O mercado de interfaces de áudio parou no tempo?

Autor Mensagem
Iversonfr
Veterano
# mar/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


Jabijirous
Temos que tomar cuidado com o Thunderbolt

Firewire é complicado e Thunderbolt nem se fala, hoje em dia fica preso à Apple e sinceramente nem sei se vai vingar com a USB 3.0 despontando. Não tem mais laptop com essa entrada, e além de não encontrar expresscard em diversas máquinas mais novas, está quase escasso no mercado as expresscards com chipset texas. Troquei minha Profire2626 por uma Focusrite 18i20 justamente porque queria atualizar o note e simplesmente não encontrei um que tivesse expresscard ou firewire. Estou doido pra pegar uma StudioLive ou algo do tipo pra tentar começar a trabalhar com gravação de shows ao vivo porém essa conexão pelo menos pra mim, inviabiliza. Cheguei até a olhar a Alesis HD24 de tanto que não gosto de laptop da Apple rs.

marcelosz
Membro Novato
# mar/16
· votar


A questão do Thunderbolt é a mesma do Firewire.... Padrões tecnologicamente MUITO superiores ao USB 2 e USB 3 mas que infelizmente não se popularizaram . Provavelmente devido à mentalidade fechada da Apple com relação ao padrão, fora os royalties que ela deve cobrar que devem ser bem salgados.

Sem dúvida nenhuma, se tivesse que comprar uma interface nova eu escolheria USB. Mesmo usando Mac, e mesmo tendo também um outro notebook Windows que por incrível que pareça veio com Thunderbolt (um Zbook da HP). A longevidade do USB tem se mostrado muito boa :-)

El_Cabong
Veterano
# mar/16
· votar


Pois é!! Na verdade o cara falou isso aqui:

Sou compositor e faço arranjos de violão e voz com percussões no corpo do violão, etc... preciso encontrar uma solução para minhas gravações em casa!

E para este uso, qualquer interfacezinha de 2 canais USB2.0 (e até as USB1.1) dão conta.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


El_Cabong

com a conexão thunderbolt se alcança latências ultra baixas

Pra quem grava em 96 canais ele quer dizer... Quem precisa de 10Gb/s pra gravar 16canais? A música inteira não pesa isso!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Thunderbolt_(interface)

Jabijirous

Essa questão de conflitos com portas seriais tá começando a chegar nas interfaces domésticas. Pra vender mais ($$$), criam seu padrão e só funciona entre os produtos que a marca fabrica. Já é comum nas consoles digitais um problema semelhante, porque uma usa protocolo A-Net, outra Dante, outra não sei qual, etc...

marcelosz

Isso no mercado amador, no profissional é um sucesso. Quem sofre com isso é o meio semi-profissional.

El_Cabong
Veterano
# mar/16
· votar


Quem precisa de 10Gb/s pra gravar 16canais?

Como eu disse, pra gravar voz e violão até uma interfacezinha USB1.1 dá conta (já usei uma Steinberg Ci1 pra isso).
As latências ultra baixas são interessantes para quem usa Notebook, controlador Midi e VSTi. Este é o futuro dos tecladistas.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Não creio tanto. Em nome da praticidade os tecladistas ainda preferem carregar um workstation ou arranjador de 20Kg pelo resultado que obtém dele.

E claro, pelo custo. Um teclado de 5~6 mil, supre boa parte das necessidades. Isso não compraria um notebook.

Existe também o fator de roubo, que alguns consideram. Um teclado é bem difícil vender, mesmo num grande centro. Um note, tu sempre vende, ou faz uso próprio.

El_Cabong
Veterano
# mar/16
· votar


Em nome da praticidade os tecladistas ainda preferem carregar um workstation

Sim sim! Eu por exemplo ainda prefiro carregar o meu MOXF6, mas no futuro, sei não, os VSTi estão cada vez mais realísticos!

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Eu não creio que por hora, quero dizer, o investimento em VSTi's bons, só vale nos pagos. Isso significa um bom investimento além do equipamento. Realmente se pudesse, teria um controlador com teclas de piano (pesadas) e 88teclas, um com 60 teclas semi-pesadas para outros timbres, com ao menos um par de pitch/effect switches, controlando um MacBook Pro. Na minha conta isso é um investimento de uns 15mil ou mais.

makumbator
Moderador
# mar/16
· votar


Ismah
um MacBook Pro. Na minha conta isso é um investimento de uns 15mil ou mais.


Esse orçamento nem daria. O macbook pro mais chulé custa mais de R$ 10.000 (e esse nem vale muito a pena para uso intenso pesado, pois o disco é pequeno e lento e o processador já não é tão moderno). Um bom mesmo para esse tipo de trabalho está na casa de R$ 19.000 a R$ 20.000

El_Cabong
Veterano
# mar/16 · Editado por: El_Cabong
· votar


Creio que no futuro, o tecladista vai carregar só o controlador MIDI, e no palco o conectará em seu celular de última geração, com um aplicativo de VSTi, que fará mais coisas que um Yamaha Montage 8!

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


makumbator

Nem na base do contrabando?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mercado de interfaces de áudio parou no tempo?