Préamp da interface X préamp + interface

    Autor Mensagem
    Rmiguez
    Veterano
    # mai/12


    Pessoal,

    hoje eu gravo voz em um mac com uma interface firewire, a firestudio mobile da presonus, que já possui 2 entradas XLR com préamp octane...

    minha dúvida: consigo melhorar significativamente o resultado utilizando um préamp ligado na placa e o mic lplugado no préamp, no lugar de plugar o mic direto na placa??

    .. pensei por exemplo no blue tube da própria presonus..

    Como faço para saber as diferenças entre o octane (que já é embutino na placa) e o blue tube? A quais parâmetros devo me atentar?

    Obrigado!!!

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Rmiguez

    Melhorar é bem relativo. O pré de sua interface é mais para transparente, você pode mudar o resultado com um pré mais coloridão. Aqui explica melhor isso.
    A verdade é que ás vezes determinado pré soa melhor que outro, mas por conta de quanto ele "colore" o som, ou seja, o pré timbra o som. Os prés valvulados tem essa característica de dar alguma distorção ao som, que pode ser legal ou não.
    Outra característica que muda é a quantidade de ganho que o pré dá, especialmente sem acrescentar distorção. Em linhas gerais é isso que muda.

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Rmiguez
    Depende do gosto da pessoa.
    Eu já prefiro um som mais puro, e com menos colorido possível. Ideal se o som fosse como se o cantor estivesse alí cantando pessoalmente, a um metro de distância do seu ouvido. Assim, pra mim quanto mais deterioração do som, pior.

    Mas outros gostam do som mais colorido, (por exemplo) para imitar a gravação do fulano de tal, lá dos anos 60, ...
    Aí nesse caso é considerado sim, melhora.

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MMI
    El_Cabong

    Pessoal, muito obrigado!! ajudou bastante.. é que vou pro EUA agora no meio do ano e estou na dúvida se pego um microfone ou um preamp desses...

    eu gravo com o C01.. mas não sei se vale a pena investir em muita coisa em mic tb, pq minha sala não é tratada...

    enfim, obrigado pela ajuda!!

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Rmiguez

    mas não sei se vale a pena investir em muita coisa em mic tb, pq minha sala não é tratada...

    O "valer a pena" é algo pessoal e muito relativo. Mas um mic bacana, um pré legal conseguem mudar seu som mesmo numa sala não tratada. Claro, não é por isso que você vai comprar um Neumann U87 por exemplo, mas dentro de um custo-beneficio é possível conseguir bons resultados.
    Eu mesmo em casa gravo com uma Duet2, um pré Millennia e uns mics (Neumann e AKG). É bom ter opções em casa sim, mas depende de seus objetivos.

    Rmiguez
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMI

    Então, já que você tocou nesse ponto.. eu jáfaço gravções amadoras tem um tempinho.. melhorou muita coisa com o equipamento que comprei, mas falta o principal: conhecimento...

    Li livros, peguei dicas na net, mas agora vou começar a investir e estudar isso mesmo, fazer cursos e tal, pra começar a dar uma cara mais profissa e tentar pré-produzir (ou até produzir boa parte) minhas composições com o máximo de qualidade dentro do orçamento...

    Minha ideia é dar uma tratada na sala, comprar lá fora um pré-amp, um mic versátil e um condesador daqueles pra gravar instrumentos..

    Sabe se algum daqueles kits da MXL (tipo esse: http://www.bhphotovideo.com/c/product/650167-REG/MXL_550_551R_550_551_ Condenser_Ensemble_Microphone.html) presta? tem algum outro kit que recomenda???

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Rmiguez

    Diz aí o que exatamente você quer gravar...

    Rmiguez
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Voz, violão, percussão....

    guitarra e baixo eu gravo com pedaleira / DI, acho q não se aplica..

    bateria é com teclado ou sequenciada..

    O estilo é MPB, pop...

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Rmiguez

    Legal. Não sei se você viu, mas recentemente eu e um pessoal aqui do fórum escrevemos uma apostila cheia de dicas. Pode te ajudar.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/286715/

    De fato, um condensador de diafragma grande pode ajudar bastante. Mas se você puder, eu sugeriria pegar um condensador grande e um pequeno. Um kit que resolve bem é o da Audio Technica. Outras marcas também tem ou se pode montar, a Shure tem o SM27 + PG81-XLR, a AKG o Perception 120 e 170 e por aí vai. Eu não curto muito os MXL e os Behringer, mas dá para gravar em home studio sim.

    Os prés você precisa pensar bem. Lembre que geralmente o custo acompanha a qualidade, você já tem prés na sua interface que fazem bem a função, então teria que pensar o que um pré externo iria te acrescentar, o que buscar num novo pré. Quer um pré valvulado para dar um "calor" e colorir seu som? Pode ser... Eu uso pouco, mas não deixo de gostar. Talvez um "channel strip", que já venha com compressor e eventualmente de-esser ou expander, enhancer, equalizador dependendo de sua necessidade. Aí sim já pode dar diferenças interessantes nas suas gravações.

    Rmiguez
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Rmiguez
    · votar


    MMI

    Muito obrigado mesmo.. dicas muito valiosas aí!!!

    Não tinha visto ainda a apostila, participo um pouco mais do fórum de canto.. Mas já está baixada!! Muito bacana ser free.. se um dia eu tiver conhecimento pra contribuir, não vou hesitar!

    Vou dar uma olhada nos mics que você sugeriu...

    Abraços!!

    Rmiguez
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMI e El_Cabong

    Pessoal, aproveitando aí, se puderem dar uma avaliada lá nas minhas gravações, com critérios mais técnicos mesmo, agradeço... : www.myspace.com/loungeacustico

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Rmiguez

    Só pude ouvir com mais atenção agora. Logo de cara já vi que você é bom, está num caminho bacana.

    Achei violão meio magrinho. Como você gravou? Acho que você devia dar uma encorpada no som dele.

    Achei as gravações um pouco baixas, talvez se subisse um pouco o nível delas seria mais legal. A Caleidoscópio já ficou um pouco melhor em relação a isso. Sugiro que você use um pouco mais os plugins de masterização, como compressor, limiter, exciter, spread stereo e por aí vai, seu resultado vai melhorar bastante. Eu acabei de pegar nesse feriado último uns plugins da Waves, em particular uns do Eddie Kramer (você deve conhecer, um produtor e engenheiro de áudio responsável por trabalhos do Led Zeppelin, Buddy Guy, Carl Perkins, Kiss, Hendrix, Beatles, Rolling Stones, David Bowie, Peter Frampton, Santana, Anthrax, Carly Simon, Brian May... Já fez de tudo que é estilo). O nome do cara pesou na hora que eu vi que os plugins levavam a assinatura dele. Cara vou te dizer, são outro patamar de plugins, nem se compara com plugins gratuitos ou os nativos dos programas, pelo menos os que eu testei. Legal que nem paguei ainda (no Mac eu pago, no Windows eu "pego emprestado" com um torrent da vida mas quase não uso para gravações o Win), a versão de testes permite usar 10 dias sem restrições, mas com certeza vou pagar porque gostei muito.

    Em resumo, está bom mas dá para melhorar isso aí. Abç

    Rmiguez
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMI

    valeu cara.. vc me deu uma animada boa agora.. o violão foi em linha mesmo.. e sobre masterização, só usei compressor mesmo.. mas eu não tenho conhecimento técnico.. foi só ouvindo e tentando fazer soar melhor..

    sobre plugins, só tenho os nativos, mas tb é pq não investi ainda, e não estou usando o pro tools, que pretendo usar quando eu estudar mais a fundo mesmo!!

    obrigado por ouvir e comentar cara.. boa sorte com os novos plugins e se tiver algum som seu pra postar aí.. ficarei feliz em ouvir!!

    Abs.

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Rmiguez

    Tem alguns sons que usei plugins nativos, alguns poucos usei o T-racks, mas ainda não upei nenhum com o Waves. Mas de violão tem de nylon e de aço, mais alguns com guitarra archtop ( som1 e som2). São demos caseiras, dá um desconto... hehehehe

    Homem Cueca
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMI
    Eu acabei de pegar nesse feriado último uns plugins da Waves, em particular uns do Eddie Kramer (você deve conhecer, um produtor e engenheiro de áudio responsável por trabalhos do Led Zeppelin, Buddy Guy, Carl Perkins, Kiss, Hendrix, Beatles, Rolling Stones, David Bowie, Peter Frampton, Santana, Anthrax, Carly Simon, Brian May... Já fez de tudo que é estilo). O nome do cara pesou na hora que eu vi que os plugins levavam a assinatura dele. Cara vou te dizer, são outro patamar de plugins, nem se compara com plugins gratuitos ou os nativos dos programas, pelo menos os que eu testei.

    Cara, o grande lances desses plugins do Eddie Kramer na verdade é que eles são meio que "presets". Agiliza bastante quando você precisa fazer algo rápido e bom. Coloca ele lá, escolhe algum preset, muda uns parametrozinhos e pronto, mas a coisa fica meio pasteurizadona. Pra pré-produção e talz eu acho legal pra caralho usar uns plugins assim. Mas pra trabalhos finais e que vão levar o seu nome, eu acho muito melhor você conhecer os seus plugins individuais e saber exatamente o que quer com cada plugin. É completamente diferente você usar algo presetado pelo Eddie Kramer e usar inserts que você escolheu a dedo, mixou a dedo cada parametro de cada plugin ou hardware. O resultado final é outro, tem a personalidade do técnico contida na música. Cada técnico, depois de anos de experiência acaba criando uma personalidade forte em mixagens, não que todas soem iguais, longe disso, mas é algo que não acho legal abrir mão. É algo que só se adquire experimentando plugins e equipamentos diferentes.

    Rmiguez
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMI

    Cara.. curti mto a qualidade das suas gravações de violão... mto legal mesmo... mas guitarra que fiquei de cara... até pq me amarro em fly me to the moon!!!

    Parabéns ae !!!

    .omni
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: .omni
    · votar


    MMI
    Conhece os MDW?

    .omni
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Homem Cueca
    Eu discordo, eu acho que acima de tudo esses plugins soam bem. Se a pessoa se guia por presets e não sabe moldar o seu próprio som a culpa é dela e não do plugin.
    Acho que o MMI é mais malandro do que isso que você tá sugerindo.

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Rmiguez

    Obrigado, amigo!

    .omni

    Conhece os MDW?

    Não. Diz aí sobre isso...

    Se a pessoa se guia por presets e não sabe moldar o seu próprio som a culpa é dela e não do plugin.

    Acho que os presets são legais quando você pega um plugin que nunca viu, especialmente uns cheios de controles. Aí passo pelos presets como quem folheia um livro de fotos numa livraria, uns segundos em cada. Nisso já dá para imaginar o que o plugin pode fazer. Muito eventualmente, na pressa, eu pego um preset que gostei e mudo a partir dele os parâmetros ao meu gosto, mais raramente ainda gravo um preset meu. Mas é raro eu usar toda uma configuração igual em músicas diferentes, prefiro mudar alguma coisa. Com todo o respeito ao Eddie Kramer e outros, não acho que os presets deles são o Santo Graal de qualquer mixagem ou masterização, senão seria a coisa mais simples do mundo fazer e eu acharia que o preço justo num grande estúdio seria no máximo 10 reais pelos 2 segundos para ligar os presets. Não é bem assim...

    Homem Cueca
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMI
    Acho que os presets são legais quando você pega um plugin que nunca viu, especialmente uns cheios de controles. Aí passo pelos presets como quem folheia um livro de fotos numa livraria, uns segundos em cada. Nisso já dá para imaginar o que o plugin pode fazer. Muito eventualmente, na pressa, eu pego um preset que gostei e mudo a partir dele os parâmetros ao meu gosto, mais raramente ainda gravo um preset meu. Mas é raro eu usar toda uma configuração igual em músicas diferentes, prefiro mudar alguma coisa. Com todo o respeito ao Eddie Kramer e outros, não acho que os presets deles são o Santo Graal de qualquer mixagem ou masterização, senão seria a coisa mais simples do mundo fazer e eu acharia que o preço justo num grande estúdio seria no máximo 10 reais pelos 2 segundos para ligar os presets. Não é bem assim...

    Disse com menos palavras e melhor exatamente o que eu queria dizer. Hehehehehehe

    .omni
    Eu discordo, eu acho que acima de tudo esses plugins soam bem. Se a pessoa se guia por presets e não sabe moldar o seu próprio som a culpa é dela e não do plugin.
    Acho que o MMI é mais malandro do que isso que você tá sugerindo.

    Ele mesmo já esclareceu. Compartilhamos da mesma opinião.

    Esses plugins soam bem, não há dúvidas. Eddie Kramer não iria colocar seu nome se não soasse bem. Mas é aquilo que eu disse, são plugins legais pra coisas como pré-produção de alguma coisa, coisas rápidas. As vezes você precisa gravar alguma trilha pra rádio só que é pra ontem, véi, manda ver, saca? Mas não dá pra imaginar você finalizar um CD se baseando em presets o tempo todo. Pega o técnico e joga no lixo, mais fácil.

    Não to desmerecendo os plugins do Eddie Kramer, lógico que não. Só acho que o uso deles é mais focado pra coisas que necessitam de bons resultados em velocidades luz.

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Homem Cueca

    Queira ou não, cada música pede um acerto. Por isso que Eddie Kramer, Rick Rubin, Alan Parsons, Bob Rock, .omni ou Homem Cueca podem fazer seus presets, mas sempre vai ser um geralzão, sempre vai dar para melhorar numa música individual.

    Tem colegas aqui no fórum que nunca usaram, porque não sabem usar, um compressor por exemplo. Para esses, um preset é uma mão na roda e também um desafio, pegar um preset e de um Eddie Kramer e fazer melhor. E com algum esforço, faz melhor mesmo.

    .omni
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMI
    Homem Cueca
    Mas não dá pra imaginar você finalizar um CD se baseando em presets o tempo todo.

    Você que tá dizendo que obrigatoriamente as pessoas vão usar o plugin "se baseando em presets". Como você sabe como cada um usa?
    Dá pra fazer automação de cada um dos parâmetros dos plugins, o mundo é bem maior que os presets.

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    .omni

    Você que tá dizendo que obrigatoriamente as pessoas vão usar o plugin "se baseando em presets". Como você sabe como cada um usa?

    Eu não sei. Suponho que um preset de um cara é algo que ele achou legal, eventualmente tenha usado alguma dia, mas no dia seguinte usou outra configuração. rs

    waltercruz
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Opa MMI, eu não costumo frequentar esse fórum (frequento sempre o de teclado), mas dei uma passadinha aqui e to lendo a apostilo que vc escreveu com o pessoal aqui, vai ser de grande ajuda pra mim. Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Préamp da interface X préamp + interface