Toca disco > preamp > interface de áudio > monitores ativos Pode?

    Autor Mensagem
    A. Ramos
    Membro Novato
    # abr/16


    Boa noite, pessoal. Estou montando um home studio e junto com ele pretendo pegar um Audio-Technica AT-LP120, tanto para ouvir meus vinis quanto para digitalizá-los ou sampleá-los. A questão é: quando eu quiser apenas ouvir meus lps, existe a possibilidade de conectar o preamp do TD aos monitores (KRK Rokit 6 G3) pela interface de áudio sem a necessidade do PC estar ligado? Sei que existe a opção de conectar o preamp direto nos monitores, mas nesse caso eu teria que ficar plugando e desplugando os cabos toda vez que alternasse entre o uso do TD e da interface.

    Li num fórum gringo que pode-se usar dois cabos em Y (um pra cada monitor) para ligar tanto o TD quanto a interface aos monitores, mas que isso não é aconselhável... Alguém saberia dizer o motivo? Porque isso significaria um setup dedicado para o TD e outro para a interface, e meu problema estaria resolvido.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Se a interface tiver FONTE PRÓPRIA, e a função direct out, sim.

    Split físico sempre é problemático, entre outras coisas, por ser um divisor de tensão.

    shoyoninja
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    A. Ramos
    Pode testar sem problemas o cabo em Y.

    O máximo que vai acontecer é aumentar o nível de ruído. Construa bem os cabos, tenha certeza absoluta de que o ground está bem soldado em todos os conectores e mantenha sempre todos os cabos plugados (desligando um ou outro equipamento conforme o caso).

    Você ainda vai ter trabalho em refazer as ligações quando quiser gravar o LP através da interface.

    Se isso é de fato tão incômodo, sugiro um patch panel ou uma chave seletora.

    A. Ramos
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Trocar a interface por um mixer logo seria uma solução? Já que o mixer teria fonte própria e então eu não dependeria do computador pra jogar algo para os monitores. E de quebra ganharia mais canais.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Seria sim uma das possíveis soluções. Sugiro um pré para vinil também, pode ser que funcione melhor.

    MMI
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    A. Ramos

    Tem várias opções aí... Depende do que você quer e o que vai priorizar, além da grana envolvida.

    Uma ideia seria pegar por exemplo o excelente amplificador hi-fi do Pedrone e caixas passivas ao invés do KRK Rokit, nele você selecionaria a fonte de som - toca disco, interface, iPod da vida, o que for. Dependendo das caixas dá para alimentar coisa grande e com extrema qualidade. O som deste hi-fi é impressionante, qualquer estúdio estaria bem equipado com ele.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    MMI

    Vou discordar vêemente! Nenhum estudio PROFISSIONAL ficaria bem com eles de monitor! THD e compressão TENDEM a ser mais fortes, isso é bem desejável num amp para se ouvir música, mas não num monitor de estúdio. Pois mascararia falta de agudos ou excesso de graves, e mostraria a música com um RMS mais alto que de fato tem.

    O Pedrone é um ás dos valvulados e disso ninguém precisa ter dúvida. Mas para instrumentos...! Faltam informações imprescindíveis para um amp Hi-Fi.

    É bom pra ouvir música? Sim
    Serve para mixar EM CASA? Sim
    Serve para mixar NO ESTÚDIO GRAVANDO CD? Talvez. Dizer que não é uma audácia, mas não é o usual pelos motivos acima.

    MMI
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ismah

    Eles de monitor? Quem é "eles"?

    THD e compressão TENDEM a ser mais fortes, isso é bem desejável num amp para se ouvir música, mas não num monitor de estúdio.

    Isso aí é um amp com KT88 de baixo THD. Pode ser mais alto que amplificadores SS para estúdios, mas para homestudio funciona bem. Muito bom para monitor midfield, serve bem sim, até para nearfield. Ajuda muito em master pois tem um amplo espectro, não tem nada a ver com amplificador valvulado de guitarra.

    O Pedrone é um ás dos valvulados e disso ninguém precisa ter dúvida. Mas para instrumentos...! Faltam informações imprescindíveis para um amp Hi-Fi.

    Hã?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    MMI
    Eles de monitor? Quem é "eles"?

    Pedrone HF70 e qualquer valvulado Hi-Fi...

    Isso aí é um amp com KT88 de baixo THD.

    Isso não prova muito... Acredito que o Pedrone seja capaz, mas ainda terei de ouvir algumas orelhas de morcego pra concordar que seja de fato bom para estúdio. Como disse acima, para Home está mais que bom.

    não tem nada a ver com amplificador valvulado de guitarra

    Qual é, amp é amp, não muda muito, tirando o caso de high-gain com uma dúzia de prés é claro... Fender é basicamente um amp hi-fi da década de 30~40, com um mid-scoop gigantesco no tone stack (que é o que define um amp de guitarra). Tem detalhes bem pequenos, e que geram grandes diferenças, mas a estrutura básica é a mesma.

    Hã?

    Acredito que o Pedrone saiba o que está fazendo nos Hi-Fi, mas ainda falta algumas manhas pro amp ficar bom COMO MONITOR. Novamente, para um HomeStudio, é sim bom.

    MMI
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ismah

    Sugiro a você que abra um pouco sua cabeça, não fique tão preso a conceitos puramente teóricos, algumas vezes falaciosos.

    Provar, ninguém vai provar nada. Impossível, não é o caso. Mas assim, eu fui lá, liguei, ouvi, ouvi algumas gravações famosas, ouvi pré-mix minha. Não tenho orelhas de morcego, não quero ter, não sou mais que ninguém. Mas soa bem. Talvez mais legal que uns McIntosh, mas já vi estúdios usando Cary e tenho a impressão que dá para encarar e testar master com esse nacional sim. Pode não ser exatamente para isso que foi pensado, mas com toda certeza funciona.

    Qual é, amp é amp, não muda muito, tirando o caso de high-gain com uma dúzia de prés é claro... Fender é basicamente um amp hi-fi da década de 30~40, com um mid-scoop gigantesco no tone stack (que é o que define um amp de guitarra). Tem detalhes bem pequenos, e que geram grandes diferenças, mas a estrutura básica é a mesma

    Não, muda tudo. Muito Fender, principalmente os tweed, saturavam logo de cara. Comum isso nos Fender. Amp hi-fi com mid scoop gigantesco não é hi-fi. Este é um amp pensado para não saturar, KT88 (essa foi uma válvula feita para ser hi-fi), feito para ser o mais flat possível inclusive nos extremos. Esse é um amp de grandes diferenças, que o Pedrone diz ser a menina dos olhos dele, o que ele mais adora construir.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Tudo bem, se é essa sua premissa, não serei eu a derrubar ela. Tem a minha que é contrária.

    shoyoninja
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    mid-scoop gigantesco no tone stack (que é o que define um amp de guitarra)

    Não.

    boblau
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ismah

    Se eu entendi a discussão, vc não concorda com amplificadores hifi valvulados para estúdios?

    Não vou me lembrar do nome, mas um dos melhores estúdios que eu já fui, no bairro de Santo Amaro em São Paulo onde praticamente tudo era valvulado, inclusive os powers dos.monitores . E era muito bom.

    Confesso que atualmente não conheço os últimos equipamentos disponíveis.

    JJJ
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Sem querer interromper as brigas...

    Algumas interfaces tem entrada de nível phono (ou ajuste para compatibilizar)... A minha é simplérrima e tem. Dá uma olhada aí no seu manual, A. Ramos. De repente a sua tem e você não sabia...

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    shoyoninja

    Conte-nos o que mais diferencia um amp "normal" de um amp de guitarra, além dos exagerados níveis de ganho na entrada, e o scoop*.

    * Não encontrei esquema dos Vox, acredito que eles tenham apenas HPF e LPF...

    boblau
    vc não concorda com amplificadores hifi valvulados para estúdios

    Não concordo que sirvam de monitores de referência para mixar ou masterizar. Especialmente o do Pedrone que tem um projeto novo em mãos, ainda precisa amadurecer um pouco ao meu ver.
    Por exemplo o Carlos Mergulhão (DX ou Destroyer) é um cara que trabalha a pelo menos 40 anos com Hi-Fi, e ainda encontra falhas nos seus projetos que monta a 20 anos. Resumidamente... apenas acho que o Pedrone é experiente em amps para instrumentos, mas precisa maturar mais um bocado nessa área, para criar um monitor de referência, e não apenas um amp Hi-Fi.

    boblau
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ismah
    Não concordo que sirvam de monitores de referência para mixar ou masterizar. Especialmente o do Pedrone que tem um projeto novo em mãos, ainda precisa amadurecer um pouco ao meu ver.

    Tem uma coisa ainda que eu não entendi: vc já testou o equipamento do Pedrone para afirmar isso? Já usou?

    Desde quando projetos novos não deveriam funcionar plenamente? O Pedrone, pelo que me consta, não é nada bobo com sua marca e imagem. Só olhar os produtos dele. Experiência em valvulados sobra para ele. Precisa amadurecer o que, se vc nem ouviu o equipamento?

    Se vc não testou e usou o novo ampli hifi dele, posso afirmar aqui, que sua opinião não está embasada o suficiente para ser levada em conta.

    Como diz meu pai - "Achar é não saber..."

    Me desculpe a sinceridade deste post, mas te falando diretamente: cuidado com o que se afirma como verdade em um fórum de internet. Alguém pode acabar prejudicado e além do dano que se causou a outros (o que pode não significar nada para alguns, mas para mim é muito grave), vc pode acabar processado por este dano.

    boblau
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    A. Ramos

    um mixer ou uma pequena mesa de som de qualidade, resolve o seu problema.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ok, não encosto nessa briga nem com um espeto de 6 metros. Vou me ater à questão inicial.

    Primeiro, esse toca-disco tem preamp embutido, né? Eu tenho um Audio Technica de outro modelo, mas pelo que vi nas fotos é o mesmo esquema: tem uma chave atrás pra escolher entre saída line e saída phono, certo? Você estava pensando em usar a saída phono e plugar um preamp externo?

    Segundo: qual é a tua interface? Isso elimina um monte de especulação sobre entradas e alimentação.

    Terceiro: um splitter físico não é nada tãão problemático assim. Se o cabo em Y te parece gambiarra demais, tem splitters chaveados que podem resolver teu problema. Um amigo meu tem um Arcano (pra fins totalmente diversos do seu, mas acho que serviria) com 8 entradas e 16 saídas selecionáveis, e o melhor: é passivo, o que eliminaria tua preocupação com energia.

    Esse amp do Pedrone me deixou babando... mas seria coisa demais pra usar com o meu humilde Audio Technica. Quando eu estiver com uma turntable mais cara posso pensar no caso! Hehe...

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    boblau

    Estão levando para o lado que eu não quero. Como disse acima, não duvido que tenha uma ótima qualidade, o Pedrone sabe o que está fazendo, e já provou isso diversas vezes. Mas para SERVIR DE MONITOR DE QUALQUER ESTÚDIO, como o MMI afirmou linhas acima, ainda é precipitado dizer.

    shoyoninja
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    No geral o debate nem faz sentido.

    O autor já tem caixas e pede uma forma de selecionar entradas.

    Espero que não gaste R$6000,00 em uma chave seletora. Mas se for o caso, faço por uma excelente por R$5500,00 :P.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Toca disco > preamp > interface de áudio > monitores ativos Pode?