P.A. (voz e violão) problemas

    Autor Mensagem
    Friederich
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: Friederich


    Faço voz e violão na noite tem uns 20 anos, e estou com um problema que eu já fiz de tudo para sanar e até então não consegui.

    Quando faço voz e violão, eu sinto como se o som estando normal (eu tocando e cantando e me ouvindo pelo retorno) e do nada ele ficasse fosco e vai ficando brilhoso, e vice-e-versa como se mexessem num knob de médio do 0 ao 20, por exemplo.

    A princípio pensei que fosse o tweeter do meu retorno, troquei o reparo, depois pensei que fosse um equalizador da BEHRINGER FBQ3102, passei ele pra frente, melhorou um pouco mais, mas continuou, eu tinha uma mesa BEHRINGER XENYX1222USB, parei de usar o equalizador da mesa também, mas o problema continuava, agora troquei de mesa e passei para uma YAMAHA MG12UX, fui tocar esse final de semana e tava o mesmo problema.

    Esse problema se acentua quando eu uso uma caixa da ONEAL OBM 820 TI, por ser caixa com drive ele dá mais médio e som fica parecido com lata.

    Quando uso um retorno que eu montei pela loja (Alto-falante OVERSOUND + Tweeter SELENIUM), o som fica melhor, mas mesmo assim tá lá o problema. É tão nítido que até a minha esposa ouve isso também.

    Levei todos os cabos para manutenção e reparos, todos os cabos tem termo retrátil, boa soldagem e os plugs da Santo Angelo (XLR e P10), plugs das entradas das caixas são todas speak-on.

    Às vezes pensava que era somente no violão um YAMAHA APX 700II, a captação dele é tipo mic (Pré-Amp System 56 A.R.T. 1 way), parece que são uns 4 mini mic’s dentro do violão, ativo né, atende ao peso da tocabilidade.

    Mas sinto isso no microfone também, um SHURE BETA58A, sentindo também que a minha voz fica fosca e vai ficando brilhosa e vice-e-versa. E tive anteriormente outro violão YAMAHA, mas o APX 500II (quebrei ele, caindo em cima dele ao tropeçar numa escada), e também ouvia esse mesmo problema.

    Tem hora que eu penso que seja somente o violão mesmo, pois sinto que quando eu ponho mais força ao tocar, o som meio que melhorasse, como se empurrasse, o brilho volta, ou passa.

    Pensei que fosse a potência também, uma ONEAL OP 2700, mas como não percebo o volume abaixar e sim o som ficando fosco e brilhoso do nada.

    Será que tem que calibrar ou timbrar essa parte eletroeletrônica do violão, teve até uma vez que eu estava tocando com um amigo meu em um barzinho, mas o violão dele não dava o mesmo problema no retorno, o dele é um CORT cordas 0.13, tava a maior somzeira. Mas o meu violão e a voz dando esse mesmo problema, e era a mesa BEHRINGER.

    Me ajudem, sei que foi o maior textão, mas quem tiver paciência em ler e analisar fico agradecido, obrigado!!

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Tem cara de psicoacústica... Pela descrição parece que é um efeito de flanger... Tá usando que efeito da mesa?

    Friederich
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Vou fazer a troca do amplificador, a potencia não está sendo suficiente para os falantes, percebi problemas no volume também, a potência dá 165 watts por canal e que alimenta um falante de 250watts, assim não dá né, valeu ae, vou fazer esse teste e trocar para ver no que dá.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Eu creio que não é esse o problema, mas ok...

    Friederich
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: Friederich
    · votar


    Ismah, acontece o seguinte, quanto ao som ficar fosco e brilhoso, achei uma possível causa, que eu percebi também em outros aparelhos de som, o meu ouvido esquerdo é que tá dando isso, como se ele tampasse e destampasse (acredita) e o direito estou com 2 tipos de zumbidos, uma chaleira e um de concha (som de alto mar).

    Agora depois de muita pesquisa eu li em vários sites quanto a esse assunto de potência X alto falantes, que a potência tem que tocar em cada canal pelo menos o dobro do exigido do alto falante, tem até uma expressão, os seus alto falantes estão passando fome.

    A minha potência por canal em 8 ohms toca 165 watts (oneal 2700 op / 4 canais p10) cada falante meu é de 250 rms (550 pmpo) que são 4 caixas além dos drives né.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Friederich

    Não é via de regra, e não se aconselha a usar isso SEM processamento do sinal, pois isso implica em qualquer erro (simples cabo em curto) fritar os AF's. O lance que se trata é HEADROOM.

    Headroom, seria o quanto algo pode ir além da capacidade nominada por um breve momento (pico), aka transiente. No caso, a ABNT estipula em 3dB (duas vezes a potência), no caso dos amps, e 6dB (quatro vezes a potência) no caso dos AF's.

    A ideia desse conceito é injetar X Wrms, com capacidade de ir até 4X Wrms no amplificador, para aproveitamento máximo do AF - mas cabe nota que o desgaste também é mais rápido!
    Porém, digamos que algo dê errado, e ocorra distorção. Nesse momento a potência cresce de forma esponencial, e é muito fácil do AF virar uma torradeira. Então entra na jogada o processamento, mais precisamente o limiter, que é a garantia que o sinal não vai passar de uma determinada intensidade.

    Sugiro que use sem processamento 110~120W para alimentar um falante de 75W, uma relação de 1,5~1,6 W para cada 1W de carga (1,5:1 a 1,6:1).

    No caso de ter quatro cargas 250W, precisaria ao menos de um amp de 1500W, mais os drivers que devem ser de 50W, ao menos um de 2500W na impedância correta do sistema. Mas esteja ciente do risco.

    Esse defeito que menciona, pode ser problema de fonte, mas caracteriza um efeito doppler. Já não saberia dizer o que pode estar causando-o.

    Friederich
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Ismah, resolvi o problema, troquei a potência mesmo, mas antes eu liguei na Oneal e falei com dois técnicos, bem atenciosos, expliquei a situação, pois como disse anteriormente que tenho duas caixas da oneal então eles me disseram para pegar a Oneal OP 5500, e que realmente não é regra quanto ao headroom, pois o próprios técnicos da Oneal me disseram que pode passar a quantidade de watts (pot > woofer), mas não precisa e nem pode ser o dobro, como vários indicam por aí viu.

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Desculpe, mas estás equivocado e eles também se te afirmaram isso. A questão de aplicar duas vezes a potência está atrelado a não distorcer em picos, e aplicar a potência rms nominal do AF...

    5 nomes de peso no país falando sobre...

    http://www.studior.com.br/especial.html

    Friederich
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Massa man, valeu demais!!

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Em tempo, eu não faria exatamente 2 vezes, mas coisa de 1,4~1,6 para 1...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a P.A. (voz e violão) problemas