Mixagens "sujas" de propósito.

    Autor Mensagem
    Wade
    Membro Novato
    # jun/16


    Alguém aí aprecia esse tipo de mixagem suja e embolada, supostamente demandada por certos estilos musicais e por certas estéticas conceituais de algumas bandas?

    Tava ouvindo esse disco do Electric Wizard e fiquei pensando: "po, se eu tivesse feito isso e fosse ouvir depois ia achar uma merda, que tinha que mexer em tudo, que não estaria limpo e comercial o suficiente e blablabla..."

    Mas quando ouço algo assim de fora, mixado pelos outros, acho tão foda.
    E tá aí, lançado, publicado e comercializado...

    O disco:


    https://www.youtube.com/watch?v=eaMbKZPBruU&feature=youtu.be

    Adento: puta disco, hein.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Mais sujo que o o Foo Fighters grava (nem mix salva) impossível, ainda mais sem uso de digitais... E é só musica com mix referenciável...

    Wade
    Membro Novato
    # jun/16 · Editado por: Wade
    · votar


    Por todos os documentários que vi do Foo Fighters, concluo que eles dominam com maestria a grande técnica do foda-se.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Bem mais que isso... O documentário Sound City mostra um pouco do que os caras fazem... Eles ainda gravam como nos se fazia antes da era digital, sem chance para overdub etc...

    flora_
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: flora_
    · votar


    Cara, tem até um estilo musical pra isso, chama-se lo-fi. Muita gente torce o nariz, eu pessoalmente adoro. Vou deixar umas músicas de bandas que gosto muito como exemplo:





    Wade
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    flora_
    Exatamente disso que falo. Até já vi algumas bandas que se denominam ou são consideradas "lo-fi", mas que tem certa polidez na mixagem.

    Wade
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Outro exemplo é o Black Metal de raiz. Pegando como exemplo o Burzum, onde o Varg entrava em estúdio, pedia o pior equipamento disponível, gravava tudo de um take só (foda-se se errou) e depois era só juntar o sinal cru da porra toda e foi.

    E tá aí. Foda. Ao seu modo e pra quem curte, mas foda.


    Ningen
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Alguém aí aprecia esse tipo de mixagem suja e embolada, supostamente demandada por certos estilos musicais e por certas estéticas conceituais de algumas bandas?

    Engraçado, ontem quando ouvi a primeira vez, o vídeo que você postou, achei uma b%sta haha, hoje, ouvi de novo e o trem ficou digerível... (Acho que não tenho é intimidade com o gênero)

    Mas pelo que me lembre, prefiro um negócio intermediário... Nem tão embolado, nem tão separado... Mas depende muito do contexto.

    Mas me lembrei de uma coisa com esse tópico... Esse disco novo do The Lumineers, Cleopatra... Quando o ouvi pensei: "Aff... pra que distorcer tanto!?..." Baixei de umas 3 fontes diferentes pensando que era erro de conversão.. algo assim... O primeiro é mais limpo... Achei melhor...



    PguitarMaxx
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Mas quando ouço algo assim de fora, mixado pelos outros, acho tão foda.

    Comigo acontece o mesmo. Não sei se eu que erro a mão... Mas também acho muito legal pra certos estilos musicais!

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    O Allman Bros pode ensinar muito sobre.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Wade
    Alguém aí aprecia esse tipo de mixagem suja e embolada, supostamente demandada por certos estilos musicais e por certas estéticas conceituais de algumas bandas?

    Eu acho que está acontecendo, desde meados da década de 2000, um "sujamento" não-intencional devido ao excesso de compressão, particularmente em metal e rock pesado em geral. Eu simplesmente NÃO CONSIGO ouvir coisas como esta. Som todo chapado, comprimido até o talo, distorcendo até a caixa da bateria. Saudades do início dos anos 90, quando você conseguia até dizer que amp o guitarrista está usando.

    Ningen
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Rachmaninoff

    desde meados da década de 2000, um "sujamento" não-intencional devido ao excesso de compressão

    Sei não hein... Por outro lado, temos microfones, interfaces e etc cada vezes mais silenciosos, com menos ruído, distorção e etc... Tanto que é comum, hoje, simulá-los... Não sei se é culpa da compressão...

    Acho que depois de as gravações ficarem cada vez mais limpas até os anos 90, começou a se buscar o "velho" o "old-school", talvez, simplesmente pela mudança necessária para o mercado se manter vivo... Com "coisas novas"...

    Wade
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Quando ouvimos uma mix bem distorcida e suja, das duas uma. Ou quem gravou/mixou não sabia o que tava fazendo ou foi intencional. Intencional no sentido de que tinham a possibilidade e capacidade pra fazer uma mix limpa, mas preferiram sujar, porque essa era a intenção da banda.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ningen

    Acho que o que o colega quer dizer é mais amplo... Não consigo escutar um bumbo numa mix que fica no "chom chom chom chom" devido ao compressor, ou uma caixa que soa "háááá" invés do "páááá" que ela tem naturalmente... Não é o caso aqui a colocação dele, mas é pertinente.

    temos microfones, interfaces e etc cada vezes mais silenciosos, com menos ruído, distorção e etc...

    Também não é bem o caso, não é uma mix com ruído, mas uma mix onde meio que se deixou a banda ser quem é, sem encaixar tudo em faixas de frequências, ou houve preocupação em ter se uma som quantizado, linear, e contínuo.

    O rock é um gênero que EU não gosto de tudo muito perfeitinho no lugar, até acho que o som (considerando equipamento de qualidade na cadeia inteira) mixado em analógico (meio que só dando volume) é mais legal que o tratado de ponta a ponta. É a diferença maior que eu vejo entre Pantera e A7X, por exemplo.

    Todavia, ainda se usa microfones de décadas passadas, como os Shure SM57 e SM58... Ainda se endeuza os LA2A da vida... Ainda se sonha com consoles Neve... E nenhum deles tinha ruído.

    Ningen
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ismah

    Demorei um pouco pra entender o háa e o páa mas concordo hahah.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ningen
    Não sei se é culpa da compressão...

    É excesso de compressão sim. Já ouviu falar do termo "loudness war"?



    Wade
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Quando mixamos algo e soa mais alto que uma gravação comercial que pegamos como referência, fica parecendo que fizemos um bom trabalho. Música baixinha geralmente está associada a gravações caseiras, amadoras, cópias piratas e etc.

    Daí vira uma bola de neve. Um querendo deixar sua mix final mais alta que a do outro que veio antes.

    Eu procuro não deixar nada que mixo MAIS alto. Eu busco uma boa gravação comercial que considero ter um bom volume (principalmente em relação a players de celular, que é onde a imensa maioria das pessoas ouve música hoje) e tento deixar a minha no mesmo volume ou um pouco mais baixo, pois tenho consciência que o equipamento que usei não foi tão bom quanto o que foi usado naquela gravação. Então é isso, sempre igual ou um pouquinho mais baixo. Nunca mais alto.

    JJJ
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Até que ponto é estética proposital ou simplesmente equipamento ruim e incapacidade técnica?

    Enfim... O primeiro vídeo me lembrou MUITO os 2 primeiros do Sabbath.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Wade
    Eu busco uma boa gravação comercial que considero ter um bom volume (principalmente em relação a players de celular, que é onde a imensa maioria das pessoas ouve música hoje)

    Cuidado, isso não quer dizer que a mix está dinâmica. O problema da loudness war é dinâmica, não volume - esse é consequência. As técnicas de mid-side (M/S) funcionam bem: comprime o que for mono e deixa o estéreo livre.

    Calime
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Marcando.

    Wade
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Cuidado, isso não quer dizer que a mix está dinâmica.

    Eu não disse que estava. Na verdade, nem toquei no assunto da dinâmica.

    O problema da loudness war é dinâmica, não volume - esse é consequência.

    Discordo. O objetivo é o volume e para consegui-lo, se comprime. A compressão que é a consequência ao meu ver.

    Nego não pensa "oba, vou comprimir essa música até o talo porque quero matar a dinâmica hohoho". Pensa "quero que essa música soe o mais alto possível, então vou ter que comprimir no talo."

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Pois é, mas eu poderia usar de outros artíficios para obter mais volume...

    Casper
    Veterano
    # out/16
    · votar




    daimon blackfire
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Alguém poderia postar algo mega comprimido e algo não tão comprimido assim? Pra eu entender a questão do bumbo e da caixa.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Meu caro, de bateria eu não encontrei, mas segue um exemplo de música...

    Primeiro não comprimida e depois comprimida

    https://www.youtube.com/watch?v=FEwoBjP1HXw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixagens "sujas" de propósito.