Como escolher uma DAW?

Autor Mensagem
GueroTJ
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: GueroTJ


Olá galera, trago uma dúvida cruel sobre Home-Studio.

Estou iniciando o meu, e a primeira dúvida seria, como escolher a DAW para gravação, mix e master?
Mais precisamente falando, eu fiz inúmeras pesquisas na internet sobra várias DAWs diferentes, e vou passar um pouco do que eu percebi sobre as que pesquisei.

- Pro-Tools: Fora de cogitação, pois necessita de um PC bom (que não é meu caso), e também não sei se toda essa exigencia e peso é por que a qualidade é superior.

- Cubase: É a que eu uso até o momento. Porém, eu uso uma versão meio que "limitada", funciona bem, meu PC suporta, ainda não tive problemas com ela. O único porém é o pagamento de uma versão profissional. PUXADO

- Reaper: Nunca usei, porém parece ser uma DAW boa, levando em conta de ser "quase" gratuita e leve. Não usei por medo dela não responder assim como o Cubase.

Por que a dúvida?
- Quero saber até quando a DAW interfere na qualidade dos sons que produzimos. Existem milhões de vídeos, mas nenhum expoe a real diferença, e sempre levam em consideração a preferência pessoal. Quero escolher uma pra trabalhar e focar nela, sem ficar pulando de uma em uma.

- Até quando a DAW pode interferir?
- Pro Tools é melhor que o Reaper só por ter mais peso?
- Como escolher uma sem me arrepender depois?

Me salvem!

demian e eduardo
Membro Novato
# jul/16
· votar


vi uns videos uma vez comparando o reaper com o pro tolls e pelo menos no video deu a enterder que os mesmos são bem semelhantes com o reaper sendo um pouco mais facil de se usar e bem mais leve (que qualquer outra na verdade) e falam muito bem dele.

Iversonfr
Veterano
# jul/16
· votar


GueroTJ

Isso é mais questão de costume. Não tem diferença sonora nenhuma gravar uma guitarra no protools e no reaper por exemplo. O que influencia é seu mic, sua sala e sua interface. Muitas pessoas começam aprendendo com alguém, e por consequência acaba aprendendo com o software que esse alguém ensinou, por isso as preferências. Acrescente o Studio One da Presonus na sua lista, vem com ótimos plugins nativos e é bem intuitivo de mexer. O Reaper é uma excelente pedida tb. Uma coisa importante é saber qual é o seu uso, pois algumas DAWs são sim melhores e mais completas que outras se usar MIDI, etc.

Jabijirous
Veterano
# jul/16
· votar


GueroTJ
- Pro-Tools: Fora de cogitação, pois necessita de um PC bom (que não é meu caso)

Se teu pc roda cubase, vai rodar o pro tools sem problema.

Primeiramente você tem que saber o que você quer. Se você quer ingressar no mercado de trabalho, vai ter que usar pro tools. Você pode até usar o cubase, mas vai ter que ter pro tools. Infelizmente o mercado ainda é assim. Vira e mexe me ligam pra fazer trilha e os caras sempre perguntam se eu trabalho com o pro tools. Digo que não e não pego o trabalho! É a vida.

Agora, se teu caso é apenas produzir sua música sem pretensão de trabalhar no mercado, o cubase (ou reaper) vai te servir perfeitamente.

marcelosz
Membro Novato
# jul/16
· votar


GueroTJ
Pra mim serve qualquer um, desde que seja o Logic kkkkk :-)

Brincadeiras a parte, além do que o Jabijirous falou, o importante é se sentir a vontade com a DAW, achar ela intuitiva e facil de usar. Pq é muito botãozinho pra apertar, muita configuração, e se a interface gráfica for bem construída ajuda demais o aprendizado e a experiencia de uso.

GueroTJ
Membro Novato
# jul/16
· votar


Eu só utilizo pra gravação, mixagem de VOZ.
Por isso queria saber mais a respeito.

Wade
Membro Novato
# jul/16
· votar


Qualquer um que tenha todas as ferramentas que você precisa.

Uso o Reaper e é o que eu recomendo.

Um outro que acho muito bom (principalmente em interface) é o Studio One, mas é pago e um bocado salgado.

Adler3x3
Veterano
# jul/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem tudo vai depender do que você quer fazer? com mais detalhes, estilos, equipamentos etc...

Qual a versão do Cubase que você tem?
Existem inúmeras DAWs a escolher.
As boas do mercado, isto é aquelas que já são produtos maduros e consagrados existem as dezenas.
Depende de quanto você pode gastar?
No geral as DAWs são muito parecidas na maioria dos recursos, o que muda de uma para outra é a GUI (a interface de uso), que pode ser mais intuitiva.
E a melhor DAW é aquela que você mais se adapta, não a que os outros gostam.
E é importante também considerar o que vem junto com a DAW, exemplo: Bibliotecas de Instrumentos Virtuais, Bibliotecas de Loops e samplers, coleção de plugins de efeitos, editores internos de partituras e de áudio, enfim conforme a versão pode existir muitas diferenças.
Mas tem que tomar cuidado com a versões mais básicas dos produtos famosos, pois estas versões são capadas, isto é tem muitas limitações, e muito embora a fama do software não valem a pena.

Por questões de objetividade, produtividade e praticidade mesmo eu uso o MixcraftMixcraft Pro Studio 7 , traduzido para o português como principal DAW, assim como o Reaper e tantas outras Daws, que não cabe aqui comentar.
E só lembro que o importante é o equilíbrio: softwares, instrumentos reais, interface de áudio, monitores de áudio, fones de ouvido hardware complementar, computador rápido, bastante memória, hd e ssd e muito e muito mais.
Tem que buscar o equilíbrio entre as partes, e desde o primeiro passo ter uma ideia de quanto vai custar tudo.

Para o que você deseja, pelo que entendi "gravações" de voz e de que mais?, dá para fazer com sobra com a maioria das Daws no mercado.
Então não precisa gastar numa top, tipo Cubase, Sonar, Pro Tools etc...
Tem outras coisas mais importantes para uma boa gravação, que são os microfones, a interface de áudio e até o computador entre outros detalhes.
Tem até os softwares gratuitos tipo LMMS.


-

Adler3x3
Veterano
# jul/16
· votar


Aqui tem uma relação de 21 Daws, numa escolha de 2015, que dá para considerar que ainda é atual:

http://www.musicradar.com/tuition/tech/the-20-best-daw-software-apps-i n-the-world-today-238905

Lelo Mig
Membro
# jul/16
· votar


GueroTJ

Cara é questão de gosto pessoal e adaptação...tem muita DAW de qualidade acima da média e que cumprem as necessidades.

Eu uso FL Studio. É leve, prática, estou habituado com a plataforma...

A melhor é a que você domina.

Adler3x3
Veterano
# jul/16
· votar


Lelomig
Pois é a Fl Studio é uma baita de uma DAW, que é a mais vendida do mundo.
Nesta lista de 2015 esta em primeiro lugar na preferência dos usuários.

Wade
Membro Novato
# jul/16
· votar


Eu usava o FL pra samplear coisas, trabalhar com soundfonts e etc.

Jabijirous
Veterano
# jul/16
· votar


O Cubase Elements está num preço muito bom
http://www.steinberg.net/en/products/cubase/line_up/cubase_elements_8. html

E dá pra fazer MUITA coisa com ele!

albertpaixao
Membro Novato
# jul/16
· votar


A maioria dos DAWs são projetados para atender a maior parte dos músicos/produtores, no final das contas qualquer um desses vai te atender muito bem.

O que vai dando diferença nas reviews que se encontram na internet é a facilidade ou tecnologia que cada empresa vai apresentando a cada nova versão. Porém ter a versão mais recente não necessariamente significa produzir músicas melhores.

Atualmente trabalho com o Ableton Live, que tem por sua característica um sistema que "facilita" o uso deste no palco. Todavia ele possui todas as funções gerais que a maior parte dos DAWs entrega.

Acho que a melhor escolha é aquela em que você vai ter mais suporte da fabricante e que possa refinar mais rapidamente suas técnicas.

PguitarMaxx
Veterano
# jul/16
· votar


GueroTJ
Nesse caso, eu acho que oque pode influenciar a qualidade sonora são os drives de entrada e saída, cara Obvio, além de interface de audio e etc. Uma boa DAW vai te oferecer bons recursos para trabalhar, mas esse negócio de "melhor" vai variar de pessoa pra pessoa. Eu mesmo usava Cubase e migrei pro Reaper. Eu acho ele melhor que a versão do Cubase que eu tinha.


PARA MIM, o Sonar X3 é o melhor. Sò não uso pois não tenho uma boa maquina para isso.

El_Cabong
Veterano
# jul/16 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu comecei usando o Cubase Elements 8, para samplear meus instrumentos, mas ele é muito limitado para essa função. Não se consegue programar direito os filtros conforme os layers, O pitch bend simplesmente não funciona nos samples, não consegui também usar o Modulation Wheel para alterar a velocidade do efeito caixa Leslie (fast/slow) nos timbres de Hammond, ...
Fui agora para o Ableton Live 9 Lite. É um programa bem menos intuitivo, mas lendo os manuais e as ajudas com calma se consegue trabalhar muito bem nele. E ele é muito bom! Até agora estou conseguindo fazer os samples do jeito que eu quero!!
Recomendo o Ableton Live 9 Lite.
Não precisa desembolsar algum $$$ para adquiri-lo, pois é um programa que geralmente vem de brinde quando se compra um controlador ou uma interface.
Eu pelo menos ganhei uma licença quando comprei uma interface Focusrite Scarlett 2i2 e agora ganhei outra quando comprei um controlador Alesis Q88. He He!

GPONTESFM
Membro
# jul/16
· votar


Estou utilizando o Reaper e tenho descoberto muita coisa interessante nele. Recomendo.

Jabijirous
Veterano
# jul/16
· votar


Vídeo do produtor Ricardo Rodrigues que foi meu aluno falando sobre o tema em questão!

https://www.youtube.com/watch?v=0xCdqkUnfE0

Adler3x3
Veterano
# jul/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Jabijirous
Muito bom o vídeo do seu ex-aluno.

Todos
A seguir faço alguns comentários com base na minha experiência pessoal e pelo que observei em vários fóruns nacionais e internacionais.
Pontos de atenção complementares:

Iniciantes:
LMMS Linux Multimedia Studio
O melhor de tudo é que é free, isto é um software livre de verdade.
Surgiu com o próprio título indica dentro do Linux, mas tem versões para o Windows,
Inspirada no FL Studio, é um pouco parecida, mas diferente.
Não deixa de ser uma boa ferramenta, vem com os efeitos nativos do linux, que podem assim ser utilizados no windows, tem instrumentos próprios e é bem enxuta, mas dá para utilizar é muitas outras coisas na produção musical, pois tem alguns recursos interessantes, como acordes e arpegios.
Enfim é a melhor entrada a nível inicial, e não gasta nada, aceita no geral a maioria dos Vsts.
Mas mesmo para usuários avançados pode ser utilizada como uma ferramenta auxiliar, para produzir algumas tracks e depois exportar para a sua DAW favorita, assim sempre é uma boa ter esta DAW instalada, não custa nada mesmo.

https://lmms.io/

Podium
Só custa US 50.00, mas é bem poderosa e altamente configurável.
Na verdade para aprender tem que ir configurando aos poucos.
É meio complicada de usar, mas com o tempo pode-se alcançar um bom nível, tem um enfoque diferente das demais, e pode ficar muito poderosa e bonita.

http://zynewave.com/

Energy XT
Aqui esta uma boa DAW inicial, custa pouco, dentro da realidade do músico, que não pode gastar muito.
Tem uns sintetizadores legais, trabalha bem com o essencial, loops e midi e Vsts.
Vem com alguns instrumentos feitos pelo famoso design de instrumentos "Tim Conrady", muito legal.

http://www.energy-xt.com

Magix Music Maker
Uma das versões iniciais das Daws da Magix, a mais simples.
A Magix tem várias famílias de DAWs.
É fraca na edição de midi e de aúdio, mas é diversão garantida, vem com soundpools, que dá para brincar, e até com alguns instrumentos virtuais (sintetizadores muito bons), que dá para aproveitar e exportar para outras DAWs.
E a função Maker , que cria músicas de forma aleatória pode ser interessante para quem esta ingressando no meio musical.
Mas não é recomendada para iniciantes tem muitas limitações.
Assim como outros produtos da Magix, tem que ter cuidado na escolha, pois uma vez que você compra não tem upgrade, sempre tem que comprar a versão nova, e outro agravante é que os soundpools não são livres de royalties, tem que pagar a parte por isto.

www.magix.com/int/music-maker/

Band in a Box e Real Band
O Band in a Box é um dos melhores softwares na relação custo benefício para produzir arranjos e criar estilos musicais próprios.
Junto com o Band in a Box, vem uma DAW a Real Band.
Se trata de softwares consagrados, mas a interface é no estilo de décadas atrás, mas nem por isto o conjunto de softwares não deixa de ser interessante.
Tanto para nível inicial como para nível intermediário e avançado, tem muitas ferramentas mas muitas mesmo que podem ajudar no processo de produção musical.
Interage muito bem com teclados musicais do tipo arranjador.
Trabalha também com gravações de instrumentos reais, as "Real Track", que tem um boa qualidade,
É uma ferramenta com uma DAW simples mas eficiente.

www.pgmusic.com/

Música eletrônica em geral - Dance, EDM, Trance, Techno, Ambient etc...(muito embora sirvam também para qualquer outro estilo).
- Ableton Live
Tem muitos recursos, principalmente templates que trabalham junto com outros softwares, o que aumenta em muito as possibilidades de fazer música, tem um comunidade forte.
É uma DAW madura, estável e confiável, um pouco complicada mas em contrapartida oferece uma melhor profundidade na edição de midi e áudio.
https://www.ableton.com/en/live/

- FL Studio
Você só paga uma vez e depois tem os upgrades garantidos de graça, muito flexível, e tem a maior comunidade de home studio do mercado, muitos templates e outros coisas que podem serem feitas.
Vem com instrumentos virtuais em boa quantidade com razoável qualidade, muito boa para trabalhar com loops, é a preferida número "1" da comunidade home studio.

https://www.image-line.com/flstudio/

- Reason
É uma DAW a parte, a começar que não trabalha com VSTs (muito embora já exista uma ponte que faz isto funcionar com softwares auxiliares), tem um formato próprio que são os refills (onde os instrumentos ficam armazenados).
E a que tem mais recursos nativos na questão de instrumentos virtuais, tem ótimos sintetizadores e outros players, e até o que você não imagina que existe e existe.
Na questão de efeitos nem se fala, o que tem tem efeitos não esta no gibi, são dezenas, por isto é uma DAW independente.
Nenhuma outra DAW tem recursos nativos na quantidade e qualidade que o Reason tem, nem dá para comparar.
É bem estável.
Tem uma imensa comunidade, e tem muito, mas muito material gratuito para download, para produção de qualquer estilo.
A propellerhead produtora do Reason é a inventora do Rewire, e a última versão do Reason 9 esta ótima com muitas novidades.

https://www.propellerheads.se/reason/new
Tem uma versão mais enxuta e com preço acessível, o Reason Essentials, que mesmo assim vale a pena, principalmente por causa dos arquivos do sintetizador NNXT, com ampla disponibilidade gratuíta de refills.

Intermediárias
- Studio one
Evoluiu muito, esta DAW ainda é nova, ainda não é top em midi, mas tem uma parte de organização de projetos e de masterização que se sobressai sobre as demais, tem bons instrumentos virtuais assim como efeitos nativos.
E por ainda não ser uma DAW consagrada esta com o preço além do razoável por ainda ter muitas limitações.

http://www.presonus.com/studioone

- Mixcraft - evoluiu muito nos últimos anos, e continua mantendo o foco da praticidade e objetividade, extensa biblioteca de loops, boa na edição de midi e tem também um editor simples de partitura, vem com instrumentos virtuais razoáveis. é a minha favorita, pois tem todos os recursos de midi e consigo trabalhar mais rápido nela, você abre o programa e tá tudo ali, tem um bom preço na relação custo benefício.

http://www.acoustica.com/mixcraft/

- Reaper - a DAW com melhor custo benefício do mercado, altamente configurável, enxuta e leve, e tem muitos recursos, é impressionante o nível de detalhe a que tudo chega e pode ser configurável, a última versão já tem até editor de partituras; não vem com quase nada de instrumentos virtuais (somente alguns sintetizadores nativos), os efeitos são muito bons, muito embora não sejam bonitos (por isto são injustamente relegados a um segundo plano), não gosto das cores e dos estilos do visual da DAW.
Mas é uma das melhores, se você tiver paciência e saber configurar vai conseguir ótimos resultados que não ficam devendo em nada as DAWs tops.
Aquele que conseguir configurar tudo direitinho vai ter em mãos uma das melhores DAW do mercado, pois é muito estável e pode até ser usada num pendrive.

http://www.reaper.fm/

Tops

Sonar - Cakewalk
É uma das mais tradicionais do mercado, vem do tempo do antigo sistema operacional DOS, aqui esta uma DAW de respeito.
Poderosíssima, aquele recurso de outra DAW que você acha o máximo, já existia no Sonar há muito tempo atrás, uma das pioneiras.
Muitos recursos, bons instrumentos virtuais e bons efeitos, não deve nada a nenhuma outra DAW.
Sempre é uma boa escolha, é um porto seguro.
Admiro demais esta DAW, as vezes você descobre recursos dentro dela que nem imaginava que existissem.
Uma vez esta fazendo uma música com harpa, e dentro do Sonar consegui fazer uma humanização que só o Sonar tinha, da forma como os arpegios ficaram no final.
Tem uma família de DAWs em vários níveis, iniciante, intermediário e avançado.

https://www.cakewalk.com/products/SONAR/

Cubase
A melhor de todas na minha opinião, tem camadas e camadas de edição tanto em áudio como em midi, que nenhuma outra DAW chega perto nos detalhes.
Só para se der uma ideia da importância do Cubase, é bom lembrar, que a tecnologia de desenvolvimento dos drives ASIO e do formato de instrumentos Virtuais - VST é uma invenção da Steinberg produtora do Cubase, assim como da Waves famosa pelos seus tops de efeitos.
É bem estável, e serve para qualquer estilo, e tem muitas ferramentas que ajudam no processo,
Tem uma ampla família com variações (Nuendo) também nos níveis iniciante, intermediário e principalmente no nível avançado, pois pode trabalhar com outros softwares desenvolvidos por outros fabricantes, que otimizam em muito o trabalho da produção de música, principalmente na clássica onde os instrumentos virtuais, as articulações são muito relevantes, onde o mínimo detalhe faz diferença.
É portanto uma DAW bem complexa e altamente configurável.
Atualmente é aliada da Yamaha Corporation, uma das maiores, senão a maior fabricante de instrumentos musicais do mundo.
Muita embora poderosa, é leve e muito estável, por tudo isto sempre é uma das melhores opções de escolha.

http://www.steinberg.net/en/products/cubase/start.html

Protools
Esta é um caso a parte.

A mais famosa e em uso pelos grandes estúdios, um verdadeiro "mito".
Por grandes estúdios se entende aqueles que investiram maciçamente em grande escala em hardware, aquelas imensas mesas, aqueles acessórios fantásticos, que custam milhares e milhares de dólares.
São aqueles estúdios destinados as grandes produções das gravadoras tradicionais, do estúdio de hollywood onde o investimento só na trilha sonora custa milhões e milhões de dólares.
O seu desempenho esta intimamente ligado ao hardware poderoso.
Fantástica para o processo de gravação de áudio com muitos recursos e efeitos.
Mas na parte de midi e de instrumentos virtuais não é top, muito embora nas últimas versões tenha melhorado muito neste aspecto, mas ainda não chega aos pés de muitas outras daws neste ponto.
Faltam recursos para o músico, que tem até em DAWs intermediárias.
É mais voltada para o produtor do que para o músico.
O maior problema do Protools é que é uma DAW destinada para hardware de grande porte, no hardware de home studio tenho observado seguidos problemas, a cada vez que se lança uma nova versão, incompatibilidades surgem, assim como para os instrumentos virtuais e efeitos fora da linha da Avid, fabricante do ProTools.
E fato é um "mito" de que tudo que é bom e de qualidade tenha que passar obrigatoriamente pelo Pro-Tools, não tem sentido, uma vez que o software não atende tudo o que é necessário nos vários estilos musicais.
Muitos que usam o Pro Tools tem que usar também outras Daws,para poderem conseguir fazer o que querem, não é só com o PT que fazem tudo.
É um mito na acepção da palavra.
Não tem que ser assim, e não deve ser assim, ninguém pode ter o monopólio.
É uma ilusão daquele músico de home studio que pensa que esta é a melhor DAW, não é a melhor DAW, por uma série de circunstâncias:
- primeiro - não é muito amigável com o hardware de home studio, logo logo dá problemas;
- segundo - com as mudanças de versão, muitos dos seus instrumentos virtuais, de uma para outra vão parar de funcionar, mesmo usando o formato do Pro Tools;
- terceiro - o áudio, a gravação da música bem feita é o que importa, e não a DAW em si em que foi gravada ou gerada no projeto musical, então o mais importante é o arquivo gerado e sua qualidade, o que independente da DAW.
Uma boa gravação de áudio pode ser feita até num teclado musical, que tem recursos de gravação e uma espécie de sequenciador interno, uma verdadeira DAW dentro do teclado, e este arquivo também pode ser exportado para o formato que se desejar, independente também do software, assim como outros hardware de gravação dedicados que existem no mercado, onde muitas vezes por ser portátil de fácil mobilidade é mais importante devido a "n" circunstâncias que aqui não cabe detalhar.
- quarto - mesmo imaginando que este raciocínio seja verdade (mito), tenha que passar pelo ProTools, tem um importante detalhe que complica o projeto:
num home estúdio ou estúdio de menor porte sofre sérias limitações de hardware, ísto é uma característica básica, ao exportar o projeto do Pro Tools, para o Pro Tools do grande estúdio, sempre vão ter que ser feitos ajustes para compatibilizar com o hardware, e isto vai dar uma trabalheira danada do mesmo jeito, que importar simplesmente o arquivo de áudio.
quinto - é tudo pura ilusão do mercado, dos músicos principalmente, pois ouviram falar que para fazer uma gravação decente tem que ser necessariamente com o Pro Tools, nem sabem o tamanho da besteira que estão falando, e o pior são aqueles tipos de banda que nem ensaiam direito, mas depois querem cobrar milagres nos ajustes das gravações.
E como dizem uma mentira repetida "n" vezes pode vir a se transformar numa verdade rotulada, numa falsa verdade.
E a macacada gosta de repetir isto, gostam de de propagar algo que não entendem, até alguns caras mais famosos na Internet , ditos especialistas em áudio, sem pro tools, não dá, não adianta, falam e escrevem asneiras, assim como não sabem controlar os seu palavrões.
Ora bolas a questão é o hardware, grandes estúdios investiram na linha da Avid,claro que vão defender a sua opção.
Mas o tempo por si só vai resolver este mito, que logo logo, vai ser enterrado.
Então é um mito que até certo ponto é bom para a Avid para vender mais os seus produto, quanto mais o mito se propagar melhor, mas não é melhor para o músico e para o pequeno produtor.
O que importa é o arquivo final de áudio, depois em qualquer DAW, repito em qualquer DAW decente se pode finalizar o trabalho com qualidade, do que adianta ter um grife ou marca famosa?
Só para se mostrar?
E no campo da Ilusão tudo é permitido, mas é falso, que não corresponde a verdade e a realidade. Agora quem faz isto isto esta desperdiçando o seu dinheiro e não esta sendo produtivo como deveria, pois esta usando uma ferramenta inadequada para a sua realidade, tanto financeira como prática.
Faltam ainda muitos recursos, assim o complemento ou a ferramenta ideal esta em outros softwares.
A grande maioria das músicas dos dias de hoje não passa pelo Pro Tools, esta nas outras DAWs aqui relatadas, esta é a verdade, o tempo dos grandes estúdios e gravadoras acabou, exceto para as grandes produções milionárias.
Não se deixem iludir, o que importa é que a daw ajude o músico a fazer a sua música, e pronto, a música, o resultado final da gravação é que importa.
Fica bem claro, que eles trabalham com a Ilusão para ganhar dinheiro.
É óbvio que se você é um músico, e digamos acerta e começa a fazer sucesso, é claro que vai ter que investir mais tanto em hardware e em software, e assim com em infraestrutura que vai além dos comentários do tópico.
Mas se você é um músico que tem um home studio, isto é "caseiro", tem que atuar dentro da realidade e não se deixar influenciar pelos comentários alheios.
Use somente DAWs que tenham boas ferramentas para o seu estilo, que realmente te ajudem de verdade a produzir uma boa música, não compre sonhos.
O que pode ser bom para o produtor, pode não ser bom para o músico.

www.avid.com/pro-tools

Outras correndo por fora:
O mundo das DAWs é muito dinâmico:

- Motu Digital Performer
Uma incrível DAW a nível de midi, como também gravações, além de ter muitos recursos, tem instrumentos musicais e efeitos de alta qualidade de tirar o fôlego:

http://www.motu.com/products/software/dp

Bitwig Studio

Inspirada no modelo da Ableton Live esta DAW promete, é ainda bem recente e esta evoluindo a passos largos:

www.bitwig.com/

Para Computadores Apple

Garagem Band
Garagem Band, é uma DAW leve e da entrada para quem tem os computadores da Apple:
É bem leve e prática, sem dúvida uma das melhores para quem esta iniciando:

www.apple.com/br/mac/garageband/

Logic Pro

Sem o mínimo de dúvidas uma grande DAW, esta entre as Top.
Para muitos é a melhor, pois além do software ser bom, o sistema operacional ajuda muito, e claro os computadores da Apple tem um diferencial.
É originária do Windows, mas foi comprada pela Apple e melhorada muito é a principal DAW do Mac.
E recentemente adquiriu o sintetizador Alchemy, que era simplesmente um dos melhores sintetizadores do mercado, é uma DAW em constante evolução.
Sempre é uma boa opção, não tem erro.

www.apple.com/br/logic-pro/

Outras:
Muitas das outras DAWs aqui relatadas tem versões que rodam em Mac.

Linux
É um sistema operacional livre, isto é free, onde não se tem que pagar nada, desde o básico.

Ardour
É a DAW mais poderosa do Linux, rivaliza até com as tops do Windows.
O Mixbus que é comercializada no windows é baseada no Ardour.
E no contexto geral no Linux existem várias distros especializadas em Áudio.
Tem muitos recursos e no ambiente linux pode se conectar com muitos outros softwares, editores de partitura etc..., o que no mundo do windows não é tão fácil de fazer.
Vale a pena quando possível, criar um boot duplo ou triplo no seu computador, para ter acesso a este outro mundo digital de áudio.

https://ardour.org/

Por fim destaco que o conceito de melhor DAW não existe, o que existe é a prática real, aquilo que você gosta e que você se adapta.
E não existe esta de que tudo tem que passar pelo Pro Tools.
Se assim não fosse não existiria a diversidade, e sem a diversidade não existiria a liberdade.
E também não existe esta de usar e se dedicar a uma DAW somente.
Cada uma tem os seus recursos, cada uma pode ser uma extensão da outra:
Exemplos:
- Reason - pode ser utilizada em Rewire e aí você vai ter muitos instrumentos virtuais na sua DAW.
- e assim com outras, você pode aproveitar o que de melhor cada uma tem.
O básico é igual em todas, o que você domina numa, vai dominar na outra, claro requer certa paciência e estudo, mas nada que seja do outro mundo.
Na hora de comprar tem que fazer "n" análises:
- o que vem junto.
- tradição no mercado;
- atendimento aos recursos básicos de midi e áudio;
- instrumentos virtuais nativos;
- efeitos nativos;
- funcionamento como rewire;
- suporte;
- manuais detalhados/
- comunidade, fóruns etc...;
- e principalmente a compatibilidade com o seu hardware, que pode ser mais modesto, e de acordo com o seu planejamento futuro de agregar mais componentes;
- o custo benefício, o custo é muito importante, é a realidade, assim tem que considerar também quanto custa cada upgrade, aluguel e diversas formas diferentes de pagamento;
- cuidado com as versões "capadas", mesmo para as Daws com tradição no mercado, não valem a pena, mas não é uma regra geral.
No geral as versões capadas, isto contém sérias limitações, não se deixa cair nesta isca, que irar te atrair, mas depois vai te levar a gastar muito mais além do que seu orçamento permite.
Não tenho nada contra a Pro Tools, mas não é tudo o que dizem, é uma ilusão do mercado, claro é inegável que é uma DAW de alta qualidade.
E também como já foi dito a DAW em si não garante a qualidade do produto final, até com a DAW mais simples o LMMS indicada aqui, dá para fazer uma música com qualidade, não se deixe enganar, que você só pode fazer uma música com qualidade se usar determinados produtos.
Antes da DAW vem o músico, o compositor, o arranjador, os instrumentos com qualidade sejam reais ou virtuais, e o ensaio, a dedicação e a perseverança, a DAW é um mera facilitadora. mas sem talento e capricho nada fica bom.
E lembro que em qualquer DAW, tem que praticar e estudar, tem que ler os manuais, tem que participar dos fóruns, enfim tem que se aprofundar, não é de cara que já vai produzir um som perfeito.

O que varia de DAW para DAW é a intuitividade, algumas são melhores neste ponto, outras nem tanto, mas tudo depende do nível de profundidade dos recursos.
Espero ter deixado de forma clara e inequívoca de que o conceito de utilização das DAWS é muito amplo e que pelo bem de todos existem inúmeras, dezenas e dezenas de bons softwares a nosso dispor.
Bem mais poderia sem comentado, mas para os padrões do fórum, até que escrevi demais, mas o que importa é que tem conteúdo, não palavras e frases vazias ao vento, e espero que isto ajude a quem esta começando.[b][/b]

Iversonfr
Veterano
# jul/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


Adler3x3

Usei por anos o protools e agora estou com o Studio One, não sei baseado em que vc colocou ele fora da lista do sonar e cubase. Ele simplesmente da um pau no protools, é extremamente simples, intuitivo e completo de mexer, coisas de arrastar os plugins e tal que depois copiaram dele inclusive. Um colega meu que tem studio e vive disso também comprou e só usa ele. Disse que só não desinstala o protools por causa de cliente leigo que exige isso, coisa que já estamos carecas de saber que acontece. Os plugins nativos são excelentes e vem com uma lista de coisas junto com o programa, como uma licensa do melodyne. Só porque custa uma fração do protools não quer dizer que é pior, muito pelo contrário, fizeram muito mais por muito menos. Recomendo pesquisar melhor sobre ele. Abs!

Adler3x3
Veterano
# jul/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Iversonfr

O Studio One é uma DAW que promete, esta na versão 3.
Mas para chegar ao top ainda falta muito, minha análise não se restringe somente a gravação de áudio mas também aos recursos de midi e outras ferramentas, suporte, comunidade, detalhes dos manuais.
Até a versão 2 faltava muita coisa ainda em midi, e a versão 3 melhorou muito, mas ainda tem que melhorar mais para chegar perto do Sonar e do Cubase, como por exemplo na parte de automação das tracks e muitos outros detalhes.
E vem evoluindo bem pelo que pude experimentar, usei uma versão trial, e gostei, nota-se a evolução.
Esta se revelando uma boa DAW, entretanto pelo que oferece o preço que cobra ao meu ver esta meio salgado.
E na minha avaliação neste caso posso ter sido influenciado negativamente pelo Notion 5 (Editor de Partituras) que a Presonus comprou quando estava na versão 4, e o software piorou sob a gestão da Presonus, depois de mais de um ano é que foram fixados os principais bugs, mas outros bugs persistem e o principal, quando você abre o mixer o sistema trava, vamos ver como vai ser a versão 6.
O meu critério é subjetivo e pode estar sujeito a falhas, não sou o dono da verdade, depende da interpretação, mas considero também entre outras coisas a história do software.
Veja bem o Presonus ainda esta na versão 3, é um software mais recente, já o Sonar e o Cubase tem mais história, mais inovações, muito mais, mas muito mais recursos, mas para chegar a ser top tem ainda um longo caminho a trilhar.
Se esta sendo boa para as suas gravações é o que interessa, como já foi dito a melhor DAW é aquela que você melhor se adapta.
Comparações a parte, a Digital Performer, também merecia mais créditos e pelo que eu saiba cresceu muito pela migração de usuários do Pro Tools, pois a sua interface de midi é muito superior.
É difícil fazer comparações, achei mais adequado classificar o Studio One como intermediária.
Na verdade quis fazer uma relação, e acabei fazendo certas classificações que podem e devem ser questionadas, a relação ainda é pequena, comentei sobre 19 DAWs, mas existem dezenas de outras, que mereciam melhor destaque, mas sou só um mero usuário intermediário com o foco mais em midi.
Tentei fazer uma relação sob certos pontos de vista que esta longe da ideal.
Se eu pudesse compraria o Studio One, gostei muito da parte de projetos e de masterização, e realmente vem com muitos plugins de efeitos.
E o Studio One pode ser uma boa opção sim, a sua escolha tem fundamento.

Iversonfr
Veterano
# jul/16
· votar


Adler3x3

Realmente dizem que Midi ele ainda tem que melhorar, mas não uso e não saberia opinar rs. Para gravação e mixagem normal de instrumentos na minha opinião é o melhor e mais intuitivo atualmente, por isso que comprei depois do trial inclusive, pois é o que uso. Da pra tranquilamente mixar só com os nativos dele e conseguir resultados excelentes, e realmente a parte de master dele é revolucionária, não sei se algum programa já copiou em versões mais recentes pois parei de ver depois que comprei, mas é simplesmente demais essa parte, foi o que fechou e me convenceu a comprar. Pra mim ele teria que estar entre os Tops na sua lista só por isso rs. Se quiser também, recomendo na época da black friday, foi quando peguei com 50% a versão completa, nao chegou a R$500 na época, um valor desse compensa só pela licensa do melodyne. É a basica, mas pra acertar uma voz já ta pra lá de bom e faz tudo.

Adler3x3
Veterano
# jul/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Iversonfr

Realmente este parte que você comentou é o ponto forte do Studio One, também fiquei impressionado.
Se bem me lembro tem uma parte também que analisa um áudio de referência e captura mais ou menos os presets desta gravação?!
Eu estou de olho no Studio One quando puder comprar, acredito vai me ajudar muito nesta parte.

Wade
Membro Novato
# jul/16
· votar


O Studio One é acima de tudo imponente.

Só de olhar a UI dele você já pensa "porra, isso aqui é profissional". Só que de uma forma convidativa, não de botar medo.

El_Cabong
Veterano
# jul/16
· votar


Adler3x3
Os comentários que você fez sobre as diversas daw são todos sobre as versões top né?
Porque eu achei uma porcaria o cubase elements 8 pra montar meus próprios samples. Muito melhor o Ableton live 9 lite.

Jabijirous
Veterano
# jul/16
· votar


El_Cabong

Quais problemas você teve com essa versão?

makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


Jabijirous

Provavelmente o elements é muito capado pras coisas que ele pretendia fazer.

El_Cabong
Veterano
# jul/16
· votar


NOs samples que eu montava não funcionavam o pitch bend. Não consegui direcionar comando fast/slow do efeito rotary speaker para o mod wheel. Nos timbres de vários layers não consegui colocar um filtro gradativo de diminuição dos agudos do sample pra baixo... no ableton live 9 lite consegui fazer tudo isso.

Adler3x3
Veterano
# jul/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


El_Cabong
Sim comentei sobre as versões completas, top ou topo ou versão plena pode ter outro sentido.
E fiz este alerta sobre as versões "capadas", isto é as versões com limitações, muitas das quais não valem a pena, mas isto também não é uma regra geral, depende de muitos fatores.
Estou usando o Cubase AI que veio junto com a minha nova interface de áudio, olha para muitas coisas o software é útil.
Com relação ao seu problema pode ser que um VST de terceiros de filtros possa resolver.
Mas é assim mesmo uma DAW tem recursos mais a vista, outras também tem mas ficam escondidas dentro dos menus.
Mas a questão é saber extrair o que cada uma tem de melhor, no seu caso o Ableton Lite, que também é uma versão limitada resolveu, isto é o que importa.
Em alguns casos mais específicos comentei quando vale a pena a versão mais simples, como no caso do Reason Essentials. que é uma versão simplificada do Reason.

El_Cabong
Veterano
# jul/16 · Editado por: El_Cabong
· votar


Adler3x3
...no seu caso o Ableton Lite, que também é uma versão limitada resolveu, isto é o que importa.
É verdade! Se até agora tá dando certo, acho que vou ficar com o Ableton mesmo. Ainda mais que este é o programa que veio com a minha interface Focusrite Scarlett 2i2.
Montei um piano Steinway & Sons D e um Hammond com as waves que eu tenho, e ficou muito bom!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como escolher uma DAW?