Mixagem - trazer voz para frente e nitidez na voz.

    Autor Mensagem
    fabiocoqueiro10
    Veterano
    # jun/07


    Olá pessoal tem uma duvida: é o seguinte tenho uma Delta 1010Lt, um pre-amp Mic200 e um B2 Pro da Behringer...tehno duvidas de como trazer a voz pra "frente" dos instrumentos uma vez que para conseguir isso eu preciso aumentar demasiadamente o volume da voz e isso acaba atrapalhando no processo de masterização da musica. Tipo eu adoro fazer gravações em FLAT, mas nao tenho uma acustica muito boa, mas quebra um galho. Entao, queria sabe se alguem sabe como trazer a voz pra frente dos instrumentos fazendo-a ficar bem nitida para que nao seja aumentada demasiadamente...Obrigado

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    fabiocoqueiro10
    Cara, eu gravo com um condensador da Shure e um Mic 200. Não entendi bem a sua dúvida. Vc está com problemas pra gravar a voz ou acertar a msm na mixagem? Profundidade na voz pra encaixar com os outros instrumentos vc não vai conseguir com volume, mas com ambiência, que seja em plugin (um bom reverb, por exemplo).

    Com que regulagem no MIC200 vc está captando o som do mic?

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    A mixagem também pode está comprometida...por exemplo...você está mixando todos os instrumentos primeiro e depoisa voz...com certeza isso vai ser prejudicial, pois os instrumentos precisão ficar por trás da voz...

    então tente fazer assim...

    Mixar a bateria e o baixo....depois voz....e depois os outros instrumentos, violão, teclado, guitarra..

    assim você vai ter o nivel correto de todos os instrumentos na mixagem

    espero ter ajudado

    has4
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: has4
    · votar


    Com que regulagem no MIC200 vc está captando o som do mic?
    Christhian

    Qual seria a ideal neste microfone então?

    E ALGUÉM saberia também dizer qual seria a ideal no C 4000 B da AKG???

    Sempre tive problemas de voz, como não se bastasse a voz limitada que tenho, os problemas de captação e mixagem me perseguem também rsrsrs

    Raphael cox
    Mixar a bateria e o baixo....depois voz....e depois os outros instrumentos, violão, teclado, guitarra

    Recentemente tenho testado assim e tem mehorado muito; antes, fazia na tora, aleatoriamente, tudo junto.

    adoro fazer gravações em FLAT
    fabiocoqueiro10

    Também rsrsrs Mas pra ser sincero, não conheço muito outras formas, então, é o que sei apenas, FLAT fica tudo no meio rsrsrs... algumas dicas para outras experiências aí?

    Quanto a nitidez, tenho descoberto que um EQUALIZADOR, mesmo virtual, dá ma esclarecida. (Não é novidade para quem entende, mas pra mim foi uma grande descoberta, quando a voz está muito grave ou abafada).

    Agora, se é pra TRAZER A VOZ PRA FRENTE indicaram-me este recurso. kkkkkkkkk (é só pra discontrair rsrsrs)

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    fabiocoqueiro10

    Bom, se voce não tiver uma boa captação e um bom vocal, já dificulta um pouco... não existe ajuste milagroso, mais usar um compressor tem um efeito de jogar a voz pra frente também, tenta alguma coisa ai nesse sentido!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07 · Editado por: SylvioLima
    · votar


    fabiocoqueiro10
    Acredito que vc esteja falando em ondulações na voz. Ora alto demais (geralmente em notas agudas ou aproximação do cantor do microfone)... ora baixo demais (afastamento do cantor ou notas mais baixas... sussurros etc.), prejudicando a clareza do conjunto, não é?

    Se for isso.. esse problema pode ser facilmente resolvido com o uso de um compressor. O compressor conserta esses diferentes 'níveis' de voz, deixando a maioria das palavras claras de serem entendidas e os diferentes níveis próximos um dos outros. Mesmo se esse não for o problema, o compressor o ajudaria muito... eu acho o uso do compressor indispensável. Para ajudar na clareza das palavras, um reajuste das frequencias agudas num equalizador é importante. Cuidado com a simbilância (SS...)!

    Qualquer dúvida, tamos ae!
    Abraços.

    Raphael cox
    Mixar a bateria e o baixo....depois voz....
    Não sei se isso tem muito a ver. Eu não faço assim e a mix final fica clara...

    has4
    E ALGUÉM saberia também dizer qual seria a ideal no C 4000 B da AKG???
    o.O C4000B!!!! Porra fiu... tah podeno hein.

    fabiocoqueiro10
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Christhian

    Eu to usando o ganho dele bem baixo, e com saída um tanto alta...diminui o ganho pq eu nao tenho tratamento acustico em casa, mas pretendo fazer tipo Gain: 30db e Output: 8db, mais ou menos isso, aí eu canto bem proximo ao mic consensador pra que ele capite o menos de reverb possivel.


    I.Nosferatu

    Obrigado. Fica tranquilo que eu axo que eu tenho um bom vocal, nao dos melhores, mas oelo menos me falam que é bom. Agora qto a capitação eu to usando um condensador e desconfio que isso da clareza talvez seja minha acustica, eu to pensando em colocar umas espumas na parede do meu quarto pra quebrar um poko desse reverb. Obrigado.

    SylvioLima

    Cara, valew, mas nao é compressor o problema, me disseram que ele ajuda a trazer a voz para frente tb, eu to com um pre-amp (plug-in) da Antares virtual muito bom que ajuda a dar corpo na voz, ele tem me ajudado um poko, uso o compressor bem limitado, pois adoro a dinamica nas musicas, sem dinamica a musica fica morta, ainda mais qdo se trata de voz e violao, mas creio que seja minha acustica mesmo, mas Deus abençoe e obrigado.



    Entao pessoal tipo, eu abro uma master no Sound Forge de uma musica qualquer e vc quase nao ve a onda sonora da voz no meio dos instrumentos e ela ta nitida, e minha onda sonora da voz fica muito alta com os instrumentos la em baixo, é isso.

    Se vcs entenderam agora, talvez poderiam me ajudar. Obrigado!!

    fabiocoqueiro10
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    up

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    fabiocoqueiro10

    Com relação a voz nós sempre tendemos a falar e cantar sempre frizando algumas sílabas (umas ficam mais altas que as outras) e lógicamente na mixagem, as sílabas mais baixas podem até sumir, e quem ouvir a música não vai entender a letra.
    Eu uso para isso um compressor no Sound Forge que atua a partir dos (-12db) ou seja, abaixo disso tudo fica igual, o que entra com -12db sai com -12db e linearmente isto acontece até 0db que o mesmo sai com -10db. com isso a voz fica bem nítida (o que entra na faixa dos -12 à 0db, sai com -12 à -10db linearmente). nessa faixa a dinâmica não fica comprometida, ou seja, não fica um vocal "chapado".
    E efeitos eu uso um reverber de médios (reverbero só os médios de 300Hz à 4000Hz). Isto evita os SSSSSsss, XXSSSSsss, ZZZZzzz, ... nas pronuncias de S, Z, Ch, X, ... Na minha opinião este efeito é o que mais se aproxima da real reverberação de uma sala.

    Tipo eu adoro fazer gravações em FLAT

    Não sei se é o caso do B2 da Behringer, mas no meu caso eu uso um XM8500, e para "abrir" um pouco a voz eu tenho que aumentar um pouco os agudos, caso contrário parece que a voz não fica "dentro" da música e também não fica nítida.

    Se quiser ouvir umas gravações minhas vai na minha página: www.andrellima.z6.com.br , entra em <discografia> e baixa as demos.
    Abçs.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Não to entendendo mais nada, primeiro a voz ta baixa e sem claridade, agora são os instrumentos que estão baixos em relação à voz, nem da pra entender o que voce quer... se for trazer a voz pra frente, as dicas já foram dadas, senão explique o problema melhor!

    MrHigor
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Pessoal,
    aproveitando o tópico, que é muito interessante por sinal, gostaria de perguntar a
    respeito dos plugins e configurações.
    Acho que na mixagem cada caso é um caso , inclusive no uso do plugin ideal para uma gravacao de voz ou outro instrumento qualquer.
    Tenho ouvido muito falar dos plugins da Waves, inclusive os tenho, porem acho que não sei usa-los muito bem, ou seja, não adianta muito ter uma coisa boa se nao souber como usar.

    Talvez seria interessante se alguem pudesse postar, as etapas que vcs utilizam para gravarem suas vozes, tipo gravacao, equalizacao, adicao de plugins (compressor/limiter, reverb, etc).

    El_Cabong

    Essa dica sobre aplicar o reverb em uma determinada faixa de frequencia é interessante, inclusive já vi outras pessoas comentando sobre isso aqui no forum. Não sei muito como fazer isso de fato, alias, acho q depende tambem se plugin é bem configurável pra q te permita fazer isso. Eu to tentando usar o TrueVerb da Waves, parece bom.

    Alias, acho q tenho qse todos plugins da Waves, porem, sao tantos que fico meio perdido. E ai que ta o problema.

    Atualmente to gravando em um Microfone condenser Marshall MXL 2001, um Pre-Amp Mic-100 da Behringer, uma interface Firewire Solo da M-Audio. E uso o Sonar 6 para gravacao e mixagem.

    Valew!

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    MrHigor

    É importante ler os manuais em PDFs que acompanham cada um dos efeitos da Waves. Sempre faço isso, e acabo conhecendo bem mais cada um dos plug-ins e tirando mais proveito deles.

    guitar-man
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    amigo , a melhor opção é um bom curso , mas se vc for bom em física,com os toques q/ alguns dos colegas aí te passaram, vc se sairá bem.se vc limpar primeiro o canal de voz (como todos os outros canais de instrumentos)passar um compressor naquelas ondas mais altas para nivelá-las com as que sairam baixas na gravação, e de pois colocá-las na frequencia de -06db, aí vai ficar tudo nivelado e com punch.Agora é que vc vai usar o equalizador...em frequencias acima de 10kh, vc aumenta em até 12dB.
    não vai saturar a voz e aí é só controlar nos fades do mix vitual,etc
    Obs.: gravo há um bom tempo...já estou gravando o segundo cd da minha banda ,estou produzindo um cd de uma banda de bh-mg, e ja estou mixando e fazendo a pre-masterização do meu Cd instrumental. (leciono música há mais de 30 anos,sou formado em conservatório ). o resto é só um bom curso
    abraços

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    guitar-man
    É realmente.
    Para a voz gravada em um microfone dinâmico tem que se aumentar os agudos.
    No meu caso eu uso um microfone XM8500 e um mesa UB802 e para ficar bom, eu tenho que fazer a seguinte equalização na mesa:
    LOW = 0db / MID = +9db / Hi = +15db.
    Sem fazer isso a voz não fica nítida, a não ser que se aumente o volume demasiadamente, mas fazendo isso, a voz parece que fica fora da música.
    Vou ver se compro um Mic condenser Behringer C1, aí sim eu acho que vou poder diminuir um pouco os agudos. porque o som dele já é bem agudo. He He.


    ..... Só atualizando o meu post anterior ..... O meu site agora é: www.andrellima.hpg.com.br

    busterchair
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    eu uso a mesma configuração da mesa de som que o El_Cabong usa.. a voz fica "mais aberta" e ai tá pronta pra gravar.
    na hora de mixar uso o soundforge e primeiro aplico o compressor e depois um reverb, com os presets dos plugins , modificando poucas coisas..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixagem - trazer voz para frente e nitidez na voz.