Problema no palco, com notebook, interface e controlador midi

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: El_Cabong



    Eu como tecladista uso o seguinte setup:
    1 teclado controlador midi ALESIS Q88, 1 notebook ACER Aspire Corei7, 1 interface FOCUSRITE Scarlett 2i2.
    E toco ao vivo no palco com os softwares: Ableton Live 9.7 Suite e Tutti Strumenti.

    Acontece que, em algumas mesas de som de palco (acho que há alguma tensão de fuga da mesa... algum problema de aterramento... não sei o que é)
    fato que isso acaba trancando o meu notebook ou trancando o meu controlador midi.
    No estúdio isso nunca acontece!

    - Será que um Direct Box iria resolver este problema, isolando "fisicamente" um sistema do outro, e impedindo que tensões indesejáveis
    venham da mesa de som para a minha interface, ou um DI não faz isso?
    - Ou será que se eu fizer um cabo especial com dois capacitores de 2M2/250V, para isolar "fisicamente" um sistema do outro (conforme desenho abaixo),
    resolveria este problema?

    P10 Cabo de som blindado P10

    Pluga <-- (o-------------||-------------o) --> Pluga
    na | 2M2/250v | na
    interface | | mesa de som
    (Line out) |-------------||-------------| (line in)
    2M2/250v

    - Ou será que se eu fizer um cabo especial com dois resistores de 1k(1/4W), para aumentar a impedância entre os sistemas (conforme desenho abaixo),
    resolveria este problema?

    P10 Cabo de som blindado P10
    ____
    Pluga <-- (o-----------|____|-----------o) --> Pluga
    na | 1k(1/4W) | na
    interface | ____ | mesa de som
    (Line out) |-----------|____|-----------| (line in)
    1k(1/4W)

    Quem entende de eletrônica aí dá um HELP!


    Ningen
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    El_Cabong

    "Trancando"?

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ningen
    Sim. As teclas do controlador param de funcionar e/ou o mouse pad para de se movimentar na tela. Tem que reiniciar o Ableton ou desconectar e reconectar o controlador.

    Ningen
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    El_Cabong

    Que loucura... Olha, pra mim isso nada tem a ver com áudio... Você usa ele na bateria? Talvez ele mude o modo de energia.

    makumbator
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Isso pode ser coisa da energia elétrica nesses lugares que você usa.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    makumbator
    Pois é! O ruim é que eu não posso sair consertando estas instalações elétricas destes lugares. Então o jeito é fazer algo para pelo menos proteger meu equipamento.

    makumbator
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    El_Cabong

    E você já pesquisou usar um nobreak poderoso (operando em modo de bateria, desconectado da energia elétrica local) pra energizar seu equipamento durante uma apresentação? Deve haver problemas de tempo de autonomia e até questões de aterramento, mas pesquise sobre isso mesmo assim.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    makumbator
    Eu vou tentar usar o meu setup TODO, alimentado somente pela bateria do notebook.
    Mas se é alguma tensão que está vindo pela medusa, mesa, etc. e chegando pela saída de áudio da minha interface, não vai ter jeito, o problema acho que vai continuar.

    makumbator
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    El_Cabong

    Você pode combinar as duas coisas, ter um nobreak ou bateria de notebook (sem nenhuma ligação com a eletricidade local) e o esquema de proteção que você pensou para seus cabos de áudio (que não sei se funciona. Sou bem leigo nessa área).

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    makumbator
    É isso!!! Eu vou fazer um teste neste domingo com o note só na bateria, e um cabo de áudio com resistores.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    O lance do DI faz sentido, um passivo nada mais é que um trafo 1:10 (ou 10:1). Os capacitores irão funcionar também, mas provavelmente irão causar um sério problema de distorção de fase, se é que não filtro LCR que irão mexer na curva de resposta.

    Ambos só funcionam contra DC, que provavelmente é seu problema. Mas se for AC o problema eu já não saberia dizer o que é viável fazer.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17
    · votar


    El_Cabong

    Inicialmente, eu faria o seguinte:

    - Traga uma extensão sua (e somente sua) ligada direto no quadro de força do local. Você pode faze-la usando cabo PP 2 x 2,5 mm + terra ou PP 3 x 2,5 mm (uma via usará como terra).

    Para ligar ao quadro use Jacarés. Se o quadro tiver aterramento conecte o Jacaré terra, se não tiver não liga o terra em lugar nenhum.

    Na outra ponta de sua extensão use um filtro de linha: (muita atenção aqui!!!): Não estes filtros de linha meia boca!! Use um módulo isolador do naipe do Fht 1200 Mkii - Upsai:

    http://www.americanas.com.br/produto/14586787/fht1200mkii-filtro-de-li nha-regua-de-energia-110v-fht-1200-mkii-upsai?WT.srch=1&condition=NEW& epar=&epar=bp_pl_00_go_et_tvs-led_todas_geral_gmv&gclid=Cj0KEQiAh4fEBR CZhriIjLfArrQBEiQArzzDAZz45zZP31E2JKjqNhAuOzSnjw7DVsBygl2tDtZNQHgaAjqE 8P8HAQ&opn=YSMESP&sellerId=22064511000100

    Comece testando isso......não vai gastar muito.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Sua ideia é boa Lelo... Eu sugiro um main power mesmo, pra banda toda. Seria o ideal! Mas...
    Que bodega tu acha que vai liberar o cara passar um cabo assim?
    Das duas uma, ou é muquifo, ou está abaixo de muquifo. Quando o quadro de força não é isolado e inacessível (COMO DEVE SER) ou tem que dar a volta no quarteirão primeiro...

    Se o cara leva um controlador é 90% certo que ele presa pela praticidade, 50m de cabo PP não é algo lá tão prático.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    Um palco um pouco maior e mais organizado, o pessoal da técnica puxa seu próprio AC... não creio que seja o caso a que ele se refere.

    Imagino que, pelo menos, 70% dos locais a que ele se refere, são bares, igrejas, salões.... coisas deste porte.

    Neste caso, é o velho "padrão", caixa de disjuntores em alguma parede não muito longe, no máximo o quadro de entrada principal.

    Eu (coisa de chato...rs) nos bares da vida, sempre tive um "main" próprio para minha banda, puxando o AC direto do quadro, passando "bem longe" das tomadas locais.

    Não tem outro jeito! Independente de qualquer coisa, sempre aconselho toda banda ou músico, fazer seu próprio "quadrinho de disjuntores" e puxar direto. Se der prá puxar do disjuntor de entrada do poste, melhor ainda.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Eu defendo sua posição ferrenhamente...! Como defendo que mixagem se faz de frente pro palco... Mas o pessoal reclama em alguns lugares do técnico de som com iPad/Note - se bem que tem lugar que reclamam até da posição do sol.

    E nem se fala na reclamação geral de ter que carregar equipamento... No contexto atual, os músicos da banda, como uma unidade, não preza pela qualidade de seu show, mas pelo mais fácil.

    DukeLima
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Um bom condensador de energia talvez ajude no seu caso. Um direct box ativo e isolado ( com baterias ) pode ajudar também.

    Andoa26
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Amigo, não sei se é o caso, mas às vezes o phanton da mesa fica ligado no canal que você usa e isso envia energia pelo seu cabo de áudio e pode provocar esse travamento.
    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema no palco, com notebook, interface e controlador midi