Preciso de críticas quanto a essas mixagens

    Autor Mensagem
    darkanil
    Veterano
    # jul/11


    ae pessoal td bem?, eu queria pedir críticas de mixagem a vocês sobre essas 3 músicas da minha banda, elas podem ser ouvidas aqui http://www.myspace.com/bandajail. Nas 2 primeiras músicas nos gravamos vocal-bateria-baixo em uma gravação de ensaio e a guitarra eu gravei aqui em casa, já a 3 nós gravamos tudo aqui em casa mesmo.Eu queria pedir críticas e conselhos de mixagem pois estamos pensando em ir gravar um cd de estúdio em janeiro, e qualquer dica que eu puder levar cmg seria lucro.

    Abraços.

    kyo_ryo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    darkanil
    Nas duas primeiras o vocal parece muito separado das músicas. A terceira melhorou um pouco nesse ponto, mas acho que a mix como um todo ficou com muito reverb.

    A bateria das duas primeiras tem partes que ficaram muito fora do tempo. Foram gravadas com metrônomo?

    No geral acho que você poderia utilizar mais o pan, já que em certas horas parece que as músicas são mono. Acho que na segunda percebi um clipping em certas partes. Um compressor na master ajudaria.

    Acho que a voz ficou meio abafada, uma equalização para dar mais brilho ficaria legal. Na minha opinião gravar uns backs valorizaria as gravações.

    Também achei as guitarras meio abafadas e com muita ambiência em alguns casos.

    No geral, as músicas não ficaram com cara de "estúdio". Acho que precisa de uma lapidada para ficar tudo mais limpo e audível (os acordes, notas e palavras fiquem mais definidos).

    Por fim acho que a bateria precisa de mais um trabalho, afinal é algo sempre difícil de gravar. As vezes pode ser jogo gravar pelo menos a bateria no estúdio (gravar só ela, sem ser ensaio).

    darkanil
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    kyo_ryo

    Nas duas primeiras o vocal parece muito separado das músicas. A terceira melhorou um pouco nesse ponto, mas acho que a mix como um todo ficou com muito reverb.

    Cara é pq nas 2 primeiras como eu falei a gente gravou no ensaio e eu não consegui pegar as tracks separadas, peguei bateria-baixo-vocal todos em 1 track, ai não deu pra acrescentar reverb nem nada no vocal, já a 2 vou tentar trabalhar pra reduzir o reverb.

    A bateria das duas primeiras tem partes que ficaram muito fora do tempo. Foram gravadas com metrônomo?

    não, elas foram gravadas sem metrônomo pois não tinhamos como botar metrônomo na gravação do ensaio, até demos um toque pro baterista estudar mais no metronomo

    No geral acho que você poderia utilizar mais o pan, já que em certas horas parece que as músicas são mono. Acho que na segunda percebi um clipping em certas partes. Um compressor na master ajudaria.

    compressor na master? nunca ouvir falar disso,tu não acha que ia perder um pouco da dinâmica?. E anotado a parte do pan

    Acho que a voz ficou meio abafada, uma equalização para dar mais brilho ficaria legal. Na minha opinião gravar uns backs valorizaria as gravações.

    é como eu falei eu não tinha como mexer na voz separadamente ai ficou faltando vários detalhes, e a parte do backin eu e o baixista estamos fazendo uma aula de canto pra ver se até janeiro nós conseguimos fazer um backin descente. Dica anotada

    Também achei as guitarras meio abafadas e com muita ambiência em alguns casos


    Ainda estou apredendo a gravar guitarra em casa e admito que tenho dificuldades na parte do som abafado, você teria algum conselho?

    No geral, as músicas não ficaram com cara de "estúdio". Acho que precisa de uma lapidada para ficar tudo mais limpo e audível (os acordes, notas e palavras fiquem mais definidos).

    Na verdade a intenção dessas músicas e ser apenas demo para vermos como o público reage com elas, as músicas que tiverem mais aprovações que desaprovações nós iremos gravar em estúdio mesmo.

    Por fim acho que a bateria precisa de mais um trabalho, afinal é algo sempre difícil de gravar. As vezes pode ser jogo gravar pelo menos a bateria no estúdio (gravar só ela, sem ser ensaio).

    Cara o probelma é que o estúdio é muito caro mesmo que seja só pra gravar a batéria, então nós preferimos gravar ensaio mesmo que a qualidade fosse menor.

    Po cara muito obrigado pela paciência de ouvir e comentar,pode ter certeza que seus comentários foram muito bem aproveitados.

    Abraços.

    kyo_ryo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    darkanil
    Compressor na master é clássico de masterização, junto com limiter e eq. Claro que tem que ser utilizado com muito cuidado para não destruir a dinâmica. Em alguns estilos mais "retos" utiliza-se bastante a compressão da master.

    Quanto a eq da guitarra tente aumentar os médio-agudos, lembre que na mix nem sempre o grave importa tanto na guitarra, o baixo estará lá fazendo o seu papel.

    Sobre os backs, na gravação é bastante comum o vocalista mesmo fazê-los. Mas complementar com os outros integrantes é bem legal, principalmente por aumentar as possibilidades ao vivo.

    Sei como é cara, nem sempre podemos gravar do jeito que queremos. Aqui no Brasil paga-se muito caro pelos equipamentos que nos dariam chance de fazer boas gravações em casa mesmo. No mais, força aí e continuem com o trabalho de vocês!

    darkanil
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    kyo_ryo

    valeu mano, vou dar uma pesquisada nessa parte de compressor na master, e o eq da guitarra eu já tinha visto essa parada de cortar os graves, tanto que nessas mix as frequencias abaixo de 100hz nas guitarras estão todas cortadas, eu só não acentuei os médios-agudos, vou tentar essa na proxima mix.

    E o único motivo do vocalista não fazer os backs é exatamente por que nós não conseguiriamos fazer isso ao vivo, por isso estamos tentanto fazer todo mundo da banda cantar uashsuhasusa.

    Brigadão pelas dicas cara.

    darkanil
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    mais alguém?

    darkanil
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    up

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    bom vc gravou aovivo? pra min está audivel somente a guitarra não dá pra entender bem a mudança de acordes, mas claro dá pra melhorar, mas se tá gravado aovivo não tem muito o que mexer.

    aproveitando o topico vejam minha nova gravação nestá ainda não pude mexer no pan nas proximas musicas já comecei a fazer isso.

    http://www.youtube.com/watch?v=B7XiRGFSLpk

    darkanil
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fábio Santiago

    Cara tudo foi ao vivo menos a guitarra. A minha intenção não é mexer nessa e sim levar o maximo de dicas possíveis para quando eu for gravar no estúdio mesmo ter uma noção básica doque fazer.

    você gravou aonde essa música ai?

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    darkanil
    oi gravei em casa mesmo, gravei cada instrumento separado por canal e mixei no final, usei um gravador multibanda.

    sobre a sua gravação, quando vc for fazer uma outra vc tem uma noção maior, quando se grava canal por canal dá pra mexer e melhorar eq de cada instrumento aumentar volume etc, já no caso da gravação aovivo não tem como mexer em um unico intrumento. mas parabens tá bem audivel,

    darkanil
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fábio Santiago

    é quando se grava canal por canal é bem melhor pois dá pra equalizar melhor cada parte,nós gravamos o ensaio mais por causa da bateria e do vocal que fica ruim de gravar em casa,mas a 3 foi gravada aqui em casa canal por canal mas faz tempo e não tinha muita noção de mixagem(to aprendendo agora).

    eu achei bacana sua gravação,só achei o vocal meio baixo e a bateria não gostei muito do timbre dela,foi microfonada ou vst?

    darkanil
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de críticas quanto a essas mixagens