Sobre gravação e reverb

    Autor Mensagem
    sarueazul
    Membro Novato
    # jun/16


    Alguém pode me dizer como essa jovem bonita consegue deixar a voz com esse efeito? Ela coloca algum tipo de reverb na mixagem ou algo assim?
    Sou leigo para essas coisas e queria fazer parecido.
    https://www.youtube.com/watch?v=J3_DL0q9oq4

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Começa porque essa jovem bonita tem a voz bonita, uma ótima dicção, tem um mic e sala com acústica não só bonita mas ótima. O resto é compressão valendo, e um reverb de um lugar grande mas breve.

    sarueazul
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Valeu Ismah,
    O que seria um reverb de um lugar grande? Eu imaginei que fosse apenas um efeito de reverb que ela coloca na hora de mixar

    makumbator
    Moderador
    # jun/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    sarueazul
    O que seria um reverb de um lugar grande?

    É a reverberação de um espaço físico grande. Sabe quando você está em um local grande com grande reverberação sonora natural? Então, é mais ou menos isso (obviamente o Ismah sabiamente simplificou a definição para facilitar seu entendimento, mas no geral é isso mesmo). Mas nesse caso isso é colocado artificialmente na edição/mixagem.

    sarueazul
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    makumbator,
    Valeu cara, to tentando aprender mais sobre esse meio.
    Faz um bom tempo que venho tentando adentrar esse fórum, mas só consegui permissão recentemente.
    Tenho 1 milhão de dúvidas que vou precisar tirar com o tempo, espero que possam me ajudar na medida do possível hahaha
    Tenho um canal no Youtube e pretendo voltar com ele, mas os vídeos são fracos. Eu não cantava bem na época...
    Caso queiram ver: https://www.youtube.com/channel/UCVOrcVDgnBlqme1nx56DPAQ
    Abraços!

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Uma boa oportunidade

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/327260/

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16
    · votar


    sarueazul

    Quando curtir o trabalho de algum "youtuber", assista outros videos dele e obterá "pistas" valiosíssimas para "investigar"...

    Fora o que os amigos descreveram acima, vou de dar uma "dica", para você captar alguns detalhes muito "além" do que você escuta, ok? (é sério!)

    1- Essa "guapa hermosa" possui vários violões, entre eles o que ela usa neste clip, que é um Yamaha...no outro um Martin. Isso significa que ela sabe escolher um instrumento ou tem dinheiro para comprar... ou as duas coisas juntas.

    2- Cadê o microfone? Hummm, se não aparece na cena é porque ela esta usando um condensador, (que não precisa ficar grudado na boca, como um dinâmico)! Ela esta usando ao alto ou longe, para não aparecer no vídeo... então deve ser um microfone bom, hein?

    Bom e caro! olhando outros vídeos ela usa um similar a um Newman, não identifiquei o modelo, mas algo na linha de um Rode NT 1. Microfone de 1.500 reais! Puxa!! em outro vídeo ela esta usando um microfone Bluebird que custa R$ 2.000 paus! Isso significa que ela sabe escolher um microfone ou tem dinheiro para comprar... ou as duas coisas juntas, certo?


    3- No vídeo que você postou, quem esta lá comendo uma frutinha? A Shakira!! A Shakira vai na tua casa? Na minha nunca veio também!

    Acho que isso significa que a sua "guapa hermosa" é muito melhor relacionada que uma relés youtuber, certo?

    O que nos faz concluir, que tudo que há neste vídeo, ambiente, microfonação, captação, pós produção e o escambau é absolutamente profissional!

    Brinquei? Brinquei, mas as dicas e observações são sérias.... te garanto!

    JJJ
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    sarueazul
    Alguém pode me dizer como essa jovem bonita consegue deixar a voz com esse efeito?

    Se fosse feia tinha que ter um Newmann U87 escondido por ali, mas como é bonita, basta um Behringer C1 mesmo...

    Brincadeiras a parte, deve ter um bom mic condensador por ali, como bem disse o Lelo e, depois, uma boa pós-produção.

    sarueazul
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Lelo Mig
    JJJ
    Vocês tem razão, com certeza a mina tem uma equipe ótima pros vídeos.
    É, pra chegar nesse nível tem que caminhar muito mesmo!
    Valeu pelas dicas, vou tentar aprender um pouco mais sobre mixagem pra ver se chego perto do efeito dela.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    sarueazul

    Certo!...

    Agora que sacou o profissionalismo na bagaça, posso responder sua pergunta diretamente:

    "... queria fazer parecido."

    É possível sim, absolutamente possível, fazer de forma mais simples mas com bom resultado.

    - Você vai precisar de um bom microfone (não precisa ser top, nem muito caro, mas bom).

    - Vai precisar dominar e entender alguns detalhes de gravação, equalização e pós produção.

    - Uma boa interface de áudio, DAW e pluggins de ambientação e efeitos.

    - Fazer muitos testes.

    Você pode começar, aqui mesmo no FCC, procurando por tópicos sobre gravações caseiras, home studio, gravação de videos, e etc.

    Abraço!

    sarueazul
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Lelo Mig,

    Então cara, o que eu tenho aqui de mic são dois SM58 da Shure.

    Sobre entender os detalhes de gravação, equalização e pós produção, to correndo atrás também dos estudos.

    De interface eu tenho uma Behringer UCA222, mas não entendo o que seria DAW e os pluggins. Talvez algo que eu possa baixar no computador?

    Tenho a mesa de som, a caixa ativa, o violão, e o canal no Youtube com mais de 40 vídeos, que ta abandonado, mas quero voltar com ele hahaha

    Mas valeu, vou tentar correr atrás sim!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16
    · votar


    sarueazul

    Dois Shures SM 58, são suficientes para você começar com algo decente, mas alguns detalhes são importantes saber:

    Você pretende gravar principalmente voz e violão? É cantor?

    DAW >>> Digital Audio Workstation >>> Estação de trabalho de Áudio Digital >>> simplificando bastante para facilitar: Mesa de Som Virtual.

    O som que você grava será gerenciado por esta estação. Você poderá equalizar, ambientar, colocar efeitos, gravar em pistas separadas e etc. Manja o Audacity? É uma DAW simples, mas é DAW. Se não sabe nada sobre elas aconselho baixar uma FREE, para mexer e se habituar.

    Existem algumas free bem honestas para se habituar e desenvolver:

    http://www.mutools.com/mulab-downloads.html

    https://shop.presonus.com/products/studio-one-prods/Studio-One-3-Prime

    http://zynewave.com/podium-free/

    Etc...

    sarueazul
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Lelo Mig,

    Sim, é exatamente o Audacity que tenho aqui no pc, mas gostaria mesmo de saber uma plataforma mais decente, talvez até paga, para ter um trabalho de maior qualidade.
    Sim, só voz e violão, porém uso pedal de looping pra fazer batidas, bases e segunda voz.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    sarueazul
    com certeza a mina tem uma equipe ótima pros vídeos

    Não me dei esse trabalho que o Lelo se deu, mas é muito além de ótima. Pode apostar que ela tem um estúdio inteiro a seu dispor - como todo youtuber de sucesso, e como todo com qualidade no vídeo... A maioria tem uma agência de publicidade inteira ou coisa assim, enfiado por trás (ui!).

    Não dá pra fugir de um par de fresnel, condensador, uma ou duas câmeras de vídeo (foge das faz tudo), e lente vermelha caso o fresnel seja LED... Pós edição de vídeo é pra acabar (rs)... Ao menos uma máquina com duas placas de 1,5~2Gb pra vídeo...

    Não pra te desanimar, mas para depoimento... Um Martin Co. mais fuleira novo, não sai por menos de 10mil reais, o meu vocalista comprou 12cordas, mediano, mas usadão por uns 3,5mil dólares, a porra do violão é tão foda que faz até guitarra Fender de linha parecer um Tonante de dura pra tocar... Timbre é absurdamente bom, equilibrado.
    Tocamos a um mês um festival com o Cadu Pelegrini/Kiara Rocks de abertura... Ele trouxe um Martin 6 cordas, e também era de cair o cru da bunda...

    Pessoalmente nenhum violão soou assim até o dia de hoje, nem Taylor, nem Takamine, nem Yamaha, nem Gibson d'época.

    exatamente o Audacity que tenho aqui no pc, mas gostaria mesmo de saber uma plataforma mais decente, talvez até paga, para ter um trabalho de maior qualidade

    Use o Reaper, ele é bem honesto e free para trabalhos não-comerciais. Mas isso não é seu maior problema, a captação sendo boa, o resto vai. Mas a sala é tudo...

    makumbator
    Moderador
    # jun/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah
    Use o Reaper, ele é bem honesto e free para trabalhos não-comerciais.

    Na verdade ele não é grátis coisa nenhuma. Galera pela internet que entendeu (ou quis entender) isso errado. Basta ler no site para observar que há a licença com desconto e a mais cara para instituições e pessoas que faturem acima de 20 mil dólares/ano comercialmente através do programa. Mas nenhuma é grátis.

    $60 : discounted license.
    $225 : commercial license.
    You may use the discounted license if:
    You are an individual, and REAPER is only for your personal use, or
    You are an individual or business using REAPER commercially, and yearly gross revenue does not exceed USD $20,000, or
    You are an educational or non-profit organization.


    Só por não ter nenhum tipo de trava para impedir o uso contínuo as pessoas abusam. E isso mesmo com ele custando dinheiro de pinga perto de qualquer outra DAW...

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    60 doletas é 210 pila, nada fora do comum mesmo. Mas acho que a ideia mesmo do projeto de use "o tempo que precisar", ou não faz sentido a falta de trava.

    sarueazul
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    É então, Martin é sensacional.
    Lembro que uma vez tava no exterior e peguei pra tocar um que custava uns 2500 U$, lembro que a madeira do violão era cheirosa a ponto de dar vontade de morder hahaha
    Tenho um Little Martin aqui, igual aquele que o Ed Sheeran usa, o som é bonzão, apesar de ser mexicano.
    Vou tentar com o Reaper então.
    Obrigado pelas dicas amigos, vocês realmente manjam do assunto hahah

    Wade
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Sim, reverb.

    Original da sala + um pouco na mixagem.

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    makumbator
    Na verdade ele não é grátis coisa nenhuma.

    Cara, que estranho. Eu já havia lido algumas vezes a política deles, e jurava que antigamente era diferente. Acho que essa política foi alterada recentemente, não? Pelo que lembro de ter lido, caso fosse para uso pessoal apenas, sem fins comerciais, não precisaria pagar. Ou posso estar enganado.

    sarueazul
    Cara, estou vendo pelo celular, mas deu pra notar que a produção dos vídeos dela tem um nível acima da média. Desde a parte musical até o cenário, tudo parece ser pensado. Envolve equipamento visual também. Um canal que eu costumava assistir era o da Boyce Avenue. Tudo excelentemente produzido. E certamente caro.

    E se você quiser encarar esse rumo, investindo em equipamentos, tenha em mente que se você gastar uma grana num bom condensador, talvez você se frustre a princípio, porque às vezes é mais necessário um ambiente tratado (acusticamente) do que um mic caro. Esses condensadores são super sensíveis e podem captar até alfinete caindo.

    Aconteceu comigo. Comprei uns mics e quando fui gravar ficava cheio de ruídos e sons externos... Cachorro latindo, vizinho falando alto, TV de outros cômodos, trânsito da rua... Coisas que eu nem percebia que aconteciam. Pra você ter ideia, até o metrônomo soando no meu fone era captado pelo mic.

    Um aceno de longe!!!

    makumbator
    Moderador
    # jun/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Del-Rei
    Cara, que estranho. Eu já havia lido algumas vezes a política deles, e jurava que antigamente era diferente. Acho que essa política foi alterada recentemente, não?

    Não. Tem anos que a política é a mesma. Nunca foi grátis. Neguinho é que entende assim (por conta da demo não ter trava, apesar de explicitarem que a demonstração é de 60 dias). Mas sempre deixaram claro que mesmo para uso pessoal deve ser pago.

    O que me deixa triste (mesmo eu não usando o reaper) é que mesmo sendo muito barato (a mais barata de todas as DAWs não grátis) e sem nenhum tipo de trava, as pessoas ainda pirateiam (o que demonstra que o papo de "se fosse barato eu comprava" é pura falácia). Tem aplicativo de U$ 0.99 que é pirateado.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Quanto ao Reaper concordo inteiramente com as posições do Makumbator.
    Não é grátis não.
    Aliás esta advertência já aparece na tela quando você abre o aplicativo no caso de uso de software não registrado.

    sarueazul
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    É, fui pesquisar e o Reaper custa 60 U$, eu acho...
    Meio caro, mas parece ser sensacional.
    Deixa eu ver com vocês se a minha linha de raciocínio ta certa, pq afinal eu sou novo nesse meio de home studio e ainda to meio perdido.

    Eu gravaria, caso seja apenas voz e violão, um de cada vez pelo Reaper, usando a interface conectada à mesa, que estaria conectada com o violão e o mic.

    Feito isso, eu altero o volume e adiciono os efeitos em cada uma das faixas.

    Após isso, sei que devo fazer a mixagem, mas aí que está a minha dúvida...

    O que exatamente seria a mixagem ? O que eu deveria fazer em relação a isso?

    Tem algo a mais depois da mixagem?

    Grato a todos pela atenção, amigos

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    O que exatamente seria a mixagem ? O que eu deveria fazer em relação a isso?

    Te mandei um link lá em cima, confere ele.

    Tem algo a mais depois da mixagem?

    Sim, a masterização, que dá para encarar como o acabamento do áudio, e otimização para vídeo/u2b. E a mescla do áudio captado com o vídeo, e a escolha dos takes de vídeo etc. Há quem masterize nessa etapa, pessoalmente não gosto.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    sarueazul

    "Deixa eu ver com vocês se a minha linha de raciocínio ta certa, pq afinal eu sou novo nesse meio de home studio e ainda to meio perdido."

    Cara, de boa, justamente pelo motivo grifado acima eu meio que discordo do pessoal do FCC... Eu NÃO COMPRARIA Daw alguma!

    Isso quer dizer piratear? Não.... existem DAWs Free, algumas bastante honestas.

    Porque não comprar?

    Porque é um mundo novo que se abrirá, com muitas possibilidade e variantes, você precisa entender, aprender, treinar uma série de aspectos antes de perceber o que lhe é mais útil e amigável numa plataforma.

    Comprar uma DAW que não é a ideal para você, mesmo que custasse 1 dólar, é jogar dinheiro fora, num mundo que oferece algumas outras possibilidades honestas de iniciar.

    Pela suas perguntas, relativas a mixagem e etc, eu sugiro seriamente que você baixe uma DAW free e comece a "brincar" com ela..... esqueça o resto... não é o seu momento ainda.

    Wade
    Membro Novato
    # jun/16 · Editado por: Wade
    · votar


    Concordei com o Lelo Mig. Vai chover.

    E isso vale pra praticamente tudo quanto é software.

    PRINCIPALMENTE para DAWs, que são programas onde todos fazem praticamente a mesma coisa, seja o grátis ou o de 5 mil. O preço que se paga é pela praticidade, intuitividade da interface, funcionamento das ferramentas e, claro, nome.

    Não adianta comprar o Pro Tools e descobrir depois que não consegue se adaptar ao seu layout de funcionamento.

    Começa a produzir em uma free pra aprender o que realmente é importante: mixar bem.

    Depois quando já tiver um studio e for trabalhar profissionalmente com isso, aí compra uma licença do PT, porque o cliente quer entrar no seu estúdio e ver ele instalado. Nem que você não use ele, mas é vitrine. Infelizmente.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Lelo Mig
    Wade

    Acho que ficamos mal entendidos. Ninguém afirmou que o colega comprasse a DAW, mas foi comentado que a versão de teste do Reaper é sem restrições e que a licença é barata, o que torna-o acessível...

    Wade OFF...
    Concordei com o Lelo Mig. Vai chover.

    Filho da p... Começou mesmo, só porque eu marquei de pedalar amanhã... rsrs

    sarueazul
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Tranquilo pessoal, vocês tem razão!
    Vou começar a brincar no Audacity, ver no que dá
    Valeu!

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    sarueazul
    Baixa o LMMS esta é 100% free de verdade, não tem nenhuma limitação.
    É originário do Linux, mas roda no windows e é uma DAW (Digital Áudio Workstation), isto é uma estação de trabalho.
    Ideal para fazer o que você quer.
    O audacity é bom, mas não é uma DAW é um editor de áudio, que também dá para gravar, mas para sequenciar não é o ideal.
    Ambos tem os efeitos do linux, que são bons, e no LMMS dá para rodar efeitos e instrumentos VSTs., via Vestige, soundfonts, samplers e muito mais.
    Dá para usar os dois, criando o projeto no LMMS e depois masterizando no Audacity, ou no Wavosauro outro editor de áudio free muito bom.
    E aí você vai instalar os Vsts free, que tem bons, e vai ficar com um baita de um som, sem gastar um único centavo.
    Tem arpegiadores, muitos recursos, importa e exporta midi e outros formatos.

    https://lmms.io/

    Wavosaur
    http://www.wavosaur.com/





    makumbator
    Moderador
    # jun/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Opa! Tópico errado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre gravação e reverb