Ajuda: configuração para produçao-indicação?

    Autor Mensagem
    Lucas Araujo Gja
    Membro Novato
    # mai/16 · Editado por: Lucas Araujo Gja


    Bom dia pessoal. Comecei mexer a pouco tempo com produção, ja tinha
    mexido antes mas a muitos anos atrás, entao to por fora de tudo. Entao gostaria de pedir uma configuração boa pra vocês, para produzir rap e funk no geral, no maximo gravar um violão ou cajon a parte.
    O sistema linux é bom para esta função? cpu ou notebook? qual melhor? teria alguma indicação? tava pensando uma cpu positivo este aqui atenderia minhas necessidades?
    Não preciso nada profissional por hora, apenas uma maquina para aprender tranquilamente, algo para intermediario.

    Wade
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Computador, interface, um par de monitores ou boas caixas acústcas e um bom microfone.

    Computador acho que esse segura. Fico com um pé atrás pelo i3.

    Nunca usei Linux, então não posso falar sobre ele.

    Interface tem uma infinidade, depende do quanto você tem pra gastar.

    O mesmo para monitores e microfone.

    Lucas Araujo Gja
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    i3 é pouco? Microfone tenho um shure SV100 qual eu cheguei a gravar a uns 4 anos atrás, era tudo bem amador, mas n tive problema. Será q quebra um galho para inicio?
    Sobre o linux, todos sempre me falaram bem, mas como n mexo com computador a mto tempo, to desatualizado e fico com receio de precisar usar algum programa referente a produção nele e nao rodar.

    Wade
    Membro Novato
    # mai/16 · Editado por: Wade
    · votar


    Lucas Araujo Gja

    Eu uso um i5 e passo por uns perrengues DE VEZ EM QUANDO. Nada que realmente me atrapalhe. Isso quando estou forçando muito a máquina em um projeto com muitas trilhas e muita simulação e efeitos envolvidos.

    Mas no "dia-a-dia" é bem tranquilo. Não lembro como era com o i3. Espera pra ver se alguém que também usa ele responde e relata como fica o processamento.

    Acho que o microfone serve pra início. Pra gravação eu prefiro condensadores, mas é questão de gosto, saber usar e da proposta.

    Sobre o Linux, existe esse risco mesmo. Espera alguém habituado a ele comentar.

    Você mencionou o termo "intermediário". Primeiro, o que seria intermediário pra você?

    Na MINHA interpretação, intermediário é algo que fica no meio do caminho entre o equipamento de entrada e o equipamento top.

    Uma mesa Behringer de 4 canais é equipamento de entrada. Custa uns 200 temers. Uma SSL 8000G Plus é um equipamento top. Custa eu, você, todos os membros do fórum e 3 rins. No meio termo temos equipamentos caríssimos, mas que não estão nem perto do nível máximo que existe no mercado.

    Então PRA MIM, um equipamento "intermediário" é caro pra cacete. Você não monta um estúdio "intermediário" com menos de uns 200 mil temers. Isso um estúdio bem pelado.

    Então primeiro veja quanto você pode gastar em relação à sua necessidade. E aí sim começa a busca pelo melhor DENTRO do seu orçamento.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Lucas Araujo Gja

    Processador:
    Olha eu tenho um I3 da positivo também já faz uns três ou quatro anos com 8 GB de RAM, e dois Hds de um Tera.
    Olha tá começando a patinar tem hora que conforme o VSTi que se usa não aguenta, e tenho que gravar track por track.
    Como vai começar do zero tem que ser um de última geração, mas sabemos que conforme a configuração pode ficar salgado, mas procure o melhor processador possível, e o I3 já esta superado, e num curto prazo você vai ter problemas, acho que do I5 para cima.
    Mas cuidado, a classificação dos processadores é bem confusa, e as vezes um processador que parece top mesmo tendo I8, não é top, sãs as armadilhas dos processadores.
    E comprar um computador de 64 bits.
    Eu usaria dos dois sistemas em dual boot, o windows e o linux na mesma máquina.
    Claro o Linux requer um certo aprendizado, mas já faria logo no ínicio, pois a máquina comprada, pode ser com o windows, e aí instala o Linux, fica mais fácil.
    Normalmente a versão do Linux que vem nestes computadores não é a ideal para áudio, por causa do coração do sistema, e se comprar vai ter que instalar outra distro preparada para o áudio em cima, só que dai vai perder a garantia da máquina.

    Linux
    É uma boa opção para quem quer usar softwares livres, isto é gratuitos.
    Eu até anos atrás usava o Linux, neste mesmo computador, com dual boot, e até 3 sistemas operacionais diferentes.
    Tem vários softwares com destaque para o Ardour que é uma DAW completa, e outros programas, que não cabe aqui detalhar.
    Usava a distribuição do Ubuntu Studio, não por ser a melhor em áudio, mas por ser a mais estável, e completava a instalação com mais programas.
    Até o Reaper que é uma excelente DAW paga com um custo benefício bem baixo roda no Linux, via o programa Wine, assim como outros programas.
    Quero voltar a usar o Linux junto com o Windows para o áudio mas só vou poder fazer isto quando adquirir um computador novo, e partir tudo de novo do zero.
    Este é o melhor momento para criar dual boot, do zero e fazer a instalação limpa.
    O maior problema são os VSTs que são programas projetados para uso no Windows, mas dá para configurar, mas ocorre uma certa perda no desempenho, e assim o computador tem que ser bom.
    Sou adepto do Linux, se depende-se só de mim só teria este no meu computador.
    Mas como o Windows tem um monopólio em muitas coisas do meu trabalho profissional, sou obrigado a ter o windows de qualquer forma.

    Interface de áudio
    Vai precisar também de uma boa interface de áudio, recomendo uma que aceite boas resoluções, isto é que trabalhe no mínimo com 24 bits e 96khz.
    O mais usual vai ser usar 24 bits e 44,1 Khz, e quando for distribuir o áudio para as mídias mais usais vai exportar em 16 bits e 44,10 Khz.
    E também é importante que a interface de áudio tenha bons pré amplificadores, e conexões de entrada e saída conforme o que você deseja fazer, e a faixa de preços de um produto, não top, mas razoável, vai ficar lá pelos R$ 600,00 até 1.200,00, e aqui você vai ter que fazer outra pesquisa.
    No site da Eletrolegal tem várias interfaces a venda, pesquise aqui já dá para ter uma ideia dos preços, com destaque para a Focusrite, Tascam e Steimberg entre outras , as do Maudio não recomendo, pois o histórico é de não durar muito, e volta e meia dão problemas de configuração.
    Tem também as interfaces da Roland que são muito boas, mas tem que pesquisar em outros sites.

    Monitores de áudio
    Vai precisar também, assim como bons fones de ouvido, outra pesquisa será necessária.

    Auxiliares
    Cabos de áudio, cabos de conexão, cabos para uso com instrumentos, microfones e outros acessórios.

    Softwares
    Aqui a conta fica pesada, melhor começar aos poucos usando mais softwares livres, e aos poucos ir comprando o que for necessário de acordo com os estilos musicais que você gosta.

    E ainda tem outras questões com a ambiência do estúdio, paredes etc..., tratamento acústico e mais.
    Estou partindo do princípio que o que você deseja neste momento é um estúdio caseiro (home studio) simples, que dê para fazer o que você quer.
    E o seu estilo esta mais para a música eletrônica, assim deverá saber escolher os softwares mais apropriados.
    Para a música puramente eletrônica Rap, e outros que você citou, as DAWs mais indicadas são o Ableton e Fruity Loops e o Reason, muito embora outras como o Mixcraft Pro Studio que uso dê conta do recado em quase todos os estilos.
    Eu ficaria com o Reason, que não precisa de Vsts, e já vem com muitos sintetizadores e bons instrumentos para qualquer estilo, além de que existem milhares de Refils gratuitos de boa qualidade, para este sistema, que repito não usa VSTs é um outro formato, que só roda no Reason.

    Então primeiro você vai ter que pesquisar tudo isto, para ter uma melhor ideia de quanto vai custar tudo, para depois saber escolher melhor dentro das possibilidades de seu orçamento.
    O importante é ter um bom equilíbrio entre os componentes.
    Então tem que ter calma e não se precipitar para não cometer erros.

    Bom retorno e boa sorte.

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Adler3x3
    Mas cuidado, a classificação dos processadores é bem confusa, e as vezes um processador que parece top mesmo tendo I8, não é top, sãs as armadilhas dos processadores.

    Excelente observação. São inúmeros modelos de i3, i5 e i7. Tem muitos i5 que são mais lentos que alguns i3, muitos i7 mais lentos que alguns i5, etc.

    Falar que está comprando um i3 é tão vago como dizer que está comprando um "carro com 4 rodas".

    Apenas olhando NESSE SITE de comparativo entre processadores, temos 109 modelos processadores i7 e 66 de i5 apenas considerando laptops, fora os que existem de desktops.

    Vale lembrar que os processadores mais novos por exemplo de 5ª e 6ª geração tanto i5 quanto i7, tiveram seu maior avanço em relação à economia de bateria, são processadores que sugam muito pouco, e com isso veio a contrapartida na velocidade. É bastante comum encontrar um processador de 3ª e 4ª geração muito mais rápido que um de 5ª, o que se procurar com calma, seria o caso de pegar um laptop usadinho que seria mais rápido e bem mais barato que um novo. Por exemplo, se olhar o link que mandei, verá que um i7 3630M de 3ª geração é muito mais rápido que um i7 5500U de 5ª geração que se encontra em diversos laptops novos na faixa de R$4mil. Vale ressaltar ainda para exemplificar o que eu disse ali atrás que o 5500U apesar de ser i7 não é lá muito rápido, temos diversos i5 mais rápidos que ele se olhar a lista com calma. Tão importante quanto o processador é ter indispensavelmente uma SSD hoje em dia. Está extremamente barato uma de 120gb e foi o upgrade que deu a diferença mais absurda que fiz até hoje, a mudança é muito drástica pra melhor.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Iversonfr

    Bem lembrado, esqueci de citar os discos SSD.
    O meu notebook velho com 120 gb troquei por um SSD do mesmo tamanho, e gastei pouco, e o velho note renasceu, e ganhou uma sobrevida.
    Claro em áudio é muito pouco espaço, mas dá para administrar, junto com outros hds.
    O ideal é montar o seu próprio computador, comprar desde o gabinete, placa mãe etc., tudo separado e bem escolhido, claro vai gastar mais, mas vai ter uma boa máquina, se não sabe fazer, um bom técnico pode ajudar até a fazer o orçamento.
    E conforme o caso até um bom notebook pode ser a solução.

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Lucas Araujo Gja

    Pra mexer tá bom demais, se decidir trabalhar precisa investir em "gear".

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Adler3x3
    O ideal é montar o seu próprio computador, comprar desde o gabinete, placa mãe etc., tudo separado e bem

    Montei o meu em 2010 e segura o tranco até hoje!!! Só montaria um outro pelo quesito RAM. 24gb de memória não estão sendo mais suficiente pra mim! Partiria logo para um de 64gb ou mais e colocaria ele como escravo.

    Wade
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    24gb de memória não estão sendo mais suficiente pra mim!

    Como andam as coisas aí na Nasa?

    Calime
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Jabijirous

    24 Gb de RAM.....

    o_O

    Deixa eu aqui com meus parcos 4 Gb, kkkkkk....

    Lucas Araujo Gja
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Boa tarde grupo. Agradeço a todos pelas resposta, vai me ajudar muito. Como disse, é para inicio mesmo, não pretendo mexer com produções grandes que precise usar varios canais para instrumentos, mesas e tal... nem sei como funciona essa parte direito, vi num estudio e só tive uma pequena noção. É algo para produzir mais funk e talvez rap e pelo q tenho visto dos DJ q fui, não precisa de muito computador pra isso. Mas é sempre bom pesquisar né.

    Vou dar mais uma pesquisada e se não encontrar outro q se encaixe no meu bolso, irei comprar esse mesmo. Qualquer indicação é bem vinda rs to com 1600$ para cpu

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Wade
    Calime
    Se vocês tiveremFacebook,

    Foi a quantidade de memória que eu usei pra fazer essa música!
    https://youtu.be/IaFCX6C7DAw

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Lucas Araujo Gja

    Tocou em funk, acabou a ajuda por aqui kkk
    Bicho se tu for mexer com sample, VSTi, etc, vais precisar mais memória que se for mexer com gravações e tracks de áudio. O Mixcraft é voltado para uso de loops, vale dar uma olhada, mas não tem pra onde correr, VSTi come memória RAM.


    Jabijirous
    Wade
    Calime

    Senhores nada estranho nisso. Processamento (edição) de vídeo a nível profissional, só com 32 em diante ou não tem negócio - bem vindos ao 4K rsrs
    Com os últimos lançamentos, surgiu a opção de 128Gb de RAM.E não é nada de outro planeta, custa 5mil, para quem depende disso profissionalmente é um investimento.

    http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/05/corsair-lanca-prim eiro-kit-de-memoria-com-128gb-ddr4-preco-e-salgado.html

    OFF

    Operar com duas placas de vídeo (mesmo que medianas) é algo que é mais negócio, mas poucos sabem. Assim tu soma o clock delas, tornando-as mais rápidas, com custo menor. Com isso minha máquina dos sonhos, está menos longe e com mais desempenho. Só falta a grana - e vai ficar pra mais tarde ainda, pois primeiro preciso da CNH e de um veículo. Sad but true!

    Calime
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Ismah

    Senhores nada estranho nisso.

    Dentro do seu universo somente, kkkkkkkk.....

    Mesmo estudio intermediário aqui rola com frequencia 16 Gb. Home studio a galera tá em peso nos 8 ou no máx 16 Gb, fora um krinha zika das produções aqui que tem um pc fuderoso com 64 Gb (gastou mais de 18k nesse pc).

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Pra quem trabalha com áudio, 16gb tá muito bom. O cidadão tem que investir em ssd.

    Além dos meus 24gb de memória eu tenho 4hds, sãõ eles:

    1 ssd para o sistema operacional
    1 hd de 1tb para o áudio
    1 hd de 1tb para os samples
    1 hd para armazenamento

    Meu próximo investimento será a compra de mais 3 hds, sendo mais um ssd e dois hds de 3gb ou 4gb.

    O meu primeiro projeto foi ter cada cada naipe da orquestra em seu devido hd. Um hd só pra cordas, um só madeiras e por aí vai. Mas, por questões financeiras, a época, não consegui.

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu tenho um note com Core i7 de 5°geração de 2,4GHz. Que quando necessário chega a 3,0GHz. É excelente! Já que tu vais iniciar do zero, é uma dica.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Calime

    Pode ser, eu gosto de jogos, edição de imagem, e vídeo, o que exige muito das máquinas... Andei me enfiando em TV's ultimamente, e vi coisas que chegou a tremer a mão... Mas em informática doméstica, já eram os tempos de HD com 500Gb, 12Gb RAM... No nível top, o click do mouse demora mais que a música para abrir...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda: configuração para produçao-indicação?