde de 35Hz em diante. Ele vai ser melhor que o que tu tinha, disso eu não duvido, todavia minha preocupação é que o que tu tinha (e vai se referenciar em cima) não é plano, não é ideal... E teu GOSTO impera mais que fatores técnicos nessa. Sugiro que tente ouvir o equipamento.

    um alto falante de 8 polegadas é pra fazer um estrago (tem alguns subwoofer/woofers de 8 polegadas pra carro por exemplo que tem som melhor que alto falantes de 12 polegadas dependendo da marca)

    Qualidade é um fator muito amplo. Qualidade sonora já pende para um fator subjetivo, e acaba . Começa a ficar cada vez mais difícil comparar.

    Woofer e subwoofer não é a mesma coisa, muito cuidado! Um sub geralmente responde de 20~40 Hz até 100~150 Hz. Um woofer responde de 100~250 Hz até 1~5 kHz...

    Não vá atrás da marca JAMAIS, porque não é viável fisicamente, produzir um AF de 6, 8, 10, 12, 15, 18, 21... ou de n polegadas, com as mesmas características.
    Eu conheço sub de 4" que toca o mesmo que a maioria de 15" comercializado por aí. Só que precisa de uma caixa do mesmo tamanho que o de 15!!!


    Bom dia amigo. Obrigado pela explicação.
    Vamos lá, eu tinha aqui um MCT704 da LG. Dá um Google aí pra você dar uma olhada!
    Ouvi o pessoal dizendo que monitor de áudio não tem volume. Isso procede?
    Parece que ele é capado em certo volume por causa do seu público (produtores musicais).

    Edit: Olha o som da LG aqui:
    http://www.lg.com/br/mini-e-micro-systems/lg-MCT704-mini-system

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Não tem volume em que sentido?

    RogerioF27
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Não tem volume em que sentido?

    Me disseram que não tem volume alto. Quanto está no máximo é "baixo" pra quem estava acostumado com mini-system.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Possivelmente...

    MMI
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    RogerioF27

    Sendo sincero, sem discutir méritos. Se você mostrar seu LG para um produtor, quase certo que ele diria que poderia ser tudo, menos ter um grave definido e bonito. Mas se é disso que você gosta, e tem todo direito de gostar, meu palpite é que você não deveria buscar em monitores de estúdio.

    Para sonorizar seu quarto, curtir música, usando seu computador... Sugiro procurar equipamentos residenciais mesmo, marcas como Bose, JBL, Harman/Kardon etc. provavelmente vão te suprir melhor. Se quiser dar um passo além, procure em discussões de hifi o que eles indicam. Eu curto muito o som de caixas Paradigm, mas aí já é território onde você vai precisar de uma fonte decente para funcionar.

    Só um palpite... :)

    RogerioF27
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Sendo sincero, sem discutir méritos. Se você mostrar seu LG para um produtor, quase certo que ele diria que poderia ser tudo, menos ter um grave definido e bonito. Mas se é disso que você gosta, e tem todo direito de gostar, meu palpite é que você não deveria buscar em monitores de estúdio.

    Para sonorizar seu quarto, curtir música, usando seu computador... Sugiro procurar equipamentos residenciais mesmo, marcas como Bose, JBL, Harman/Kardon etc. provavelmente vão te suprir melhor. Se quiser dar um passo além, procure em discussões de hifi o que eles indicam. Eu curto muito o som de caixas Paradigm, mas aí já é território onde você vai precisar de uma fonte decente para funcionar.

    Só um palpite... :)


    Bom, eu não queria um som com tanto grave igual esse que eu tinha, não vejo necessidade e também não fico erguendo o som no último porque não gosto.
    Já procurei caixas da JBL, são fora do meu orçamento... hahaha.
    Só o Subwoofer de 10 polegadas deles está custando 1200 reais à vista.
    Imagina o resto pra poder tocar com o sub?
    Deve ir uns 4.. 5 mil fácil

    Ismah
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    MMI

    Eu li Paragon, pensando nas JBL Paragon kkkk
    Pensei pra mim que tu tinha enlouquecido de vez...

    RogerioF27

    MAIS UMA VEZ, não precisa citar quando responder alguém, isso fica muito confuso!

    O MMI sintetizou o que eu quis dizer.
    O sub é sempre o mais caro, porque é ali se gasta 70% da potência total. Tente orçar e ver o que dá.

    Existe a opção que é fazer sob medida.
    Estou trabalhando em caixas cornetadas meio que nos moldes da JBL 4530 "toboggan", que serão carregadas com 1x12". A radiação frontal do AF me dá os médio-agudos, e a traseira os médio-graves.
    E pra selar, vou por um drive domo de seda em cima.

    Existem as chamadas torres de transmissão também... Cogito montar uma torre de transmissão e ver como fica, talvez aí vender estas cornetadas.

    Mas de todo modo são caixas grandes. A cornetada tem 110 x 50 x 60 cm, e a torre de transmissão bem menor na largura e profundidade ao menos, mas teria de projetar certinho pra ver.

    PS eu queria as Clair S4, mas falta espaço pra um trombolho desses hehehehehe

    RogerioF27
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Ismah

    Cara, fui numa loja aqui na cidade, tinha um mini system da LG Xboom. Gigante... não cabe nem a primeira caixa no meu quarto...

    É duro achar sistem 2.1 com um bom subwoofer viu...

    To fudido!

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    RogerioF27
    Uma dica é o par de monitores Microlab Solo 5c.
    O tamanho deles é bem compacto, mas tem bastante potência (2 x 40W RMS).
    O som é super limpo (SNR = 85dB).
    A Resposta é bem ampla, de 55 à 20000Hz. É excelente!
    Eles tem um pequeno reforço de graves (pra quem gosta de graves), mas se quiser monitorar em estúdio, você pode diminuir uns 20% no controle de graves, que eles ficam totalmente FLAT.
    Eu tenho e uso no estúdio e também para ouvir música.
    Acho que é o melhor CUSTO X BENEFÍCIO do mercado.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Eu não confio em caixas pequenas hehehehe
    Mas te dizer que eu to bem tentado em conhecer essas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som para quarto, KRK Rokit 8?